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Olá!

 

Ultimamente havia percebido que a velocidade de conexão em meu notebook estava mais lenta. Após verificar o status do adaptador de Wi-Fi, notei que a velocidade está limitada a 72,2Mbps, quando a placa de Wi-Fi suporta 433Mbps. A velocidade do Wi-Fi está limitada a um valor 6 vezes menor que o máximo.

Antes do problema começar, a velocidade do Wi-Fi sempre alcançava 300+ Mbps, que é a velocidade que meu roteador fornece.

 

Eu não sei o que fez com que a velocidade do Wi-Fi fosse limitada a esse valor. É certo que é um problema com meu dispositivo, pois testei em outro notebook e meu celular conectados à mesma rede, e o Wi-Fi está com a velocidade normal dele (300+ Mbps).

 

Gostaria de salientar também que esse problema acontece apenas com o Wi-Fi. Minha placa de Ethernet suporta um máximo de 100Mbps e o máximo é alcançado, ou seja, o problema está apenas relacionado ao adaptador de Wi-Fi.

 

Quem puder ajudar nesse situação, agradeceria.

 

Fico no aguardo.

Wi-Fi com Velocidade Limitada.png

Velocidade Limitada.png

Driver de Wi-Fi.png

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Olá!

 

O notebook é um Samsung Expert NP350XAA-VF3BR.

Entre o natal e o réveillon de 2023, eu fiz um upgrade no notebook substituindo um HD Western Digital 1TB, que já estava com bad blocks, por um SSD NVMe Lexar 1TB; e aumentando a memória RAM de 2x4GB para 1x16GB + 1x4GB.

 

Recentemente não realizei atualizações no Windows. Estou utilizando Windows 10.

 

Não creio que seja os upgrades de hardware, pois o problema é recente; a velocidade do Wi-Fi estava normal até pouco tempo atrás.

  • Membro VIP
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@Traxeltz Salvo engano o Windows 10 tem opção de criar um hotspot. Eu te sugeriria, se possível, usar essa opção para fazer o Windows 10 no seu notebook para que ele roteasse o sinal WiFi dele próprio para um outro equipamento -- outro notebook ou smartphone -- e vice-versa, outro equipamento fazendo o mesmo, e desta forma fazendo uma conexão ad-hoc/ponto-a-ponto e testar com transferência de arquivos entre eles SEM ENVOLVER ROTEADOR, desta forma ficaria mais evidente qualquer falha na placa de rede sem fio, se houver, e se houver, proceder com reparo da placa e/ou do driver instalado, desinstalando ele 100% do sistema e instalando tudo do zero e ainda caso se confirme a normalidade nos seus testes, realizar a mitigação da sua rede WLAN (wireless sem-fio).

 

 

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Olá, @Linio Alan!

 

Estava tentando fazer conexão ad-hoc utilizando um outro notebook enquanto não dava retorno.

 

A conexão ad-hoc até se estabelece por alguns segundos (com o status "Sem Internet, seguro" nos dois notebooks, porém a conexão cai em menos de 1 minuto devido ao Wi-Fi desse outro notebook reiniciar enquanto a conexão ad-hoc está estabelecida, o que desabilita o hotspot do outro notebook e, consequentemente, a conexão ad-hoc entre os dois dispositivos é quebrada.

 

Como eu faço para o Wi-Fi desse outro notebook não reiniciar durante a conexão ad-hoc?

 

Observação: Tentei com meu smartphone também (Samsung), mas meu smartphone não permite o compartilhamento do Wi-Fi oriundo do meu notebook, mesmo habilitando o Compartilhamento de Wi-Fi nas configurações do Roteador Wi-Fi do meu smartphone.

  • Membro VIP
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A intenção por trás dessa sugestão de conexão ad-hoc era o de simplesmente testar mesmo a estabilidade das interfaces wireless, como se fosse conectando computadores via cabo de rede, e em seguida efetuar o smoking-test, ou seja, realizando transferência de arquivo e combinações de configuração das propriedades das interfaces que melhor reflitam na estabilidade da conexão.

 

No seu caso, pode ser que o sistema esteja reconectando na rede WiFi do roteador, ou mesmo alguma configuração de energy-saving (economia de energia) e em alguns casos, a banda/frequência escolhidas (20Mhz/40Mhz - 2.4Ghz/5Gz) estarem apresentando instabilidade seja devido problemas com o hardware ou driver/conflitos de software.

 

De qualquer forma, seu teste já confirmou que o problema inicial realmente está isolado à interface Sem-Fio do seu notebook, refazendo os testes iniciais, agora reinstalando 100% o driver/utilitário/gerenciador da interface bem como com as configs.

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Olá!

 

Apenas fornecendo uma atualização sobre o caso:

 

Eu testei a interface Wi-Fi do meu notebook conectando ele ao roteador Wi-Fi do meu smartphone (o notebook conectado aos dados móveis do meu smartphone, no caso), apenas para checar se o problema da velocidade limitada acontecia com todas as redes. Por incrível que pareça, ao conectar aos dados móveis do meu smartphone, a velocidade não estava limitada; estava na velocidade de 433,3Mbps que a placa de Wi-Fi suporta por padrão.

 

Provavelmente é alguma configuração do roteador original, mas qual configuração, não sei. Se realmente for isso, porque também não sou especialista em decifrar as questões.

Wi-FiemoutraredesemVelocidadeLimitada.png.b47b795f215254ef1f51cfd0b287ad9b.png

VelocidadeNoLimitada.png.a63766f1c2bb16e1192b76668f36ea12.pngDriverdeWi-Fireinstalado.png.6ad1f7181e16d396c0bcb12e58e0d76e.png

  • Membro VIP
Postado

@Traxeltz perfeito! O teste então confirmou que sua placa WiFi esta operando normalmente, e o problema ocorre especificamente com a conexão ao roteador, que por falar nisso qual é o modelo mesmo:

 

Precisa ver se ele tem suporte à MU-MIMO e qual a potência de transmissão e de ganho das antenas dele, isso pode influenciar MUITO no cenário que você está tendo.

Postado
Em 16/11/2024 às 17:33, Linio Alan disse:

qual é o modelo mesmo

O modelo é um Sagemcom F@ST3895 que utiliza a interface Claro DOCSIS 3.1. O roteador é fornecido pela provedora Claro, a qual contratei os serviços de internet.

  • Membro VIP
Postado

Esses equipamentos de operadora são "triste". Se ao menos dessem opção de instalação de firmware OpenWRT, enfim o material abaixo é o que eles tem disponívels para mitigação de intermitência no sinal do WiFi:

 

https://configuraraparelhos.claro.com.br/sagemcom/f-st-3895/funcoes-basicas/como-mudar-o-canal-do-modem-wi-fi-para-melhorar-a-sua-conexao

 

E neste link a opção de ativar o "Bandsteering" pode eventualmente ajudar também:

 

https://www.claro.com.br/files/104379/x/77b4815344/manual-do-usuario_fast_3895.pdf

 

 

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