Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu ganhei uma célula da moto elétrica Shineray SHE-S que também é igual a antiga Watts 125 e a BEM Ray 125 e ao caminhão da JAC Motors.

Não existe um data Sheet para ela e acredita-se que seja de LiFePO4 medindo 14X10X2 cm e pesando 620 gramas.

Tudo leva a crer que seja uma célula condenada porque do contrário não teriam me dado ela e sim vendido.

O que me interessa é ter em mãos a célula original e poder me divertir com ela enquanto tento aprender alguma coisa.

Ela mediu 1,44V e ao conectar o carregador de bateria de celular simplesmente não acionou o painel indicando que não estava sendo carregada, ai eu a conectei numa fonte e fui girando o botão até o ponteiro marcar 0,5A, desta forma ela foi gradualmente subindo a tensão até chegar em 2,40V momento em que acionou o painel do carregador e a partir dai começou a carregar, após 30 minutos estava marcando 2,712V.

Durante o dia eu deixava o carregador ligado e à noite desligava enquanto não podia monitorar o evento.

Após 39 horas de carga mediu 3,319V e a partir dai nas próximas 9 horas de carga ficou oscilando entre 3,319 e 3,321V ou seja, não teve mais alteração.

1.jpg.823ea1761836377309776dd94c341918.jpg

Resolvi dar o segundo choque nela ligando na fonte da Yaxun 703D primeiro com 0,5A o que fez ela subir para 3,6V:

2.jpg.697c9f23664f8931f241d270475293e5.jpg

E depois com 1A subindo para 4,0V:

3.jpg.de73340a4196562cfc0b202c60473758.jpg

Isso por um breve intervalo de tempo, próximo de um minuto quando o ponteiro baixava um pouquinho.

Acontece que depois de remover a célula da fonte, a tensão dela voltava a anterior, sem mudanças.

A minha dúvida é se pode fazer este choque com este tipo de célula? Ou não, seguindo com a carga normal.

Postado

@Pincipi Pode não! baterias de litio formam dendritos metálicos quando submetidas a descargas profundas e sobrecarga, podendo entrar em curto e uma vez que se forma o curto interno ela incha e pode ter o "rompimento em chamas"...

Pra restaurar uma célula de lítio, você não precisa limitar a corrente, mas sim a tensão, tipo se a bateria estava a 1,4V você coloca uns 2V na fonte e deixa ela la ate a corrente cair pra um valor baixo, ai sobe pra 2.5V e deixa ate a corrente  cair depois 3,3V e deixa ela la na fonte ate a corrente cair pra algo na casa dos 100 ou 200mA...

Se sua bateria for LifePo4 a tensão nominal dela é de 3.2V e uma célula com 3.3V ja estaria cheia, mas mede a tensão sobre a bateria com o multímetro pois se você usar 3,4V ja é muito e vai sobrecarregar a bateria LifePo...

No seu caso como a bateria não sobe acima disso, provavelmente ela é LifePo, não é bom tentar carregar essa bateria me carregadores pra litio pois a tensão de carregamento das baterias de litio é bem mais alta ,cerca de 4,2V.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Valeu pela informação.

Com base na tela da BMS smart, a tensão da célula carregada deveria ser em torno de 3,5V:

35v.jpg.81967659f7a7e7b7d3caeb289136ccf1.jpg

Isso usando o carregador original no PAC de 24 células.

Também pode ser o caso de que exista uma divergência do que é mostrado no painel:

Na fonte mostra 3,2V

No multímetro mostra 3,320V

Na BMS mostra 3,550V

A célula já tem um leve sinal de estufamento e é bem provável que esteja danificada.

Amanhã vou tentar na fonte 3,3V e ao mesmo tempo medir no multímetro para ver a diferença.

• Membro VIP
Postado

Testei por meia hora conectado na fonte do Yaxun com 3,3V e cerca de 250 mAmp, no multímetro começou com 3,304 e no final ficou oscilando entre 3,316 e 3,317, na tela do Yaxun subiu para 3,4V e o ponteiro de corrente não mudou.

Postado

@Pincipi Eu ja reaproveitei baterias 18650 de sucata e é complicado, os defeitos mais comuns que eu pego são baterias que esquentam no carregamento (curto interno), podendo estourar se a corrente de carga dor mais alta, e baterias que nunca carregam, nesse caso algum dendrito gera uma fuga de corrente que não permite que a bateria carregue 100% geralmente essas bateria só presta pra descarte pois é arriscado carrega-las sem supervisão...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!