Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite 

Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês,

O cenário é o seguinte 

Tenho um prédio cabos cat 5e passados em todos os APS 

4 switchs fazendo as divisões 

Então chega a fibra ótica pela ONU 

Liga 1 roteador gigabyte com cabos UTP na Lan distribuindo o link para os switchs

Estou pensando em deixar o primeiro roteador como router

E os 40 roteadores dos aps com DHCP desativados (bridge) para não gerar conflito de IP 

Ou seja todos eles vão receber e distribuir somente o IP do roteador principal que é ligado a ONU via UTP 

Está certo meu raciocínio?

• Curtir 1
Postado

opa 
a principio seria isso, tem switch q já faz o gerenciamento de trafego para não gerar conflito com os ips 

mas o bridge é o mais seguro pra não ter problema 

outra coisa, é verificar se o roteador principal suporta esses 40 clientes 
acredito q sim 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Esse é o contexto normal do provedor. 

Use um servidor DHCP na rede do primeiro roteador para atribuir endereços aos roteadores nos Aptos, nunca use NAT no roteador primário. Assim nos aptos o condômino pode usar um computador direto, ou uma ATA para telefone ou ligar um roteador comum via porta WAN

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@juhniu obrigado pela ajuda 

O roteador suporta os 40 clientes sim 

@arfneto obrigado pela ajuda 

Exatamente assim 

O roteador principal que sai da ONU está com DHCP ativo fornecendo os IPS 

E os demais roteadores estão todos em bridge.

Até então está tudo funcionando perfeitamente 

Tvs celulares notebooks.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Neste cenário acredito que, para além das implicações de segurança -- inexistência de segregação de tráfego ENTRE os ditos assinantes -- tem a questão de concorrência de tráfego, ou seja, usa mais quem "chegou primeiro".

Interessante seria usar uma RB para ser o "cérebro" da rede após à ONU e anterior aos switches -- ONU > Mikrotik > Switches > Clientes -- e desta forma aplicar segregação entre clientes e aplicação de regras de filas de forma individual à cada assinante:

https://wiki.mikrotik.com/Manual:Queue

Postado
Em 22/11/2024 às 16:55, arfneto disse:

nunca use NAT no roteador primário

Como eu já expliquei e demonstrei em outra ocasião, essa é uma excelente maneira para deixar toda a rede sem acesso à internet, mas provavelmente esse não é o objetivo de ninguém.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!