Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, eu recentemente fiz um upgrade no meu pc onde eu troquei meu i5 3470 e fiz um upgrade para o amd Ryzen 5 2400g, queria ver como eu faço para ativar o turbo clock dela para 3.9, ja que ela tem 3.6ghz de base, queria ver como posso fazer isso

configuração do pc

Processador: Ryzen 5 2400g
memória RAM: 16gb 2400mhz
placa-mãe: a520m pro msi

placa de vídeo:  Nvidia GTX 1660 TI 6GB

image.png

image.png

Captura de tela 2024-12-11 201401.png

Captura de tela 2024-12-11 201449.png

Postado

@Andreas Teles Turbo boost é automático, basta usar que ele usar o clock mais alto, mas geralmente nunca chega ao "máximo", no caso de CPUs com menos núcleos é até capas dele chegar aos 3.9Ghz, mas normalmente deve ficar em 3.7-3.8Ghz.

Postado
agora, Andreas Teles disse:

só queria desbloquear pra poder ter menos gargalo sabe

Uma diferença de 0.3GHz não faz quase nada, vai por mim, só use o PC.

@PlayerUzU é possível manter um clock alto pelo menos? porque o meu fica oscilando bastante

Se a temperatura estiver baixa e estiver energia/VRM capaz, o clock fica o mais alto possível, para travar é só com overclock, mas para isso precisa de muita pesquisa e teste para não fazer coisa errada.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzU tipo o clock do processador fica oscilando bastante, tipo baixar pra 1.7ghz ai auemnta pra 2.9ghz ai baixa de novo e vai pra 3.2ghz

Por onde você está vendo isso? E isso é em uso comum ou em jogos?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Andreas Teles disse:

@PlayerUzU é em jogos e no uso comum dele, tipo e gargala bastante sabe, e meu i5 antigo ele era fraco de fato mas o clock dele não oscilava tanto

Mas está olhando essas informações por onde? Se for o task manager do windows esquece, baixe o MSI afterburner e configure-o e mande uma print/gravação de como ele está em um jogo,

1 minuto atrás, Banunin disse:

@Andreas Teles Não adianta clock alto nesse processador, essa cpu é, gargalo vai ser constante.

Não é bem assim, uma 1660TI não é o suficiente para "gargalar" com o 2400G e outra, esse problema não é de gargalo.

Postado

@PlayerUzU 4 núcleos com 8000 pontos em benchmark, isso não é um processador para jogos, se for usar a 1660ti todo seu poder vai dar gargalo, se usar pouca gpu vai travar, gpus de alto desempenho não são feitas para ficar utilizando em baixo clock.

Nessa logica sua vou colocar um A8-9600 com a minha 750ti, tirar o meu Ryzen 5 1600

Postado

@Andreas Teles MSI afterburner é so um app de monitoramento, nada pode danificar por ele, basta ver vídeos no yt de como configura-lo.

agora, Banunin disse:

4 núcleos com 8000 pontos em benchmark, isso não é um processador para jogos, se for usar a 1660ti todo seu poder vai dar gargalo, se usar pouca gpu vai travar, gpus de alto desempenho não são feitas para ficar utilizando em baixo clock.

Nessa logica sua vou colocar um A8-9600 com a minha 750ti, tirar o meu Ryzen 5 1600

@Banunin Olha, você claramente é novato no mundo dos hardwares, mas o 2400G não é um CPU ruim, para acontecer gargalo notável com ele precisa de uma GPU a nível da RTX 2070 mais ou menos.

E dependendo do jogo CPU mal importa, núcleos não é a coisa mais importante em um CPU, se não todo mundo usada EPYC e Xeons para jogar.

Postado
4 minutos atrás, PlayerUzU disse:

@Banunin Olha, você claramente é novato no mundo dos hardwares, mas o 2400G não é um CPU ruim, para acontecer gargalo notável com ele precisa de uma GPU a nível da RTX 2070 mais ou menos.

E dependendo do jogo CPU mal importa, núcleos não é a coisa mais importante em um CPU, se não todo mundo usada EPYC e Xeons para jogar.

@PlayerUzU Foi literalmente o que disse, um jogo ele vai  pegar até 4 núcleos, se o processador suportar, se não eu teria um pego um xeon 2650v2 e ser feliz, mas bem não é assim, mas o dia que Ryzen 5 2400g for para jogos você fala comigo, não quero discutir por conta de um Ryzen 5 2400g. Ela deve estar rodando os jogos com o Vídeo integrado, ao invés da GPU dedicada. 

Aqui um exemplo.

Postado
9 minutos atrás, Banunin disse:

Foi literalmente o que disse, um jogo ele vai  pegar até 4 núcleos, se o processador suportar, se não eu teria um pego um xeon 2650v2 e ser feliz, mas bem não é assim, mas o dia que Ryzen 5 2400g for para jogos você fala comigo, não quero discutir por conta de um Ryzen 5 2400g. Ela deve estar rodando os jogos com o Vídeo integrado, ao invés da GPU dedicada. 

De novo, não é assim que funciona, já pensou que ele estava com o 2400G mas depois comprou uma GPU? O que a maioria das pessoas fazem com esses CPUs.

10 minutos atrás, Banunin disse:

Aqui um exemplo.

Estou vendo o CPU rodar um jogo extremamente mal otimizado e extremamente pesado em CPU decentemente, nada de errado com o desempenho.

Postado

@PlayerUzU

2 minutos atrás, PlayerUzU disse:

Estou vendo o CPU rodar um jogo extremamente mal otimizado e extremamente pesado em CPU decentemente, nada de errado com o desempenho.

Qualquer jogo de tiro, FPS vai puxar CPU assim, só tava mostrando gargalo, nada demais. Tabom o assunto encerrado quero falar disso não, vai brigar por conta de uma cpu velha da amd?

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Como desbloquear o TurboClock do AMD Ryzen 5 2400G

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...