Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe aguenta Ryzen 5 7600 e RTX 4060/3060 - AM5

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, to pensando em montar um AM5, queria uma placa-mãe até uns 800/900 no máximo boa e que aguente essa placa de vídeo e processador. 

Pensei na MSI Pro A620M-E ou na placa-mãe MSI Pro B650M-P

Postado

MSI PRO A620M-E é uma péssima placa-mãe, muito fraca. A MSI pisou feio na bola nessa placa.

MSI PRO B650M-P, por outro lado, é uma placa decente para sua faixa de preço. Na faixa de preço dela também tem a ASUS TUF A620M-PLUS, outra placa interessante.

OBS: Placa-mãe não precisa "aguentar" placa de vídeo, a única função dela é permitir a comunicação entre processador e placa de vídeo através do slot PCI-Express x16. A placa-mãe tem que ter um VRM forte o suficiente pra dar conta do CPU, aquela MSI A620 que é muito fraca até para um Ryzen 5 7600, mas você não teria problema com a TUF A620 ou a MSI B650.

Lembrando que a fonte também tem que "aguentar" a configuração inteira. Se for fonte de baixa qualidade, você pode acabar tendo problema cedo ou tarde. 

Postado

@GuilhermeGB  Uma MSI PRO B650M-P com Ryzen 5 7600 e RTX 4060, 16 ram 6000mhz acha um bom pc que vai durar por uns anos? ou consigo coisa melhor? ia pegar fonte 650w

se conseguir me indicar uma memória ram DDR5 boa também, não sei se MHz faz tanta diferença assim 

Postado
3 minutos atrás, henrique rib disse:

Uma MSI PRO B650M-P com Ryzen 5 7600 e RTX 4060, 16 ram 6000mhz acha um bom pc que vai durar por uns anos?

Não é possível prever esse tipo de coisa, mas dificilmente terá uma vida curta.

4 minutos atrás, henrique rib disse:

ou consigo coisa melhor?

Nessas plataformas modernas não.

4 minutos atrás, henrique rib disse:

ia pegar fonte 650w

Saber se ela é de 650W não é informação suficiente, precisa ter procedência. Além disso, 650W para essa configuração é exagero. Mas qual a marca e o modelo dessa fonte em questão?

6 minutos atrás, henrique rib disse:

se conseguir me indicar uma memória RAM DDR5 boa também, não sei se MHz faz tanta diferença assim 

Frequência e timing são importantes. 6000MHz CL30 é o mais recomendável pra você adquirir. Não basta ser apenas 6000MHz e ter timing ruim, tipo CL40.

Postado

@henrique rib ambas as placas vão servir, só lembrando que a a620 não faz overclock e essa placa em si é de entrada. Aqui um ótimo review dela pelo Rafael Coelho, que fazia os reviews aqui do CdH:

Se quiser economizar um pouco e usar o básico, essa A620 vai suprir, mas estude investir mais já que o orçamento permite. 

Também olhe a placa-mãe Maxsun Challenger B650M WI-FI - R$ 680 Terabyte, acho um bom custo-benefício também

Postado

@henrique rib 8700G é uma péssima opção, o nível dele em jogos é inferior ao Ryzen 5 5600 quando combinado com uma placa de vídeo. Não se engane com o nome "Ryzen 7" e nem com o número "8700", porque esse processador aí é uma APU a linha de APUs tem outro tipo de foco. São chips onde a CPU em si é mais fraca para dar espaço para um gráfico integrado mais potente, justamente para máquinas onde o foco é não investir em placa de vídeo.

Sobre a RTX 4060 Ti, se você pensa em trocar de placa de vídeo daqui 1-2 anos e não pensa em jogar tudo com gráficos no alto, pode ser interessante, até porque a vida útil dessa placa de vídeo será bem curta por falta de memória de vídeo.

Postado

@henrique rib você está falando de RTX 4060 ou 4060 Ti? São placas diferentes. A RTX 3060 12GB está muito abaixo do nível de desempenho de uma RTX 4060 Ti, e justamente pela RTX 4060 Ti estar tão acima, ela deveria ter mais memória de vídeo, porque o chip gráfico dela tem potencial para durar bem mais tempo. A RTX 3060 12GB já está nos seus anos finais de vida útil, e memória de vídeo não é o que vai salva-la.

Postado

@Daniel987 eu não sou de recomendar placas chinesas, por mais que essa aí seja uma das menos piores, ainda está abaixo dos meus padrões pessoais. O maior problema desse tipo de placa é o suporte de BIOS, você está muito mais sujeito a ter problemas de compatibilidade do que com marcas grandes.

Postado

@Daniel987 , mais uma pra te deixar na dúvida então, Biostar B650MT - R$ 447 Guerra Digital e review dela na PCinq

Se eu tivesse montando um AM5, eu tinha encontrado minha placa rs

[edit] Aliás, na Guerra Digital tem outras 2 que achei bacanas e cabem no seu orçamento:

Colorful Battle-AX B650M-GHA WiFi V14 - R$ 886 Guerra

ASRock B650M-HDV/M.2 - R$ 859 Guerra

Postado

@GuilhermeGB Eu fiquei com mais uma dúvida. É claro que não sabemos todas as especificações da RTX 5070, mas acha que um processador Ryzen 5 7600 e essa placa-mãe que você mencionou vão conseguir dar conta? Porque já tenho algumas das peças. Será que vou ter que trocar mais pra frente?

agora, Daniel987 disse:

@GuilhermeGB Eu fiquei com mais uma dúvida. É claro que não sabemos todas as especificações da RTX 5070, mas acha que um processador Ryzen 5 7600 e essa placa-mãe que você mencionou vão conseguir dar conta? Porque já tenho algumas das peças. Será que vou ter que trocar mais pra frente?

Estão especulando que vai lançar lá pra fevereiro ou março, então não estamos tão longe

5 minutos atrás, Daniel987 disse:

Estão especulando que vai lançar lá pra fevereiro ou março, então não estamos tão longe

Meu palpite é que a 5070 vai ter o desempenho igual ou próximo ao desempenho de uma 4080

Postado

@Daniel987 RTX 5070 com nível da RTX 4080 seria um salto de desempenho bem alto em relação a RTX 4070. Eu estava acredito que a NVIDIA traria bons saltos nessa geração pra compensar o que ela não fez com as RTX 4000, mas os rumores das RTX 5000 até agora me fazem duvidar disso. Até alguns anos atrás, a placa 70 da próxima geração entregava o mesmo nível da placa mais top da geração anterior, mas hoje a NVIDIA entrega o mínimo de desempenho pelo maior preço possível, e mesmo assim continua vendendo bem.

De qualquer maneira, o Ryzen 5 7600 é um bom CPU para jogos, se você encaixar a resolução correta com o tipo de placa de vídeo que você tem, ele não deverá atrapalhar o PC.

Postado
Em 07/12/2024 às 15:40, GuilhermeGB disse:

@Daniel987 RTX 5070 com nível da RTX 4080 seria um salto de desempenho bem alto em relação a RTX 4070. Eu estava acredito que a NVIDIA traria bons saltos nessa geração pra compensar o que ela não fez com as RTX 4000, mas os rumores das RTX 5000 até agora me fazem duvidar disso. Até alguns anos atrás, a placa 70 da próxima geração entregava o mesmo nível da placa mais top da geração anterior, mas hoje a NVIDIA entrega o mínimo de desempenho pelo maior preço possível, e mesmo assim continua vendendo bem.

De qualquer maneira, o Ryzen 5 7600 é um bom CPU para jogos, se você encaixar a resolução correta com o tipo de placa de vídeo que você tem, ele não deverá atrapalhar o PC.

Estou demorado para responder porque estou abrindo pouco o fórum kk. Você acha que vale a pena investir um pouco mais para ter PCli 5.0?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!