Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook Lenovo L340, com Windows 11. Eu atualizava os drivers normalmente pelo aplicativo GeForce Experience até formatá-lo. Após a formatação, o Windows baixou um driver antigo, mas que funciona até que bem. Porém, quero atualizar para as versões mais recentes e não estou conseguindo. Eu tento atualizar para a versão mais recente e o notebook funciona normalmente até eu reiniciar. Quando eu reinicio, aparece a logo do Windows e mostra que está carregando, mas, do nada, a tela fica preta e não dá vídeo. Dá até para ouvir o barulho quando o Windows inicia, mas sem imagem. Aí eu tenho que iniciar no modo seguro para reverter o driver e fazer o notebook funcionar normalmente. Alguém sabe o que pode ser?

• KairanD alterou o título para Tela preta após atualizar drivers da Nvidia: notebook Lenovo L340
Postado
36 minutos atrás, Bieuh disse:

Windows baixou um driver antigo, mas que funciona até que bem.

Recomendo deixar o driver que o Windows instalou, afinal de contas esse driver que foi instalado é o mais estável para sua placa e o que foi testado pela Microsoft para o W11.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Tiberio Pode fazer sentido no caso de hardware muito antigo. Contudo, se for relativamente atual (dado que ele usa Windows 11), é sempre melhor baixar uma versão mais atualizada do site da Nvidia, já que a versão distribuída via Windows Update tende a ser muito, mas muito obsoleta (coisa de anos atrás).

Dependendo do hardware dele, esse problema pode ter sido causado por uma versão específica, então bastaria pegar a imediatamente anterior. Pode ser também falha na instalação e, portanto, caberia usar o DDU (Display Driver Uninstaller) em modo de segurança antes de tentar instalar um novo driver.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Pode fazer sentido no caso de hardware muito antigo.

O Windows instala os drivers para todo tipo de placa de vídeo seja nova ou antiga, e ficar sempre atualizando para a versão mais recente geralmente leva o usuário a ter problemas.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Tiberio Não é questão de atualizar para a versão mais recente (nesse caso até seria, dado o alerta crítico da Nvidia quanto às falhas de segurança descobertas no mês passado), mas sim de evitar drivers absurdamente obsoletos em placas atuais, que são os que o Windows geralmente instala automaticamente. Não é preciso ter a última versão do driver, mas ao mesmo tempo ninguém deveria usar uma versão parada no tempo em escala de anos...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 05/11/2024 às 17:24, KairanD disse:

@Bieuh Qual é exatamente a configuração do seu equipamento?

Creio que ele tenha um notebook parecido com esse aqui: https://www.ibyteatacado.com.br/notebook-gamer-lenovo-l340-intel-core-i5-9300hf-8gb-256gb-SSD-GTX-1050-3gb-15-6-full-HD-windows-10-home-preto-81tr0006br/p

Em 05/11/2024 às 19:00, Tiberio disse:

O Windows instala os drivers para todo tipo de placa de vídeo seja nova ou antiga, e ficar sempre atualizando para a versão mais recente geralmente leva o usuário a ter problemas.

No caso específico das placas de vídeo da Nvidia, cujos drivers ainda são lançados, a atualização manual pelo usuário se tornou uma obrigação de segurança, desde a publicação do Dossiê de Segurança da Nvidia no mês passado (uma vulnerabilidade de segurança foi descoberta para todos os produtos da Nvidia, e a atualização dos drivers pelos usuários é obrigatória para as correções de segurança).

Em 05/11/2024 às 16:46, Bieuh disse:

Alguém sabe o que pode ser?

Bom, problemas com instalação de drivers recentes (especialmente os Nvidia) podem ser causados por quatro fatores principais:
1. Corrupção espontânea e temporária dos arquivos do Windows (facilmente corrigível);

2. Escolha de drivers incompatíveis, acidental (aconteceu comigo e uma RTX 3050 ontem, comigo tentando instalar um driver Nvidia RTX / Quadro nela 😅)
3. Arquivos residuais de drivers antigos em conflito com o driver atual (comum em reinstalações ou atualizações frequentes de drivers);

4. Dependências de compatibilidade da Nvidia não instaladas corretamente (esse é bem mais específico, mas costuma acontecer com mais frequência em sistemas recém-formatados).

Para testar a mais provável, que é a primeira hipótese, você precisa apenas abrir o CMD como Administrador e executar as verificações padrão do Windows, reiniciando o computador em seguida:
a. sfc /scannow
b. dism /online /cleanup-image /restorehealth 

A maior parte das outras hipóteses é corrigível facilmente via DDU. Teste essas soluções mais comuns e nos avise se o problema persistir, depois delas.

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Gabriel U disse:

a atualização manual pelo usuário se tornou uma obrigação de segurança, desde a publicação do Dossiê de Segurança da Nvidia no mês passado (uma vulnerabilidade de segurança foi descoberta para todos os produtos da Nvidia, e a atualização dos drivers pelos usuários é obrigatória para as correções de segurança).

Aqui evito de atualizar, uso apenas um firewall para bloquear ativamente o acesso a rede de qualquer aplicação da Nvidia, assim esses problemas de vulnerabilidades já são mitigados.

• Curtir 1
Postado
Em 05/11/2024 às 18:24, KairanD disse:

@Bieuh Qual é exatamente a configuração do seu equipamento?

https://www.ibyteatacado.com.br/notebook-gamer-lenovo-l340-intel-core-i5-9300hf-8gb-256gb-SSD-GTX-1050-3gb-15-6-full-HD-windows-10-home-preto-81tr0006br/p essa mesma que o amigo mandou

Em 05/11/2024 às 18:27, Tiberio disse:

Recomendo deixar o driver que o Windows instalou, afinal de contas esse driver que foi instalado é o mais estável para sua placa e o que foi testado pela Microsoft para o W11.

Alguns programas pedem para que eu atualize o driver, mesmo funcionando normal. Inclusive a versão que o windows instalou é uma versão de 2020.

• Coordenador
Postado

@Bieuh Tente executar o DDU para limpar os drivers de vídeo (tanto da Nvidia quanto da Intel) e aí tentar instalar a versão mais atual do site da Intel e, depois, também do site da Nvidia (diante das falhas graves de segurança). O ideal é baixar os drivers antecipadamente e desligar a Internet ao realizar a desinstalação e, em seguida, a instalação de ambos (para o Windows Update não fazer besteira). Passo a passo (fiz isto quando tive problemas com o driver da Nvidia no meu laptop):

1. Faça o download do driver de vídeo mais atual do site da Intel para a iGPU do seu processador.
  2. Faça o download do driver de vídeo mais atual do site da Nvidia para a placa dedicada do seu laptop.
  3. Faça o download do DDU: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/
  4. Desligue a Internet.
  5. Acesse o modo de segurança.
  6. Abra o DDU, desinstale o driver da Nvidia e reinicie em modo de segurança.
  7. Abra o DDU, desinstale o driver da Intel e reinicie em modo normal.
  8. Instale o driver da Intel e reinicie.
  9. Instale o driver da Nvidia e reinicie.
  10. Ligue a Internet e veja se está normal.

Vale lembrar que o GeForce Experience também foi descontinuado. Foi substituído pelo Nvidia App.

Não deixe o obsoleto driver de 2020 do Windows Update. É absurdamente antigo. Na maioria das vezes não faz sentido deixar o driver de vídeo instalado automaticamente pelo Windows.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Gabriel U disse:

Creio que ele tenha um notebook parecido com esse aqui: https://www.ibyteatacado.com.br/notebook-gamer-lenovo-l340-intel-core-i5-9300hf-8gb-256gb-SSD-GTX-1050-3gb-15-6-full-HD-windows-10-home-preto-81tr0006br/p

No caso específico das placas de vídeo da Nvidia, cujos drivers ainda são lançados, a atualização manual pelo usuário se tornou uma obrigação de segurança, desde a publicação do Dossiê de Segurança da Nvidia no mês passado (uma vulnerabilidade de segurança foi descoberta para todos os produtos da Nvidia, e a atualização dos drivers pelos usuários é obrigatória para as correções de segurança).

Bom, problemas com instalação de drivers recentes (especialmente os Nvidia) podem ser causados por quatro fatores principais:
1. Corrupção espontânea e temporária dos arquivos do Windows (facilmente corrigível);

2. Escolha de drivers incompatíveis, acidental (aconteceu comigo e uma RTX 3050 ontem, comigo tentando instalar um driver Nvidia RTX / Quadro nela 😅)
3. Arquivos residuais de drivers antigos em conflito com o driver atual (comum em reinstalações ou atualizações frequentes de drivers);

4. Dependências de compatibilidade da Nvidia não instaladas corretamente (esse é bem mais específico, mas costuma acontecer com mais frequência em sistemas recém-formatados).

Para testar a mais provável, que é a primeira hipótese, você precisa apenas abrir o CMD como Administrador e executar as verificações padrão do Windows, reiniciando o computador em seguida:
a. sfc /scannow
b. dism /online /cleanup-image /restorehealth 

A maior parte das outras hipóteses é corrigível facilmente via DDU. Teste essas soluções mais comuns e nos avise se o problema persistir, depois delas.

executei os comandos no cmd e instalei os drivers, mas deu a mesma coisa.

7 minutos atrás, KairanD disse:

@Bieuh Tente executar o DDU para limpar os drivers de vídeo (tanto da Nvidia quanto da Intel) e aí tentar instalar a versão mais atual do site da Intel e, depois, também do site da Nvidia (diante das falhas graves de segurança). O ideal é baixar os drivers antecipadamente e desligar a Internet ao realizar a desinstalação e, em seguida, a instalação de ambos (para o Windows Update não fazer besteira). Passo a passo (fiz isto quando tive problemas com o driver da Nvidia no meu laptop):

1. Faça o download do driver de vídeo mais atual do site da Intel para a iGPU do seu processador.
  2. Faça o download do driver de vídeo mais atual do site da Nvidia para a placa dedicada do seu laptop.
  3. Faça o download do DDU: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/
  4. Desligue a Internet.
  5. Acesse o modo de segurança.
  6. Abra o DDU, desinstale o driver da Nvidia e reinicie em modo de segurança.
  7. Abra o DDU, desinstale o driver da Intel e reinicie em modo normal.
  8. Instale o driver da Intel e reinicie.
  9. Instale o driver da Nvidia e reinicie.
  10. Ligue a Internet e veja se está normal.

Vale lembrar que o GeForce Experience também foi descontinuado. Foi substituído pelo Nvidia App.

Não deixe o obsoleto driver de 2020 do Windows Update. É absurdamente antigo. Na maioria das vezes não faz sentido deixar o driver de vídeo instalado automaticamente pelo Windows.

Certo, vou tentar fazer isso. Nem sabia que o GeForce Exp. foi descontinuado kkk, vou baixar o nvidia app pra testar, quando terminar eu posto aqui o resultado.

• 4 semanas depois...
Postado

@Bieuh Deu certo agora? Tenho esse mesmo modelo de notebook e estou enfrentando esse problema desde fevereiro.. Vivo resetando o driver e deixando o Windows Update instalar o antigo.. Mas as vezes preciso de algumas aplicações e ele exige um driver mais recente.. O bug que eu descobri é que se você tiver uma segunda tela e paciência, você pode aguardar alguns minutos e ele vai dar Vídeo na segunda tela para logar no Windows. Depois que loga, você não consegue estender os vídeos, porque não aparece um segundo drive, mas quando você clica em Duplicar Videos ele volta ao normal (dá um start no driver rsrs)... mas aí perde a função como notebook, pois sempre preciso de uma segunda tela para desbugar o driver.

• 3 semanas depois...
Postado

Boa noite amigos, tive esse mesmo problema do drive da placa de Vídeo (consegui resolver isso), e agora meu notebook está sem áudio, ele não reconhece a saída de áudio do próprio notebook, podem me ajudar??

• mês depois...
Postado
Em 07/11/2024 às 17:43, Bieuh disse:

executei os comandos no cmd e instalei os drivers, mas deu a mesma coisa.

Certo, vou tentar fazer isso. Nem sabia que o GeForce Exp. foi descontinuado kkk, vou baixar o nvidia app pra testar, quando terminar eu posto aqui o resultado.

Conseguiu arrumar fazendo isso do DDU? Tô com o mesmo bo

Em 20/12/2024 às 18:34, Manelvsan disse:

Boa noite amigos, tive esse mesmo problema do drive da placa de Vídeo (consegui resolver isso), e agora meu notebook está sem áudio, ele não reconhece a saída de áudio do próprio notebook, podem me ajudar??

Como você conseguiu resolver a parada do driver?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...