Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo fazer um upgrade no meu PC, pretendo pegar um Ryzen 5 7600 junto de uma B650.

Ainda não me decidi com nenhum modelo especifico, mas me interessei pela MSI B650M Gaming Plus.

Dito isso, estou um tanto na dúvida sobre qual memória pegar. 

Eu encontrei esse modelo e me pareceu interessante: https://www.gkinfostore.com.br/memória-adata-xpg-lancer-blade-preta-16gb-DDR5-6400mhz-ax5u6400c3216g-slabbk

Velocidade: 6400MHz

Latência: CL 32-39-39

Mas estava lendo que AMD esta meio instável com memórias acima de 6000Mhz. Claro que posso limitar elas na BIOS, mas ai não sei até que ponto compensa gastar num modelo de 6400Mhz.

image.thumb.png.2b2092c9261382dca7446936bd7bbccc.png

Também não tenho visto muitas opções de RAM, a grande maioria é de 5200Mhz e com CL40+, tudo nessa mesma faixa de preço. Então nem sei se na Black Friday vou acabar achando coisa melhor.

Vocês teriam alguma outra recomendação? 

Postado

Eu não sou um expert em AMD - mas to procurando e lendo e vendo muita coisa de DDR5 pra fazer a minha compra. E com as mesmas duvidas q você.

- primeiro - O grande problema da DDR5 é com o segundo par de slots. voce usar 2 pentes apenas - teoricamente você deveria conseguir chegar onde a sua placa-mãe suporta - 100% garantido nas velocidades sem OC (q vi que ai é 5200) - qto tb nas velocidades em OC. Algumas, claro mais dificeis de se atingir mas, estando dentro do suporte da placa - teria q entregar.

- segundo - sim, pelo q vi tb 6000 é o "Porto Seguro" atual das memórias - muita gente chegando "fácil" - outros dizendo que nunca tiveram problema pra chegar - etc - e a partir dai a dificuldade vai aumentando - 6400 cai nessa malha de loteria - pode ser que você compre - e sua "combinacao" de placa, processador e mem - de 100% ok - e boa. pode ser que você tenha que ajustar algo (em geral tensão) - e tb boa. e pode ser q você precise ajustar mais coisa num nivel mais hard de OC.. 

então, (tudo isso pelo q li tb) - acima de 6000 você fica na loteria - se você não manja muito de OC - o nivel de problemas aumenta tb ne.

POR OUTRO LADO:

- vi tb muito teste de velocidades - e o ganho (especialmente pra jogos) - entre uma de 5000 e 8000 - é muito pequeno ou em alguns jogos ate inexistente. então entre 6000 - 6400 é nada.

- outra coisa - não sei sua planilha de valores - mas as vezes com o orçamento da de 6400 você compra mais memória de 6000 - que é mais vantagem - justamente pela inexistencia de diferenca em velocidade (ou simplesmente economizar o valor).

- por fim - um calculo básico q você tb pode fazer pra ver o que vale mais - é dividir a LATENCIA pela frequência da memória. essa de 6400 com 32 de latencia - te da 0,5 ns. uma memória de 7200 com 36 de latencia - da exatamente a mesma coisa - 0,5 ns - ou seja - nem sempre mais CL é pior - e as vezes a diferença é estão pequena - que talvez compense o fato de você não precisar estressar sua memória.

meu veredito - eu não gosto de rodar em OC - então essa historia de ter que ficar ajustando tensão, etc etc.. to fora - isso aliado ao fato da diferença de velocidade não oferecer um ganho significativo pro risco e especialmente pro custo maior = vou na de 6000.

E MAIS, o pulo do gato - se você usar a conta q te passei - e a de 6000 for CL30 - vera que dara tb 0,5 ns.

Postado

@DanielRodrigo Então, eu pegaria de 6000Mhz sem problema. Mas a maioria dos modelos que encontro tem um CL muito alto.

Devo ter visto dois ou três modelos de CL30, ambas custando uns 500+ cada pente (O que no fim daria uns 200 reais mais caro do que essa que postei).

Acabei optando por essa XPG justamente pelo preço estar mais baixo do que outros modelos até piores que ela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!