Ir ao conteúdo

Lenovo Ideapad dando Disco 100% no Windows 10

Ir à solução Resolvido por Lanterna Verde com Disco,

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Venho encarecidamente pedir o auxílio técnico de vocês que possuem mais conhecimento.

Primeiro, saliento que já tentei absolutamente TUDO que consta na internet/youtube sobre disco 100% e também li tópicos a respeito do assunto no fórum, contudo, não obtive nenhum solução.

Não entendo muito de informático e espero que por meio de tópico alguma alma bondosa e com conhecimento ajude.

O problema é DISCO 100% do windows 10.

Formatei ontem meu notebook e hoje já está com esse problema. 

Inclusive, ao meramente "ligar" o computador e abrir uma página da internet (qualquer que seja) ele já fica 100% do Disco.

O fato é que com esse 100% do disco o notebook fica imprestável, parece que o HD está copiando 500 gb de um lugar para outro.

E eu uso o notebook apenas para estudos (abrir PDF e algumas páginas da internet).

Configurações:

Relatório de informações sobre o sistema gravado em: 11/08/24 15:34:47
Nome do sistema: DESKTOP-FJDO5ET
[Resumo do Sistema]

Item    Valor    
Nome do Sistema Operacional    Microsoft Windows 10 Home Single Language    
Versão    10.0.19045 Compilação 19045    
Outra Descrição do Sistema Operacional     Não disponível    
Fabricante do Sistema Operacional    Microsoft Corporation    
Nome do sistema    DESKTOP-FJDO5ET    
Fabricante do sistema    LENOVO    
Modelo do sistema    80YH    
Tipo do sistema    PC baseado em X64    
SKU do sistema    LENOVO_MT_80YH_BU_idea_FM_    
Processador    Intel(R) Core(TM) i7-7500U CPU @ 2.70GHz, 2904 MHz, 2 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)    
Versão/data do BIOS    LENOVO 4WCN36WW, 23/10/2017    
Versão do SMBIOS    3.0    
Versão do Controlador Incorporado    1.36    
Modo da BIOS    UEFI    
Fabricante da BaseBoard    LENOVO    
Produto BaseBoard    Cairo 5A    
Versão da BaseBoard    SDK0J40688 WIN    
Função da Plataforma    Móvel    
Estado da Inicialização Segura    Ativado    
Configuração PCR7    Avaliação Necessária para Exibição    
Pasta do Windows    C:\Windows    
Pasta do sistema    C:\Windows\system32    
Dispositivo de inicialização    \Device\HarddiskVolume1    
Localidade    Brasil    
Camada de Abstração de Hardware    Versão = "10.0.19041.3636"    
Nome de usuário    DESKTOP-FJDO5ET\User    
Fuso horário    Hora oficial do Brasil    
Memória Física (RAM) Instalada    16,0 GB    
Memória física total    15,9 GB    
Memória física disponível    11,1 GB    
Memória virtual total    18,8 GB    
Memória virtual disponível    13,8 GB    
Espaço do arquivo de paginação    2,88 GB    
Arquivo de paginação    C:\pagefile.sys    
Proteção de DMA de Kernel    Desativado    
Segurança baseada em virtualização    Não habilitado    
Suporte à Criptografia de Dispositivo    Avaliação Necessária para Exibição    
Hyper-V - Extensões de Modo Monitor VM    Sim    
Hyper-V - Extensões de Conversão de Endereços de Segundo Nível    Sim    
Hyper-V - Virtualização Habilitada no Firmware    Não    
Hyper-V - Proteção de Execução de Dados    Sim    

[Recursos de Hardware]

[Conflitos/Compartilhamento]

Recurso    Dispositivo    
IRQ 87    Dispositivo HID I2C    
IRQ 87    Microsoft ACPI-Compliant System    

Porta de E/S 0x00000070-0x00000070    Recursos da placa-mãe    
Porta de E/S 0x00000070-0x00000070    CMOS do sistema/relógio em tempo real    

Endereço de memória 0x94000000-0x941FFFFF    Qualcomm Atheros QCA9377 Wireless Network Adapter    
Endereço de memória 0x94000000-0x941FFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #6 - 9D15    

Porta de E/S 0x00003000-0x000030FF    Realtek PCIe GBE Family Controller    
Porta de E/S 0x00003000-0x000030FF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #5 - 9D14    

Endereço de memória 0x80000000-0x8FFFFFFF    NVIDIA GeForce 940MX    
Endereço de memória 0x80000000-0x8FFFFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #1 - 9D10    

Endereço de memória 0xFD000000-0xFDABFFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0xFD000000-0xFDABFFFF    Pci Bus    

Endereço de memória 0xFF000000-0xFFFFFFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0xFF000000-0xFFFFFFFF    Dispositivo herdado    

IRQ 16    Controlador de High Definition Audio    
IRQ 16    Controlador Host Intel(R) Serial IO I2C - 9D60    

Endereço de memória 0x7B000000-0x7B01FFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0x7B000000-0x7B01FFFF    Pci Bus    

Endereço de memória 0x94200000-0x94203FFF    Realtek PCIe GBE Family Controller    
Endereço de memória 0x94200000-0x94203FFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #5 - 9D14    

Endereço de memória 0x93000000-0x93FFFFFF    NVIDIA GeForce 940MX    
Endereço de memória 0x93000000-0x93FFFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #1 - 9D10    

Porta de E/S 0x0000FFFF-0x0000FFFF    Recursos da placa-mãe    

Relatório de informações sobre o sistema gravado em: 11/08/24 15:34:47
Nome do sistema: DESKTOP-FJDO5ET
[Resumo do Sistema]

Item    Valor    
Nome do Sistema Operacional    Microsoft Windows 10 Home Single Language    
Versão    10.0.19045 Compilação 19045    
Outra Descrição do Sistema Operacional     Não disponível    
Fabricante do Sistema Operacional    Microsoft Corporation    
Nome do sistema    DESKTOP-FJDO5ET    
Fabricante do sistema    LENOVO    
Modelo do sistema    80YH    
Tipo do sistema    PC baseado em X64    
SKU do sistema    LENOVO_MT_80YH_BU_idea_FM_    
Processador    Intel(R) Core(TM) i7-7500U CPU @ 2.70GHz, 2904 MHz, 2 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)    
Versão/data do BIOS    LENOVO 4WCN36WW, 23/10/2017    
Versão do SMBIOS    3.0    
Versão do Controlador Incorporado    1.36    
Modo da BIOS    UEFI    
Fabricante da BaseBoard    LENOVO    
Produto BaseBoard    Cairo 5A    
Versão da BaseBoard    SDK0J40688 WIN    
Função da Plataforma    Móvel    
Estado da Inicialização Segura    Ativado    
Configuração PCR7    Avaliação Necessária para Exibição    
Pasta do Windows    C:\Windows    
Pasta do sistema    C:\Windows\system32    
Dispositivo de inicialização    \Device\HarddiskVolume1    
Localidade    Brasil    
Camada de Abstração de Hardware    Versão = "10.0.19041.3636"    
Nome de usuário    DESKTOP-FJDO5ET\User    
Fuso horário    Hora oficial do Brasil    
Memória Física (RAM) Instalada    16,0 GB    
Memória física total    15,9 GB    
Memória física disponível    11,1 GB    
Memória virtual total    18,8 GB    
Memória virtual disponível    13,8 GB    
Espaço do arquivo de paginação    2,88 GB    
Arquivo de paginação    C:\pagefile.sys    
Proteção de DMA de Kernel    Desativado    
Segurança baseada em virtualização    Não habilitado    
Suporte à Criptografia de Dispositivo    Avaliação Necessária para Exibição    
Hyper-V - Extensões de Modo Monitor VM    Sim    
Hyper-V - Extensões de Conversão de Endereços de Segundo Nível    Sim    
Hyper-V - Virtualização Habilitada no Firmware    Não    
Hyper-V - Proteção de Execução de Dados    Sim    

[Recursos de Hardware]

[Conflitos/Compartilhamento]

Recurso    Dispositivo    
IRQ 87    Dispositivo HID I2C    
IRQ 87    Microsoft ACPI-Compliant System    

Porta de E/S 0x00000070-0x00000070    Recursos da placa-mãe    
Porta de E/S 0x00000070-0x00000070    CMOS do sistema/relógio em tempo real    

Endereço de memória 0x94000000-0x941FFFFF    Qualcomm Atheros QCA9377 Wireless Network Adapter    
Endereço de memória 0x94000000-0x941FFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #6 - 9D15    

Porta de E/S 0x00003000-0x000030FF    Realtek PCIe GBE Family Controller    
Porta de E/S 0x00003000-0x000030FF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #5 - 9D14    

Endereço de memória 0x80000000-0x8FFFFFFF    NVIDIA GeForce 940MX    
Endereço de memória 0x80000000-0x8FFFFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #1 - 9D10    

Endereço de memória 0xFD000000-0xFDABFFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0xFD000000-0xFDABFFFF    Pci Bus    

Endereço de memória 0xFF000000-0xFFFFFFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0xFF000000-0xFFFFFFFF    Dispositivo herdado    

IRQ 16    Controlador de High Definition Audio    
IRQ 16    Controlador Host Intel(R) Serial IO I2C - 9D60    

Endereço de memória 0x7B000000-0x7B01FFFF    Recursos da placa-mãe    
Endereço de memória 0x7B000000-0x7B01FFFF    Pci Bus    

Endereço de memória 0x94200000-0x94203FFF    Realtek PCIe GBE Family Controller    
Endereço de memória 0x94200000-0x94203FFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #5 - 9D14    

Endereço de memória 0x93000000-0x93FFFFFF    NVIDIA GeForce 940MX    
Endereço de memória 0x93000000-0x93FFFFFF    Mobile Intel(R) Processor Family I/O PCI Express Root Port #1 - 9D10    

Sem título.png

Postado
2 minutos atrás, bngomes disse:

Esse é um problema cronico do Windows 10 quando se usa num HD.. a solução é migrar pra um SSD...

@bngomes De plano, agradeço sua contribuição. Eu não sou técnico e também não entendo muito. Mas pelo que li na internet esse problema também ocorre com SSD e, aliás, tenho um colega que tem um PC muito mais potente que meu notebook com SSD e às vezes também tem esse problema. O fato é que eu tenho esse problema sempre. 

Postado

@Lanterna Verde com Disco infelizmente tera de gastar dindin e migrar para o SSD.. a instalação é bem simples e a clonagem do sistema se necessario é simples tambem.. aproveite a black friday e compre um SSD sata bacana fique de olho em canais de promoçao no t3l3gram pelando.com.br e onde quiser kkkkk boa sorte amigo

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, abertossi disse:

@Lanterna Verde com Disco infelizmente tera de gastar dindin e migrar para o SSD.. a instalação é bem simples e a clonagem do sistema se necessario é simples tambem.. aproveite a black friday e compre um SSD sata bacana fique de olho em canais de promoçao no t3l3gram pelando.com.br e onde quiser kkkkk boa sorte amigo

@abertossi @bngomes Na eventualidade de eu comprar um SSD. Como vou saber se ele "entra" no meu notebook? Ele teria esse "espaço" físico? E qual SSD devo comprar? Lembrando que sou apenas usuário, não técnico. 

Meu notebook é um Ideapad 320, 80YH0000BR, Intel Core i7-75000U, Memória 16 GB, Armazenamento 2 tb, Placa de vídeo Nvida Gefforce 940MX 4GB. 

E outra, eu (um novato) conseguiria instalar isso sozinho?

Postado

Como dito acima, um SSD SATA tem as mesmas dimensões de um HD de notebook. Se você quiser migrar o sistema do seu HD para o SSD sem precisar formatar, vai precisará fazer a clonagem antes, pode ser ligando os dois num desktop ou direto do seu notebook mesmo usando um adaptador SATA > USB para ligar o SSD.

maxresdefault.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

1. Pressione Windows + R, e digite "services.msc", então dê Enter;

2. Filtre os Serviços por nome, em ordem alfabética invertida;

3. Selecione o serviço Windows Update, clicando duas vezes;

4. Altere o Tipo de inicialização para Desativado, e clique em Parar, quantas vezes necessário, depois Ok;

5. Faça o mesmo com os seguintes serviços: Windows Search e Sysmain.

Esta solução é provisória. Os serviços mencionados são componentes importantes do sistema. O Windows Update se reativará sozinho. No entanto, isso te dá tempo para fazer no seu Windows os ajustes a seguir...

a. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

b. Pause as atualizações do Windows Update. Depois de reiniciar o computador, abra a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, e selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

c. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

d. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.

e. Depois de reativar o Windows Search, refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Lanterna Verde com Disco Tarde

Como os colegas falaram usar o windows 10 e 11 sem SSD não rola, a solução é fazer esse update.

E sim usando SSD as vezes pode acontecer de ficar em 100% de uso, porém e um período muito curto que a diferença no impacto é muito menor em comparação a HD em 100%.

O fato é que meu windows veio já com o notebook. Então, ao formatar eu sempre reinstalo o original que veio junto. Com relação a compra, eu gostaria de ainda procurar na internet solução. Confesso que me recuso a acreditar que meu notebook (apesar de antigo) não consiga rodar PDF e internet. 

2 horas atrás, abertossi disse:

@Lanterna Verde com Disco SSD sata cabe mesmo tamanho fisico de seu HD

Com relação a compra, eu gostaria de ainda procurar na internet solução. Confesso que me recuso a acreditar que meu notebook (apesar de antigo) não consiga rodar PDF e internet. 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Como dito acima, um SSD SATA tem as mesmas dimensões de um HD de notebook. Se você quiser migrar o sistema do seu HD para o SSD sem precisar formatar, vai precisará fazer a clonagem antes, pode ser ligando os dois num desktop ou direto do seu notebook mesmo usando um adaptador SATA > USB para ligar o SSD.

maxresdefault.jpg

Com relação a compra, eu gostaria de ainda procurar na internet solução. Confesso que me recuso a acreditar que meu notebook (apesar de antigo) não consiga rodar PDF e internet. 

De todo modo, agradeço as indicações de velocidades, eu não sabia disso. 

1 hora atrás, Gabriel U disse:

1. Pressione Windows + R, e digite "services.msc", então dê Enter;

2. Filtre os Serviços por nome, em ordem alfabética invertida;

3. Selecione o serviço Windows Update, clicando duas vezes;

4. Altere o Tipo de inicialização para Desativado, e clique em Parar, quantas vezes necessário, depois Ok;

5. Faça o mesmo com os seguintes serviços: Windows Search e Sysmain.

Esta solução é provisória. Os serviços mencionados são componentes importantes do sistema. O Windows Update se reativará sozinho. No entanto, isso te dá tempo para fazer no seu Windows os ajustes a seguir...

a. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

b. Pause as atualizações do Windows Update. Depois de reiniciar o computador, abra a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, e selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

c. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

d. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.

e. Depois de reativar o Windows Search, refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

Informo que já realizei tudo o acima indicado. 

Com relação às atualizações do Windows 10. Eu mantinha ele atualizado, mas ainda assim o erro persistia. De fato, depois de algumas atualizações sumia por um tempo, mas depois voltava. Inclusive notei que durante as atualizações eram os períodos de mais travação e inutilização do notebook.

Em razão disso, formatei ele ontem, como indiquei e parei as atualizações do windows 10 de modo integral.

Assim, item a. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. já foi feito;

Item b. (sendo feito no momento);

item c Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização); já foi feito;

item d. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. já foi feito;

item e. Depois de reativar o Windows Search, refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. já foi feito;

Gostaria de acrescentar ainda que, a pedido e recomendação de outro usuário, fiz uma análise do HD por meio do programa CrystalDiskInfo e os resultados foram os seguintes - os quais solicito o conhecimento técnico de vocês, já que eu não entendo/compreendo as informações descritas -:

Citação

----------------------------------------------------------------------------
CrystalDiskInfo 9.4.4 (C) 2008-2024 hiyohiyo
                                Crystal Dew World: https://crystalmark.info/

OS : Windows 10 Home Single Language 22H2 [10.0 Build 19045] (x64)
  Date : 2024/11/08 17:55:24

-- Controller Map ----------------------------------------------------------
 + Intel(R) Chipset SATA/PCIe RST Premium Controller [SCSI]
   - ST2000LM007-1R8174
 - Controlador de Espaços de Armazenamento da Microsoft [SCSI]

-- Disk List ---------------------------------------------------------------
 (01) ST2000LM007-1R8174 : 2000,3 GB [0/0/0, pd1]

(01) ST2000LM007-1R8174
           Model : ST2000LM007-1R8174
        Firmware : LDM2
   Serial Number : ZDZ0RP1Z
       Disk Size : 2000,3 GB (7,9/137,4/2000,3/----)
     Buffer Size : Desconhecido
     Queue Depth : 32
    # of Sectors : 3907029168
   Rotation Rate : 5400 RPM
       Interface : Serial ATA
   Major Version : ACS-3
   Minor Version : ACS-3 Revision 3b
   Transfer Mode : SATA/600 | SATA/600
  Power On Hours : 22849 horas
  Power On Count : 2763 vezes
     Temperature : 38 C (100 F)
   Health Status : Saudável
        Features : S.M.A.R.T., APM, NCQ, GPL
       APM Level : 8080h [ON]
       AAM Level : ----
    Drive Letter : 😄 😧

-- S.M.A.R.T. --------------------------------------------------------------
ID Cur Wor Thr RawValues(6) Attribute Name
01 _76 _64 _34 0000027CF9BB Read Error Rate
03 _99 _99 __0 000000000000 Spin-Up Time
04 _82 _82 _20 000000004BDE Start/Stop Count
05 100 100 _36 000000000000 Reallocated Sectors Count
07 _88 _60 _45 0000286EE060 Seek Error Rate
09 _74 _74 __0 2B3C00005941 Power-On Hours
0A 100 100 _97 000000000000 Spin Retry Count
0C _98 _98 _20 000000000ACB Device Power Cycle Count
B8 100 100 _99 000000000000 End-to-End Error
BB 100 100 __0 000000000000 Reported Uncorrectable Errors
BC 100 _99 __0 000000000028 Command Timeout
BD 100 100 __0 000000000000 High Fly Writes
BE _62 _49 _40 00002D230026 Airflow Temperature
BF 100 100 __0 00000000001F G-Sense Error Rate
C0 100 100 __0 000000000034 Power-off Retract Count
C1 _44 _44 __0 00000001B7F2 Load/Unload Cycle Count
C2 _38 _51 __0 000C00000026 Temperature
C4 100 100 __0 000000000000 Reallocation Event Count
C5 100 100 __0 000000000000 Current Pending Sector Count
C6 100 100 __0 000000000000 Uncorrectable Sector Count
C7 200 200 __0 000000000000 UltraDMA CRC Error Count
F0 _75 _75 _30 405E00005845 Head Flying Hours
FE 100 100 __0 000000000000 Free Fall Protection

-- IDENTIFY_DEVICE ---------------------------------------------------------
        0    1    2    3    4    5    6    7    8    9
000: 0C5A 3FFF C837 000F 0000 0000 003F 0000 0000 0000
010: 2020 2020 2020 2020 2020 2020 5A44 5A30 5250 315A
020: 0000 0000 0000 4C44 4D32 2020 2020 5354 3230 3030
030: 4C4D 3030 372D 3152 3831 3734 2020 2020 2020 2020
040: 2020 2020 2020 2020 2020 2020 2020 8010 4000 2F00
050: 4000 0200 0200 0007 3FFF 0010 003F FC10 00FB 0110
060: FFFF 0FFF 0000 0007 0003 0078 0078 0078 0078 0100
070: 0000 0000 0000 0000 0000 001F 8D0E 0006 004C 004C
080: 07E0 001F 346B 7D09 6163 3469 BC09 6163 203F 00A8
090: 00A8 8080 FFFE 0000 FE00 0000 0000 0000 0000 0000
100: 88B0 E8E0 0000 0000 0000 0000 6003 0000 5000 C500
110: A4E4 AE08 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 401E
120: 401E 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0029 88B0
130: E8E0 88B0 E8E0 2020 0002 0140 0100 5000 3C06 3C0A
140: 0000 003C 0000 0008 0000 0000 BDFF 0280 0004 0000
150: 0008 0000 0000 0027 0000 8000 0000 0100 A500 8000
160: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0003 0000
170: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
180: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
190: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
200: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 3035 0000 0000 4000
210: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 1518 0000 0000
220: 0002 0000 107F 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
230: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
240: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
250: 0000 0000 0000 0000 0000 74A5

-- SMART_READ_DATA ---------------------------------------------------------
     +0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8 +9 +A +B +C +D +E +F
000: 0A 00 01 0F 00 4C 40 BB F9 7C 02 00 00 00 03 03
010: 00 63 63 00 00 00 00 00 00 00 04 32 00 52 52 DE
020: 4B 00 00 00 00 00 05 33 00 64 64 00 00 00 00 00
030: 00 00 07 0F 00 58 3C 60 E0 6E 28 00 00 00 09 32
040: 00 4A 4A 41 59 00 00 3C 2B 18 0A 13 00 64 64 00
050: 00 00 00 00 00 00 0C 32 00 62 62 CB 0A 00 00 00
060: 00 00 B8 32 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 BB 32
070: 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 BC 32 00 64 63 28
080: 00 00 00 00 00 00 BD 3A 00 64 64 00 00 00 00 00
090: 00 00 BE 22 00 3E 31 26 00 23 2D 00 00 00 BF 32
0A0: 00 64 64 1F 00 00 00 00 00 00 C0 32 00 64 64 34
0B0: 00 00 00 00 00 01 C1 32 00 2C 2C F2 B7 01 00 00
0C0: 00 00 C2 22 00 26 33 26 00 00 00 0C 00 00 C4 32
0D0: 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 C5 12 00 64 64 00
0E0: 00 00 00 00 00 00 C6 10 00 64 64 00 00 00 00 00
0F0: 00 00 C7 3E 00 C8 C8 00 00 00 00 00 00 00 F0 0F
100: 00 4B 4B 45 58 00 00 5E 40 00 FE 32 00 64 64 00
110: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
120: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
130: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
140: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
150: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
160: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 71
170: 03 00 01 00 01 FF 02 4F 01 00 00 00 00 00 00 00
180: 00 00 03 00 28 16 00 00 05 01 01 02 02 01 02 01
190: 01 00 00 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 00 00 00
1A0: 00 00 00 00 1F 00 00 00 F6 1B A4 38 D0 4A 00 00
1B0: 00 00 00 00 01 00 B1 02 CD DD 79 67 17 00 00 00
1C0: 9F 0B 66 8D 14 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 62 1F 00 00 01 00 00 00
1E0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03
1F0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03 17 00 00 00 06

-- SMART_READ_THRESHOLD ----------------------------------------------------
000: 01 00 01 22 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03 00
010: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 04 14 00 00 00 00
020: 00 00 00 00 00 00 05 24 00 00 00 00 00 00 00 00
030: 00 00 07 2D 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 09 00
040: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 0A 61 00 00 00 00
050: 00 00 00 00 00 00 0C 14 00 00 00 00 00 00 00 00
060: 00 00 B8 63 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BB 00
070: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BC 00 00 00 00 00
080: 00 00 00 00 00 00 BD 00 00 00 00 00 00 00 00 00
090: 00 00 BE 28 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BF 00
0A0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C0 00 00 00 00 00
0B0: 00 00 00 00 00 00 C1 00 00 00 00 00 00 00 00 00
0C0: 00 00 C2 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C4 00
0D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C5 00 00 00 00 00
0E0: 00 00 00 00 00 00 C6 00 00 00 00 00 00 00 00 00
0F0: 00 00 C7 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 F0 1E
100: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 FE 00 00 00 00 00
160: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
170: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
180: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
190: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1A0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1B0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1C0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1E0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1F0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 77

Também indiquei essas informações como anexo, juntamente com foto da participação. 

CrystalDiskInfo_20241108175527.png

disco.png

CrystalDiskInfo_20241108175520.txt

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

O fato é que meu windows veio já com o notebook. Então, ao formatar eu sempre reinstalo o original que veio junto. Com relação a compra, eu gostaria de ainda procurar na internet solução. Confesso que me recuso a acreditar que meu notebook (apesar de antigo) não consiga rodar PDF e internet. 

Com relação às atualizações do Windows 10. Eu mantinha ele atualizado, mas ainda assim o erro persistia. De fato, depois de algumas atualizações sumia por um tempo, mas depois voltava. Inclusive notei que durante as atualizações eram os períodos de mais travação e inutilização do notebook.

Em razão disso, formatei ele ontem, como indiquei e parei as atualizações do windows 10 de modo integral.

item c Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização); já foi feito;

item e. Depois de reativar o Windows Search, refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. já foi feito;

Detalhe sobre a pausa do Windows Update:
1. Pressione Windows + R e digite "sysdm.cpl", pressionando Enter;

2. Clique na Aba Hardware, em cima, e selecione o botão "Configurações de Instalação do Dispositivo";

3. Clique em Não, e depois em Salvar alterações.

• Curtir 1
Postado

Gostaria de acrescentar ainda que, a pedido e recomendação de outro usuário, fiz uma análise do HD por meio do programa CrystalDiskInfo e os resultados foram os seguintes - os quais solicito o conhecimento técnico de vocês, já que eu não entendo/compreendo as informações descritas -:

Citação

CrystalDiskInfo 9.4.4 (C) 2008-2024 hiyohiyo
                                Crystal Dew World: https://crystalmark.info/

OS : Windows 10 Home Single Language 22H2 [10.0 Build 19045] (x64)
  Date : 2024/11/08 17:55:24

-- Controller Map ----------------------------------------------------------
 + Intel(R) Chipset SATA/PCIe RST Premium Controller [SCSI]
   - ST2000LM007-1R8174
 - Controlador de Espaços de Armazenamento da Microsoft [SCSI]

-- Disk List ---------------------------------------------------------------
 (01) ST2000LM007-1R8174 : 2000,3 GB [0/0/0, pd1]

(01) ST2000LM007-1R8174
           Model : ST2000LM007-1R8174
        Firmware : LDM2
   Serial Number : ZDZ0RP1Z
       Disk Size : 2000,3 GB (7,9/137,4/2000,3/----)
     Buffer Size : Desconhecido
     Queue Depth : 32
    # of Sectors : 3907029168
   Rotation Rate : 5400 RPM
       Interface : Serial ATA
   Major Version : ACS-3
   Minor Version : ACS-3 Revision 3b
   Transfer Mode : SATA/600 | SATA/600
  Power On Hours : 22849 horas
  Power On Count : 2763 vezes
     Temperature : 38 C (100 F)
   Health Status : Saudável
        Features : S.M.A.R.T., APM, NCQ, GPL
       APM Level : 8080h [ON]
       AAM Level : ----
    Drive Letter : 😄 😧

-- S.M.A.R.T. --------------------------------------------------------------
ID Cur Wor Thr RawValues(6) Attribute Name
01 _76 _64 _34 0000027CF9BB Read Error Rate
03 _99 _99 __0 000000000000 Spin-Up Time
04 _82 _82 _20 000000004BDE Start/Stop Count
05 100 100 _36 000000000000 Reallocated Sectors Count
07 _88 _60 _45 0000286EE060 Seek Error Rate
09 _74 _74 __0 2B3C00005941 Power-On Hours
0A 100 100 _97 000000000000 Spin Retry Count
0C _98 _98 _20 000000000ACB Device Power Cycle Count
B8 100 100 _99 000000000000 End-to-End Error
BB 100 100 __0 000000000000 Reported Uncorrectable Errors
BC 100 _99 __0 000000000028 Command Timeout
BD 100 100 __0 000000000000 High Fly Writes
BE _62 _49 _40 00002D230026 Airflow Temperature
BF 100 100 __0 00000000001F G-Sense Error Rate
C0 100 100 __0 000000000034 Power-off Retract Count
C1 _44 _44 __0 00000001B7F2 Load/Unload Cycle Count
C2 _38 _51 __0 000C00000026 Temperature
C4 100 100 __0 000000000000 Reallocation Event Count
C5 100 100 __0 000000000000 Current Pending Sector Count
C6 100 100 __0 000000000000 Uncorrectable Sector Count
C7 200 200 __0 000000000000 UltraDMA CRC Error Count
F0 _75 _75 _30 405E00005845 Head Flying Hours
FE 100 100 __0 000000000000 Free Fall Protection

-- IDENTIFY_DEVICE ---------------------------------------------------------
        0    1    2    3    4    5    6    7    8    9
000: 0C5A 3FFF C837 000F 0000 0000 003F 0000 0000 0000
010: 2020 2020 2020 2020 2020 2020 5A44 5A30 5250 315A
020: 0000 0000 0000 4C44 4D32 2020 2020 5354 3230 3030
030: 4C4D 3030 372D 3152 3831 3734 2020 2020 2020 2020
040: 2020 2020 2020 2020 2020 2020 2020 8010 4000 2F00
050: 4000 0200 0200 0007 3FFF 0010 003F FC10 00FB 0110
060: FFFF 0FFF 0000 0007 0003 0078 0078 0078 0078 0100
070: 0000 0000 0000 0000 0000 001F 8D0E 0006 004C 004C
080: 07E0 001F 346B 7D09 6163 3469 BC09 6163 203F 00A8
090: 00A8 8080 FFFE 0000 FE00 0000 0000 0000 0000 0000
100: 88B0 E8E0 0000 0000 0000 0000 6003 0000 5000 C500
110: A4E4 AE08 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 401E
120: 401E 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0029 88B0
130: E8E0 88B0 E8E0 2020 0002 0140 0100 5000 3C06 3C0A
140: 0000 003C 0000 0008 0000 0000 BDFF 0280 0004 0000
150: 0008 0000 0000 0027 0000 8000 0000 0100 A500 8000
160: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0003 0000
170: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
180: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
190: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
200: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 3035 0000 0000 4000
210: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 1518 0000 0000
220: 0002 0000 107F 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
230: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
240: 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000 0000
250: 0000 0000 0000 0000 0000 74A5

-- SMART_READ_DATA ---------------------------------------------------------
000: 0A 00 01 0F 00 4C 40 BB F9 7C 02 00 00 00 03 03
010: 00 63 63 00 00 00 00 00 00 00 04 32 00 52 52 DE
020: 4B 00 00 00 00 00 05 33 00 64 64 00 00 00 00 00
030: 00 00 07 0F 00 58 3C 60 E0 6E 28 00 00 00 09 32
040: 00 4A 4A 41 59 00 00 3C 2B 18 0A 13 00 64 64 00
050: 00 00 00 00 00 00 0C 32 00 62 62 CB 0A 00 00 00
060: 00 00 B8 32 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 BB 32
070: 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 BC 32 00 64 63 28
080: 00 00 00 00 00 00 BD 3A 00 64 64 00 00 00 00 00
090: 00 00 BE 22 00 3E 31 26 00 23 2D 00 00 00 BF 32
0A0: 00 64 64 1F 00 00 00 00 00 00 C0 32 00 64 64 34
0B0: 00 00 00 00 00 01 C1 32 00 2C 2C F2 B7 01 00 00
0C0: 00 00 C2 22 00 26 33 26 00 00 00 0C 00 00 C4 32
0D0: 00 64 64 00 00 00 00 00 00 00 C5 12 00 64 64 00
0E0: 00 00 00 00 00 00 C6 10 00 64 64 00 00 00 00 00
0F0: 00 00 C7 3E 00 C8 C8 00 00 00 00 00 00 00 F0 0F
100: 00 4B 4B 45 58 00 00 5E 40 00 FE 32 00 64 64 00
160: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 71
170: 03 00 01 00 01 FF 02 4F 01 00 00 00 00 00 00 00
180: 00 00 03 00 28 16 00 00 05 01 01 02 02 01 02 01
190: 01 00 00 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 00 00 00
1A0: 00 00 00 00 1F 00 00 00 F6 1B A4 38 D0 4A 00 00
1B0: 00 00 00 00 01 00 B1 02 CD DD 79 67 17 00 00 00
1C0: 9F 0B 66 8D 14 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 62 1F 00 00 01 00 00 00
1E0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03
1F0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03 17 00 00 00 06

-- SMART_READ_THRESHOLD ----------------------------------------------------
000: 01 00 01 22 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 03 00
010: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 04 14 00 00 00 00
020: 00 00 00 00 00 00 05 24 00 00 00 00 00 00 00 00
030: 00 00 07 2D 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 09 00
040: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 0A 61 00 00 00 00
050: 00 00 00 00 00 00 0C 14 00 00 00 00 00 00 00 00
060: 00 00 B8 63 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BB 00
070: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BC 00 00 00 00 00
080: 00 00 00 00 00 00 BD 00 00 00 00 00 00 00 00 00
090: 00 00 BE 28 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 BF 00
0A0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C0 00 00 00 00 00
0B0: 00 00 00 00 00 00 C1 00 00 00 00 00 00 00 00 00
0C0: 00 00 C2 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C4 00
0D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 C5 00 00 00 00 00
0E0: 00 00 00 00 00 00 C6 00 00 00 00 00 00 00 00 00
0F0: 00 00 C7 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 F0 1E
100: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 FE 00 00 00 00 00
160: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
170: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
180: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
190: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1A0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1B0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1C0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1D0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1E0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
1F0: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 77

Também indiquei essas informações como anexo, juntamente com foto da participação. 

disco.png

CrystalDiskInfo_20241108175520.txt

Postado
5 minutos atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

Na verdade a imagem é apenas ilustrativa para você ver os tamanhos. A questão de velocidade é bem relativa, o motivo do SSD ser mais rápido rodando o Windows não é por causa dos 500MB/s vs os 100MB/s do HD, que são velocidades sequências (só são atingidas em situações específicas), e sim por conta das velocidades de acesso aleatório, que num SSD SATA simples é por volta de 30-50MB/s e num HDD é coisa de 1-2MB/s, ou seja, facilmente ~20x mais lento.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado

@Lanterna Verde com Disco Como os colegas disseram acima, a solução definitiva é migrar para um SSD. Sim, de fato o problema do disco a 100% também ocorre em SSDs, mas por motivos totalmente diferentes dos que acontecem na maioria das vezes com os HDs, que são lentos por natureza.

HD já é uma tecnologia antiga, que é literalmente um disco que roda em altas velocidades e existe uma cabeça mecânica que faz a leitura e gravação dos dados (como se fosse um disco de vinil), e essa tecnologia já está sendo massivamente substituída pelos SSDs há anos, devido a sua velocidade ser extremamente superior por ele ser uma placa de circuito com vários chips de memória, e não uma peça mecânica igual a um HD.

Como o colega @GuilhermeGB disse, o principal causador da extrema lentidão nos HDs (especialmente HDs de notebook, que possuem velocidade de 5400 rotações por minuto, em relação a HDs de desktop que possuem 7200 rotações por minuto) é a leitura aleatória. Os dados raramente são guardados de maneira "enfileirada" (pense como uma prateleira de livros, onde os volumes de 1 a 5 estão organizados um ao lado do outro), mas sim de maneira aleatória (os mesmos livros estão desorganizados na prateleira), e para o HD de notebook (que já é lento por natureza) ler esses dados que estão salvos aleatoriamente, isso consome um tempo muito grande, especialmente no Windows 10 que é um sistema bastante pesado para os dias de hoje, e por isso é sempre recomendado o uso de SSD.

@Lanterna Verde com Disco

Para te dar certeza absoluta que o problema do seu notebook é o HD em si, veja o artigo abaixo. A própria Microsoft começou a exigir que os fabricantes parassem de vender computadores com HD, e sim com SSD. A própria desenvolvedora do Windows 10 e 11 está exigindo que o uso do HD seja evitado no seu sistema operacional.

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

O artigo fala do Windows 11, mas acredite quando eu e os outros usuários te falam que isso também é obrigatório no Windows 10.

1 hora atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

O HD é a peça responsável por toda a leitura de dados no computador. Quando você abre um programa, ou um arquivo, o HD precisa encontrar todos os pedaços que estão salvos nos discos e montar o arquivo por inteiro, e se o HD demorar para fazer essa tarefa, TODO o sistema ficará lento, incluindo ai a leitura de arquivos PDF e acesso a internet (o HD está procurando nos discos onde estão os arquivos do PDF e do navegador, e como ele demora muito tempo no Windows 10 para fazer essa verificação, mesmo um simples arquivo PDF poderá demorar muito para ser lido).

Veja o vídeo abaixo:

Essa diferença é notada até mesmo para ligar o sistema operacional. Em um HD de desktop (que é mais rápido que um HD de notebook), o sistema levou 1 minuto e 40 segundos para iniciar totalmente, enquanto que em um SSD, levou somente 31 segundos.

Dito isso, se você ainda quiser tentar solucionar o problema do HD a 100% no seu notebook, veja os procedimentos e as explicações do vídeo abaixo, que foram feitas pelo Aurélio Baboo, que é um especialista em Windows há mais de 20 anos. Mas, esteja ciente de que mesmo que você consiga resolver o problema do HD a 100%, isso não irá resolver definitivamente a lentidão que é causada por HDs de notebooks.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Se o modelo do seu notebook tiver slot M.2, pode comprar um SSD nesse formato..

Senão pode comprar um SSD Sata 2.5 e trocar pelo HDD

3 horas atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

Mas pelo que li na internet esse problema também ocorre com SSD

Pode ocorrer mas é muito raro.. e não fica o tempo todo só quando esta fazendo alguma operação no disco... o windows 10/11 usa muito mais o disco para o otimizar o sistema (Cache, memória virtual e etc)

1 hora atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

Como citado acima.. o windows 10/11 acessa muito o disco... por isso a lentidão quando usa um disco mecânico.. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

disco.png

CrystalDiskInfo_20241108175520.txt 7.95 kB · 3 downloads

Cara eu sei é difícil de acreditar, mais eu peguei diversos computares do tipo desktop e notebook, que troquei de HD para SSD e diferença foi muito perceptível, mesmo fazendo tarefas simples como abrir um PDF ou acessar a internet.

Ainda mais esses HD de notebook de 5400RPM que é mais lento que os modelos de 7200RPM.

No meu trabalho a uns 3 meses atrás tinha um cara com o mesmo problema que o seu, ele tinha um notebook da lenovo com i3 de sexta geração, com 4Gb e HD de 1Tb e windows 10, e ele também não aceitar que a solução era trocar HD por SSD, achava que era virus, queria remover um monte de programa, só faltou eu implorar para o cara de joelhos e depois de quase um mês convencendo ele comprou.

Clonei do HD para o SSD e ele se espantou com a diferença.

As primeira versões do windows 10 dava para usar tranquilamente com HD só que agora não tem como.

Você pode ter um Ryzen 9800x3d ou core i9 14900k com 128Gb DDR5, RTX 4090TI com windows 11 instalado em HD, o resultado final vai ser muito ruim. 

SSD baixou de mais de preço em relação a uns 10 anos atrás.

• Curtir 3
  • mick 07 alterou o título para Lenovo Ideapad dando Disco 100% no Windows 10
  • Coordenador
Postado

@Lanterna Verde com Disco siga a dica dos colegas e compre um SSD pra substituir o HDD. Seu HDD está saudável, nada que você for tentar fazer em termos de software e Windows vai resolver o "problema", porque ele é inerente à limitação física dos HDDs -- especialmente os de notebooks, que rodam a 5400 rpm. Se o Disco 100% ocorre nos momentos que você inicia o Windows, abre algum arquivo/programa/jogo ou está salvando algo, então é um comportamento completamente normal, justamente porque HDD usa um sistema de leitura "física", com um disco rodando e um braço com uma agulha lendo os dados, diferente dos SSDs, que possui um sistema de leitura eletrônica -- estou simplificando os termos, favor não se ater à literalidade técnica, mas se quiser entender mais, leia os artigos do CDH:

Se você diz que já tentou de tudo que viu na internet, sugiro uma última tentativa lendo os artigos abaixo e suas sugestões, assim vai entender que se trata de limitação física e não defeito:

Disco 100% (HD100): conheça em detalhe

Disco 100% – 27 soluções para esse problema

Eis o que diz os artigos, e me parece ser exatamente seu cenário:

Citação

O problema do disco 100% ou HD100 acontece SOMENTE quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% seguidamente (por mais de 30 minutos) sem que o computador esteja sendo utilizado. FAÇA O TESTE E DEIXE O NOTEBOOK LIGADO POR 30 MINUTOS SEM FAZER NADA, E VERIFIQUE SE O DISCO FICA EM 100%.

System causando Disco 100%

Quando o System causa o problema do disco 100%, isso certamente indica algum problema de hardware ou de driver de hardware. O System inclui todos os drivers de kernel utilizados pelo sistema operacional: de drivers de hardware a drivers de antivírus, sendo que qualquer um deles pode ser o responsável pelo problema. A FOTO QUE VOCÊ ANEXOU INDICA QUE O SYSTEM ESTÁ USANDO MUITO DISCO, MAS PARECE SER ALGO RELACIONADO A ATUALIZAÇÕES, JÁ QUE VOCÊ DIZ QUE FORMATOU O WINDOWS HÁ POUCO TEMPO E JÁ TENTOU TODOS OS PROCEDIMENTOS ACHADOS NA INTERNET. Pra saber mais: System usando 100% do disco: como resolver?

O que não é considerado disco 100% (HD100)?

Disco 100% durante download

Windows Update ou qualquer outro programa está instalando atualizações

Jogo ou software que exige muito disco

Em 08/11/2024 às 15:48, Lanterna Verde com Disco disse:

Mas pelo que li na internet esse problema também ocorre com SSD

Ocorre, mas é mais raro, e muitas vezes é em razão de cabo defeituoso, SSD de marca que usa controladora duvidosa (SSDs genéricos), SSD com firmware corrompido etc.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Em 08/11/2024 às 18:16, GuilhermeGB disse:

Na verdade a imagem é apenas ilustrativa para você ver os tamanhos. A questão de velocidade é bem relativa, o motivo do SSD ser mais rápido rodando o Windows não é por causa dos 500MB/s vs os 100MB/s do HD, que são velocidades sequências (só são atingidas em situações específicas), e sim por conta das velocidades de acesso aleatório, que num SSD SATA simples é por volta de 30-50MB/s e num HDD é coisa de 1-2MB/s, ou seja, facilmente ~20x mais lento.

@GuilhermeGB Ah certo. Não sabia. Obrigado! 

Em 08/11/2024 às 19:23, GabrielLV disse:

@Lanterna Verde com Disco Como os colegas disseram acima, a solução definitiva é migrar para um SSD. Sim, de fato o problema do disco a 100% também ocorre em SSDs, mas por motivos totalmente diferentes dos que acontecem na maioria das vezes com os HDs, que são lentos por natureza.

HD já é uma tecnologia antiga, que é literalmente um disco que roda em altas velocidades e existe uma cabeça mecânica que faz a leitura e gravação dos dados (como se fosse um disco de vinil), e essa tecnologia já está sendo massivamente substituída pelos SSDs há anos, devido a sua velocidade ser extremamente superior por ele ser uma placa de circuito com vários chips de memória, e não uma peça mecânica igual a um HD.

Como o colega @GuilhermeGB disse, o principal causador da extrema lentidão nos HDs (especialmente HDs de notebook, que possuem velocidade de 5400 rotações por minuto, em relação a HDs de desktop que possuem 7200 rotações por minuto) é a leitura aleatória. Os dados raramente são guardados de maneira "enfileirada" (pense como uma prateleira de livros, onde os volumes de 1 a 5 estão organizados um ao lado do outro), mas sim de maneira aleatória (os mesmos livros estão desorganizados na prateleira), e para o HD de notebook (que já é lento por natureza) ler esses dados que estão salvos aleatoriamente, isso consome um tempo muito grande, especialmente no Windows 10 que é um sistema bastante pesado para os dias de hoje, e por isso é sempre recomendado o uso de SSD.

@Lanterna Verde com Disco

Para te dar certeza absoluta que o problema do seu notebook é o HD em si, veja o artigo abaixo. A própria Microsoft começou a exigir que os fabricantes parassem de vender computadores com HD, e sim com SSD. A própria desenvolvedora do Windows 10 e 11 está exigindo que o uso do HD seja evitado no seu sistema operacional.

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

O artigo fala do Windows 11, mas acredite quando eu e os outros usuários te falam que isso também é obrigatório no Windows 10.

O HD é a peça responsável por toda a leitura de dados no computador. Quando você abre um programa, ou um arquivo, o HD precisa encontrar todos os pedaços que estão salvos nos discos e montar o arquivo por inteiro, e se o HD demorar para fazer essa tarefa, TODO o sistema ficará lento, incluindo ai a leitura de arquivos PDF e acesso a internet (o HD está procurando nos discos onde estão os arquivos do PDF e do navegador, e como ele demora muito tempo no Windows 10 para fazer essa verificação, mesmo um simples arquivo PDF poderá demorar muito para ser lido).

Veja o vídeo abaixo:

Essa diferença é notada até mesmo para ligar o sistema operacional. Em um HD de desktop (que é mais rápido que um HD de notebook), o sistema levou 1 minuto e 40 segundos para iniciar totalmente, enquanto que em um SSD, levou somente 31 segundos.

Dito isso, se você ainda quiser tentar solucionar o problema do HD a 100% no seu notebook, veja os procedimentos e as explicações do vídeo abaixo, que foram feitas pelo Aurélio Baboo, que é um especialista em Windows há mais de 20 anos. Mas, esteja ciente de que mesmo que você consiga resolver o problema do HD a 100%, isso não irá resolver definitivamente a lentidão que é causada por HDs de notebooks.

Em 08/11/2024 às 19:29, bngomes disse:

Se o modelo do seu notebook tiver slot M.2, pode comprar um SSD nesse formato..

Senão pode comprar um SSD Sata 2.5 e trocar pelo HDD

Pode ocorrer mas é muito raro.. e não fica o tempo todo só quando esta fazendo alguma operação no disco... o windows 10/11 usa muito mais o disco para o otimizar o sistema (Cache, memória virtual e etc)

Como citado acima.. o windows 10/11 acessa muito o disco... por isso a lentidão quando usa um disco mecânico.. 

Em 08/11/2024 às 22:30, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara eu sei é difícil de acreditar, mais eu peguei diversos computares do tipo desktop e notebook, que troquei de HD para SSD e diferença foi muito perceptível, mesmo fazendo tarefas simples como abrir um PDF ou acessar a internet.

Ainda mais esses HD de notebook de 5400RPM que é mais lento que os modelos de 7200RPM.

No meu trabalho a uns 3 meses atrás tinha um cara com o mesmo problema que o seu, ele tinha um notebook da lenovo com i3 de sexta geração, com 4Gb e HD de 1Tb e windows 10, e ele também não aceitar que a solução era trocar HD por SSD, achava que era virus, queria remover um monte de programa, só faltou eu implorar para o cara de joelhos e depois de quase um mês convencendo ele comprou.

Clonei do HD para o SSD e ele se espantou com a diferença.

As primeira versões do windows 10 dava para usar tranquilamente com HD só que agora não tem como.

Você pode ter um Ryzen 9800x3d ou core i9 14900k com 128Gb DDR5, RTX 4090TI com windows 11 instalado em HD, o resultado final vai ser muito ruim. 

SSD baixou de mais de preço em relação a uns 10 anos atrás.

8 horas atrás, mick 07 disse:

@Lanterna Verde com Disco siga a dica dos colegas e compre um SSD pra substituir o HDD. Seu HDD está saudável, nada que você for tentar fazer em termos de software e Windows vai resolver o "problema", porque ele é inerente à limitação física dos HDDs -- especialmente os de notebooks, que rodam a 5400 rpm. Se o Disco 100% ocorre nos momentos que você inicia o Windows, abre algum arquivo/programa/jogo ou está salvando algo, então é um comportamento completamente normal, justamente porque HDD usa um sistema de leitura "física", com um disco rodando e um braço com uma agulha lendo os dados, diferente dos SSDs, que possui um sistema de leitura eletrônica -- estou simplificando os termos, favor não se ater à literalidade técnica, mas se quiser entender mais, leia os artigos do CDH:

Se você diz que já tentou de tudo que viu na internet, sugiro uma última tentativa lendo os artigos abaixo e suas sugestões, assim vai entender que se trata de limitação física e não defeito:

Disco 100% (HD100): conheça em detalhe

Disco 100% – 27 soluções para esse problema

Eis o que diz os artigos, e me parece ser exatamente seu cenário:

Ocorre, mas é mais raro, e muitas vezes é em razão de cabo defeituoso, SSD de marca que usa controladora duvidosa (SSDs genéricos), SSD com firmware corrompido etc.

Primeiramente, agradeço IMENSAMENTE a contribuição de todos.

Demorei para responder o tópico uma vez que (teimoso que sou) formatei o notebook novamente agora com as 27 soluções propostas indicadas pelo @GabrielLV

Pois bem.

Notei que ao ligar um notebook formatado sem conexão com internet o problema não acontece.

Ao desativar totalmente o windows updated e ficar com a versão que já vem "instalada/licenciada" a notebook apresenta grande melhora é possível usar sem o problema.

Contudo, notei que ao acessar a internet depois de 1 dia de uso (mesmo com o updated desativado completamente) às vezes dá o pico de 100%, mas bem menor.

Então, de fato, por mais que eu não queira acreditar o negócio será sim ter que comprar um SSD.

Ahhh saudades do windows xp...

Bom, agora com o auxílio de todos, irei comprar um SSD para solucionar definitivamente o problema.

Então, em síntese, se você que está lendo isso também tem esse problema, sabia que a solução definitiva é essa. 

Por fim, agradeço novamente imensamente a colaboração de todos vocês que possuem conhecimento técnico. Para um simples usuário como eu é difícil obter essas informações por vídeos de YouTube. Nada supera a troca de experiências e informações dos bons e velhos fóruns.

Obrigado mais uma vez

• Curtir 4
Postado
4 horas atrás, Lanterna Verde com Disco disse:

saudades do windows xp..

O XP se voce conectasse na internet e não fosse a versão com o SP3, já vinha de graça um monte de WORM.. rss

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

@Lanterna Verde com Disco esse seu SSD aí foi bem usado, dá pra ver isso. Tem 33.000 horas ligado (meus HDs com 10 anos de idade não tem isso) e quase 60TB de dados escritos no total. Um usuário médio usando o PC normalmente escreve por volta de 20GB por dia no SSD, para escrever 60TB levaria por volta de 3.000 dias (8 anos). Talvez o SSD não tenha tanto tempo assim, mas deve ter tido um uso acima da média.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!