Ir ao conteúdo

SSD ou HD externo para backup

Ir à solução Resolvido por Fause,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de sugestões para adquirir um SSD externo ou HD externo, para deixar arquivos de backup. Preferencialmente no SSD, por questão de velocidade de gravação/leitura.

*todos arquivos seriam salvos manualmente, a cada "x" dias, então não precisa o componente ter qualquer gerenciamento e/ou controle sobre isso;

*arquivos normais, como planilhas, banco de dados, fotos, etc.;

*preferencialmente de 2Tb para mais;

*com melhor controladora/chip/"sistema" de arquivamento possível (não conheço sobre isso, mas sei que têm "variações");

*mas principalmente, mais confiável em termos de durabilidade.

Pergunto, pois sinceramente, fiquei pouco preocupado com tantas avaliações sobre SSDs simplesmente queimarem e deixarem de ter acesso, mesmo em marcas mais conhecidas e que talvez representem a maior fatia de vendas (Samsung, SanDisk, Kingston por exemplo). Há também relatos em discos rígidos externos, como vi alguns comentários da WD modelo Elements 4Tb Western Digital, mas parecem ser menos.

Claro, sabemos que entre 10.000 vendidos / 100 darem defeito é questão de sorte (azar no caso), mas gostaria de auxílio nos mais duráveis e se é recomendado backup nos SSD.

Se for necessário mais alguma informação, vou complementando aqui.

Obrigado!

Postado

Backup, via de regra... se você só tem um você não tem nenhum.

SSD para backup de 2Tb+ hoje ainda é inviável por questão de preço. De qq forma, SSD externo só tem mesmo a vantagem de não ter partes moveis e ser mais resistente a impactos e quedas. A velocidade adicional não vai ajudar muito pois a interface USB é um gargalo monstruoso.

• Curtir 3
Postado

pois é.... isso de ter mais de um local salvo realmente faz sentido, mas pelo menos preciso de 1 lugar salvo antes de mais nada kkkkkkkk

quanto a questão "R$", realmente o que fica dentro do orçamento, seriam os de 1Tb para SSD, estava pensando em algo próximo de R$1.000,00 para investimento.

Para HDs, já melhora a relação R$/armazenamento, pois como no modelo que citei, Elements Western Digital, encontrei por aprox. R$ 850,00 tendo 4Tb.

Postado
25 minutos atrás, As_Jay disse:

Elements Western Digital, encontrei por aprox. R$ 850,00 tendo 4Tb.

WD na minha opinião e experiencia é a melhor marca para drives externos. Acho difícil encontrar opção melhor em custo e confiabilidade.

Tem as opções em nuvem também, que talvez valha considerar. Com R$ 850 daria para pagar dois anos de 2Tb no Google Drive (e sobraria um troco), por exemplo.

• Curtir 2
Postado

iria de hdd tbem, ja vi usarem SSD e não vi aumento de velocidade por ser backup.

compra 2 HD sata e seja feliz(mantenho backup dessa forma).

drive da vida se você precisar configurar novamente vai levar muito tempo para sincronizar os 2TB fora que tem a questão de vazamento de dados, etc

• Curtir 1
Postado

Posso recomendar os WD RED que são desenvolvidos para NAS... Não são externos, mas se colocar em um case vira externo.

Eu uso em um NAS e vai tranquilo.

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, W46n3r disse:

Tem as opções em nuvem também, que talvez valha considerar. Com R$ 850 daria para pagar dois anos de 2Tb no Google Drive (e sobraria um troco), por exemplo.

sim chegamos a cogitar também, a questão era somente que preferiria manter localmente os backups (fisicamente falando)

não sei o quanto da problema, mas também vi casos de sumirem arquivos na nuvem e alterar pastas/caminhos no PC (mais no OneDrive no caso)

19 horas atrás, thiago.jj disse:

compra 2 HD sata e seja feliz(mantenho backup dessa forma).

drive da vida se você precisar configurar novamente vai levar muito tempo para sincronizar os 2TB fora que tem a questão de vazamento de dados, etc

pois é, acho que vou seguir nesse caminho mesmo

quanto aos dados, a questão de demora no sincronismo também pesa

15 horas atrás, Fause disse:

Posso recomendar os WD RED que são desenvolvidos para NAS... Não são externos, mas se colocar em um case vira externo.

Eu uso em um NAS e vai tranquilo.

interessante mesmo.... vou dar uma pesquisada nisso

esse HD WD RED, poderia usar como secundário?  digo ter em uma maquina 1 HD/SSD rodando Windows e + esse WD RED só para backup?

pois tenho um computador mais simples, que está parado e poderia servir só pra isso

se puder me dar uma ideia de como tu usa aí, seria de grande ajuda

qualquer coisa se não quiserem misturar os assuntos, pode me mandar no privado 

• Solução
Postado
6 minutos atrás, As_Jay disse:

... esse HD WD RED, poderia usar como secundário?  digo ter em uma maquina 1 HD/SSD rodando Windows e + esse WD RED só para backup?

pois tenho um computador mais simples, que está parado e poderia servir só pra isso

se puder me dar uma ideia de como tu usa aí, seria de grande ajuda

qualquer coisa se não quiserem misturar os assuntos, pode me mandar no privado 

Com certeza pode usar dessa forma que voce disse... O objetivo maior desse WD RED é ser utilizado como disco para armazenamento de arquivos.

Aqui eu uso em um NAS com sistema operacional TrueNAS (é um tipo de linux)... Posso te enviar no privado alguns detalhes para ajudar na sua instalação... É bem simples de usar e configurar.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Fause disse:

Aqui eu uso em um NAS com sistema operacional TrueNAS (é um tipo de linux)... Posso te enviar no privado alguns detalhes para ajudar na sua instalação... É bem simples de usar e configurar.

beleza! quando tiver um tempo, sem pressa, pode me mandar sim... pra ser sincero vou estudar isso, não tenho conhecimento, mas aí já fico com tuas dicas

enquanto isso, vou ver se o computador antigo suporta a carga de trabalho kkkkk

Postado

Somente para dar feedback 

Comprei mesmo o HD WD red sugerido pelo amigo @Fause, ainda não montei porque não chegou, mas deve dar tudo certo.

Analisando o custo/beneficio foi o que valeu mais a pena mesmo para essa questão do backup.

Agradecer ao @W46n3r @thiago.jj pelas dicas que também corroboraram com a ideia de HD para backup, talvez isso me livrou de uma dor de cabeça futura com SSD kkkkk

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...