Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, montei um pc gamer tem uns 5 dias.. Config é

placa-mãe: MSI A520M A PRO
Processador: Ryzen 5 5500

Placa de Vídeo: rx 6600

memória RAM: Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz (8x2)

Armazenameto: 1 SDD NVMe 250gb, 1 SSD SATA 250GB, 1 HD 1TERA
Fonte: EVGA 600W 80 PLUS BRONZE

Acontece que estou tendo alguns probremas.. as vezes jogando o computador da tela azul e da o seguinte erro WHEA UNCORRECTABLE ERROR.. só conseguir pegar esse erro, porque a tela fica congelada uns 3 segundos antes de da a tela azul eu tive q fica gravando a tela para eu ver qual era o erro da tela azul pois saia da tela azul muito rápido!

OBS: Não é sempre que da tela azul é algumas vezes.. as vezes jogo por horas e nada. as vezes jogo por 10-15 minutos e da tela azul.

/ Vídeo dando tela azul (obs percebi agora que faz um barulho quando congela a tela).

IMG_5911.png

Postado
14 minutos atrás, Rafael Oliveira Beti disse:

WHEA UNCORRECTABLE ERROR

Isso indica um erro de hardware, de acordo com a IA do Google.

Primeiramente verificar seus dispositivos de armazenamento se estão com boas condições de saúde. Um dúvida: TODAS as peças do seu PC são novas, ou tem algo que você já tinha?

Postado
6 minutos atrás, Rafael Oliveira Beti disse:

A fonte eu fiz teste antes de montar o pc com multimetro.

Isso não determina nada, até fonte bomba pode se sair bem sem carga, o problema é na hora que o PC começa a exigir mais dela. 

Minha maior desconfiança era na sua fonte mesmo, infelizmente muita gente é enganada pela marca EVGA, que costumava ser uma excelente marca de placas de vídeo, mas já nas fontes ela costuma entregar produtos bem abaixo da média, alguns até de péssima qualidade. A EVGA tem sim algumas fontes de alta qualidade, mas elas só são vendidas fora no país, pro Brasil só chegou o resto.

Ainda assim, o problema precisaria ser averiguado primeiro, tentando isolar o problema fazendo testes específicos para cada hardware. Se você já verificou que a saúde do SSD está boa, pode começar verificando se há problemas de temperatura, pode fazer testes de estabilidade no processador e memória RAM, por exemplo. Tem os testes de estresse que você faz pra forçar processador e placa de vídeo, que também poderia identificar problemas neles, mas se a fonte tiver algo ela também pode afetar esses testes.

• Curtir 1
Postado

Ve uns bagulho desse da ate medo, minha config é basicamente a sua e as peças ja ta pra chegar, so muda o processador( Ryzen 5 4500 ) e a fonte ( mag A650BN 80 PLUS BRONZE) 😕

Postado

@Rafael Oliveira Beti tem programas específicos para testar estabilidade, um deles é o OCCT. Mas testes de estabilidade requerem deixar o PC rodando por um bom tempo sem mexer em nada.

Só pra ter certeza: sua instalação atual do Windows foi feita do zero, certo? Todos os drivers instalados certinho também?

• Moderador
Postado

@Rafael Oliveira Beti Boa tarde.

Conforme indicado pelo colega @GuilhermeGB , o erro "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR" geralmente indica falha de hardware. Vamos ter que analisar qual possívelmente é a peça que está com defeito.

2 horas atrás, Rafael Oliveira Beti disse:

@GuilhermeGB todas são novas, exceto 1 SSD SATA, 1 HD 1 tera, e a fonte.  A fonte eu fiz teste antes de montar o pc com multimetro.. e tava tudo ok
no SSD NVMe (novo) eu instalei o windows.

Infelizmente mesmo peças novas podem vir de fábrica com defeito :/, mesmo sendo novas, teremos que analisá-las.

Com relação a fonte, como mencionado acima, ela já tem um péssimo histórico por ser uma fonte de baixa qualidade, mas acho interessante a gente checar tudo antes de recomendarmos uma possível troca de fonte.

Você instalou o Windows usando a ISO do site da Microsoft, correto?

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, Rafael Oliveira Beti disse:

@GuilhermeGB fiz a instalação do windows pelo o do site oficial mesmo.. irei formata hj para o 11 para ve

Não formate o PC antes de coletar os logs acima para que a gente possa analisar.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Rafael Oliveira Beti Não encontrei logs o suficiente para determinar o culpado da tela azul, mas:

image.thumb.png.7f96eec6deb2f8ea3f5486640f74372a.png

O código de erro 292 (0x124, WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR) possui o parametro 1 0x10, que de acordo com a documentação da Microsoft, se trata na verdade de uma falha de driver:

image.png.c1d3568d75e7d56adf6c37396dfda792.png

Começaremos então, com os procedimentos de praxe, que é primeiramente atualizar o BIOS da placa-mãe e os drivers.

1- Abra um CMD e digite este comando:

wmic BIOS get smbiosbiosversion

Esse comando irá listar a versão atual do BIOS da sua placa-mãe. Feito isso, acesse o site da fabricante da sua placa-mãe, e veja se existe uma versão mais recente. Se sim, baixe-a:

https://br.msi.com/Motherboard/A520M-A-PRO/support

E siga o procedimento do tutorial abaixo para atualiza-la:

2- Baixe e instale todos os drivers diretamente do site da placa-mãe.

Chipset: https://download.msi.com/dvr_exe/mb/amd_chipset_drivers_am4_am5.zip

Rede: https://download.msi.com/dvr_exe/mb/realtek_pcielan_w10.zip

Audio: https://download.msi.com/dvr_exe/mb/realtek_audio_R.zip

3- Já o driver de vídeo, baixe o mais recente do site da sua placa de vídeo.

https://drivers.amd.com/drivers/whql-amd-software-adrenalin-edition-24.9.1-win10-win11-sep-rdna.exe

4- Quando terminar todas as atualizações, faça o seguinte:

Pressione WIN+R no seu Windows para abrir o executar, e digite:

sysdm.cpl

Aperte OK.

Vá em Avançado > Em "Inicialização e recuperação", clique em "Configurações" > Em "Gravando informações de depuração", mude para "despejo de memória pequeno (256KB)" e dê OK.

5- Se os erros persistirem, repita os comandos que enviei acima para coleta de logs, e acesse o seguinte caminho:

C:\Windows\Minidump

Veja se existem arquivos dentro dessa pasta. Se existirem, compacte-os como .zip ou .rar e me envie aqui.

Poste resultados.

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV vou realizar o procedimento, a BIOS a mais recente é uma versão BETA aí estou  usando uma anterior q não está no beta. Mas vou baixar essa em beta para ver..

uma obs: desde a hora que mandei os arquivos aqui, eu estou jogando dayz que é meio “pesado” e aparentemente não deu tela azul. Vou seguir os procedimento que passou aqui e já volto.

• Moderador
Postado

@Rafael Oliveira Beti Certo. Termine de atualizar os drivers e a BIOS do computador. 

Quando terminar todas as atualizações, faça o seguinte:

Pressione WIN+R no seu Windows para abrir o executar, e digite:

sysdm.cpl

Aperte OK.

Vá em Avançado > Em "Inicialização e recuperação", clique em "Configurações" > Em "Gravando informações de depuração", mude para "despejo de memória pequeno (256KB)" e dê OK.

Se os erros persistirem, repita os comandos que enviei acima para coleta de logs, e acesse o seguinte caminho:

C:\Windows\Minidump

Veja se existem arquivos dentro dessa pasta. Se existirem, compacte-os como .zip ou .rar e me envie aqui.

• Moderador
Postado

@Rafael Oliveira Beti Segue link direto do BIOS: https://download.msi.com/bos_exe/mb/7C96v1I.zip

É a versão 7C96v1I, anterior a versão BETA.

O procedimento do Despejo de memória está OK, deve estar em Despejo de memória pequeno (256KB) mesmo. Se já atualizou o BIOS e os drivers, vamos aguardar e ver se os problemas voltam a ocorrer. Lembre-se de me mandar os logs novamente caso aconteça, e não esqueça de verificar a pasta que fica em C:\Windows\minidump e me enviar os arquivos que estiverem lá também.

• Moderador
Postado

@Rafael Oliveira Beti A imagem não havia aparecido pra mim, desculpe.

A versão atual está diferente do que consta no site, que estranho...

Para termos certeza, abra o menu iniciar e digite "msinfo32" (sem aspas) e abra "configurações do sistema". Tire print das informações ao lado direito e mande aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!