Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu comprei algumas pecas recentemente:
Ryzen 5 8600g

gigabyte b650m gaming wifi

16 ram xpg lancer RGB

fiz a instalacao nesse ultimo sábado, porém reparei nesses ultimos 2 dias que as vezes o computador simplesmente congela a tela por alguns segundos, as vezes volta algumas vezes rapidamente mas volta a congelar, apos alguns segundos ele fica com a tela preta e o monitor perde o sinal, mas o computador continua ligado, as vezes se tiver algo de fundo como um Vídeo ou musica, continua rodando normalmente. Tambem reparei que ao reiniciar o computador e entrar novamente no windows, quando tento abrir o driver adrenaline da amd, ele aparece essa caixa de dialogo:
erroamdapostravar.png.b276536b4ddaae16d072308c29b5358c.png

eu entrei no link informado e fiz o download do app que eles mandam executar, apos abri-lo recebo a mensagem: checkdriver.png.ddcd27f3186c4786bd73af118e05bea6.png

então, eu resolvo fazer a reinstalacao do driver, quando estou reinstalando ele informa que ocorreu um erro: erroraoreinstalar.png.3c1e25fa43899520bbff2ce77ebc2920.png
esse congelamento normalmente ocorre algum tempo depois que eu saio de um jogo e estou fazendo outras tarefas, ja fiz o teste em ficar algumas horas jogando alguns jogos como valorant, the witcher 3 e não ocorreu o travamento durante a gameplay

não sei se e de ajuda essa informacao, mas atualmente estou programando mods para minecraft, e fui tentar abrir o jogo para testar o mod e recegbi um erro que indica problemas com o driver, também reparei que ao ficar um tempo sem o driver reinstalado, não ocorreu o congelamento, apos baixa-lo e reiniciar o computador apos alguns segundos de iniciado, o congelamento ocorreu, alem disso sempre q ocorre o congelamento, caso eu queira usar o driver preciso reinstalar e aparece todas as mensagens acima novamente

Postado

mais algumas informações que consegui obter, como no primeiro erro ele diz que o driver amd que eu tenho não e compatível, eu resolvi ir olhar no gerenciador de dispositovos, eu percebi que no driver de Vídeo, ele ficou desabilitado apos o travamento:
image.thumb.png.69a5936c6e70b11c031bc1f623c23074.png

então cliquei para ativar disposito, quando cliquei ele apareceu a mesma mensagem que mandei na print 3, quando eu reinstaldo o driver
image.png.9538cf9257a24be41a65ad0e5d11bb1b.png

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Computador congelando a tela e perdendo sinal - AMD Ryzen 5 8600g, Gigabyte b650
Postado
13 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Baixe o DDU, remova totalmente os drives do sistema e reinstale o mesmo.

Instale também o driver de chipset da AMD e mantenha o windows update atualizado.

image.thumb.png.76c294e927893b1f9ddf99ac87976422.png

por aqui ele ja baixaria o driver de Vídeo e o do chipset?

@Mr. Caio Augusto fiz todo o processo que voce indicou, vou ver se resolve

• Moderador
Postado

Eu tive um 3400G que fazia exatamente isso. Era só sair do jogo que depois de uns 2 minutos ele travava.

Qual windows esta utilizando? esta atualizado?

Na época não me recordo ao certo o que eu fiz. Mas se não me engano, era alguma incompatibilidade com a memória RAM. 

Desativa o XMP (DOCP) das memórias para ver se continua.

Atualiza. BIOS sim

você instalou o windows do zero?

Postado
16 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Eu tive um 3400G que fazia exatamente isso. Era só sair do jogo que depois de uns 2 minutos ele travava.

Qual windows esta utilizando? esta atualizado?

Na época não me recordo ao certo o que eu fiz. Mas se não me engano, era alguma incompatibilidade com a memória RAM. 

Desativa o XMP (DOCP) das memórias para ver se continua.

Atualiza. BIOS sim

você instalou o windows do zero?

esta tudo atualizado do windows
image.png.f379d2dc2b2c06c51bf51249d28a2f64.png
Ele ja estava com windows, mas eu fiz a reinstalacao depois que fiz a instalacao, a memória ram e uma da xpg lancer RGB de 5200mhz, eu estava usando o expo, mas desativei para ver se resolvia, porém ainda continuou, ele trava apenas quando esta com o driver da amd
image.png.cc24c6c5055fbf721a90a3970db0d4c4.png
Ela foi desativa apos um congelamento, então deixei desativa por enquanto, e ate agora não ouve mais nenhum congelamento, vou tentar atualizar a BIOS para ver

Postado
8 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Muito estranho isso, até porque é uma APU e esta junto com o processador.

Tente atualizar a BIOS para ver se é algo do AGESA.

estou tentando atualizar, mas quando tento atualizar aparece "BIOS is protected by secure flash"

Postado
14 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

você esta atualizando pelo windows ou pelo usb

pelo usb, eu tentei fazer pelo q-flash, coloquei o pendrive na porta usb indicada para a BIOS, e cliquei no q-flash, ele ligou o computador para iniciar o processo, porém desligou e não atualizou, tambem tentei diretamente pela BIOS, selecionei o arquivo dentro do pendrive, mas da essa mensagem q lhe falei, mais exatamente esse do print
image.png.e2090fdd9675ea99eb1ad543264abb34.png
quando confirmo que quero atualizar, ele da que o id da BIOS e invalido ou algo do tipo. acredito que tenha que desativar essa protecao para poder atualizar, mas não sei como fazer ja tentei tirar a inicializacao segura, mas não adiantou

Postado
4 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Encontrei o seguine no reddit

'faça um reset da CMOS e certifique-se de que o perfil XMP esteja desabilitado, o "secureflash" ainda aparecerá, mas você poderá reiniciar para o flash depois.'

como eu faria esse reset da cmos?

Postado
2 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Na placa-mãe tem um jumper que você encosta e reset a BIOS. mas faca isso se você tiver confortável em fazer. 

dei uma olhada aqui e nessa placa-mãe não tem esse jumper

Postado
13 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

faca o reset pela BIOS mesmo, entre nas configurações e defina para padrões de fabrica e reinicia. depois você tenta atualizar com o USB através do QFLASH

fiz isso, mas ainda não deu. não sei mais o que tentar, acho que vou deixar com o driver desabilitado e quando eu for jogar algo habilito, ja que com o driver desabilitado não congela, vou esperar para ver se tenho alguma resposta do suporte da loja que comprei

Postado
42 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Com o driver desabilitado creio que não conseguirá nem jogar. 

sim, acho que vou habilita-lo apenas na hora que eu for jogar, ja que enquanto jogo não ocorre o congelamento. enquanto recebo alguma resposta do suporte

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Eu acho difícil, porém não podemos descartar.

Problemas no processador não são comuns.

Qual a marca de sua fonte? 

pcyes 550w electro v2

minha config atual:
processador: Ryzen 5 8600g

placa-mãe: gigabyte b650m gaming wifi rev 1.2(ja fiz a atualizacao da BIOS pra ultima versão disponivel)

memória ram: 1x16 adata xpg lancer RGB 5200mhz(ja fiz uns testes na memória para verificar se ocorria algum erro, e tudo ocorreu bem)

armazenamento: 1 SSD de 120 e um HD de 500g

@Mr. Caio Augusto o que eu acho mais estranho, e que por uma logica, talvez errada de minha parte, e que o certo seria esse travamento ocorre com mais frequência em processos mais pesasdos não como quando estou jogando? mas se eu ficar o dia todo jogando ele não congela e nem desativa o driver, apenas vem ocorrer o travamento alguns minutos dps que eu fecho o jogo, mesmo se eu apenas deixar o computador sem fazer nada

• Moderador
Postado

Só para alertar, você tem uma memória RAM só e perde a funcionalidade de Dual Channel, no qual iria lhe beneficiar. Fique atento a isso.

Eu sei exatamente o que é esse problema, pois eu passei por isso e tive as mesmas indagações que a sua. Jogava jogos pensados o dia todo e não travava.... saia do jogo e esperava 3 minutos e bala, ocorria o travamento. No meu caso congelava e eu tinha que reiniciar o PC e nem erro aparecia para mim. Fazia stress teste no Aida por 5 horas seguido e era so sair que travava.

Eu pensei sobre esse assunto essa semana e lembrei o que eu fiz na época. Eu tinha uma Corsair VS 500 e troquei por uma CX 650 Modular, depois disso não tive mais travamentos. O complicado é que as duas são de marcas boas e realmente não sei porque acontecia isso.... inclusive eu fiquei bem estressado com essa situação na época pois tinha montado a máquina com peças de qualidade e estava com o problema igualzinho ao seu. Eu cheguei a pensar que poderia ser algo relacionado ao pico de utilização da fonte que é abaixado bruscamente e que ocorria esse problema (mas foi só pensamento)...... 

Eu também não tinha ninguém para trocar as pecas para testar, cidade é pequena e dificilmente alguém teria... muito menos as lojas de informática, então tive que gastar.

Meu conselho, tente ir trocando as peças até localizar o erro. (ver com algum amigo para emprestar)

Formate o PC e instale do zero todas as atualizações,

atualize a BIOS,

Se o PC está na garantia, não tem nem o que pensar, mande para RMA e deixe essa bucha para eles resolverem.

Postado
32 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Só para alertar, você tem uma memória RAM só e perde a funcionalidade de Dual Channel, no qual iria lhe beneficiar. Fique atento a isso.

Eu sei exatamente o que é esse problema, pois eu passei por isso e tive as mesmas indagações que a sua. Jogava jogos pensados o dia todo e não travava.... saia do jogo e esperava 3 minutos e bala, ocorria o travamento. No meu caso congelava e eu tinha que reiniciar o PC e nem erro aparecia para mim. Fazia stress teste no Aida por 5 horas seguido e era so sair que travava.

Eu pensei sobre esse assunto essa semana e lembrei o que eu fiz na época. Eu tinha uma Corsair VS 500 e troquei por uma CX 650 Modular, depois disso não tive mais travamentos. O complicado é que as duas são de marcas boas e realmente não sei porque acontecia isso.... inclusive eu fiquei bem estressado com essa situação na época pois tinha montado a máquina com peças de qualidade e estava com o problema igualzinho ao seu. Eu cheguei a pensar que poderia ser algo relacionado ao pico de utilização da fonte que é abaixado bruscamente e que ocorria esse problema (mas foi só pensamento)...... 

Eu também não tinha ninguém para trocar as pecas para testar, cidade é pequena e dificilmente alguém teria... muito menos as lojas de informática, então tive que gastar.

Meu conselho, tente ir trocando as peças até localizar o erro. (ver com algum amigo para emprestar)

Formate o PC e instale do zero todas as atualizações,

atualize a BIOS,

Se o PC está na garantia, não tem nem o que pensar, mande para RMA e deixe essa bucha para eles resolverem.

entendo, faz sentido. Algumas pecas estão na garantia mais especificamente a placa me, processador e a memória, pois eu comprei apenas as 3, elas não tem nem 2 semanas, o processador chegou segunda, e as outras 2 na sexta, no sábado ja montei, e no domingo percebi isso. Entrei em contato ate com a amd, ela passou varias coisas para se fazer e testar, atualizacao de BIOS e etc, fiz todas. formatei o pc, tentei no win 10 algumas vezes, e por ultimo no win 11, também tentei usar o ddu pra tirar os drivers e instalar dnv. O pior que na minha config antiga, n tinha nenhum problema com a fonte, tudo funcionava normalmente. sobre o dual channel, estou ciente, ja estava vendo de pegar mais 1 pente, mas com esse problema deixei pra depois.

Eu ja entrei em contato com a loja sobre o problema do travamento para ver sobre a troca do processador, pode ser que não seja o processador, mas sempre bom se possível enviar para troca e verificacao deles, problema que o suporte da terabyte e muito demorado, abrir um ticket a 3 dias atras, vim ter uma resposta ontem,eles pediram algumas fotos e dados do processador para solicitacao de troca, mas segundo eles apos eu responder sao mais 2 dias uteis para ter uma respsota dele.

Pior que não tenho ninguem com que eu possa pegar uma fonte, e comprar uma agora sem ter a certeza que e ela não e muito viavel.

Eu tenho esperanca que seja apenas o processador com algum defeito, pois reparei depois de um tempo que se tiver com o driver, e deixar ele parado por um tempo sem fazer nada, mesmo sem entrar no jogo, tambem ocorre o travamento, então acho que tenha possibilidade que não seja problema com a fonte, ja que mesmo deixando ele sem fazer nenhuma tarefa apenas na area de trabalho, o travamento tambem pode ocorrer

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!