Ir ao conteúdo

AMD Ryzen 5 5600GT alcançando 85ºC em jogos, como reduzir a temperatura?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada Tenho um Ryzen 5 5600GT ele ta aquecendo muito quando vou joga, tenho uma RX 6650 XT, ela não aquece nos jogos, mas o processador chega a 85% fácil em jogos, quando não está em jogos ele fica em uma média de 50/55 Graus, Uso o Cooler padrão que vem com o processador, queria saber se tem como aumentar a velocidade da ventoinha dele para dar uma melhorada, dei uma olhada na BIOS, mas não achei nada da FAN eu uso uma B450M-A PRO MAX procurei na BIOS dela pra ver se dava pra aumentar a velocidade do FAN, mas não achei, baixei o SpeedFan mas ele não acha meu cooler.

• Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 5 5600GT pegando 85ºC em jogos, como reduzir a temperatura?
  • Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 5 5600GT alcançando 85ºC em jogos, como reduzir a temperatura?
Postado
5 minutos atrás, Jean Ornelas Moura disse:

To pensando em pegar um Air cooler para ele, sera que resolveria o problema de aquecimento?

só se for um de 4 ou até 6 heatpipes, pra esse processador de nível "médio" é melhor um de 6 heatpipes, mas dependendo da sua situação, tem que anualizar direito pois as vezes a pasta térmica está ressecada, pouca pasta e etc. Visto que você já tem uma placa de vídeo, poderia tentar desabilitar o vídeo integrado do processador que não esta sendo utilizado, pode tentar fazer isso pela BIOS ou pelo gerenciador de dispositivos e ver se a temperatura diminui, quais são os jogos que você esta jogando e enfrentando esse problema de aquecimento? tem jogos que exigem mais do processador do que da placa de vídeo, mas de qualquer forma, esse cooler padrão é muito fraco mesmo, só aguenta as tarefas básicas de escritório, pra jogos tem que ser um melhor.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
18 minutos atrás, Jean Ornelas Moura disse:

To pensando em pegar um Air cooler para ele

O DeepCool AG400 é uma boa opção, dá pra encontrar custando R$130,00 ou menos. Outra opção, caso encontre mais barato, seria o Thermalright Assassin X.

• Curtir 3
Postado

Todos os casos que vi até agora de Ryzen 5 superaquecendo com cooler padrão da AMD foi sempre culpa do gabinete. O cooler padrão da AMD em jogos consegue manter temperaturas OK, coisa de 65-75ºC, acima de 80ºC é sinal de que algo não está certo.

Repare o teste do Ryzen 5 3600 com alguns coolers, o último resultado é do cooler padrão da AMD. Rodando jogo (AC Odyssey) pegou 70ºC, só foi para 88ºC fazendo uma renderização 3D no Blender. E o CPU Ryzen 5 3600 tende a esquentar muito mais que os Ryzen 5000, eu tenho um então eu sei.

1597256415_gammaxx400v2r53600.thumb.png.69a85d55f22d91f72598025b036822d5.png

• Curtir 2
Postado

@Mascote01 Então ele esta aquecendo em jogos mais pesados tipo RDR 2, Marvel Rivals, Forza Horizon 5 e por ai vai, em alguns jogos Leves como Ragnarok Online e Cabal Online que jogo também ele não aquece. Mas bem provável que o problema vai se resolver colocando um bom Air Cooler.

@Batata Defumada Obrigado pela dica, vou ver alguns aqui e irei comprar um vai ser o Jeito mesmo.

@GuilhermeGB valeu pela dica mano, vou dar uma olhada nos preços dos Air Cooler, pelo jeito vai ser a solução do problema.

• Curtir 1
Postado

@Jean Ornelas Moura gabinete tapado na frente, típico desse tipo de gabinete causar superaquecimento. Se essa frente dele for removível, você já vai resolver seu problema se precisar substituir o cooler. Se substituir o cooler sem mexer no gabinete, vai continuar tendo problemas.

As empresas tentam iludir consumidores mais leigos com essas ventoinhas na frente e essas pequenas aberturas nas laterais que não adiantam muita coisa, principalmente quando se usa ventoinhas baratas (fracas). As ventoinhas trabalham muito melhor com uma ampla abertura pro ar entrar, como nos gabinetes com a frente em grade/tela.

• Curtir 1
Postado

@Jean Ornelas Moura as mesmas opções já indicadas pelos colegas: DeepCool AG400 e Thermalright Assassin X 120 Plus são duas boas opções.

Não recomendo nenhuma daqueles que você linkou lá em cima.

1 hora atrás, Jean Ornelas Moura disse:

Eu tô olhando aqui uns Air Cooler que estão no meu orçamento vou mandar os links aqui e vcs podem me falar se são bons? Posso gastar até 200 reais.

Air Cooler 1

Air Cooler 2

Air Cooler 3

Air Cooler 4

• Curtir 1
Postado

@Jean Ornelas Moura O modelo da Thermaltake tende a ser um pouco melhor por ter duas ventoinhas, mas na prática pode não fazer diferença para o seu processador. A diferença real que ele poderia fazer pra você é conseguir trabalhar numa rotação bem baixa fazendo o mínimo de ruído por causa das duas ventoinhas trabalhando juntas. Tem a questão da instalação também, as vezes o modelo da Thermalright pode acabar sendo atrapalhando pelas memórias, sendo necessário reposicionar a ventoinha da frente mais pra cima. Vai depender da placa-mãe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!