Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente alguém sabe se algum linux funciona neste pc?

(Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T5550 @ 1.83GHz)

2G DE RAM

Modelo Sony VGN-NR385E

Atualmente ele tem W10 e so usamos pra pesquisas mas windows ta se tornando cada vez mais pesado. 

Captura de Tela (1).png

Captura de Tela (2).png

Postado

Então. O sistema em si vai funcionar sim.

O problema é que 2GB de memória é muito pouco para o uso da Web atualmente. (Se você abre múltiplas abas no navegador)

Então você pode ter alguns problemas durante a navegação. (Lentidão, Congelamentos, Crashs, etc...)

Mas se você quiser tentar, a distro que eu recomendo é o Debian 12 XFCE. (É bem enxuto e estável)

Depois de instalada a distro, é muito importante que você certifique-se que tem um arquivo/partição swap configurado no sistema, habilite o zswap e instale o Early-OOM.

Segue um post explicando o processo para o Debian 11 (Serve pro 12 também):

https://baronhk.wordpress.com/2021/10/03/setting-up-zswap-in-debian-11-gnu-linux/

Por fim, recomendo fortemente que você faça um upgrade na memória principal do sistema, e instale um SSD.

• Curtir 2
Postado

Marcelota, tenta o AntiX. Uso ele em um centrino de boa, mais velho que o seu note. (https://antixlinux.com/download/).

É uma distro feita para usar em pcs velhos e com poucos recursos. Funciona com 512 de memória, mas eles sugerem pelo menos 768. As vantagens dele com relação a distros como puppy linux são duas: usa pacotes atualizados do debian e não pacotes portados (que dependem da pequena comunidade produzir) e já vem em português (rsss).

Pra navegar na internet você vai sofrer com só 2gb, mas um bloqueador de anúncios pesado ou um navegador mais simples e voltado para essa situação ajudam muito - não deixam uma maravilha mas ajudam. Nessa parte não posso te oferecer sugestões porque meu centrino é minha máquina de escrever/livro de receitas, então não uso muito a internet e já esqueci o que instalei lá, se foi o Pale Moon  ou o Midori.

Boa sorte!!

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
Postado

olá a todos!

Até no linux hj tem se exigido no minimo 4gb de ram? Não sou usuario linux e não acompanho nada sobre linux, mas eu acreditava que existia muitas versões super leves, que rodaria com 512 de ram por exemplo, carregando o minimo possível de recursos. Daí sobraria mais ram para os navegador.

Além destas distros, quais outras são super leves apenas para acesso web mesmo?

Postado
1 hora atrás, Adamastor Abrolio Silve disse:

olá a todos!

Até no linux hj tem se exigido no minimo 4gb de ram? Não sou usuario linux e não acompanho nada sobre linux, mas eu acreditava que existia muitas versões super leves, que rodaria com 512 de ram por exemplo, carregando o minimo possível de recursos. Daí sobraria mais ram para os navegador.

Não existe mais distros que possa se afirmar que sejam leves e ao mesmo tempo utilizáveis.

Outro detalhe é que só o navegador já vai "devorar" memória e deixar o sistema lento.

O "milagre" da ressurreição que certas distros prometem não vale a pena.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Existem sim distros leves, como é o caso do AntiX e do PuppyLinux. São poucas e são projetos especiais voltados para pcs antigos. Mas como o Fox Black citou, o problema é a internet. Os navegadores de hoje em dia devoram memória, principalmente se você não usa nenhum tipo de bloqueio de cookies e anúncios principalmente. Daí vem o desenvolvimento de navegadores mais leves, como o Midori que mencionei.

Ou seja, o "apenas para acesso web" não existe rsss "acesso web" é justamente o maior problema.

Isto dito, se você conseguir chegar em 4 gb eu posso te dizer que você vai ter uma experiência bem razoável. No meio do ano os dois PCs daqui de casa pifaram sem mais nem menos e tive que ressuscitar um dual core que era até mais fraquinho que o seu, mas com 4 gb, pra poder trabalhar (meu trabalho é remoto). Usei uma versão do linux mint nele e me disciplinei para não abrir abas demais de cada vez no firefox, definir as proteções contra rastreamento como rigorosas e fechar o navegador, limpando os cookies, etc de vez em quando, tipo de quatro em quatro horas. Por motivos que não vêm ao caso tive de sobreviver assim por vários meses, mas não posso reclamar, conseguia fazer tudo o que precisava.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 27/12/2024 às 07:02, Adamastor Abrolio Silve disse:

olá a todos!

Não é bem o linux ou Windows que tem "exigido", são os navegadores mesmo. E o mínimo pra usar com comodidade é pelo menos 8GB de ram.

@Marcelota Parece que seu notebook tem só um slot de memória, se puder conferir é uma boa. não li nada sobre quanto ele suporta [aqui].

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Sugestão de sistema Linux para notebook Sony antigo com Core 2 Duo T5550

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!