Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera do zap, deu pau na placa-mãe e eu quero aproveitar pra fazer um upgrade. Eu tenho um orçamento de R$3.000 no crédito pra comprar a placa-mãe processador e ram mas como eu não entendo de placas mãe eu queria que vocês me ajudassem.

Minha vontade era de ir direto pra AM5 (meu processador era um i5 4590) mas está tudo caro e, com esse orçamento, não vai rolar pelo visto. O que vocês recomendam?

Não sei se faz diferença na hora de escolher uma placa-mãe mas eu não tenho placa de vídeo então vou ter que usar um processador com placa de vídeo integrada.

Postado

Se for R$3.000 só pra CPU + MB, OK, porque se incluir RAM DDR5 pode passar disso.

Com R$3.000 pra tudo (CPU + MB + RAM), AM4 ainda continua sendo custo-benefício.

Como você não tem placa de vídeo, suponho que não usa PC para jogar. Qual é seu tipo de uso?

Postado

@Ryan Vinicius C.  Os processadores base da plataforma AM5 possuem um gráfico integrado básico dezenas de vezes superior ao gráfico integrado da Intel que você já usa. Mas o custo pra entrar no AM5 é alto, só vale a pena  pensando em investimento a longo prazo, num PC para alta performance. Se você for se manter jogando games simples, será um investimento desnecessário. De qualquer maneira, no fim das contas o custo vs performance de um PC com APU AM5 é bem pior do que um PC AM4 com placa de vídeo dedicada.

• Solução
Postado

@Ryan Vinicius C. o investimento que eu sugiro você fazer:

Ryzen 5 5500 - R$590

MSI A520M-A PRO - R$439

RAM XPG D35 8GB 3200MHz (x2) - R$300

AMD RX 6600 8GB - R$1.400

Fonte Rise Mode Zeus 550W - R$280

Total: R$3.009

O desempenho da RX 6600 é o dobro do melhor gráfico integrado que as APUs AM5 oferecem, no caso um Ryzen 7 8700G. O Ryzen 5 8600G tem o gráfico integrado ainda mais fraco. Em questão de CPU apenas, o Ryzen 5 5500 é sim mais fraco que o 8600G em jogos por uns 20%, mas não vai impactar tanto na prática. Em relação ao seu i5 4590, pode colocar aí mais de 3x o desempenho bruto.

Investimento em AM5 vale pensando a longo prazo, para quem procura um PC de maior desempenho e pensa em dar upgrades mais constantes, já que AM5 continuará tendo lançamento de novas gerações até pelo menos 2027.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para PC para jogos até R$ 3.000: qual placa-mãe, processador e memórias?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!