Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

boa tarde, tudo tranquilo? Queria dicas de qual kit CPU + placa-mãe + RAM comprar até uns R$ 2000-2200.
Uso para edição de vídeos, motion e design gráfico, utilizando mais o after effects, photoshop e premiere. Também jogar uns jogos aí kkkk (como EA FC, CS 2, cod warzone, nba 2k)

e se possível, qual valor posso anunciar o kit anterior (sei q a placa-mãe provavelmente é descarte)

tenho a seguinte configuração:

i5 4460
B85M-G ASUS (está com defeito e por isso preciso fazer esse upgrade no kit)

12gb ram (4+8 1600mhz)
SSD 480gb WD sata III
fonte xpg pylon 650w (comprada em fev/2023)

RTX 2060 6gb ASUS dual oc (dez/2022 - sei que é muito acima do kit atual, comprei mas não consegui fazer logo o upgrade)

gabinete ninja aero (mid tower)

estou em duvida entre kit do i5 12400f, i5 12600kf, i5 13gen, r7 5700x ou o 5700x3d se pegasse uma promo, mas não sei se tem outro kit nessa faixa de preço que teria desempenho superior. Se possível com 32gb ram

agradeço desde já

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de CPU, RAM e placa-mãe para trabalho e jogos até R$ 2300,00
Postado

Por volta dos R$2.300, pra montar um bom kit com Ryzen 7 e 32GB de RAM, você teria que abrir mão de uma placa-mãe B550 e ficar na A520. Nisso você perderia o suporte a PCI-Express 4.0.

Um Ryzen 7 5700X seria a melhor alternativa do ponto de vista de desempenho multi-core, enquanto o 5700X3D seria a melhor alternativa do ponto de vista do desempenho em jogos (se você achar ele numa boa promoção). O i5 12600KF fica totalmente fora de cogitação, apesar de ser melhor que o 5700X em multi-tarefas. Ele é um CPU bem ineficiente energéticamente, o uso de uma placa-mãe robusta (e cara) é obrigatório e a compra de um water cooler de boa qualidade também, isso encareceria muito o kit.

Feitas as considerações, uma possível alternativa seria:

AMD Ryzen 7 5700X - R$1.100

ASUS TUF Gaming A520M-Plus II - R$600 (de vez em quando aparece por R$520)

RAM Corsair 2x16GB 3600MHz CL18 - R$590

Cooler Thermalright Assassin X 120 - R$136

OBS: Os Ryzen 7 não acompanham cooler, então comprar um é obrigatório

Ao montar a configuração acima, você já poderia começar a estudar sobre PBO para liberar mais desempenho pra ele (acredito que seja possível na A520, mas teria que confirmar), podendo chegar ao nível do 5800X no multi-core. O 5700X em stock é travado no padrão de 65W, então o desempenho multi-core dele fica limitado, mas ao fazer o PBO você libera energia para que ele possa subir acima dos 100W. Com isso a temperatura do CPU também será mais alta. O 5700X3D em multi-core fica abaixo até mesmo do 5700X stock (65W), o foco dele é maior desempenho em jogos.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

@GuilhermeGB O que achas dessa placa-mãe  ?

Ruim. Não está no nível de placas geralmente vendidas mesma faixa de preço (MSI B550M PRO-VDH WiFi e ASUS TUF Gaming B550M-Plus). Ela só tem "skin" pra enganar o consumidor, mas o VRM é medíocre, a BIOS da Gigabyte é confusa e tende a dar mais problemas de compatibilidade.

• Curtir 2
Postado
22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Por volta dos R$2.300, pra montar um bom kit com Ryzen 7 e 32GB de RAM, você teria que abrir mão de uma placa-mãe B550 e ficar na A520. Nisso você perderia o suporte a PCI-Express 4.0.

Um Ryzen 7 5700X seria a melhor alternativa do ponto de vista de desempenho multi-core, enquanto o 5700X3D seria a melhor alternativa do ponto de vista do desempenho em jogos (se você achar ele numa boa promoção). O i5 12600KF fica totalmente fora de cogitação, apesar de ser melhor que o 5700X em multi-tarefas. Ele é um CPU bem ineficiente energéticamente, o uso de uma placa-mãe robusta (e cara) é obrigatório e a compra de um water cooler de boa qualidade também, isso encareceria muito o kit.

Feitas as considerações, uma possível alternativa seria:

AMD Ryzen 7 5700X - R$1.100

ASUS TUF Gaming A520M-Plus II - R$600 (de vez em quando aparece por R$520)

RAM Corsair 2x16GB 3600MHz CL18 - R$590

Cooler Thermalright Assassin X 120 - R$136

OBS: Os Ryzen 7 não acompanham cooler, então comprar um é obrigatório

Ao montar a configuração acima, você já poderia começar a estudar sobre PBO para liberar mais desempenho pra ele (acredito que seja possível na A520, mas teria que confirmar), podendo chegar ao nível do 5800X no multi-core. O 5700X em stock é travado no padrão de 65W, então o desempenho multi-core dele fica limitado, mas ao fazer o PBO você libera energia para que ele possa subir acima dos 100W. Com isso a temperatura do CPU também será mais alta. O 5700X3D em multi-core fica abaixo até mesmo do 5700X stock (65W), o foco dele é maior desempenho em jogos.

Infelizmente a tuf a520 não tem overclock nem PBO.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Fabricio S S J disse:

Infelizmente a tuf a520 não tem overclock nem PBO.

Segundo a postagem do Reddit abaixo, ajustes manuais de PBO são possíveis no chipset A520, o usuário conseguiu usar na sua placa. Overclock manual é algo defasado que nem vale a pena mexer quando se tem um CPU Ryzen 5000 ou mais recente. Aqui eu uso no Ryzen 5 3600 porque não suporta PBO2 (e o PBO "1" não traz o resultado que eu quero).

Postado

Ryzen 7 5700X (R$ 1100)
MSI B550M PRO-VDH (R$ 670)
KINGSTON RGB 16GB (R$ 259 CADA PENTE) OU KINGSTON 16GB (SEM RGB) (R$ 247 NO BOLETO)
AIR COOLER THERMALRIGHT SPIRIT EVO (BRANCO) (R$ 170) ou um mais parrudo PEERLESS ASSASSIN SE (R$ 245)
As versões pretas estão mais caras, mas vira e mexe aparece no Kabum! mas acaba o estoque rápido. O spirit evo preto estava 140 esses dias no kabum (inclusive comprei um)

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB o foco é mais para trabalho mesmo. Então a melhor opção nesse orçamento seria o r7 5700x né? a b550 msi pro vdh não da conta dele não?

o 5700x3d só seria melhor se pegasse uma promo perto do valor do 5700x, correto?

a intel então fica fora do orçamento atual kkkk

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Segundo a postagem do Reddit abaixo, ajustes manuais de PBO são possíveis no chipset A520, o usuário conseguiu usar na sua placa. Overclock manual é algo defasado que nem vale a pena mexer quando se tem um CPU Ryzen 5000 ou mais recente. Aqui eu uso no Ryzen 5 3600 porque não suporta PBO2 (e o PBO "1" não traz o resultado que eu quero).

Contudo, a a520m da tuf em específico não tem ambos. 

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack por enquanto não, uma gpu com salto muito significativo de desempenho sairia na faixa de uns 2k eu acho e não vou ter condições já

@Fabricio S S J beleza mano, vou ficar de olho nesses componentes. Um deepcool ag400 daria conta do trabalho ou é necessário um desses air coolers? *esquece, achei q o ag400 ainda estava na faixa de 140, mas tá 200 já

quanto a cores/RGB me importo muito não, o negócio é desempenho bruto mesmo

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

Contudo, a a520m da tuf em específico não tem ambos

Não sabia sobre a falta de PBO na A520 TUF, mas overclock manual não é suportado em nenhuma A520 mesmo. 

4 minutos atrás, caiobaliani disse:

a b550 msi pro vdh não da conta dele não?

Ela é bem melhor, mas foge bastante do orçamento total, o kit subiria para mais de R$2.500 sem contar o cooler.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, caiobaliani disse:

@FoxBlack por enquanto não, uma gpu com salto muito significativo de desempenho sairia na faixa de uns 2k eu acho e não vou ter condições já

@Fabricio S S J beleza mano, vou ficar de olho nesses componentes. Um deepcool ag400 daria conta do trabalho ou é necessário um desses air coolers?

O ag400 já aguenta sim, mas por ser o mesmo preço que o spirit evo sendo inferior não compensa.
Caso você consiga pegar ele em promo de live na terabyte por R$99 compensa.

• Curtir 1
Postado

Cara, pega logo um Ryzen 7 5700X3D mesmo, é mais caro, mas vai durar bem mais. sem falar que é mais recentemente e tem tecnologias mais novas e cara consumindo menos energia.

Postado

@GuilhermeGB estava de olho nessa versão mesmo, sem wifi. Obrigado, vou acompanhando os valores para fazer a compra. Só uma dúvida, a fonte (xpg pylon 650w) que tenho da conta dessa configuração com a 2060 né?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!