Ir ao conteúdo

PC Gamer R$ 10.000: Core i7 13700F, Gigabyte B760M Gaming, GeForce RTX 4060 TI?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Preciso de uma configuração para um computador entre 8 e 10k - preto com RGB. Pensei nessa configuração e gostaria de opiniões sobre compatibilidade ou indicação de outras peças:

Processador: Inter i7 13700f
Cooler: Rise Mode Gamer Hidráulico ARGB, 240mm, AMD/Intel, Preto - RM-WCB-04-ARGB
Vídeo: Gigabyte RTX 4060ti 8gb
Mãe: B760M Gaming WIFI Gigabyte Micro ATX LGA 1700

Memória: Kingston Fury Beast RGB 2x16gb DDR5-6000
Armazenamento: Kingston SSD NVME3 1TB

Gabinete: DT3 Hyperflox (preto) - ATX Mid Tower
Fonte: Gigabyte GP-P750M 750w 80+ gold - semi modular

O valor chegou em aproximadamente R$ 9100,00.

Fui pesquisar para comprar o processador e achei lojas vendendo somente o i7 13700, porém, pelo menos preço, achei um i7 14700 com o mesmo soquete LGA1700. Ambos por R$2599,00.

• Solução
Postado

Para um PC de 8-10K a configuração ficou muito fraca, está investindo dinheiro nas partes que não vão te beneficiar.

Substitua esse kit Intel aí todinho por um kit AMD com CPU Ryzen 5 7600 + Placa-mãe MSI PRO B650M-P + Cooler DeepCool AG400. Water Cooler é totalmente dispensável, só vai aumentar o custo do PC, a menos que sua prioridade seja estética. E cooler da Rise Mode é porcaria, vai dar problema pra você cedo ou tarde.

Deve sobrar uma grana pra melhorar essa placa de vídeo aí, porque RTX 4060 Ti é um desastre e vai ficar obsoleta muito rápido. Tente conseguir pelo menos uma RX 7700 XT.

O SSD NV3 da Kingston não tão interessante, o modelo NV2 é superior e geralmente custa menos. Isso é o que foi dito pelo Gabriel Ferraz (detetive virtual dos SSDs).

Fontes da Gigabyte não tem boa reputação, e essa configuração que você montou está longe de precisar de 750W. Até 550W serviria para o seu PC, mas eu sugiro você pegar uma XPG Core Reactor 650W, fonte de primeira linha com 10 anos de garantia.

Sobre as ventoinhas para o seu gabinete, quais você vai colocar? Se não usar ventoinhas aí, seu PC vai virar um forno.

• Curtir 1
Postado

O meu amigo está buscando por estética, quer um water cooler sim, tem algum modelo para indicar com as configurações que passou?

Pensei nas ventoinhas e iria usar 9 do modelo da Rise Mode e o water cooler.

Em anexo, deixei a apresentação que iria mostrar para ele. Vou comparar com as configurações que me passou.

CONFIGURAÇÃO PC GAMER.pdf

Postado

@BossNoob ventoinha Rise Mode geralmente não é muito boa, tem baixo desempenho, servem mais pra enfeite. Talvez se fosse um tipo de gabinete comum, sem ser esses aquários, não teria tanto problema usar ventoinha fraquinha, mas gabinete aquário tem fluxo de ar piorado, eu não arriscaria ventoinhas muito baratas nele.

Olhando seu PDF eu vi que você está pagando valores bem mais alto que o normal em alguns intens. Por exemplo, RTX 4060 Ti a R$3.000, sendo que essa placa normalmente custa R$2.500 pra menos. Você também tinha citado RAM de 6000MHz no primeiro post, mas no PDF está RAM de 5200MHz CL40, é uma péssima RAM, além de estar cara demais.

Já vi RAM de 6000MHz CL30 mais baratas que essa aí, e 6000MHz CL30 é uma das melhores configurações de RAM DDR5 que você poderia pegar no momento. Mas no momento o estoque de RAM DDR5 também está péssimo em todas as lojas, só opções ruins. Ainda assim você encontraria RAM 5600MHz CL40 que você selecionou pagando muito menos. Ainda assim não é uma opção interessante pra se pegar, a latência CL40 ainda é muito elevada para essa frequência.

RAM Kingston Fury 16GB 5600MHz CL40 - R$475

Eu havia te recomendado o Ryzen 5 7600, porém fui verificar que ele está fora de estoque tem todas as 3 principais lojas. É um CPU que costumava custar de R$1.250-1.350, ou seja, bem mais de R$1.000 de economia em relação ao Core i7 14700 e você nem sentiria diferença na prática. E por falar isso, esse valor num Core i7 é um absurdo, não vale a pena investir, até R$2.000 daria pra pensar. 

Ficaria como alternativa o Ryzen 7 7700 (R$2.000), com desempenho em jogos similar ao Ryzen 5 7600, ele só seria um CPU com mais núcleo, melhor para multi-tarefas e talvez consiga sobreviver por mais tempo ao longo dos anos, conforme os jogos começarem a usar mais núcleos do processador. Placa-mãe e cooler poderia ser os mesmos recomendados para o Ryzen 5 7600.

E por falar em cooler, mesmo que você queira WC só por estética, não deixe de comprar algo decente, porque WC ruim pode dar muita dor de cabeça. Uma das opções seria o MSI MAG CoreLiquid M240 (R$400) com ARGB e 3 anos de garantia.

Outra alternativa de configuração que faria você economizar muita grana é Ryzen 7 5700X3D (R$1.440) + MSI B550M PRO-VDH WiFi (R$800) + 2x16GB DDR4 3200MHz (R$580). O desempenho em jogos ainda seria o mesmo dos CPUs Ryzen 7000 indicados acima, só que ficaria muito mais barato por causa das RAMs DDR4. O ponto positivo de investir em AM5 é que você teria processador sendo lançado até 2027, já AM4 não vai ter mais lançamento. Aparentemente isso não é um problema pra você, porque você estava pegando Intel 14ª geração que também não vai ter nenhum upgrade daqui pra frente.

Aqui estão o link de outras peças que eu tinha sugerido trocar:

AMD RX 7700 XT 12GB XFX QICK 319 - R$3.200

XPG Core Reactor 650W - R$580

SSD Kingston NV2 1TB - R$396

Postado

Certo, vou refazer o PDF e já envio novamente. Pensei em DDR5, mas não vale realmente, o computador será somente usado para jogo, e a memória só precisar ter RGB, uma boa capacidade e ser de qualidade.

Sobre ventoinha, você me indica algum modelo com RGB que seja de bom? As que conheço são da Rise Mode, por isso foram as únicas que pensei.

Postado

@BossNoob eu não vou te saber recomendar ventoinhas custo-benefício, só saberia te recomendar o modelo Cooler Master Sickeflow 120mm ARGB, cada um vai custar R$50, então vai ficar bem caro o investimento em ventoinhas.

https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-sickleflow-120-argb-mfx-b2dn-18npa-r1

Você também precisaria de uma controladora pra ligar tantas fans de uma vez. Essa aqui suportaria até 9 fans:

https://www.kabum.com.br/produto/513860/controladora-gamer-para-cooler-rise-mode-pwm-e-argb-hub-rm-copw-argb

você poderia usar a placa-mãe para sincronizar os efeitos RGB ou fazer os ajustes pelo controle remoto.

Postado

@GuilhermeGB

Verifiquei e gostei bastante dessa configuração, nem conhecia esse controlador das fans 😅 o valor ficou menor que o da Intel e ainda permite a possibilidade de várias no número de fans e na velocidade do SSD.

Fiz o PDF recomendando 3 fans no mínimo, mas informando que é possível chegar até 9 para aumentar o airflow e também deixar mais estético.

Veja o que acha do PDF e me de uma devolutiva, por favor! Obrigado pela ajuda 👊

EXTRA: Acha que um gabinete mini tower suporta tudo sem problema? 

CONFIGURAÇÃO PC GAMER - Ryzen.pdf

Postado

@BossNoob acho que você cometeu um erro, o CPU Ryzen 7 7700 só funcionaria com a placa-mãe B650M e memória DDR5. Pra você usar essa B550 e memória DDR4 seria o 5700X3D.

Se você quiser pegar um SSD mais caro que o NV2, a opção seria o XPG S70 Blade. Ele é bem melhor que o NV3 e até um pouco menos.

https://www.kabum.com.br/produto/169967/SSD-adata-xpg-1tb-s70-blade-pcie-gen4x4-m-2-2280-NVMe-leitura-7400mb-s-e-gravação-5500mb-s-3d-nand-agammixs70b-1t-cs

Só que você não vai sentir diferença no uso prático, apesar dele ser mais rápido.

• STAR ALPHA alterou o título para PC Gamer R$ 10.000: Core i7 13700F, Gigabyte B760M Gaming, GeForce RTX 4060 TI?
Postado

Verdade, escrevi errado e não vi.

Vou arrumar. Entendi sobre o ponto da DDR5, vou procurar alguma com RGB e adiciono ao PDF.

- Sobre a placa-mãe, achei esses dois links:

PICHAU B650-H
PICHAU B650-P

Está com uma boa diferença de valor.

- Acha que um gabinete mini tower suporta tudo sem problema? 

Postado
6 minutos atrás, BossNoob disse:

- Sobre a placa-mãe, achei esses dois links:

PICHAU B650-H
PICHAU B650-P

Essas placas não funcionam com 5700X3D. Para o 5700X3D o melhor custo-benefício é a MSI B550M PRO-VDH WiFi. Se fosse pra usar um Ryzen 7 7700, essa placa mais barata aí seria má ideia.

8 minutos atrás, BossNoob disse:

- Acha que um gabinete mini tower suporta tudo sem problema? 

Gabinete pequeno provavelmente não vai caber a placa de vídeo triple fan que eu te indiquei.

Postado

@GuilhermeGB

Gabinete -> Comprimento máximo VGA: 360mm
Placa de Vídeo -> Dimensões: 335mm*13mm*52mm

Acha que arrisco? 😅😂

Fiz a atualização do PDF com tudo que foi conversado, o valor total está em R$9423,00 - com uma baita configuração e bem estético, muito bonito (levei em consideração os maiores valores, vou conversar com meu amigo se há necessidade de diminuirmos o valor - um SSD um menos veloz, uma memória RAM sem RGB e menor quantidade de fans)

Coloquei 2 opções de memória RAM; 2 opções de SSD e falo sobre a quantidade de Fans.

CONFIGURAÇÃO PC GAMER - Ryzen.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!