Ir ao conteúdo

Carga de baterias de NiCd, NiMH e Lítio 18650

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Tenho uma parafusadeira Black & Decker antiga, que usa um pack de 3 células de níquel cádmiun NiCd, de 1,2V, 1200mAH ligadas em série. Troquei as células por não segurarem mais a carga.

Na loja onde comprei as 3 células novas havia também células do mesmo tamanho, mesma tensão, mas com capacidade maior por serem de níquel metal hidreto NiMH.

A fonte original de carga da parafusadeira é simples, e projetada (acredito) para carregar as de NiCd.

Perguntas:

1) Se eu tivesse comprado as de NiMH, e usasse o mesmo carregador, o que poderia de pior acontecer?

2) Se eu adaptar para usar um carregador de NiMH, e usar a parafusadeira durante a carga, poderia haver problema uma vez que o carregador teria que carregar ao mesmo tempo que alimentar o aparelho? Qual poderia ser a consequência disso?

3) E se eu usasse 2 baterias 18650 de lítio ligadas em paralelo? Mudaria algo com relação ao carregador, se comparado ao carregador das de NiMH? Ou ambas usam o mesmo carregador?

Obrigado

Jimmy San Juan

• Solução
Postado

@Jimmy 2 Se o carregador da bateria Ni-Cd for do tipo lento, aqueles que levavam a noite toda carregando, não tem problema colocar baterias Ni-Mh nele... e a maioria das parafusadeira pequenas usam esses carregadores lentos...

Agora se a parafusadeira tiver espaço pra 2 células 18650, ou mesmo uma única célula 18650 ai além de maior autonomia, você consegue carregar ela com uma plaquinha Tp4056 e um carregador de celular, em menos de 3 horas...

Mas tem o risco de se você continuar usando a parafusadeira quando ela ficar fraca, você pode descarregar demais a bateria e estragar ela, baterias de litio não podem ser descarregadas abaixo de 2,5V sob risco de entrarem em curto ou desenvolverem fuga interna por conta de depósitos de litio metálico, o ideal seria ter um BMS pra desligar a bateria quando a tensão caísse, mas um BMS de boa corrente não é barato...

Uma ideia que pode ajudar seria colocar um LED branco  com resistor serie de 100 ohms ligados em paralelo com o motor pra acender quando a parafusadeira fosse acionada, quando o led ficasse fraco você saberia que a bateria esta muito baixa e é hora de carregar...

Mas não inventa de carregar essa bateria de litio com gambiarras ou com o carregador original pois baterias de lítio são muito sensíveis com a tensão, tipo a tensão padrão de carregamento é de 4.2V se botar 4.3V ja é o bastante pra encurtar a vida da bateria! e elas não aceitam sobrecarga, quando carregadas o circuito carregador precisa interromper a carga senão elas explodem.

• Obrigado 1
Postado

ótimo, obrigado pela tua resposta. Esclareceu bastante.

Mais umas dúvidas:

Achei isso no Ali:
1/5/10PCS 1S 3.7V 3A Li-ion BMS PCM Battery Protection Board Pcm for 18650 Lithium Ion Li Battery
https://www.aliexpress.us/item/1005006781810910.html
é uma plaquinha daquelas compridinhas. Não achei cara, custa R$ 7,00 sem o frete, e vem 10 peças. É esse que você mencionou?

O carregador para NiMH e Lítio é o mesmo? E o BMS se aplica também para NiMH?

Postado

@Jimmy 2 Esse BMS é muito fraco pra aguentar a corrente de pico de um motor, fora que esses BMS chineses muitas vezes não entregam a corrente prometida, pra parafusadeira teria que ser um BMS desse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4328741254-placa-bms-1s-16a-37v-42v-para-bateira-de-li-ion-18650-_JM

E pra bateria Ni-Mh o BMS é desnecessário, pois a parafusadeira ficaria muito fraca pra ser usada antes da bateria descarregar por completo, e baterias de Ni-Cd e Ni-Mh aceitam serem descarregadas ate zero sem problemas.

Uma coisa a se atentar ao trocar de baterias é ver a bitola dos fios, se a bateria substituta tiver fios muito mais finos que as originais da parafusadeira, pode dar aquecimento dos fios e perda de potência.

• Obrigado 1
Postado

Valeu @F4b10,

Adoraria continuar na linha das baterias 18650, mas pelas dificuldades técnicas apresentadas (BMS caro) acho melhor ficar no meio do caminho, ou seja, com células de NiMH que já duram quase o dobro do tempo de uso.

Explorando a tua primeira observação, sobre os carregadores lentos, qual seria a corrente de carga máxima que o carregador permite para que eu possa usar o carregador original com células de NiMH? Penso em colocar pra carregar medindo a corrente, e se ultrapassar o limite ai pensaria em uma forma de diminuir essa corrente. Como meu uso é doméstico, acho que um tempo de carga baixo não é tão importante.

O pack de bateria não contém fios. As 3 células são conectadas entre si com aquela chapinha de metal soldada a ponto, e nas extremidades tem 2 conectores Faston F110. Os fios fazem parte da parafusadeira,

Postado

@Jimmy 2 Geralmente os carregadores lentos carregam com uma corrente de um decimo da capacidade da bateria, tipo se a bateria Ni-Cd original era de 600mAh o carregador vai usar 60mAh, e uma carga padrão de 0 a 100% levaria 14 horas... supondo que você colocou baterias Ni-Mh de 1200mAh e manteve o carregador original, a bateria vai continuar carregando com 60mAh, podendo levar ate 30 horas pra carregar de zero a 100%, pode ser que o carregador use uma corrente de carga um pouco mais rápida, tipo 20% da capacidade original da bateria, mas nesse caso ele teria um circuito pra interromper a carga.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...