Ir ao conteúdo

Recomendação de SSD NVMe com finalidade para Jogos

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Bom dia pessoal.

Estou querendo aproveitar a Black Friday para comprar um SSD NVMe  para instalar meus jogos.

Por isso eu quero sugestões de SSD NVMe 1 Tb  que seja compatível com a minha placa-mãe: ASRock B450m Steel Legend

Além disso, realmente precisa de um dissipador?  Se sim, gostaria de sugestões de um bom dissipador 

• Solução
Postado

O Kingston NV2 é um bom SSD custo-benefício, tem boas velocidades, bom preço e não vai superaquecer em uso comum, então dissipador não é necessário.

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

Duvida: esse é seu primeiro SSD NVMe? Pergunto porque, apesar da B450M Steel Legends ter dois slots M.2, apenas o primeiro é compatível com SSD NVMe, o segundo slot serve apenas para SSDs M.2 SATA.

• Curtir 2
Postado

SSD Gen4 funciona sim, ele só vai ficar limitado à capacidade de transferência do PCI-e 3.0 (o que vai ter algum impacto em certas aplicações profissionais, mas deve manter o desempenho em carregamento de jogos basicamente idêntico). Dissipador seria mais necessário também nesses casos de uso profissional e mais 'extremo', pra jogos a temperatura vai subir uns poucos graus durante os segundos de carregamento e depois já normaliza. Mas como é barato, eu pegaria algum chinês simplezinho mesmo tipo a opção do 1o link abaixo, ou do 2o link se quisesse algo mais 'overpower'. Só tem que cuidar que dependendo da posição do SSD e placa de vídeo, pode ser que tenha uma altura máxima pro dissipador.

Opção 1: TEUCER-M2-9 M.2 2280

Opção 2: JUMPEAK-Tubos De Alumínio Duplo De Cobre

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@GuilhermeGB Sim é meu primeiro  NVMe.  Não possuo nenhum.    Interessante este modelo que recomendou, porém tenho um receio que possa não funcionar na B450m Steel Legend.   Pois por ser uma  B450, não aceitaria um pcie 4.0    

Vi uma recomendação do Tito tech pela  SSD Crucial P3 1TB NVMe PCIe M.2 2280 - CT1000P3SSD8   que é  pcie 3.0 porém.. só na amazon... rsrsrs  e no mercado live  até tem.. mas sei lá..

• Curtir 1
Postado

@DiF só reforçando o que o colega acima disse, PCI-Express é retro compatível, você poderia usar até SSD 5.0 em 3.0 que funcionaria como se fosse um SSD 3.0 normalmente (dentro da velocidades máximas do 3.0). Além disso, o NV2 não é necessariamente um SSD 4.0, ele tem controladora moderna 4.0, mas suas NANDs ainda usa tecnologia da era 3.0, velocidades até 3500MB/s (teoricamente, a velocidade máxima do PCI-E 3.0 x4 é de 4000MB/s).

@Detetive Virtual de SSDs obrigado por reforçar!

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Shaman93 É,  aqui  o slot ultra da placa pro NVMe  é  entre o processador e a placa de Vídeo

A finalidade é unica e exclusiva para jogos. 

spacer.png

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Na verdade é ao contrário, as NANDs Kioxia BiCS5 512Gb / 1Tb 112-Layers conseguem entregar desempenho com facilidade acima dos 6500 MB/s. O que acaba limitando o NV2 é seu controlador que as limita.

As NANDs Kioxia BiCS5 trabalham em até 1200 MT/s, ou seja em um SSD com controlador de 8 canais como os Phison E18 que é onde geralmente encontramos essas BiCS5, vemos elas entregando mais de 7GB/s.

Isso ocorre pois temos 8 canais x 1200 MT/s (NANDs) que ao todo gera-se uma largura de banda máxima de = 9600 MT/s (9600 MB/s) mas que devido ao overhead do windows e do Controlador e mais outros, vemos velocidades em SSDs Gen4 de 6~7GB/s

Nos NV2 o que faz com que tenhamos desempenho reduzido é o fato de que todas as variantes do NV2 usem controladores de 4 canais. Que mesmo que as NANDs operem em 1200 MT/s. Sua largura de banda é muito menor, cerca de 4800 MT/s que com seu overhead, fica abaixo dos 3500 MB/s.

E é por esse motivo, entendeu?

Além disso, dependendo dos Wafers e lotes de NANDs as fabricantes podem enviar os SSDs com velocidade menores como 1000 MT/s, 800 MT/s.

So que isso é mais comuns em SSDs SATA

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@GuilhermeGB Valeu pela indicação.   Acho que bati o martelo e vou pegar o modelo que você recomendou. 

Agora minha preocupação é saber se eu vou ter o parafuso certo pra fixar ele  🤣

Na caixa da minha placa-mãe, eu achei uns 3 saquinhos cheio de parafuso mas é tudo daqueles pretos  comuns, tem até uns menorzinho mas não sei é o certo.   

Não tenho a minima ideia disso.   Se puder me dizer como é exatamente o parafuso pra ver se acho eles no meio daqueles tudo rsrsr

PS:  no site da B450M steel legends diz:    2 x Parafusos Para Soquetes M.2     deve ter vindo,  mas tem uns 30 parafuso ali de vários tamanhos  e eu não sei qual deles é    rsrsrs

Postado

@DiF é uma parafuso pequeno mesmo, tipo esses aqui:

870674636460c9972f.jpg

Acredito que seja padronizado, então não deve ser difícil encontrar em alguma lojinha de informática, caso tenha perido. No Mercado Livre você consegue comprar até o kit do parafuso com a porca.

D_NQ_NP_721679-MLB46780761018_072021-O.w

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!