Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa semana instalei meu novo kit AM5, as configurações são as seguintes:

Ryzen 5 7600 / Cooler Gamdias Boreas M1-610 / MSI B650M Gaming Plus / 2x XPG Lancer 16GB 6400Mhz / RTX 4070  / Fonte Core Reactor 750w 

Meu problema é que estou achando as temperaturas do processador um pouco altas.

Já alterei as configurações do PBO, reduzi a tensão em 30 negativos e limitei a curva pra 85w.

Fiz basicamente os passos desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JTTf7IoVSa8&t

A questão é que, em testes como o Cinebench R23, Cinebench 2024 e AIDA64 Extreme a temperatura está boa. 

Fiz os testes diversas vezes e a temperatura sempre fica entre 69c~72c.

O problema é que quando estou jogando ela ultrapassa isso facilmente, indo pra 75~83c em diversos momentos.

No Dragon Age ela fica em 77c constantes, com uns 85% de uso da CPU.

No Path of Exile 2, fica por volta dos 67c, mas tem picos pra 80~84c quando carrega coisas.

No Marvel Rivals também fica por volta dos 67~70c, mas quando dou um alt tab e abro o navegador, da um pico pra 74~75c.

Isso acontecia igual, ou até pior, antes de eu mexer no PBO.

Sem o PBO, só de colocar um jogo pra baixar na Steam e mexer no navegador a temperatura ficava por volta dos 73c.

Alguma ideia de como resolver isso?

O estranho é a temperatura ficar mais alta em jogos do que nos 3 testes de estresse que realizei. 

Também não acho que seja a curva de fan, pois esses picos acabam indo e voltando rápido.

Também não acho que seja influencia da GPU esquentando pois isso já começa a ocorrer logo que abro o jogo.

Postado
15 minutos atrás, Lactobacilos disse:

Já alterei as configurações do PBO, reduzi a tensão em 30 negativos e limitei a curva pra 85w.

Acho que você fez não foi limitar a curva a 85W, e sim a temperatura do CPU a 85ºC (Platform Thermal Throttle Limit define a temperatura máxima). Basicamente o que você está dizendo para seu CPU é que ele pode subir o clock o máximo que der desde que a temperatura não ultrapasse 85ºC.

Quando você faz testes de estresse, colocando todos os núcleos pra trabalhar ao máximo, os limites de energia não deixam o CPU subir tanto os clocks, e talvez por isso sua temperatura é reduzida. Mas em atividades mais leves que exigem menos núcleos, a placa-mãe empurra clocks mais elevados o que faz a temperatura subir mais. No fim das contas pode ser que você está ganhando 100-200MHz para esse aumento de temperatura, sem ganho nenhum na prática.

EDIT: Eu vi melhor o vídeo, e nele é feito as duas coisas: limitar a energia a 85W e também a temperatura a 85ºC. Em multi-core o CPU atinge o limite de 85W e não consegue subir mais o clock, a temperatura fica mais controlada. Em tarefas mais leves o CPU fica longe de atingir 85W, mas tem margem para atingir o limite de 85ºC.

Postado

@GuilhermeGB

No caso, eu alterei tanto o Thermal Throttle Limit quanto o PPT Limit pra 85w.

Teria algo pra alterar pra não ocorrerem esses picos?

Em todos os testes tenho tido resultados melhores do que sem as configurações de PBO, tanto nas notas quanto na temperaturas.

Isso que eu nem cheguei a subir o clock em 200Mhz, como algumas pessoas recomendam.

image.thumb.png.6d43e83506fcf71a868ecc84c789143f.png

Postado

@Lactobacilos sim, eu adicionei um EDIT depois de ter visto melhor o vídeo.

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

EDIT: Eu vi melhor o vídeo, e nele é feito as duas coisas: limitar a energia a 85W e também a temperatura a 85ºC. Em multi-core o CPU atinge o limite de 85W e não consegue subir mais o clock, a temperatura fica mais controlada. Em tarefas mais leves o CPU fica longe de atingir 85W, mas tem margem para atingir o limite de 85ºC.

6 minutos atrás, Lactobacilos disse:

Teria algo pra alterar pra não ocorrerem esses picos?

Só diminuir o limite de 85ºC para algo que você ache confortável. O limite padrão da AMD é 95ºC, nos primeiros reviews dos Ryzen 7000 só dava processador chegando a 95ºC, mesmo com cooler potente, e  AMD disse que é um comportamento normal.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Ruim é que eu também não queria limitar tanto a CPU, acho que vou deixar limitado nos 85c mesmo.

Eu tinha aumentado a curva de fan pra tentar acompanhar esses picos de temperatura, mas acho que vou manter como estava antes.

O que mais me incomoda é as fans aumentando a RPM pra tentar acompanhar esse pico de temperatura acima de 80c. Eles costumam durar alguns segundos só, imagino que aumentar as fans de 45% pra 65% durante alguns segundos não deva nem fazer muita diferença.

Eu já comprei um cooler novo (PA120), espero que ele de uma ajudada pra amenizar essa situação.

Postado

@Lactobacilos na prática pode não dar diferença nenhuma limitar a temperatura. As vezes por você permitir uma temperatura maior, a placa-mãe tentar espremer até a última gota do CPU forçando clocks e tensões maiores, mas na prática é só esforço em vão, desperdício de energia elétrica.]

Eu vi que sue cooler tem ventoinha que vai até 2600 RPM, isso é uma baita exagero, provavelmente colocaram uma ventoinha de alta rotação para compensar a sua baixa eficiência do cooler no geral ou da própria ventoinha. Coolers de boas marcas (com boas ventoinhas) dessa mesma categoria costumam ter velocidade máxima por volta de 1500-1600 RPM, é o caso do meu Gammaxx 400 V2. Mesmo com meu CPU rodando em carga máxima eu não configuro ele pra rotação máxima, fica ali por volta dos 1200-1400 RPM, um ruído aceitável e não dá muita diferença para rotação máxima.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Diferença já ocorreu, porque antes de mexer no PBO o negócio era inviável. 

PC batendo quase 75c só de colocar um jogo pra baixar pela Steam e usando navegador. 

Sobre o cooler, antes eu usava ele com um i5 11400, e acho que nunca deixei mais de 40~45% de RPM mesmo jogando (Com temps na faixa de 70c).

Então o PC ficava bem silencioso.

Com esse Ryzen que eu aumentei a curva de fan tentar acompanhar melhor as temperaturas. Mas nem sei até que ponto realmente está fazendo diferença esse aumento na RPM, sendo que os picos continuam acontecendo.

image.png.e0e81b12959ab60f4f7788f426ba4a8f.png

Vou tentar dar uma testada na curva durante o uso do Cinebench pra ver o quanto consigo baixar a RPM sem fazer diferença. E talvez aumentar o response time, pra ela não subir que nem doida pra um pico de 4~5 segundos.

Se as temperaturas já estão limitadas pra 85c, acho que não teria mais risco de acontecer algum baita pico que as fans precisassem responder tão rápido.

Fora isso, vou esperar o outro cooler chegar mesmo.

Postado

@Lactobacilos entendo. Bom, os Ryzen 7000 são CPUs que esquentam um pouco acima do normal mesmo, foi um dos pontos negativos dessa geração. Já os novos Ryzen 9000 voltaram a ficar bem mais frios, igual era com os Ryzen 5000, por exemplo.

Acredito que você deve encontrar um ponto de equilíbrio entre desempenho x ruído aí no seu cooler, porque de qualquer maneira a temperatura está "programada" pra chegar a 85ºC, o que vai mudar entre uma rotação mais alta ou mais baixa do cooler é que nesses 85ºC o CPU poderá atingir mais ou menos clock, resta saber qual o efeito disso na prática.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lactobacilos disse:

Ryzen 5 7600 / Cooler Gamdias Boreas M1-610 / MSI B650M Gaming Plus / 2x XPG Lancer 16GB 6400Mhz / RTX 4070  / Fonte Core Reactor 750w 

Qual o gabinete? Dependendo do modelo pode ser responsável por 5-10 graus a mais no CPU, alguns 15, e segundo o usuário 25 com esse Liketek🤪 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Montech Air 1000 Premium

Ele ta com a tela de mesh na frente e com os cabos bem organizados

image.thumb.png.da4229b7918d4b96afbf8c901cbaee26.png

Eu fiz alguns testes com a curva de fans. No Dragon Age:

40% - 79c

50% - 77c

75% - 74c

Força a curva até ajuda a baixar um pouco a temperatura, mas acredito que manter abaixo dos 80c não seja um problema.

No Dragon Age a temperatura parece até ficar estável. Nele eu imagino que trocando de cooler ou forçando a curva a temperatura vai acompanhar. 

O que me estranha mesmo são esses picos acima de 80c. É muito estranho atravessar de uma área pra outra no Path Of Exile 2 e a temperatura subir de uns 67c pra 83c.

Dar um alt tab pra abrir o navegador e a temperatura subir mais um 5~6c, o processador batendo 74c só por baixar um jogo na steam antes de eu mexer no PBO.

Entendo que a geração 7xxx é quente. Mas tanto no Dragon Age quanto nos stress test que fiz, ela fica estável e de acordo com a curva de fan.

Mas são nesses outros casos que ela destoa.

Postado

@GuilhermeGB Sim, vou deixar dessa maneira.

Regulei 60c-30% até 82c-50% por enquanto. Mas é provisório, quando a terabyte resolver enviar meu Thermalright eu consigo fazer uma curva melhor com o cooler novo.

Só os picos pra 80c+ que ainda me estranham mesmo.

Tanto que no Dragon Age isso não acontece, ele sobem devagar e se mantem.

Vou tentar dar uma mais uma pesquisada sobre isso, mas imagino que tenha a ver com o que você comentou antes mesmo.

Postado

Opinião minha que já montou uma dezena de 7600/7600x e tenho um 7900x: deixa tudo stock e deixa o bicho fritar mermo.

Se isso realmente te incomoda, vai usando até quando aguentar e depois pega algum processador melhor da série 9000. Não adianta, a série 7000 esquenta mesmo. E esquenta muito rápido, mesmo com cooler de 500 conto. Eu acho que é por causa dessa capa metálica gordona q eles colocaram. Os núcleos ficaram distantes do cooler de fato e isso faz com q o processador dê pulos de temperatura. Quando montei um 7600x pela primeira vez, fiquei achando q a pasta térmica tava com bolha, porque estava acostumando com os processadores que demoravam dezenas de segundos pra atingir a temperatura máxima. Esses bichinho aí atingem a temp máxima em coisa de 1 ou 2 segundos e infelizmente é normal. Só nos resta aceitar e botar os bichinho p fritar! 3 anos de garantia, deixa o pau torar! 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, diaboles disse:

Eu acho que é por causa dessa capa metálica gordona q eles colocaram. 

Em parte é por causa disso mesmo, a AMD fez esta besteira - aumentou a espessura do IHS para 4,25mm; para manter contabilidade com cooler AM4, além disso o 7600 só tem um CCD que fica deslocado para baixo e para o lado, fora do meio da base do cooler, prejudicando a transferência de calor.

Mas embora fiquem mais quente que o usuário gostaria os AM5 não perdem performance por chegar nos 80 graus.

• Curtir 2
Postado
44 minutos atrás, 1lokos disse:

a AMD fez esta besteira - aumentou a espessura do IHS para 4,25mm; para manter contabilidade com cooler AM4

Não lembrava q fizeram isso pra ter compatibilidade dos coolers.
Mas quando eu peguei esse processador em mãos, percebi na hora q essa parada ia dar problema.

Enfim! Recomendo uma BOA pasta térmica. Ela vai fazer uma diferença absurda nesses pulos doido de temperatura que esses Ryzen 7000 dá. Eu coloquei a pasta térmica q veio no meu cooler da deepcool e a temperatura pegava 95°C com menos de 2s de teste de stress. Coloquei uma pasta térmica boa de 12,5W/mK e agora tá demorando 8s para dar 95°C. Isso eliminou todas travadinhas q meu PC estava dando. Enfim, acho q vou abrir um tópico pra falar do meu 7900X, tem uma parada estranha rolando nele, apenas o núcleo de número 5 está chegando aos 95°C, o resto tá ficando entre 75 e 81ºC. Acho q talvez pode ser até questão de pedir uma garantia.

A título de curiosidade, não mudou a temperatura máxima, ainda bate os 95°C, mas se liga no desempenho do meu 7900X com pasta térmica q veio no cooler:
antes.thumb.PNG.f17980d53fb7c72317fa37ca3c05d963.PNG

Depois da troca para a Nitrogen Max de 12,5W/mK:
depois.thumb.PNG.667388b7409036f8fd810bdf4d3e18d7.PNG

• Curtir 2
Postado

@diaboles Bom, "menos mal" então. Meu medo é que fosse um problema mais isolado meu.

Baixei Cyberpunk 2077 pra testar e lá fica estável em uns 70~72c (Densidade da população no máximo). No Dragon Age fica estável por volta dos 77c, que é mais alto, mas ainda tranquilo.

Esse problema de picos muito altos de temperatura parecem ser específicos do PoE 2 até então.

Encontrei um post no reddit com mais gente reclamando de algo parecido, mesmo com outras CPUs: https://www.reddit.com/r/PathOfExile2/comments/1h8h95s/cpu_temps/

De pasta térmica, atualmente estou usando uma  Cooler Master MasterGel Maker (Cinza, 11 W/m-K).

Mas achei esse diabo de pasta HORRIVEL de aplicar. 

Outra coisa que talvez possa estar prejudicando nesse Ryzen 5 7600 é a base do meu cooler Gamdias. Ela não é 100% lisa e tem esses espacinhos entre os heat pipes.

image.thumb.png.5fe56a5a3d903f667e47f62a6aba8b05.png

Eu comprei um  Thermalright Peerless Assassin pra substituir esse meu Gamdias. Esse, além de ser dual tower e com fans melhores, tem a base totalmente lisa e de cobre niquelado. Talvez ele funcione de forma mais eficiente com processadores 7xxxx.

Ele já vem com uma pasta térmica que, se não me engano, é de 12,8W/mK.

Fico na expectativa pra que melhore, pelo menos um pouco, a situação.

Mas aproveitando, poderiam recomendar alguma outra pasta térmica de qualidade? Se existir alguma opção legal, pode ser do aliexpress.

Gostaria de já comprar um tubo pra deixar de reserva.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Fico na expectativa pra que melhore, pelo menos um pouco, a situação.

O que você fez já tá mais q suficiente.
Se continuar, você vai gastar rios de dinheiro pra melhorar coisa de 1 a 5%. Não compensa. Curta sua máquina mano, desencana disso e vá jogar! Sério mesmo, já tá excelente suas temperaturas. você ta com um processador que tem o dobro ou triplo de TDP dos processadores q você já possuiu, por isso você tá preocupado. Relaxa e bora jogar!

Sobre essa pasta q eu comprei, ela é boa e barata, da PC yes. Muito fácil aplicar. Vem com lencinho umedecido e espatulazinha. Mas é bobagem estocar isso pra um PC só. Compre quando precisar e boa!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!