Ir ao conteúdo

Vale a pena fazer overclock nas memórias ram Kingston 2GB 800Mhz?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

recentemente vi aqui no clube algumas pessoas falando sobre overclock de memórias RAM e fiquei curioso, tenho uma placa-mãe Gigabyte G41M-ES2L com 2 pentes de 2Gb 800Mhz Kingston e queria saber se posso fazer overclock nelas. eu estaria correndo risco de perder elas?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Com overclock, sempre há algum risco envolvido, mas essa seria uma aventura realmente interessante. Se seu BIOS oferecer meios pra isso, talvez você consiga (realmente não sei muito sobre a possibilidade de overclock em plataformas mais antigas). Talvez você precise de um BIOS modificado pra isso...

Postado

G41 é chipset de entrada, não é habilitado para overclock. Você pode até fazer um overclock no FSB do sistema, isso vai elevar o clock de vários componentes do PC ao mesmo tempo, incluindo CPU e RAM, o que tem um alto risco de trazer instabilidade, além de comprometer a vida útil da placa-mãe e dos outros componentes. Eu tinha uma placa chipset G31 que eu fazia overclock desse tipo, hoje em dia a placa-mãe está morta, provavelmente por conta desse tipo de uso.

Eu duvido muito que overclock resolva seu problema, o real problema é que você tem uma configuração muito defasada para os dias de hoje, não tem muito o que fazer para escapar disso.

Postado
31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu duvido muito que overclock resolva seu problema, o real problema é que você tem uma configuração muito defasada para os dias de hoje, não tem muito o que fazer para escapar disso

eu concordo com você, eu só tive a curiosidade mesmo, não foi com o intuito de resolver problemas, pra resolver o meu problema é só com um PC novo mesmo kkkkkk mas isso já esta sendo organizado, na verdade a minha BIOS me da a opção mas toda vez que eu tento, mesmo que seja pouco coisa de 50Mhz, já não funciona, ela não inicia e volta pro estado anterior, de qualquer maneira, foi interessante a opinião de vocês, mais um aprendizado!

Postado

@Mascote01 você possui um CPU E5400 com FSB efetivo de 800MHz (na BIOS você verá 200MHz real), sua placa-mãe suporta CPUs de FSB até 1333MHz (333MHz real), então pela placa-mãe em si você teria margem pra subir, o problema é o restante do seu hardware conseguir ficar estável. 

Eu tinha um CPU E3300 que também era 800MHz (200MHz), fiz testes nele subindo o FSB acima de 1000MHz, o que fazia o CPU operar acima dos 3.0GHz. Como minhas memórias eram de 800MHz, isso também fazia o clock delas subir, só que as vezes eu precisava descer elas pro padrão de 666MHz para compensar o overclock, assim não ultrapassando os 800MHz. Ir acima de 800MHz aumentava o risco de instabilidade por parte da RAM.

Eu fazia isso na época porque estava começando a montar meu primeiro PC para jogos a partir de um PC simples lá de casa. Comecei colocando uma placa GTX 650 e uma fonte decente, mas o gargalo era enorme por conta desse CPU extremamente fraco. Fazer overclock ajudava a rodar alguns jogos um pouco acima dos 30 FPS. Pouco tempo depois eu coloquei um Core 2 Duo E8400 e + 2GB de RAM, andei fazendo uns testes de overclock nele (que nunca ficavam estáveis), só que esse CPU já opera nativo no FSB de 1333MHz, então subir acima disso forçava a placa-mãe, e deve ser por isso que ela já não está mais viva hoje rsrs.

Tem placas mais fortes que você vê nas especificações dela e é mencionado suporte a FSB de até 1600MHz, o que quer dizer que elas tem um certo preparo para overclock. Nativamente nenhum CPU LGA 775 passava dos 1333MHz, então acima disso era só por overclock mesmo.

• Curtir 1
  • TheDemonLena alterou o título para Vale a pena fazer overclock nas memórias ram Kingston 2GB 800Mhz?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!