Ir ao conteúdo

TUTORIAL: Conversão de Imagens de Disco para Jogos Antigos

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

OBSERVAÇÕES INICIAIS:

a. Este tutorial é destinado a usuários de Windows, Mac ou Linux.

b. Este tutorial é destinado ao uso em extrações de imagens de disco feitas a partir dos discos originais do próprio usuário. A pirataria não é suportada ou apoiada por este Fórum.

O QUE É NECESSÁRIO:
A imagem do disco do jogo + o utilitário CHDMAN.exe + um pequeno script .bat, a ser executado em CMD (no caso do Windows, e que neste tutorial, você mesmo vai criar).

O QUE FAZER:

1. Baixe o utilitário do CHDMAN aqui.

2. Coloque a imagem ou ROM do seu jogo na mesma pasta onde você salvar o CHDMAN (extraia-o do arquivo .zip).

3. Crie um arquivo de texto na mesma pasta, e dê o nome que quiser a ele, alterando a extensão do arquivo, ao final do nome, de ".txt" para ".bat".

4. Clique com o botão direito nesse novo arquivo e selecione a opção "Editar" (o Bloco de Notas do Windows deve se abrir).

5. Copie e cole o texto abaixo, em negrito, para dentro dele:
chdman createcd -i game.iso -o game.chd
pause

Obs: para nosso exemplo, um arquivo ISO será convertido para o formato CHD, sendo que este é o geralmente aceito pelos principais emuladores atuais de consoles mais antigos (PS2 e anteriores).

6. Salve as alterações e feche o Bloco de Notas.

7. Clique duas vezes sobre seu arquivo de texto (que agora deve ser um arquivo de sistema), e aguarde.

8. Após o fim da conversão, pode ser que o script crie um arquivo binário e um arquivo de texto nomeados com o título do formato de saída (exemplo, "game.iso", se a conversão foi para ISO). Nesses casos, o arquivo de texto pode ser apagado (verifique se ele tem o tamanho de 0KB antes de apagar), e o arquivo binário pode ser renomeado com a extensão desejada, de "game.bin" para "game.iso", por exemplo, se o seu objetivo é ter um arquivo ISO.

9. Renomeie o arquivo do jogo com o título normal e use o arquivo onde precisar.

PARA QUÊ ESTE TUTORIAL É ÚTIL:

Se por exemplo, você possui um console PS2, com vários jogos originais, e gostaria de jogar esses jogos, mas sem deteriorar o console, no seu leitor de discos, ou mesmo os discos dos jogos, pode extrair os arquivos deles para um PC, convertê-los em ISO ou CHD, e usar em homebrews no console, como o OPL, ou no próprio PC, para jogar através dos emuladores.

• Curtir 3
  • Solução
Postado

Tem um zip do CHDMAN vem com um arquivo "CUE-GDI-ISO to CHD.bat" com a linha de comando

for /r %%i in (*.cue, *.gdi, *.iso) do chdman createcd -i "%%i" -o "%%~ni.chd"

Onde você dá dois cliques em cima dele e automaticamente todos os arquivos em formato .cue, .gdi ou .iso que estão na pasta são convertidos para .chd mantendo o mesmo nome do arquivo original.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Gabriel U Esse formato CHD é bem maneiro (tem um ratio legal). Pena que o OPL só suporta ZSO (além do ISO).

Acaba que se tu serve os jogos via samba, é melhor manter em ISO mesmo e usar a compressão de diretórios do NTFS no Windows.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
14 horas atrás, ArturRJ disse:

Acaba que se tu serve os jogos via samba, é melhor manter em ISO mesmo e usar a compressão de diretórios do NTFS no Windows.

Vou pesquisar a respeito, parece algo interessante.

No meu caso eu tenho todos os meus backups de jogos de PS2 em formato CHD, acho que mais de 150GB de jogos num HD externo. Já que meu PS2 não funciona mais, eu só rodo os jogos via emulador, tanto no PC quanto no celular.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 03/12/2024 às 18:05, ArturRJ disse:

@Gabriel U Esse formato CHD é bem maneiro (tem um ratio legal). Pena que o OPL só suporta ZSO (além do ISO).

Ah sim, o "samba" seria o protocolo SMB de compartilhamento de arquivos? Interessante. Essa é a opção viável para quem prefere enviar os jogos ao PS2 pela porta de rede de console, em vez de usar HD ou pendrive. Interessante (confesso que precisei ler algumas vezes para entender seu comentário)...

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Gabriel U disse:

Ah sim, o "samba" seria o protocolo SMB de compartilhamento de arquivos? Interessante. Essa é a opção viável para quem prefere enviar os jogos ao PS2 pela porta de rede de console, em vez de usar HD ou pendrive. Interessante (confesso que precisei ler algumas vezes para entender seu comentário)...

Isso. rsrsrsrs

Eu tenho um PS2 slim. E como ele não tem o HD, eu carregava os jogos via rede.

Apesar de que tem jogo que não funciona no smb, como o Rei Arthur.

O USB eu só usava em último caso (Rei Arthur), pois as cutscenes não carregam direito e os loadings são mais longos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!