Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, sei bem que esse é um tópico bem comum entre o pessoal da informática e que depois de você se aprofundar no assunto não resta muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção a ser utilizada, só que gostaria de aproveitar esse espaço para falar sobre a minha experiência a respeito e se possível gostaria que me ouvissem e me guiassem um pouco. Não quero espalhar desinformação nem induzir ninguém a compartilhar minha opinião, por tanto, conto com vocês, pois entendo muito pouco sobre esse mundo.

Enfim, recentemente adquiri uma fonte nova para abastecer meu computador, até aí tudo bem.

Por conselhos da internet, fiquei sabendo sobre os filtros de linha e o quanto eram benéficos para a vida útil dos computadores. Ouvi então sobre a marca Clamper. Fui na Amazon, pesquisei e vi como eram bons os comentários.

Resolvi comprar para enfim trocar meu estabilizador pelo filtro de linha. Como sabem, a Amazon envia tudo super rápido e em dois ou três dias recebi o produto em casa. Até aí ok. 

Hora de utilizar! Seguindo as instruções da caixa , conectei os cabos do computador e coloquei na tomada, faltando somente apertar o botão para ligar o computador, que para minha surpresa não saiu muito bem como planejado.

A fonte deu problema logo no primeiro uso. Eu não liguei muito, porque quando compro pela internet sempre penso que algo pode não dar muito certo, então respirei e felizmente havia pelo quarto outra fonte, que apesar de não ser de boa qualidade, ainda funcionava bem quando utilizada em conjunto com o estabilizador. E é aqui onde quero chegar. Peço desculpas se o texto ficou muito longo, mas é porque eu queria muito falar sobre o máximo possível de detalhes.

Então, instalada a nova fonte, liguei novamente o computador, dessa vez não fiz uso do filtro de linha,  pois achei que como tinha queimado a outra fonte, poderia ser o filtro de linha o problema. Liguei o computador no estabilizador e tudo funcionando perfeitamente.  Outra vez, não estou a condenar o debate ou dizer que filtro de linha não presta. Acho que nesse caso todo mundo concordaria que o filtro de linha em questão veio com defeito e somente isso. 

Aqui está a reviravolta, o filtro de linha funciona. Depois de horas lendo no forum, vi um caso onde um moço passou por algo parecido, a fonte dele queimou e foi atestado por todos que isso só aconteceu por se tratar de um fonte de má qualidade. Ele adquiriu uma de 80 plus, aquelas famosas e deu super certo, ainda com  o mesmo filtro de linha.

E é aqui onde está minha dúvida, fiz o teste do meu filtro com o wifi de casa e para minha surpresa estava funcionando, conectei outras coisas e deu certo também. Com exceção do computador,  pois conectando novamente,  outra fonte foi para o espaço. O que eu quero saber é o seguinte,  por que o filtro de linha só impede o computador de ligar?  Por que apesar de existirem muitos casos como esse, quando como uma fonte se perde, sempre a culpa do caso é da má qualidade dela? Pois é  de conselho de muitos trocar a fonte e não o filtro. Não deveria a fonte mesmo que modesta funcionar também?  Enfim, posso estar sendo dramático, mas é só um pouco da minha preocupação.

Voltando a questão, vocês acham que devo evitar usar o estabilizador? Ou insistir em outro filtro de linha? E se escolhendo o filtro, devo me preocupar caso não tenha uma fonte de qualidade para usar junto?

Postado
25 minutos atrás, Rairi Filho disse:

Enfim, recentemente adquiri uma fonte nova

Marca e modelo?

A fonte deu problema logo no primeiro uso.

Que problema? Não ligou, ligou e pipocou, ligou e o PC não deu vídeo? Seja mais específico.

Então, instalada a nova fonte, liguei novamente o computador, dessa vez não fiz uso do filtro de linha,  pois achei que como tinha queimado a outra fonte, poderia ser o filtro de linha o problema.

A fonte que você comprou por acaso tem chave seletora de tensão?

Acho que nesse caso todo mundo concordaria que o filtro de linha em questão veio com defeito e somente isso. 

Não. Pode também ser defeito de fábrica na fonte que você comprou. No filtro é muito difícil, é um equipamento muito mais simples.

Aqui está a reviravolta, o filtro de linha funciona.

Sem reviravolta, dentro do esperado...

O que eu quero saber é o seguinte,  por que o filtro de linha só impede o computador de ligar? 

Se a fonte que você comprou tem chave seletora de tensão (e portanto é vagabunda) e aí é 220, tem que setar a chave em 220. O estabilizador age também como conversor de tensão 220 > 110, pode ser por isso que ele 'protegeu' a outra fonte.

Voltando a questão, vocês acham que devo evitar usar o estabilizador?

Eu tenho certeza que não...

Ou insistir em outro filtro de linha?

Acho que o filtro não deve ter problema algum. Veja a questão da chave seletora de tensão.

• Curtir 1
Postado

@Rairi Filho Onde você mora a tensão é 220v?

O tópico abaixo vai te ajudar

Devo alimentar o PC em 110v ou 220v?👇

2 horas atrás, Rairi Filho disse:

Voltando a questão, vocês acham que devo evitar usar o estabilizador?

Sim, mas quando for ligar a fonte que tenha aquela chave seletora vermelha verifique se está na tensão correta, depois de setar a chave para a tensão correta pode ligar direitamente no filtro de linha.

Postado

Em relação as fontes que utilizei, eram sim desse modelo mais simples com chave seletora, mas que funcionavam normalmente até o uso do filtro de linha (iClamper).

Sei que as fontes não eram as melhores, mas isso significa  que se eu não tiver uma dessas fontes mais modernas a disposição eu não devo utilizar o filtro?

devo preferir  continuar usando o estabilizador nesse caso de não possuir uma fonte 80 plus? 

Aqui na minha região eu ligo todos os computadores em 110. Já queimei um computador novinho por esquecer de trocar a chavinha, então já tenho esse hábito de checar sempre.  Muito obrigado por linkar o tópico, achei muito informativo.

Postado
28 minutos atrás, Rairi Filho disse:

mas que funcionavam normalmente até o uso do filtro de linha (iClamper).

A fonte queimou porquê você não alterou a chave seletora vermelha para 220v.

Postado

Não entendi. Sempre utilizei o computador com a chave seletora em 110v,  pois já tive problemas utilizando o computador com chave em 220v. Quer dizer que para utilizar o filtro de linha eu preciso mudar para 220v mesmo minha região sendo 110?

Postado
11 minutos atrás, Rairi Filho disse:

Quer dizer que para utilizar o filtro de linha eu preciso mudar para 220v mesmo minha região sendo 110?

Fiquei sabendo agora que ai na sua casa é 110v, achava que era 220v.

Você vai setar a fonte pra 110v.

Pode ser também que o maldito estabilizador esteja matando suas fontes, recomendo ler o tópico abaixo sobre estabilizador.

Postado

Em relação as fontes que utilizei, eram sim desse modelo mais simples com chave seletora

Também conhecido como fonte bomba...

Sei que as fontes não eram as melhores, mas isso significa  que se eu não tiver uma dessas fontes mais modernas a disposição eu não devo utilizar o filtro?

Deve utilizar o filtro de qualquer forma, mas colocar a chave em 220. O estabilizador deve estar transformando a tensão pra 110.

devo preferir  continuar usando o estabilizador nesse caso de não possuir uma fonte 80 plus? 

Negativo, não se deve usar estabilizador em basicamente nenhuma circunstância.

Aqui na minha região eu ligo todos os computadores em 110. Já queimei um computador novinho por esquecer de trocar a chavinha, então já tenho esse hábito de checar sempre. 

Todos ligados em estabilizador, né? Que deve estar transformando de 220 pra 110... Pra ligar direto na tomada ou no filtro, tem que colocar a chave em 220. Se ligar com a chave no 220 e for 110, não vai queimar nada, no máximo não vai ligar.

1 hora atrás, Rairi Filho disse:

Quer dizer que para utilizar o filtro de linha eu preciso mudar para 220v mesmo minha região sendo 110?

Tem certeza que aí é 110? Mede com um multímetro.

E assim, no mais, você deveria comprar uma fonte decente com PFC ativo. Aí vai funcionar automaticamente com qualquer coisa entre 90 e 240 V.

Postado

Então, agora ficou confuso para mim. Da vez que liguei o computador com a chave da fonte em 220 , foi quando liguei diretamente na tomada e queimou tudo.Não tinha estabilizador ainda.

Desde então, venho utilizando essas fontes diariamente com chave sempre em 110 com e sem estabilizador, mas como no tópico que o Tiberio citou acima, vi que estabilizador não é tão confiável, então troquei pelo filtro de linha, só que não deu certo e explodiu a fonte no primeiro uso, testei outra fonte que nunca tinha usado com estabilizador antes e também explodiu. Por isso fiquei com essa sensação de que poderia ser problema no filtro, o que foi estranho para mim por se tratar de um filtro da marca Clamper, mas pode ser que tenha vindo com defeito, não sei.

De todo modo, já corri na loja ao lado para encomendar uma fonte com pfc ativo.

Mas continuo na dúvida se não vou ter problemas  no futuro, caso tenha que utilizar uma fonte mais simples em um filtro de linha. Eu chequei com o eletricista e ele me falou que realmente é 110v a tomada. Nos tópicos mencionado, li que somente o estabilizador converte a energia alta de volta para 110 e o filtro de linha não faz isso para mim. Como vocês falaram, sei que o melhor mesmo é adquirir uma fonte que faça a regulagem automática, mas na eminência de eu ter que usar uma dessas fontes com chaveamento no futuro, vocês ainda acham que eu devo selecionar 220 ou permanecer em 110? Outra dúvida que acabou gerando em mim é se eu selecionei 110 antes de ligar no filtro de linha e partindo  dessa ideia que filtro não converte energia, porque aconteceu tudo isso? Nunca tive problemas ligando em 110 nem na tomada ou no estabilizador. Usando o filtro dessa maneira não deveria funcionar pelo menos? por que queimou tudo? Não há perigo se eu usar o chaveamento em 220 da fonte no filtro em uma tomada de 110v?

Postado
52 minutos atrás, Rairi Filho disse:

Eu chequei com o eletricista e ele me falou que realmente é 110v a tomada.

Qual é a cidade e o estado onde você mora?

Não sei quem é mais enrolado se é você ou o eletricista.

Postado
6 horas atrás, Rairi Filho disse:

Nunca tive problemas ligando em 110 nem na tomada ou no estabilizador. Usando o filtro dessa maneira não deveria funcionar pelo menos?

Todos teus outros equipamentos da casa, geladeira, máquina de lavar, etc., são tudo 110? Por menos de R$ 30 dá pra comprar um multímetro e determinar exatamente a tensão que tá saindo das tomadas.

6 horas atrás, Rairi Filho disse:

Não há perigo se eu usar o chaveamento em 220 da fonte no filtro em uma tomada de 110v?

Teoricamente não. Talvez o PC nem ligue, ou ligue mas não dê vídeo. O perigo é o contrário, ligar com a chave 110 numa tomada 220, aí explode na hora mesmo, como você relata que aconteceu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...