Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Fiz um teste de consumo de energia em uma tomada com: 1 PC + 1 monitor + 1 TV + 1 PS4 todos desligados, e deu um consumo de 55w, e o consumo em kwh deu 1.5. Isso claramente está alto né? Alguém pode compartilhar quanto de consumo o PC de vocês consomem desligado?

Obrigado!

• Vitoria Gabriela alterou o título para Quanto um PC pode consumir de energia estando desligado?
Postado

voce tem que ver se tanto a TV quanto ao PS4 estão realmente desligados ou em stand-by.. 

A TV consome muito pouco.. mas o PS4 pode consumir bastante principalmente se durante o stand by ele fizer algum download...

O PC desligado não deve consumir nada.. 

Postado

Consumo médio de um PS4 é por volta de 80-100W rodando jogos, com picos de até ~150W.

Um PC gamer médio pode consumir rodando jogos algo entre 250-350W, dependendo da configuração.

Uma TV vai consumir algo abaixo dos 50W, pode ser mais a depender do tamanho e das tecnologias. Um monitor costuma consumir menos de 40W.

O consumo total em kWh é uma somatório do consumo do seu PC ao longo do tempo. Uma forma aproximada de calcular isso seria pegar o consumo médio e multiplicar pela quantidade de horas que tudo está ligado. Lembrando que 1kW = 1000W, e o que chamamos de 1kWh é o equivalente ao consumo médio de 1000W durante 1 hora. Se você consumir 1000W em 30 minutos (1000W * 0,5 horas), seria o equivalente a 0,5kWh, mas se você consome 500W em 2 horas (500W * 2 horas), seria o equivalente a 1kWh, e assim vai.

Postado
5 horas atrás, FoxBlack disse:

Leia 

Ótimo artigo, realmente é bom desligar o pc da tomada mesmo e meu consumo foi muito além..

5 horas atrás, bngomes disse:

voce tem que ver se tanto a TV quanto ao PS4 estão realmente desligados ou em stand-by.. 

A TV consome muito pouco.. mas o PS4 pode consumir bastante principalmente se durante o stand by ele fizer algum download...

O PC desligado não deve consumir nada.. 

Confirmei hoje que o problema era a tv, somente ela mesmo em standby tava consumindo 55w.. isso é muita coisa, em 1 mês daria por volta de R$ 30

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Confirmei hoje que o problema era a tv, somente ela mesmo em standby tava consumindo 55w.

Caramba... então deve ter algo errado com ela.. esse consumo ela deve ter em uso... em stand by uma tv deve consumir menos de 1W

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Consumo médio de um PS4 é por volta de 80-100W rodando jogos, com picos de até ~150W.

Um PC gamer médio pode consumir rodando jogos algo entre 250-350W, dependendo da configuração.

Uma TV vai consumir algo abaixo dos 50W, pode ser mais a depender do tamanho e das tecnologias. Um monitor costuma consumir menos de 40W.

O consumo total em kWh é uma somatório do consumo do seu PC ao longo do tempo. Uma forma aproximada de calcular isso seria pegar o consumo médio e multiplicar pela quantidade de horas que tudo está ligado. Lembrando que 1kW = 1000W, e o que chamamos de 1kWh é o equivalente ao consumo médio de 1000W durante 1 hora. Se você consumir 1000W em 30 minutos (1000W * 0,5 horas), seria o equivalente a 0,5kWh, mas se você consome 500W em 2 horas (500W * 2 horas), seria o equivalente a 1kWh, e assim vai.

Grato pela resposta, confirmei que o problema era a TV mesmo dando 1.5kwh. Consumo bem alto em standby

Postado
6 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Grato pela resposta, confirmei que o problema era a TV mesmo dando 1.5kwh. Consumo bem alto em standby

Acho que você não pegou bem, 1,5kWh pode ser baixo ou pode ser alto depende do periodo que você analisa. 1,5kWh durante o mês inteiro é baixíssimo, 1,5kWh durante uma hora é alto.

Só pra você compreender melhor, supondo que sua TV consuma 50W funcionando (e não em standby), para ele consumir 1,5kWh (1500Wh) ela precisaria de funcionar por:

1500Wh / 50W = 30 horas.

Ou seja, se você usar sua TV 3 horas por dia, levaria 10 dias para dar um total de 1,5kWh. Se você mantiver essa média o mês inteiro, seria 4,5kWh no mês. Se você pagar R$0,90 por kWh aí na conta de luz, isso não vai dar nem R$5,00 por mês de gasto com eletricidade (considerando só a TV).

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, bngomes disse:

Caramba... então deve ter algo errado com ela.. esse consumo ela deve ter em uso... em stand by uma tv deve consumir menos de 1W

Pois é.. bizarro.. é uma TV bem antiga, depois vou ver qual é o consumo dela ligada. Mas por hora já sei o que vou fazer, vou comprar umas tomadas inteligentes e vou programar elas para desligar em certos horários. Meu consumo de energia tá vindo um absurdo e eu nem consumo muita coisa, geralmente fica tudo desligado aqui em casa e só fica meu PC ligado (trabalho em casa).

24 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que você não pegou bem, 1,5kWh pode ser baixo ou pode ser alto depende do periodo que você analisa. 1,5kWh durante o mês inteiro é baixíssimo, 1,5kWh durante uma hora é alto.

Só pra você compreender melhor, supondo que sua TV consuma 50W funcionando (e não em standby), para ele consumir 1,5kWh (1500Wh) ela precisaria de funcionar por:

1500Wh / 50W = 30 horas.

Ou seja, se você usar sua TV 3 horas por dia, levaria 10 dias para dar um total de 1,5kWh. Se você mantiver essa média o mês inteiro, seria 4,5kWh no mês. Se você pagar R$0,90 por kWh aí na conta de luz, isso não vai dar nem R$5,00 por mês de gasto com eletricidade (considerando só a TV).

Realmente.. A informação que eu peguei de 1.5kwh na verdade é um registro que a tomada inteligente fez em um dia, mas o consumo nesse momento da TV em standby é de 55w. Minha conta de luz tá vindo um absurdo de 600kwh e eu ainda não entendo o motivo disso.. Eu já desliguei todas as tomadas e utilizei um alicate amperímetro pra medir os fios de energia, e o resultado foi de 0.05A de consumo, então parece que existe uma fuga de energia mas parece ser muito baixa não justificando a conta.. Vou fazer mais testes depois volto com mais informações, agradeço as respostas!

Rapazeada.. fiz o seguinte teste, será que com esse teste posso concluir uma fuga de energia?

Basicamente removi tudo da energia e foi com o alicate medir a corrente que passava nos 3 fios e de 0A em 2 e no terceiro deu 0.05A. Depois liguei tudo que costuma ficar ligado na energia e testei de novo e obtive esse resultado:

1º fio deu 3.3A

2º fio deu 2.2A

3º deu 0.4A

Posso concluir com esses resultados que tem uma fuga? Ou não da pra concluir nada ainda?

Postado

@Aks Jacoves perdão, acabei não pegando a parte dos seus últimos comentários falando que era uma TV antiga e que estava consumindo 55W em standby, achei que seria uma TV moderna (LCD/LED) onde o consumo é bem baixo. Mesmo assim, acho que 55W em standby é alto demais, deve ter algum defeito na sua TV.

600kWh no mês é comum quando se usa muito ar-condicionado, aí tem também o chuveiro elétrica, aumenta mais se tiver muito uso de forno elétrico ou air fryer, por exemplo. Aqui em casa com 3 pessoas, nos meses mais quentes (quando se usa muito ar-condicionado) chega mais ou menos nessa média de 600kWh.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Aks Jacoves perdão, acabei não pegando a parte dos seus últimos comentários falando que era uma TV antiga e que estava consumindo 55W em standby, achei que seria uma TV moderna (LCD/LED) onde o consumo é bem baixo. Mesmo assim, acho que 55W em standby é alto demais, deve ter algum defeito na sua TV.

600kWh no mês é comum quando se usa muito ar-condicionado, aí tem também o chuveiro elétrica, aumenta mais se tiver muito uso de forno elétrico ou air fryer, por exemplo. Aqui em casa com 3 pessoas, nos meses mais quentes (quando se usa muito ar-condicionado) chega mais ou menos nessa média de 600kWh.

Aqui tem ar condicionado mas nem utilizo. O que consumo mais é: lavadora de louça, air frayer, geladeira, refrigeradora  e 2 computadores. E como ta fazendo calor geralmente o banho é na temperatura baixa, acho que esse consumo de 600kw não se justifica.. 

Aproveitando, vendo minha ultima resposta consegue concluir algo?

Postado
55 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Basicamente removi tudo da energia e foi com o alicate medir a corrente que passava nos 3 fios e de 0A em 2 e no terceiro deu 0.05A. Depois liguei tudo que costuma ficar ligado na energia e testei de novo e obtive esse resultado:

1º fio deu 3.3A

2º fio deu 2.2A

3º deu 0.4A

Posso concluir com esses resultados que tem uma fuga? Ou não da pra concluir nada ainda?

Sua casa parece ser sistema bifásico, ou seja, tem 2 fases e um neutro. Desconfio que esse 3º fio seja o neutro, não é normal ter corrente nele, aparentemente está tendo fuga em algum lugar do circuito. O melhor seria você contratar um eletricista pra dar uma olhada no local.

11 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Aqui tem ar condicionado mas nem utilizo. O que consumo mais é: lavadora de louça, air frayer, geladeira, refrigeradora  e 2 computadores. E como ta fazendo calor geralmente o banho é na temperatura baixa, acho que esse consumo de 600kw não se justifica.. 

Sim, se não tiver muito uso, não faz sentido mesmo.

Air fryer consome em média 1500W. Se você usar por 1 hora por dia, resulta em 45kWh por mês.

Lava-louça não tem um consumo tão elevado assim, a cada lavagem costuma ser menos de 1kWh de consumo, mas arredondando pra cima daria pra considerar também mais uns 30kWh por mês se usar uma vez por dia também.

Uma geladeira vai consumir por volta de 2kWh por dia (depende do modelo), resultando em uns 60kWh por mês.

Chuveiro elétrico nas potências mais baixas consome 2500W, ligado por 10 minutos daria uns 0,4kWh, dois banhos por dia vai 0,8kWh e 24kWh por mês pra cada pessoa.

Por isso aí você tira uma base.

Postado
57 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Aproveitando, vendo minha ultima resposta consegue concluir algo?

Quando trabalhei na empresa de eletricidade (no atendimento o publico) a sugestão pra saber se tá tendo fuga era tirar todos os aparelhos da tomada e verificar se o medidor continuava girando.. rsss

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sua casa parece ser sistema bifásico, ou seja, tem 2 fases e um neutro. Desconfio que esse 3º fio seja o neutro, não é normal ter corrente nele, aparentemente está tendo fuga em algum lugar do circuito. O melhor seria você contratar um eletricista pra dar uma olhada no local.

Sim, se não tiver muito uso, não faz sentido mesmo.

Air fryer consome em média 1500W. Se você usar por 1 hora por dia, resulta em 45kWh por mês.

Lava-louça não tem um consumo tão elevado assim, a cada lavagem costuma ser menos de 1kWh de consumo, mas arredondando pra cima daria pra considerar também mais uns 30kWh por mês se usar uma vez por dia também.

Uma geladeira vai consumir por volta de 2kWh por dia (depende do modelo), resultando em uns 60kWh por mês.

Chuveiro elétrico nas potências mais baixas consome 2500W, ligado por 10 minutos daria uns 0,4kWh, dois banhos por dia vai 0,8kWh e 24kWh por mês pra cada pessoa.

Por isso aí você tira uma base.

Grato pela resposta!

O que eu tô encucado é com essas medidas que tirei, me parece muito que ta tendo fuga. Mas gostaria de algo para confirmar se faz sentido só com essas medidas ter fuga.. 

1 hora atrás, bngomes disse:

Quando trabalhei na empresa de eletricidade (no atendimento o publico) a sugestão pra saber se tá tendo fuga era tirar todos os aparelhos da tomada e verificar se o medidor continuava girando.. rsss

Muito obrigado!

Cara, com essas medidas o que você acha? Será que dá pra confirmar que tá tendo fuga depois que ligo os componentes ?

E irei fazer esse teste que você passou olhando o medidor e volto com a resposta. 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 27/11/2024 às 09:05, bngomes disse:

Se tirar tudo da tomada e continuar girando é por que tem fuga.. ou alguém fez gato na sua energia.. rss

Grato pela resposta!

Acabou que não vi nada de anormal quando desligo todos os equipamentos, mas quando ligo o retorno pra mim tá estranho.. Vou comprar amanhã um DR pra ver se consigo matar essa charada e retorno com mais informações. 

Grato a todos pela ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...