Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Coordenador
Postado

Olá, pessoal.

 

Neste tópico irei abordar uma solução rápida e que geralmente funciona para resolver problemas de driver de vídeo. Na maioria dos casos, conflitos de versão (que são os mais comuns) são ocasionados pelo Windows Update. Aqui está um exemplo, fornecido por um usuário do fórum:

 

ba1106cf-7631-4ec9-a2cb-ad77b7ed28e0.jpg

 

Primeiramente, embora esses problemas possam aparecer sem interação por parte do usuário, vale lembrar que os drivers na seção "atualizações opcionais" do Windows Update não devem ser baixados, exceto em casos onde algum hardware específico apresente mau funcionamento. Esses drivers muitas vezes incluem versões mais antigas ou incompletas, que estão ali apenas como mecanismo para contornar eventuais problemas.

 

Se você fez alterações usando aquela seção de "atualizações opcionais", então muito provavelmente foi isso que ocasionou o problema. Isso porque um driver mais antigo ou limitado foi baixado e sobrescreveu o driver correto. E, como restaram componentes adicionais do driver atualizado, isso resultou em um conflito de versão.

 

Para resolver esse e outros problemas, basta seguir o passo a passo. Lembrando que este tutorial é válido apenas para o Windows. O gerenciamento de drivers de vídeo no Linux é mais fácil e feito de forma diferente. No Linux, se seu hardware for AMD ou Intel, os drivers já estão incluídos no kernel e serão atualizados junto com o sistema (ou seja, não precisa instalar nada). Se seu hardware for Nvidia, use o driver proprietário mais atual suportado por seu hardware que esteja disponível nos repositórios da sua distribuição (nunca baixe drivers para Linux direto no site da Nvidia, pois isso não faz sentido). Na maioria das distribuições, o driver é instalado automaticamente durante a instalação e será atualizado automaticamente durante atualizações do sistema.

 

1. Atualize o Windows para a última versão:

 

Antes de qualquer coisa, atualize o seu Windows para a última versão. Mas atenção: não faça as atualizações opcionais mencionadas anteriormente. Faça apenas as principais, que vêm automaticamente ao abrir o menu de atualizações:

 

image.png

 

2. Faça o download do driver mais atual do site do fabricante da GPU (AMD, Nvidia ou Intel):

 

O primeiro passo é baixar o driver e deixar o instalador armazenado no computador. Mas atenção: você deve baixar o driver em si, completo, usando a ferramenta de pesquisa manual no site. Se baixar a ferramenta de detecção automática para instalação online, o procedimento abaixo não funcionará.

 

Para placas da AMD: abra https://www.amd.com/pt/support/download/drivers.html e pesquise no campo "Pesquise ou navegue por drivers e suporte por produto".

Para placas da Nvidia: abra https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/drivers/ e pesquise no campo "Pesquisa manual de drivers".

Para placas da Intel: abra https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/search.html#sort=relevancy&f:@tabfilter=[Downloads]&f:@stm_10385_pt=[Gráficos] e baixe a versão correta para o seu produto.

 

Lembre-se de selecionar a última versão estável, e não uma versão beta.

 

3. Faça o download do Display Driver Uninstaller:

 

O Display Driver Uninstaller (DDU) é uma excelente ferramenta para remover drivers de vídeo sem deixar resquícios. Você pode encontrá-lo em: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

 

Embora problemas ao executá-lo sejam raros, talvez você queira criar um ponto de restauração do sistema, por precaução.

 

4. Desligue a Internet:

 

Se você usa Internet por cabo, desconecte o cabo de rede da placa-mãe. Se usa por wi-fi, desligue o wi-fi nas opções do sistema. Isso é necessário para evitar que, após a remoção do driver anterior, o Windows Update tente instalar automaticamente uma versão genérica assim que estiver conectado à Internet. Isso pode voltar a adicionar resquícios que poderiam novamente ocasionar problemas.

 

5. Extraia e abra o DDU, desinstale o driver de vídeo e reinicie:

 

No DDU, selecione o fabricante da GPU e clique na opção de desinstalar e reiniciar. Embora o DDU recomende o uso do modo seguro, por experiência própria eu diria que não faz muita diferença. Ele deve reiniciar automaticamente após o fim do processo.

 

6. Instale o driver baixado anteriormente e reinicie:

 

Agora, depois que o computador reiniciou, basta instalar o driver que você baixou anteriormente. Recomendo que faça a instalação completa, incluindo o aplicativo de gerenciamento.

 

Se a versão que você baixou foi a correta (ou seja, o driver completo), tudo correrá bem. Se o instalador perguntar pela conexão à Internet, isso significa que você baixou a versão incorreta, que detecta o hardware e baixa o driver via rede. Retorne ao passo 1.

 

Após concluir a instalação, não esqueça de reiniciar novamente o computador.

 

7. Ligue a Internet e veja se está normal:

 

Agora basta testar. Para evitar a ocorrência de novos erros de versão no futuro, não instale drivers das "atualizações opcionais" do Windows Update e não fique muito tempo sem atualizar seus drivers de vídeo. Não é interessante atualizar constantemente, especialmente assim que novas versões forem lançadas, mas também não é legal ficar muito tempo sem atualizar (até porque também perderá otimizações para os últimos lançamentos). Eu diria que intervalos de três meses são interessantes.

 

Você pode usar o próprio software gerenciador de drivers (AMD Adrenalin ou Nvidia App) para a atualização. Não fique usando o DDU para trocar a versão do driver (ele deve ser usado apenas para resolver problemas).

  • Curtir 6
  • Obrigado 1
  • Amei 5

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...