Ir ao conteúdo

Computador i7 13700, RTX 4060TI e 128Gb RAM desligando em tarefas simples.

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um PC com a descrição abaixo adquirido em fev/2024 que desliga sozinho sem que tenha qualquer mensagem de erro, superaquecimento ou qualquer motivo aparente. 

Levei em assistência em minha cidade para realização de teste de esforço e nenhum problema foi detectado durante o teste, mas ainda assim ele continua desligando. Ele desliga até mesmo em operações simples, como utilização de Word ou guias de internet. 

O sistema operacional e programas estão instalados em um dos SSDs, o restante é para armazenamento de jogos, arquivos (trabalho com edição de imagens e vídeos). 

Configuração: 

- placa-mãe Gigabyte B660M DS3H, Intel LGA 1700, mATC, DDR4, M.2 NVMe

- Processador Intel Core i7-13700, 5.2GHz Max Turbo, Cache 30MB, 16 Núcleos, 24 Threads, LGA 1700, Vídeo Integrado

- Placa de Vídeo RTX 4060 ti OC Edition ASUS TUF Gaming NVIDIA GeForce, 8GB GDDR6, ARGB, DLSS

- 128 GB RAM (4x32GB), 3200MHz, DDR4, Memória Kingston Fury Renegade

- 2 SSDs 2TB (cada) Corsair MP600 CORE XT, PCIe Gen 4.0 x4 NVMe M.2, Leitura 5000MB/s e gravação 4400MB/s

- 2 HDs Seagate 4TB (cada) BarraCuda, 3,5', SATA

- Fonte Gigabyte Ultra Durable UD850GM, 850W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo, Bivolt

Uso dois monitores LG 27" Ultragear

Também uso um no-break da Intelbras 1200va Bivolt

O ambiente de utilização é refrigerado. 

• Membro VIP
Postado

Bom dia. Seja muito bem-vinda ao Clube do Hardware.

Há quanto tempo mais ou menos esse computador apresenta esse problema: desde que comprou ou começou recentemente? Além disso, me diga por favor se o Windows foi formatado ou atualizado recentemente...

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Oi! o problema acontece desde que comprei. Quanto ao Windows, uso o 11 pro, ele é atualizado automaticamente, nas últimas duas semanas não tive atualizações. 

@Matheus Cavalcante Tenório Oi Matheus! Levei para uma assistência técnica especializada para realização do teste de esforço pois no início acreditei que poderia ser algum problema de eficiência/energia. E lá, 24h ligado e sendo forçado, ele não desligou. 🤡. Recebi um relatório onde indicaram que estava tudo ok com o equipamento. 

• Vitoria Gabriela alterou o título para Computador i7 13700, RTX 4060TI e 128Gb RAM desligando em tarefas simples.
Postado

@Matheus Cavalcante Tenório É de forma completamente aleatória. Às vezes estou jogando, as vezes estou apenas com guias de Chrome abertas, até com o Word já desligou. Acontece com mais frequência quando lido com arquivos de grande formato no pacote Adobe, o que me faz desconfiar de desempenho x memória - processador. 

Minha casa passou por reforma elétrica recentemente e montei um quadro só para organizar as tomadas do escritório (trabalho parte do tempo em home office). 

Já testei a máquina em outro lugar, e lá também desligou. 

Postado
1 minuto atrás, Nina Mandim disse:

Já testei a máquina em outro lugar, e lá também desligou. 

Da sua casa, correto?

Como estão as temperaturas? Acredito que estão ok, pois você levou na assistência e lá não desligou mesmo estando em estresse, mas é bom você informar aqui também.
Outra coisa, como estão as linhas 12V e 5V? Pois pode ser um problema de tensão também, pois se estiverem muito baixas, pode causar esses desligamentos aleatórios, e estão relacionados a energia. Todos esses dados você consegue ver pelo HWinfo ou AIDA64.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Esse problema é curioso. Vamos testar algumas possibilidades na parte lógica do seu computador, antes de apostar no hardware (peças dele), já que esse tipo de problema é um pouquinho mais complexo:

1. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

2. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

3. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

4. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

5. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
6. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.
7. Rode o Verificador de Discos do Windows (Chkdsk) para ver se seus SSDs estão funcionando corretamente. No CMD mais uma vez, como Administrador, execute o comando "chkdsk /f /r /x", sem aspas, depois pressione a letra S e Enter para confirmar. Após isso, reinicie o computador e não faça mais nada. Deixe a verificação começar, e terminar.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Nina Mandim disse:

@Gabriel U Fiz todos os procedimentos descritos e vou monitorar. Assim que comecei o teste de estresse o no-break emitiu um bipe mas não desligou e em menos de 2 segundos parou... 

Em menos de 2 segundos o no-break parou?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Nina Mandim disse:

Também uso um no-break da Intelbras 1200va Bivolt

Utilizar esse tipo de no-break "barato" no PC só traz problemas devido ao estabilizador interno, fora a que produzem uma forma de onda "quadrada", não ideal para eletrônicos. Esse tipo de equipamento tem potencial de danificar a fonte do PC, principalmente fontes modernas com circuito PFC Ativo. Os únicos tipos de no-break seguros para se usar no computadores são os modelos de onda senoidal pura e com operação em modo online, porém são equipamentos caríssimos aqui no Brasil, são mais populares em ambiente empresarial/industrial.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
agora, Nina Mandim disse:

Continuou sim. E está até agora. 

Bom, espero que isso tenha solucionado de vez, então. Minha principal hipótese, em casos assim, se nada do hardware aparenta estar com defeito, é a corrupção temporária de arquivos do sistema. Algumas dessas verificações, sendo aplicadas de tempos em tempos, deixam o computador novo em folha (quando, de fato, o problema não é mais sério e está restrito ao sistema em si).

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Nina Mandim disse:

Ele "atende", mas está sujeito a causar problemas, como eu disse.

Teria que pesquisar melhor se for pra comprar um, não é bem minha área, mas só pra você ter a noção de valor de um no-break de 1000VA que atenderia as características ideais para funcionar bem com um computador:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1569852637-no-break-online-dupla-conversao-senoidal-1kva-220v-_JM

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom, espero que isso tenha solucionado de vez, então. Minha principal hipótese, em casos assim, se nada do hardware aparenta estar com defeito, é a corrupção temporária de arquivos do sistema. Algumas dessas verificações, sendo aplicadas de tempos em tempos, deixam o computador novo em folha (quando, de fato, o problema não é mais sério e está restrito ao sistema em si).

De fato. Recomendo a ela que rode mais alguns testes de estresse e passado alguns dias sem desligar ou caso desligue novamente, você nos dá o feedback.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 12/11/2024 às 10:08, Nina Mandim disse:

@Gabriel U Fiz todos os procedimentos descritos e vou monitorar. Assim que comecei o teste de estresse o no-break emitiu um bipe mas não desligou e em menos de 2 segundos parou... 

Boa noite, @Nina Mandim. Depois de cerca de um dia e meio, sem problemas até o momento?

Postado

Oi pessoal! Voltei para dar retorno a vocês. 

@Gabriel U tenho forçado ele fazendo tarefas que exigem bastante, animações 3D e outras coisas e até agora não teve qualquer problema. Muito obrigada por sua ajuda e passo a passo tão detalhado.

Quanto a questão do no-break estou avaliando pois recentemente troquei toda a fiação da casa onde moro e inclui as proteções necessárias contra surtos também em toda a estrutura da casa, mas fico com receio de ligar o computador diretamente na tomada. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Nina Mandim disse:

Oi pessoal! Voltei para dar retorno a vocês. 

@Gabriel U tenho forçado ele fazendo tarefas que exigem bastante, animações 3D e outras coisas e até agora não teve qualquer problema. Muito obrigada por sua ajuda e passo a passo tão detalhado.

Quanto a questão do no-break estou avaliando pois recentemente troquei toda a fiação da casa onde moro e inclui as proteções necessárias contra surtos também em toda a estrutura da casa, mas fico com receio de ligar o computador diretamente na tomada. 

Bom dia pra você (e pra todos acompanhando o tópico).

É muito bom saber disso. O tutorial que lhe passei possui ajustes mais duradouros e outros que são só temporários. Se fizer a reaplicação ou a verificação deles periodicamente, seu Windows pode se manter sempre bem estável. No demais, aproveite bem sua máquina nova (meu sonho de consumo, mas um dia eu chego lá 😄)

Postado

@Nina Mandim o risco de você usar o computador diretamente na tomada é mínimo, principalmente se sua instalação tiver as proteções adequadas. A única vantagem de usar um no-break, mesmo que seja dos mais simples, é que seu computador não será desligado numa eventual queda de energia. Fora isso, é só desvantagem. Questão de oscilações de energia, as fontes padrão Full Range podem trabalhar sem problemas com tensões variando de 100-240V. O padrão aqui no Brasil é 127V ou 220V, então mesmo que varie abaixo ou acima desses padrões, a fonte conseguirá operar normalmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!