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Olá boa noite a todos, eu tenho um Xeon 2650 V3 numa Huananzhi bd4, mesmo sendo um uma "gambiarra" o suporte para NVMe nessa placa-mãe (eu imagino que nativamente ela não tenha por ser antiga), eu estou enfrentando problemas com o SSD.

 

Começou com o seguinte, meu computador estava funcionando normalmente, mas eu queria formatar, dai o fiz, na hora de inicializar o Windows e entrar no desktop deu tela azul, dai remontei todo o pc e passei uma borracha nos contatos e limpei com um pincel porque achei q poderia ser mau contato, porém não resolveu minha situação, o computador da tela azul, acusando vários erros como: WHEA_UNCORRETABLE_ERROR  e CRITICAL_PROCESS_DIED, quando o pc liga novamente, o NVMe não aparece no boot, tendo que desligar a fonte pra poder aparecer de novo, e ficava nesse loop até corromper o Windows e eu ter que instalar de novo. Devido a isso eu instalei o Windows no outro SSD que é sata, nesse caso ele funciona normalmente, dai assumi que não deveria ser problema físico em nenhum componente, exceto no NVMe que poderia estar danificado (ou a entrada da placa-mãe). Fiz uma sessão de testes nele (NVMe) e não acusou nada, ele aparentemente está funcionando normal, leitura normal escrita normal, eu já voltei a BIOS da placa-mãe pra original, já atualizei a versão do Windows que uso para instalar, já atualizei os drivers da placa-mãe e nada resolve.

Hoje me ocorreu que quis instalar um jogo nesse NVMe e a Steam acusou corrupção nos arquivos, dai assumi que o problema era físico e já ia dar adeus pro meu NVMe, mas antes disso eu limpei os contatos dele novamente e simplesmente consegui instalar o jogo sem problemas, mas quando tento iniciar o Windows por ele acaba dando tela azul, mesmo com o NVMe aparentemente normal. Espero que alguém simpatize e saiba algo que eu ainda não tentei pra me ajudar com isso. desde já grato.

SPECS:

Huananzhi BD4.
Xeon 2670 V3.
16GB RAM 3200mhz.
RTX 2070 8GB.
Fonte 500W Redragon 80plus bronze.
NVMe: Kingspec NX Series 1TB

Captura de tela 2024-12-08 202357.png

  • Mr. Caio Augusto alterou o título para NVMe Kingspec NX Series 1TB corrompendo Windows e dando tela azul.
  • Moderador
Postado

Neste caso em específico é difícil de determinarmos o que pode estar causando esse problema.

 

Veja, essa MB não suporta nativamente um NVMe e temos o agravante de que a marca de seu SSD não é muito confiável pois existem variedades de chips sendo utilizado pela Kingspec sem padrão e paridade de produção. Eu arrisco que seja problema com sua unidade de NVMe. 

 

Faça um teste de escrita (stress test) para verificar se não há problemas na controladora dele.

 

Recentemente eu tive um problema na minha unidade de SSD sata da WD, o sintomas era parecido com o seu. Ele detectava mas as vezes parava do nada... Precisei mandar para RMA e foi constatado problemas na controladora dele.

 

 

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Postado

@Mr. Caio Augusto Olá, eu fiz alguns testes, não sou nem de longe especialista nisso, mas ao que parece ele está funcionando normal, eu analisei o gráfico enquanto ele estava em stress e parece normal para mim (o outro SSD que está normal fica bem parecido o gráfico), em seguida olhei pro teste de stress do CristalDiskMark e eu notei valores ridículos como 456G/S, que obviamente é um valor irreal, partindo disso eu acreditei que era algum erro nessa unidade do NVMe, mas antes eu fiz usando o mesmo programa, porém outra versão, e dessa vez apareceram valores totalmente aceitáveis e normais pra esse NVMe. Portanto não sei se foi algum erro no NVMe ou no software, eu fiz esses testes mais ou menos umas 3 ou 4 vezes em cada programa pra ter um resultado sólido, será que esse valor exorbitante seria relacionado a essa controladora defeituosa, ou seria só um bug?
Desde já, obrigado.
seguem as prints: 

Captura de tela 2024-12-09 205044.png

Captura de tela 2024-12-09 205203.png

Captura de tela 2024-12-09 204613.png

Postado
15 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Eu acredito ser um bug de software apenas.

 

Mas que não exime da controladora estar defeituosa. de fato sugiro não utilizar para guardar arquivos importantes.

Você já testou a porta da placa-mãe? NVMe?

Eu tentei trocar da entrada ultra m2 para a m2 e ver se resolvia, mas não identificou o NVMe, vou tentar de novo depois e vejo se deu certo, talvez seja a placa-mãe.

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