Ir ao conteúdo

Montagem de um pc pra jogar e trabalhar (até R$ 8 mil)

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite

Estou querendo saber o quanto eu gastaria para montar um pc com esses 2 principios a seguir

1- melhor q o meu atual

2 - focado em fazer varias tarefas ao mesmo tempo ( chego a abrir 30 navegadores ao mesmo tempo)

O meu atual seria :

16gb ram

Ryzen 5600

Rx580

o que eu pensei foi em focar em bastante memória ( uns 64 gb) e um processador mt bom. A placa de Vídeo se der queria algo legal também , mas n é o foco. Atualmente eu "trabalho" com projetos nfts, então eventualmente pode sugir algum jogo q precisa de uma placa boa, mas não tenho muita noção de peças e valores e por isso criei o tópico.

Quanto seria mais ou menos pra montar algo assim? Não precisa ser as melhores peças, e nem passar de 8k (isso não é orçamento, apenas q acima disso eu não iria investir)

Postado

Não sei te dizer se 64GB é exagero ou não pra você, mas um detalhe importante sobre utilizar essa capacidade de RAM é que devido a alta densidade do chips DRAM, a controladora do processador não vai conseguir lidar com altas frequências. Mas o que isso quer dizer? Na prática você muito provavelmente não conseguiria utilizar 64GB 3200MHz de forma estável, teria que se contentar a 2666MHz, talvez no máximo 3000MHz, vai da sua sorte. Isso é, se você for manter essa mesma plataforma AM4.

Para termos uma ideia geral, você precisará dizer qual é a configuração inteira do seu PC atual, o que você passou aí é só o básico do básico. Precisamos saber de placa-mãe, modelo da fonte, gabinete, cooler, monitor, etc.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não sei te dizer se 64GB é exagero ou não pra você, mas um detalhe importante sobre utilizar essa capacidade de RAM é que devido a alta densidade do chips DRAM, a controladora do processador não vai conseguir lidar com altas frequências. Mas o que isso quer dizer? Na prática você muito provavelmente não conseguiria utilizar 64GB 3200MHz de forma estável, teria que se contentar a 2666MHz, talvez no máximo 3000MHz, vai da sua sorte. Isso é, se você for manter essa mesma plataforma AM4.

Para termos uma ideia geral, você precisará dizer qual é a configuração inteira do seu PC atual, o que você passou aí é só o básico do básico. Precisamos saber de placa-mãe, modelo da fonte, gabinete, cooler, monitor, etc.

Entendi, vou passar a seguir, mas não vou usar nada do pc atual porque vou passar ele pra minha esposa (no maximo, usarei o monitor).

placa-mãe : Steal legends b450m

Fonte:Nidus 500w plus

Monitor: AOC 27g2g4 ( 144 Hz)

O restante é indiferente, ja q quero montar um do 0 e sem deixar faltar nada ( ou seja, boa ventilação, gabinete de preferência com compartimento traseiro pra passar os fios e etc).

• mick 07 alterou o título para Upgrade em Ryzen 5600 e RX 580 pra jogar e trabalhar (até R$ 8 mil)
Postado

@lucassan2009 ah sim, então OK, achei que poderia querer reaproveitar algo.

R$8.000 é um bom orçamento, mas ainda terá que ser feitas algumas concessões. Num PC gamer comum com esse orçamento eu já recomendaria direto um CPU AM5 e RAM DDR5, mas montar uma máquina com 64GB DDR5 vai ficar super caro, só de memória RAM vai aumentar R$1.000 em relação a DDR4. Esses R$1.000 a mais poderiam ser investido em outras partes, tipo um CPU um pouco mais robusto, acredito que CPU seria uma prioridade maior que placa de vídeo, no seu caso.

Minha recomendação pra você:

Ryzen 9 5900XT (16 núcleos/32 threads) - R$2.140

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$800

RAM Kingston 32GB DDR4 3200MHz CL16 (2x) - R$1.158

Cooler Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB - R$249

NVIDIA RTX 4060 8GB Gainward - R$1.930

SSD XPG S70 Blade 1 TB - R$700

Fonte XPG Core Reactor 650W - R$590

Gabinete Corsair 480T RGB Airflow - R$450

Total: R$8.017

Nesse PC eu foquei no processador, colocando logo o melhor CPU possível para AM4 com 16 núcleos. Outro foco um pouco maior foi no SSD, um modelo mais premium para aguentar bem seu fluxo de trabalho. Mas se você achar por bem, dá pra economizar uns R$250-300 num modelo mais simples. Quem saiu meio prejudicada nesse história foi a placa de vídeo, ainda assim a RTX 4060 é beeem mais rápida que sua atual RX 580.

• Curtir 1
  • lucassan2009 alterou o título para Montagem de um pc pra jogar e trabalhar (até R$ 8 mil)
Postado

@GuilhermeGB Gostei muito da placa-mãe e do processador. Mas aqui vai algumas dúvidas. 

Sobre o SSD, eu comprei recentemente um NV2 da kingston 1tb 3500 mbs  que pretendia passar para esse novo pc, serq q teria mt diferença desse xpg blade?

A respeito da memória eu poço manter uns 32gb e se faltar eu compraria mais 32gb.

Agr por fim, você acredita q teria como montar algo quase no mesmo nível reduzindo esse orçamento, ou algo num nível mt superior aumentando pouca coisa?

Não quero pagar tanto em algo sendo q um pouca coisa inferior já traria quase o mesmo desempenho, ou deixar de pegar uma coisa mt melhor por causa de 500$

Postado
1 hora atrás, lucassan2009 disse:

Bom dia/tarde/noite.

Estou querendo saber o quanto eu gastaria para montar um pc com esses 2 principios a seguir

1- melhor q o meu atual

2 - focado em fazer varias tarefas ao mesmo tempo ( chego a abrir 30 navegadores ao mesmo tempo)

O meu atual seria :

16gb ram

Ryzen 5600

Rx580

o que eu pensei foi em focar em bastante memória ( uns 64 gb) e um processador mt bom. A placa de Vídeo se der queria algo legal também , mas n é o foco. Atualmente eu "trabalho" com projetos nfts, então eventualmente pode sugir algum jogo q precisa de uma placa boa, mas não tenho muita noção de peças e valores e por isso criei o tópico.

Quanto seria mais ou menos pra montar algo assim? Não precisa ser as melhores peças, e nem passar de 8k (isso não é orçamento, apenas q acima disso eu não iria investir)

8k já da pra montar um top

PLACA DE VÍDEO: Não devo mandar os links por hora por conta do quão inflados os preços estão atualmente, mas você pode optar desde uma 6750xt/4060 ti (ambas somente se estiverem abaixo dos 2500 reais) ou placas mais parrudas, como 3070/3080 ou 7800xt/4070 super caso encontre com um bom preço. Geralmente essas placas se encontram na faixa dos 3000 até 3800 em boas promoções, mais que isso não recomendo.

PROCESSADOR: Ryzen 5 7600

placa-mãe: TUF B650M PLUS

FONTE: BRONZE: GALAX GL650  RISE MODE ZEUS 650W  /  GOLD: CORE REACTOR RM650 (usei como base 650w)

RAM: RAM XPG LANCER 2X16GB

GABINETE BRANCO (MIDTOWER): LANCOOL 216 LANCOOL 215 LANCOOL 205 MESH  / (AQUÁRIO): WIDELOAD EXTREME MONTECH 95 (tá caro) c285
GABINETE PRETO (MIDTOWER): SKY TWO  903 MAX  4000d NZXT H510i H5 ELITE H6 FLOW / (AQUÁRIO): WIDELOAD EXTREME  MONTECH 95 (tá caro)  O11 MINI  dt3 hyperspace 
Você também pode optar por outros mais baratos, aqui eu só coloquei o caldo do caldo.

VENTOINHAS (CASO PEGUE AQUÁRIO): sickleflow montech metal jungle leopard 
Tem uma planilha de fans fan.pdf quanto mais verde melhor.

SSD: LEXAR NM800  KINGSTON NV3

AIR COOLER: AG620 BRANCO AG620 PRETO AG620 DIGITAL

OBS: Essa build é am5, e com 32gb de ram. Não tenho certeza se esse processador vai bem com quad channel caso queira colocar mais 32gb, mas sinceramente não vejo sentido o motivo de tanta ram.

51 minutos atrás, lucassan2009 disse:

@GuilhermeGB Gostei muito da placa-mãe e do processador. Mas aqui vai algumas dúvidas. 

Sobre o SSD, eu comprei recentemente um NV2 da kingston 1tb 3500 mbs  que pretendia passar para esse novo pc, serq q teria mt diferença desse xpg blade?

A respeito da memória eu poço manter uns 32gb e se faltar eu compraria mais 32gb.

Agr por fim, você acredita q teria como montar algo quase no mesmo nível reduzindo esse orçamento, ou algo num nível mt superior aumentando pouca coisa?

Não quero pagar tanto em algo sendo q um pouca coisa inferior já traria quase o mesmo desempenho, ou deixar de pegar uma coisa mt melhor por causa de 500$

Diferença tem (por mais que não tanta), mas se você já tem um bom SSD não vejo motivo para comprar outro.

Já aumentar o nivel seria com boas promos de placa de vídeo, ou talvez pegando alguma placa usada/semi nova como uma 3070/3080 na olx por seus 2500-3000 reais.

Tudo que eu mandei acima é o caldo do caldo até onde seu orçamento permite, só as memórias que estão meio caras, mas tem cupom e você pode esperar promoção de memórias semelhantes.

NÃO recomendo pegar memórias com CL MAIOR que 34 (ou seja, 36/38/40) e MHz MENOR que 6000 (5600/5200/4800...)

57 minutos atrás, lucassan2009 disse:

Caso ainda assim queira 64gb de ram 32GB KINGSTON é a mais barata que achei, a menos que você compre as asgard/juhor do aliexpress (o que sinceramente não recomendo, talvez as asgard, mas as juhor eu passaria longe). E tenha em mente que o cl dessa memória é bem alto e ela tem pouco MHz, então pode acabar afetando bastante o desempenho.

• Solução
Postado

XPG S70 Blade é um SSD de maior qualidade de construção e melhor velocidade, apesar de que a velocidade em si não deve fazer diferença pra você. Como eu disse antes, você tem a opção de economizar, pode ser o próprio NV2.

Pelo preço que o Ryzen 9 5900XT está sendo vendido, você não encontrará nem de longe algo no mesmo nível. Sim, dá pra economizar uns R$1.000 trocando por um Ryzen 7 5700X (8 núcleos), assim você teria também mais ou menos metade do desempenho multi-tarefas. 

Se você achar que CPU não é tanta prioridade pra você, então pode economizar no 5700X e talvez até ir direto para AM5 com um Ryzen 5 7600. O desempenho multi-tarefas de um Ryzen 5 7600 (6 núcleos) é levemente acima de um Ryzen 7 5700X. Devido a arquitetura mais moderna, é possível num CPU mais recente de 6 núcleos alcançar um mais antigo de 8.

OBS: Apesar do nome 5900, o 5900XT é uma nova versão do 5950X (16 núcleos), já que o 5900X é um CPU de 12 núcleos. Pra você ter algo semelhante da plataforma AM5, você precisaria de um Ryzen 9 7900X (12 núcleos) ou superior (o 7900X sozinho custa R$3.000). Resumindo: pra pegar algo melhor do que o 5900XT você teria que investir facilmente uns R$2.000~R$2.500 a mais se somar o aumento do custo do processador e memória RAM DDR5.

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

XPG S70 Blade é um SSD de maior qualidade de construção e melhor velocidade, apesar de que a velocidade em si não deve fazer diferença pra você. Como eu disse antes, você tem a opção de economizar, pode ser o próprio NV2.

Pelo preço que o Ryzen 9 5900XT está sendo vendido, você não encontrará nem de longe algo no mesmo nível. Sim, dá pra economizar uns R$1.000 trocando por um Ryzen 7 5700X (8 núcleos), assim você teria também mais ou menos metade do desempenho multi-tarefas. 

Se você achar que CPU não é tanta prioridade pra você, então pode economizar no 5700X e talvez até ir direto para AM5 com um Ryzen 5 7600. O desempenho multi-tarefas de um Ryzen 5 7600 (6 núcleos) é levemente acima de um Ryzen 7 5700X. Devido a arquitetura mais moderna, é possível num CPU mais recente de 6 núcleos alcançar um mais antigo de 8.

OBS: Apesar do nome 5900, o 5900XT é uma nova versão do 5950X (16 núcleos), já que o 5900X é um CPU de 12 núcleos. Pra você ter algo semelhante da plataforma AM5, você precisaria de um Ryzen 9 7900X (12 núcleos) ou superior (o 7900X sozinho custa R$3.000). Resumindo: pra pegar algo melhor do que o 5900XT você teria que investir facilmente uns R$2.000~R$2.500 a mais se somar o aumento do custo do processador e memória RAM DDR5.

Entendo, vou ficar com o primeiro orçamento então, e so n vou pegar SSD. Vou ir tentando achar esses itens na promoção, não tô com tanta pressa pra montar. 

obrigado

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...