Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5600: Air Cooler ou Water Cooler?

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou montando um PC, e comprei um processador Ryzen 5 5600, meu amigo tem um, e me recomendou não depender do cooler box que vem junto, porque vai esquentar e pode prejudicar. 

Estou em duvida se compro um water cooler da Master Cooler MasterLiquid ML120L, ou se um air cooler AG 400 da DeepCool é o suficiente.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá, boa tarde.

O cooler que acompanha o processador deve ser mais do que suficiente para seu desempenho. A temperatura também poderá depender das condições de Air Flow de seu gabinete e demais fans. 

Caso opte por Air Cooler torre, o AG 400, sobrará até para processadores futuros. Não recomendo que utilize Water Coolers de 120 mm, por conta do baixo desempenho, onde um Air cooler de preço menor, valeria mais a pena.

Fora que o Ryzen 5 5600 não é tão quente quanto outros processadores da mesma categoria. 

• Curtir 2
Postado

@El Nunez Boa tarde!

Primeiramente, seu amigo provavelmente deve ter um fluxo de ar ruim no gabinete, ou não se contenta vendo o processador ficar a 71º em uso alto.

É um processador com TDP 65w, o cooler padrão é mais do que essencial, ele não vai ficar super gelado, mas a temperatura dele não é preocupante.

Você até pode investir em um Air Cooler, não é uma opção ruim, mas pode economizar e investir em um gabinete melhor com um ótimo fluxo de ar, tal coisa que resolveria um eventual problema de aquecimento.

7 minutos atrás, El Nunez disse:

Master Cooler MasterLiquid ML120L

Water Cooler 120mm é quase igual ou praticamente igual a um Air Cooler de qualidade, se for comprar WC, compre no mínimo um 240mm.

Postado

@El Nunez , se você está comprando a versão box, que vem com o cooler Wraith Stealth, já é suficiente pra trabalhar em stock ou até com leve overclock, como comentaram a temperatura não causará nenhum problema, e esse modelo de cooler também ajuda a resfriar o VRM da placa-mãe, muito bom se ela não possuir dissipador nessa região.

Agora, se quiser mudar por questão estética aí é com você. Praticamente qualquer cooler do mercado vai servir, pra ter uma ideia, meu irmão usa esse processador, que importou a versão sem cooler, com um Rise Mode Z2 (mas hoje eu pegaria a versão Pro, um pouco superior pela especificação) e se quiser economizar  é minha recomendação. O AG400/AK400 é bem superior sim, caso queira saber rs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...