Ir ao conteúdo

Arduino Projeto usando motor de microondas com STM32f411C

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Preciso fazer um projeto onde eu vou utilizar um motor de microondas com o microcontrolador stm32f411c, acredito que eu já tenho todo o material necessário (microcontrolador, o motor, protoboard, relé de 2 canais 12v com o módulo, transistor, Diodo e Resistor).

Porém, eu não tenho muito conhecimento de elétrica, venho focando mais na parte de programação, não sei como conectar esses componentes e enviar energia para o motor. Minha preocupação é fazer conexões erradas e danificar os componentes. Então eu queria uma ajuda de como eu conecto esses componentes, principalmente onde eu ligo o motor para que ele ligue e "troque informações" com o microcontrolador, se eu realmente já tenho realmente todo o material que eu preciso para isso etc

Eu estou utilizando o stm32cubeide para programar, e o modelo do motor que eu tenho é esse da foto:

Capturar.JPG

• Curtir 1
Postado

É um motor de corrente alternada, 220Vac com redutor embutido. Nos 60Hz da nossa rede a velocidade é de 6rpm (1 volta a cada 10 segundos). O motor é síncrono, o que indica que não possui escorregamento como os motores de indução.

Utilize um relé para conectá-lo na rede. Está cheio de módulos de relé com transistor embutido para comandar relé através de microcontroladores. 

• Membro VIP
Postado

De fato é bem simples acionar um relé com microcontrolador (clique) .

rele-botoes_bb.png

Em 19/12/2024 às 22:23, HenriSp disse:

"troque informações" com o microcontrolador,

No caso não há troca e sim apenas doação do mc pra ele: liga ou desliga: um projeto bem tedioso 😁. Se quiser devolver informação pro sistema - algo como rotação, corrente, posição, etc - de fato vai lhe ficar 'ligeiramente' mais desafiador. Mas como jack, o estripador, vá por partes.

Postado

Desculpem demorar de responder, é que a notificação caiu na caixa de spam e eu não vi

@Sérgio Lembo

O meu módulo relé é desse modelo da imagem abaixo. Ele está funcionando perfeitamente, já consegui conectar ele ao meu blackpill e fazer o led piscar.

@.if

Minha maior dúvida é justamente como eu conecto o motor ao relé. Como eu disse, eu não manjo muito de elétrica, estou na dúvida sobre conectar o que, com o que. Tipo eu preciso de algum tipo de fio específico para conectar à alimentação do motor?

E caso eu queira trabalhar também a rotação do motor, eu vou precisar de mais algum material além do microcontrolador e do relé?

unnamed.jpg

Postado

É um motor síncrono, tem a sua rotação determinada pela frequência da alimentação. A única forma de controlar a rotação de um motor síncrono é através de um inverter. Para controle de rotação através de microcontrolador pesquise por motor DC e PWM. Caso necessite de controle preciso de rotação acrescente encoder à pesquisa.

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

15 horas atrás, HenriSp disse:

E caso eu queira trabalhar também a rotação do motor, eu vou precisar de mais algum material além do microcontrolador e do relé?

Sim amigo. Como menciona Serjão você vai precisar de um inversor de frequência. Dá pra fazer com o mc e seu pwm mas...

não manjo muito de elétrica

... não deve te ajudar muito - de fato praticamente nos impede de prosseguir. E sim , já fiz um com pic há muuito tempo atrás. ... e acredite ser quiser recentemente voltou à minha mente doentia um projeto para controlar a vazão de um motorzinho ac de aquário pra fazer a água circular num aquecedor solar onde a convecção natural não fica otimizada. E porque não uso motor 12vdc + pwm? A ideia de jerico é fazer ele durar pra sempre pois o motor dc tem o desgaste do carvão no rotor.

Minha maior dúvida é justamente como eu conecto o motor ao relé.

Esta é a parte + fácil, amigo. A net tá repleta de exemplos...(clique)

guia-componentes-eletronicos-parte-16.15

16_fritz_H.png?214

A lâmpada=seu motor

O relé pode ser visto como um simples interruptor de parede meio que anabolizado por um controle eletro-eletrônico externo

• Obrigado 1
Postado

@Sérgio Lembo Muito obrigado.

@.if Obrigado. Só mais uma dúvida antes de saí adquirindo mais materiais. Eu conseguiria fazer as conexões (motor/lâmpada -> Relé -> Fonte de energia) utilizando aqueles fios jumper com terminal elétrico ou bornes de conexão? E qual fonte de energia mais recomendada para isso?

• Membro VIP
Postado
Em 27/12/2024 às 18:17, HenriSp disse:

fonte de energia mais recomendada para isso?

Para a parte do controle-microcontrolador você pode usar um simples carregador de celular amigo. Ele é 5V.. mas parece que você possui rele 12v. Neste caso tem algumas opções p.ex. fonte de 12v pro relé e um regulador 5v (LM7805) pro mc... se bem que seu mc ...

microcontrolador stm32f411c,

... possa ser 3V... vais ter que verificar. Se o mc estiver num módulo (arduino?) ele já pode ter regulador 3v.

Em 27/12/2024 às 18:17, HenriSp disse:

fazer as conexões (motor/lâmpada -> Relé -> Fonte de energia) utilizando aqueles fios jumper com terminal elétrico ou bornes de conexão?

Sim amigo. Dada a baixa potência envolvida, praticamente qualquer tipo de fio e borne tem algo pra dar certo. Atenção às polaridades + e - e a curto-circuitos em geral.

não tenho muito conhecimento de elétrica

...

Este deve ser meu último post ....   deste ano... Até o próximo e feliz novo pra você, caro leitor/leitora membro ou não e todos seus amados. 🙂

Postado

@.if Meu microcontrolador stm32 tem um pino de 5v e um de 3.3v. O arduino também.

Meu relé é de 12v, se eu soubesse que podia usar um carregador de celular tinha comprado um de 5v. Vou ter que arranjar uma fonte de energia de 12v então. Que aliás, não faço ideia de como conectar a fonte de energia ao relé.

• Membro VIP
Postado

Em 03/01/2025 às 21:52, HenriSp disse:

usar um carregador de celular tinha comprado um de 5v.

Sim a ideia teria sido boa. Mesmo um carregador mais xing ling é capaz de acionar 1 ou 2 ou + relé 5V.

Em 03/01/2025 às 21:52, HenriSp disse:

como conectar a fonte de energia ao relé.

É quase bem simples pra quem tem conhecimentos mínimos na área: ao invés de ligar o fio vermelho que vai pro relé na saída 5V do arduíno, basta ligar ele na saída (+)12v da fonte. Nunca conecte o 12v da fonte no 5v do arduino, ok? O preto - terra ou gnd do arduino - este sim deve ser ligado no (-) da fonte... de fato já está conectado pelo conector de entrada. O que deve conectar é o (-) ou gnd ou terra do módulo relé: aquela setinha do Q1 deve ser ligada ao (-) da fonte.

Algo como...

reles.html_clip_image001_0002dc.gif

https://eletronicaemcasa.blogspot.com/2013/12/como-acionar-um-rele-com-arduino-ou-pic.html

Esse daí é um arduino tradicional. Se achar que deve, fale mais sobre o seu módulo arduino com o seu mc... fotos, links e etc

Postado

@.if Meu microcontrolador é desse aqui stm32f411c:

Capturar.JPG.b9e1441e1d046ebb4b0ed6483521cb71.JPG

Eu tenho um arduino tradicional, mas eu preciso usar esse. Minha preocupação nesse momento é em relação a tensão do relé, estou vendo se eu compro um relé de 5v ou uma fonte de 12v. A menos que exista alguma forma de eu usar o relé de 12v com a fonte de 5v.

Edit: Na verdade eu tenho uma fonte de 19v aqui, que é de um notebook antigo, mas nem sei se daria pra usar por qeu acho que eu ia precisar de um adaptador.

• Membro VIP
Postado

Ok... Mantem-se o mesmo princípio do arduino tradicional: ele é alimentado por 5V e tem regulador 3V3 pro mc e seus IO's são 3V3.

E sim você pode usar seu relé 12 e fonte 19V mas vai ter que fazer adaptações tipo reguladores de tensão pra 12 e 5V algo como 7812 e 7805... algo como seu... 

20 horas atrás, HenriSp disse:

um adaptador.

Preguiça de te desenhar e procurar na net agora pra você mas tenta desenhar aquilo que estás a entender que te falo se certo ou errado, ok?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!