Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, eu contratei o plano de 1 Giga da Claro e uso o modem deles junto com três Decos X60 da TP-Link.

Pelo modem da Claro, o wifi ultrapassa a velocidade de 1 Giga, porém no cabo mal chega aos 900 Mega. Com isso o wifi via Deco X60 também perde qualidade, sendo que ele suporta velocidade superior à 1 Giga. E eu uso o cabo de rede no PC e no laptop, testei nos dois. O modelo do modem da Claro é o ZXHM6600P.

O que pode estar ocasionando isso? Pelo cabo não deveria ser melhor? Eu uso os cabos CAT 5E e o CAT 6.

• Membro VIP
Postado

900 Mbps me parece bem razoável SE as interfaces tanto do seu PC/note quanto dos roteadores suportarem até 1 Gbps, essa diferença de 100Mbps se deve ao overhead de protocolos.

Os 1000 Mbps da operadora neste cenário onde todas as interfaces físicas são limitadas à 1Gbit só será extraído em sua totalidade na soma de todas as conexões abertas demandando banda ao mesmo tempo (cabo e sem-fio).

O cabeamento neste caso tem pouco impacto, tanto Cat5E ou Cat6, por óbvio que o Cat6 tem maior capacidade de banda passante -- 10 Gb -- mas este também fica limitado à capacidade das interfaces de rede envolvidas.

Recomendo a troca dos Cat5E por Cat6 em caso de distâncias muito grandes algo como 20mts ou mais, e no caso de a idade dos cabos Cat5E atuais serem superiores à 10 anos ou mais.

Postado

Bom dia Linio.

O cabeamento foi feito no ano passado e aqui são dois andares, funciona bem.

O meu ponto de dúvida é no roteador da Claro e o Deco X60.

Pelo aparelho da Claro, o wifi supera a velocidade de 1 Giga. Chega até 1.300 de download e 700 de upload, porém o alcance é pequeno. Tanto o roteador da Claro como o Deco X60 estão conectados via cabo de rede Cat6. Alcance do wifi maior, porém desempenho inferior (600 de download e 700 upload).

O desempenho pelo cabo não deveria ser superior ao do wifi?

• Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, Leonardo Assad Aoun disse:

O desempenho pelo cabo não deveria ser superior ao do wifi?

Neste caso, por incrível que pareça não, o WiFi tem maior capacidade de banda que por Cabo, pelo simples motivo de a sua interface de rede cabeada estar limitada à 1Gbps, ao passo que sua rede WiFi 5 ou 6 passam facilmente dos 3~9 Gbps teóricos (5Ghz / 6Ghz).

Para que você consiga trafegar velocidade superior via cabo, obrigatoriamente suas interfaces de rede cabeada precisam ter suporte nativo acima do padrão 1Gbps, mas não basta a placa de rede do PC ter suporte, os roteadores na rede LAN também precisam ter suporte à maiores velocidades, o que infelizmente não é tão comum em roteadores domésticos (home routers).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!