Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um gabinete Montech Air 1000 Premium e ele já veio com 3 fans frontais de 140mm e uma traseira de 120mm.

Estou trocando algumas peças do PC, migrando pra AM5, e vou colocar um cooler Thermalright Peerless Assassin.

Tinha pensando em colocar mais duas fans de exaustor na parte superior do gabinete pra ajudar no airflow.

Mas, pelo o que andei pesquisando, não é muito recomendado colocar fans na parte superior junto de air coolers dual tower, certo?

Será que compensa trocar só a fan traseira, pra colocar uma mais potente?

Desde que comprei, nunca encontrei informações sobre CFM dessas fans Montech. Mas colocando a mão, não parece ter um fluxo de ar muito forte.

Teriam alguma recomendação de fan silenciosa e com argb pra fazer essa troca?

image.png.ef38befb49369c7ee209f445012a9c02.png

Postado

Testa o novo hardware com as fans do gabinete antes comprar outras, é provável que sejam suficiente.

4 horas atrás, Lactobacilos disse:

Tinha pensando em colocar mais duas fans de exaustor na parte superior do gabinete pra ajudar no airflow.

O objetivo de fan de exaustão é remover ar quente de dentro do gabinete, e na frente do fan do air cooler não tem ar quente, tem é o ar fresco que entra pela frente, remover esse ar antes que chegue na fan do air cooler não faz sentido, alias tem efeito negativo, vide o que diz a NZXT para a posição "top" do H6.

NZXT-H6-FLOW.png

Vide nesse ASUS otimizado para uso de air cooler, se tivesse mais fan no topo mais para frente estaria saindo mais fumaça ali, representando ar fresco seu extraído.

Os dois fans de exaustão - traseiro e topo perto do fundo; estão extraindo ar aquecido do air cooler e do VRM da placa-mãe.

A furação no topo existe para permitir colocar radiador de 240, 360mm.

Airflow-optimized-AC.jpg

A Noctua só faz cooler a ar - lidera nesse mercado; vide a recomendação para seus coolers, tem dois fans no topo, mas o da frente esta admitindo ar.

Nocua-airflow.png

Agora, se a sua prioridade com fans no gabinete  é "decoração",  e não se importa em gastar com mais um ou dois fans que não vão melhorar nada, o impacto negativo não é grande. Satisfaça seu gosto. 

Postado

Então, a ideia principal era só trocar a fan traseira mesmo. 

Pensei em colocar uma mais potente lá e transferir a atual pra parte de cima, estilo essa imagem que você mandou:

image.png.67d44ceafb2768bf72402efd8365d27e.png

Acredito que dar conta, as fans atuais até dão conta.

Mas essas Montech realmente não tem lá o fluxo de ar mais potente do mundo, pelo menos não com uma configuração de RPM silenciosa.

Apesar de não tem problema algum com temperatura atualmente, tenho uma RTX 4070 e um i5 11400 e já sinto o gabinete bem quentinho. Parece que o ar quente tem um pouco de dificuldade pra sair.

Você teria recomendação de algum modelo?

Realmente queria pegar uma só pra ajudar na exaustão.

Postado

Citação

Mas essas Montech realmente não tem lá o fluxo de ar mais potente do mundo, pelo menos não com uma configuração de RPM silenciosa.

Bom, a Montech AX140 tem esta especificação:

• Fluxo de ar (máx.): 90,5 CFM
  • Pressão Estática (máx.): 2,9 mm H2O

Inclusive foi testada no Cybenetics* e recebeu selo Bronze, entregou 80,1 dos 90,5 CMF anunciados (~88%).

* A Cybenetcis só testa fan usada em fontes.

https://www.cybenetics.com/evaluations/fans/77/

Uma das fans mais honesta nas especificações das testadas pelo Cybenetics foi a Cooler Master Masterfan MF140 HALO²   - recebeu selo PLATINUM.

Cooler Master Masterfan MF140 HALO (140mm) ARGB - R$ 89,90

Entregou 58,29 CFM  dos  59,51 anunciados (~97%). Isso com o ruído limitado a 25 dBA.

https://www.cybenetics.com/evaluations/fans/19/

Se recortar a colmeia de metal que tem sobre a fan traseira (supostamente) melhora o fluxo de ar em 30%, mas invalida a garantia. Além disso se usar uma fan bem forte, será um perigo para dedos desavisados. 😜 

Faço isso nos meus gabinetes, mas são velharias.

• Curtir 1
Postado

@1lokos No caso, a parte traseira do meu gabinete só suporta fans de 120mm.

As únicas que suportam de 140mm são as frontais, que não pretendo mexer.

Próxima vez que abrir o PC, vou tentar olhar se encontro alguma informação do modelo das fans Montech que vieram nele. Elas são diferentes das desse modelo que você comentou.

A MASTERFAN MF120 HALO recebeu silver/gold nas avaliações Cybenetcis, não sei até que ponto compensa gastar mais de 80 reais nela. Fora que ela diferente bastante das outras fans do PC, no quesito estética kkkk.

Eu tinha pensado na cooler master sickleflow, mas infelizmente não tem o comparativo dela nesse site. Até achei que fosse a SF120M, mas é outro modelo.

No pior dos casos, vou ficar de olho pra ver se aparece uma promoção legal pra masterfan halo.

Não é como se eu estivesse com muita pressa pra isso agora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!