Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, atualmente estou com um SSD (WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s - WDS480G2G0C), e como estou instalando uns jogos novos , preciso de mais mais uns 500GB pelo menos (se tiver pouca diferença, ja pego logo 1TB). Minha placa-mãe tem não tem outro slot NVMe sobrando, apenas um PCIE (não sei se rola colocar SSD nele)

Pelo pouco que sei, se estivesse comprando um PC do zero, o ideal seria comprar um NVMe 1TB pros jogos, e um SATA pro Windows+arquivos do trabalho (não ocupa muito, 100gb daria tranquilamente).

Como ja tenho o de 480GB, ficaria ruim comprar um SATA de 1TB para os jogos? não sei se isso afetaria a performance. Dessa forma evitaria eu ter que vender o NVMe que ja tenho. Ou na verdade esse SSD que tenho ja ta ultrapasso e compensaria trocá-lo?

placa-mãe Aorus B450m

valeu!

• DiF alterou o título para Upgrade de SSD, compensa comprar um SATA de 1 TB para jogos?
Postado

@LUiZ . Cara, no geral não tem muita diferença de desempenho, mas eu particularmente já tive dificuldades com SSDs SATA em jogos. Especificamente com esse último que comprei, um ADATA SU650, que em tese é um SSD rápido. O cenário foi bem específico, estava no Forza Horizon 5 e em altas velocidades e onde era necessário carregar muito do mapa, haviam alguns stutterings, o jogo continuava rodando liso + 90 quadros, mas o mapa eventualmente não carregava e dava umas travadas que deixava o jogo injogável, até porque era um jogo de corrida. Mas em outros jogos não vi problemas, acho que o que pesou mais foi isso sabe, ser mundo aberto, ter muita coisa pra carregar, ser multiplayer, enfim.
No seu caso eu iria para um Sata de 1 TB mesmo, aí se houver algum jogo em específico que precise de um boost a mais como eu precisei no FH5, aí instala ele no NVMe.

Postado

@Davi LabreO que mais jogo é CS e Valorant, então por isso quando comprei ja me atendia muito bem. Agora estou baixando outros FPS como COD, BattleField... 

Jogos de mundo aberto e corrida tenho baixissima probabilidade de jogar. 

Estas infos colaboram pra ideia de comprar o SATA? Pois stuttering em jogos de FPS é *****

Mas aparentemente tenho uma opcao melhor, o amigo deu outra ideia ali

@Rodrigo J Polette

Veja  a imagem abaixo. O M.2 com proteção termica ja esta ocupado. Este PCIe x1 está ocupado com uma placa de wifi (mas nem uso tanto). E o PCIe inferior esta livre, e é X4. então funciona ne?

image.thumb.png.1ff94fbe425b9436e8b7ee86ad1e56d5.png

Postado

image.png.4c734fa03fca2e10900c9de259478719.pngimage.thumb.png.625a5511f8c083dfceb8029b6861970c.png
@Rodrigo J Polette, se não for incômodo, consegue explicar como funcionaria essa questão da versão do pcie nessa placa do colega? Eu mesmo estou com dúvida, pois não domino tanto sobre esse assunto. Tirei umas prints de algumas referências como o esquema da placa e a versão e slots pcie's da mesma.

Postado

@Davi Labre Para funcionar o PCIExpress 4.0, tanto o processador quanto a placa-mãe devem suportar essa versão de PCIExpress.

As placas AM4 que tem suporte ao PCIExpress são B550 e B570, site.

Os processadores que são compatíveis com PCIExpress 4.0, são todos os 3000, 4000, 5000, desde que não seja com gráficos (com final G ou GT), pois esses processadores sacrificam o PCIExpress 4.0 para poderem ter vídeo integrado.

@Davi Labre Um pouco melhor...

Se um X4 3.0 alcança 3500MB/s, então um X4 2.0 seria a metade. Uns 1700/1800.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo J Polette Caramba quanto mais eu aprendo, menos sei hahaha. Eu não tinha me ligado no detalhe de 2.0 e 3.0

Então se entendi certo, vale a pena eu comprar um SSD melhor do que eu ja tenho, e coloco no slot M.2 da placa-mãe

E troco o SSD atual (WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s - WDS480G2G0C)  de lugar, instalando ele no adaptador.

Se estou certo, so não estou conseguindo entender ate que velocidade de SSD posso comprar. Muito confuso isso, to tomando uma surra

não sei se é relevante, mas minha config é:

Ryzen 5700X3D, RTX 4060, 2x8GB RAM 3600Mhz

• Curtir 1
Postado

@LUiZ . Pelo que entendi, você vai ter dois slots bons para se usar, o 3.0 x4 e o 2.0x16, na prática o 3.0 x4 vai chegar até mais ou menos os 3500mb/s de leitura, já o de 2.0x16 vai chegar até mais ou menos os 1700mb/s. Tendo isso em vista eu imagino que tenha alguns cenários possíveis:

Cenário 1 - Comprar um SSD SATA, que tem velocidades máximas próxima as 500 mb/s e instalá-lo diretamente no slot 2.0, usando esse SSD para jogos mais tranquilos e deixando o slot 3.0 com o seu NVMe para jogos mais exigentes
Nesse cenário você terá dois ssds, um SATA com 500 de leitura e outro com os 2400 de leitura que é o SSD NVMe que já possui.
Nesse cenário você gasta apenas o valor de um SSD Sata

Cenário 2 - Comprar um NVMe e usá-lo no slot 3.0 e também comprar um adaptador para usar o seu NVMe antigo no slot 2.0.
Nesse cenário você terá dois ssds, um SSD NVMe com 1700 de leitura e outro SSD NVMe com um máximo de 3500 à depender da velocidade do SSD que comprar
Nesse cenário você gasta o valor de um SSD NVMe e o de um adaptador

Cenário 3 - Comprar um NVMe maior e usá-lo no slot 3.0, nesse cenário você não compraria um adaptador então poderia até vender o NVMe antigo
Nesse cenário você terá um só SSD NVMe , mas com mais espaço e com um máximo de 3500 à depender da velocidade do SSD que comprar
Nesse cenário você gasta o valor de um SSD NVMe maior e recupera o valor do SSD vendido

Acho o cenário 2 mais tranquilo à longo prazo, pois uma vez que trocar de placa-mãe já terá NVMe's mais rápidos e também não deve te dar tanto trabalho.

Postado

@Davi Labre  Eu coloquei no chat gpt e cheguei nestes tres cenarios tambem. Preferi ir pelo (2), não quero ter o trabalho de vender o antigo. então ficarei com:

- slot M.2 da placa-mãe: Kingston SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G

- Slot PCIE 2.0 x16  (com adaptador): WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s - WDS480G2G0C

Pelo que entendi, estarei com SSD mais potente no slot melhor, consigo tirar mais proveito
Deixo os jogos pesados no Kingston, e os arquivos de Windows no Green (que ja me atende bem atualmente)
Ta ótimo ne?

• Curtir 1
Postado

Sim, acho uma boa e imagino que não terá problemas. O seu WD Green ficará ligeiramente mais lento, por estar num PCIe mais lento, mas ainda assim vai ser um NVMe operando a +-1700mb/s. E como o foco em jogos vai estar no Kingston, deve ficar tranquilo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!