Ir ao conteúdo

Consigo abrir portas em um roteador secundário usado como ponto de acesso?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

boa tarde!

Estou querendo comprar um roteador novo para instalar no meu quarto, pois o roteador principal (da operadora) fica na sala e gostaria de estender o sinal para o quarto. Porém, minha ideia era colocar o segundo roteador como ponto de acesso, ligando ele na porta LAN do roteador principal, ou seja, só repassaria as informações para o segundo e ele distribuiria na rede.

Portanto, eu também estava pensando em usar esse segundo roteador para abertura de portas do jogo "Call of Duty - Warzone", só que minha dúvida era se eu podia reservar o IP do meu PC no roteador principal e abrir portas no secundário, pois não consigo abrir portas no principal por ele ter uma interface diferente. Isso gera algum conflito/problema? 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Voidz_- no caso se esse roteador estiver apenas repetindo o sinal como se fosse uma bridge ou repetidor, na interface cabeada, sim pode dar certo e não ter nenhum problema de conflito.

E nesse roteador secundário não se faz redirecionamento de porta se ele estiver atuando apenas como "ponto de acesso = Access Point", essa função deve obrigatoriamente ser feita no modem/roteador do seu provedor já que é praticamente impossível hoje em dia os provedores entregarem esses equipamentos no modo bridge, somente nesta hipótese a abertura de portas seria feita no seu roteador secundário.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan

Em 16/11/2024 às 17:48, Linio Alan disse:

@Voidz_- no caso se esse roteador estiver apenas repetindo o sinal como se fosse uma bridge ou repetidor, na interface cabeada, sim pode dar certo e não ter nenhum problema de conflito.

E nesse roteador secundário não se faz redirecionamento de porta se ele estiver atuando apenas como "ponto de acesso = Access Point", essa função deve obrigatoriamente ser feita no modem/roteador do seu provedor já que é praticamente impossível hoje em dia os provedores entregarem esses equipamentos no modo bridge, somente nesta hipótese a abertura de portas seria feita no seu roteador secundário.

Entendi cara, só me tira uma outra dúvida.. se eu colocar o roteador principal (da operadora) em modo bridge e usar o secundário para cuidar de tudo como servidor DHCP e etc, eu consigo manter o Wi-fi funcionando nos dois roteadores? não queria inutilizar o Wi-fi do roteador principal

Postado
20 horas atrás, Voidz_- disse:

se eu colocar o roteador principal (da operadora) em modo bridge e usar o secundário para cuidar de tudo como servidor DHCP e etc, eu consigo manter o Wi-fi funcionando nos dois roteadores?

Não.

Bridge é isso, ponte. O roteador do provedor vira como um simples conversor de midia. Wifi e as portas ethernet param. TV e telefone muitas vezes também.

Em geral numa instalação doméstica não é nada esperto usar o roteador da operadora em bridge a menos que o orçamento inclua um roteador a mais para ficar do lado desse da operadora. Em especial wifi 5ghz que tem um alcance medíocre vai fazer falta. E duas ou 3 portas ethernet que se vão... E a chance de ter um segundo servidor DHCP para diminuir a latência e ter alguma redundância nas conexões

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Voidz_- disse:

@Linio Alan

Entendi cara, só me tira uma outra dúvida.. se eu colocar o roteador principal (da operadora) em modo bridge e usar o secundário para cuidar de tudo como servidor DHCP e etc, eu consigo manter o Wi-fi funcionando nos dois roteadores? não queria inutilizar o Wi-fi do roteador principal

Pra te falar a verdade seria muito improvável você conseguir colocar o roteador da operadora em modo bridge, como tudo hoje é fibra c/ redes xPON/FTTH, a burocracia para isso é um impeditivo para a grande maioria dos usuários comuns.

Melhor aproveitar esse tempo e disposição para investigar se os servers de CoD aceitam conexões em IPv6 e procurar confirmar se a sua internet também está entregando conectividade também nesse protocolo, isso dispensaria necessidade de abertura de portas e afins, e se não for o caso mesmo, aí então procurar um serviço de VPN confiável e mais estável possível para caso o CoD só aceitei IPv4 (improvável).

Postado

@Linio Alan

Em 18/11/2024 às 20:58, Linio Alan disse:

Pra te falar a verdade seria muito improvável você conseguir colocar o roteador da operadora em modo bridge, como tudo hoje é fibra c/ redes xPON/FTTH, a burocracia para isso é um impeditivo para a grande maioria dos usuários comuns.

Melhor aproveitar esse tempo e disposição para investigar se os servers de CoD aceitam conexões em IPv6 e procurar confirmar se a sua internet também está entregando conectividade também nesse protocolo, isso dispensaria necessidade de abertura de portas e afins, e se não for o caso mesmo, aí então procurar um serviço de VPN confiável e mais estável possível para caso o CoD só aceitei IPv4 (improvável).

você diz o conversor de luz para dados? Se for isso, o meu é diferente.. minha operadora fornece fibra ótica até o poste, e de lá até minha casa vem através de cabo coaxial. Mas vou ver se faço o esquema que você disse que desabilitar o IPV4 para ver se melhora o NAT no COD, se der certo vou manter o segundo roteador como acess point mesmo

• Membro VIP
Postado

Cabo coaxial em rede externa, via de regra, causa mais problemas do que fibra óptica, mas deve existir ainda na sua região por ter muitos concentradores/backbone com equipamentos legados.

Por mais contraditório que pareça, neste cenário, a mudança do modem/roteador da operadora para o modo bridge é estatisticamente mais comum, embora em menor ocorrência nesta década e com a indisponibilidade de mais IPv4 público.

Postado

@Linio Alan

Em 23/11/2024 às 15:20, Linio Alan disse:

Cabo coaxial em rede externa, via de regra, causa mais problemas do que fibra óptica, mas deve existir ainda na sua região por ter muitos concentradores/backbone com equipamentos legados.

Por mais contraditório que pareça, neste cenário, a mudança do modem/roteador da operadora para o modo bridge é estatisticamente mais comum, embora em menor ocorrência nesta década e com a indisponibilidade de mais IPv4 público.

entendi, beleza então cara, talvez eu coloque em modo bridge mesmo mas ainda estou vendo..

até porque não posso inutilizar o Wi-fi do roteador principal, apesar de que o novo tem uma cobertura maior e etc 

Postado
Em 18/11/2024 às 20:35, arfneto disse:

Em geral numa instalação doméstica não é nada esperto usar o roteador da operadora em bridge a menos que o orçamento inclua um roteador a mais para ficar do lado desse da operadora. Em especial wifi 5ghz que tem um alcance medíocre vai fazer falta. E duas ou 3 portas ethernet que se vão... E a chance de ter um segundo servidor DHCP para diminuir a latência e ter alguma redundância nas conexões

3 horas atrás, Voidz_- disse:

até porque não posso inutilizar o Wi-fi do roteador principal, apesar de que o novo tem uma cobertura maior e etc 

pois é, tem a física e a aritmética. Não pode por as antenas em dois lugares e via 5ghz o alcance é modesto. E se usar metade das portas ethernet em um lugar só e tiver o seu roteador da operadora do lado de uma TV como é muito comum, já vai ver  😄 o cabo longo voltando 

Postado

@arfneto

59 minutos atrás, arfneto disse:

pois é, tem a física e a aritmética. Não pode por as antenas em dois lugares e via 5ghz o alcance é modesto. E se usar metade das portas ethernet em um lugar só e tiver o seu roteador da operadora do lado de uma TV como é muito comum, já vai ver  😄 o cabo longo voltando 

sim, vdd cara, vou ver se deixo em AP mesmo.. mas é isso aí, agradeço pela ajuda!! 😄

Postado

@Voidz_- o mais simples ao acrescentar roteadores em geral é usar os adicionais como roteadores mesmo, somando as portas RJ45, somando o alcance e a banda do wifi, e usando DHCP em mais de um para ter redundância e menor latência nas conexões. Se precisa de um AP compre um AP.

Postado

@arfneto

5 horas atrás, arfneto disse:

@Voidz_- o mais simples ao acrescentar roteadores em geral é usar os adicionais como roteadores mesmo, somando as portas RJ45, somando o alcance e a banda do wifi, e usando DHCP em mais de um para ter redundância e menor latência nas conexões. Se precisa de um AP compre um AP.

beleza então, pode deixar! Irei colocar a ideia do AP em prática 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...