Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal,

Queria a opiniao de vocês sobre o assunto. 

Sempre priorizei a instalacao de anti-virus pago em minhas maquinas. Era o unico software que fazia questão de comprar - não importasse o valor.

Ja usei os mais diversos antivirus - considerados "premiums" - McAfee, Norton, Kaspersky e cia.

Passei por fases negras onde os virus faziam parte constante do dia-a-dia.

Mas hoje, ate que ponto vale a contratacao de um antivirus pago? 

Eu não tenho problema em continuar pagando - mas a questão é se realmente vale a pena. 

Tenho tomado uma certa birra DE TODOS os antivirus porque vejo q hoje eles estão sendo mais "VIRUS" do que "ANTI". 

O Norton por exemplo passou o ano inteiro de assinatura fazendo propaganda de outros programas da marca de forma insistente. Depois q não assinei - ele fica praticamente o dia todo me aterrorizando pra renovar.

Alem disso, tem os gastos de recursos q estão demandando cada vez mais. (minha maquina é TOP de linha - não teria problema, mas ao mesmo tempo não é porque tenho de sobra, q preciso gastar com algo q não faz sentido.

nesse meio tempo, tivemos uma melhoria do WIndows Defender - que apresenta solucoes basicas de defesa.

e acredito tambem que um decrescimo significativo de virus "aleatorios" - ou seja, infeccoes involuntarias. Muito porque os navegadores tb se tornaram mais seguros, e tb porque os criadores de virus mudaram de foco - hj o foco talvez esteja mais em hackear mobiles.

A grande maioria das infeccoes q tive ao longo dos ultimos anos foram de ações voluntarias q tomei - baixando um torrent, ou algo do tipo - e em alguns casos nem virus era. 

então, a pergunta q não quer calar - com todos esses pros/contras - ainda vale a pena contratar antivirus pago?

• Coordenador
Postado

Você fala que já usou todo tipo de antivírus pago, ou seja, já teve experiência com mais de um. Também disse que a maioria das vezes que se infectou foi por uma ação voluntária sua -- confirmando que não existe essa de "o melhor antivírus é o usuário" --, e ainda está na dúvida se vale a pena continuar usando antivírus pago? 

Leia e tire suas conclusões:

Confira cinco motivos para usar antivírus

Saiba como escolher um antivírus

Os melhores antivírus de 2024 para os brasileiros

• Curtir 4
  • Amei 1
  • Moderador
Postado

Tem também a questão de, independente do antivírus ser pago ou gratuito, é necessário saber configurá-lo. A grande maioria dos usuários acha que antivírus é algo que você só instala e pronto, sem saber que por padrão, eles não estão com as melhores configurações de fábrica para não impactar no desempenho dos computadores.

Exemplo do antivírus da Kaspersky, o qual eu manualmente configurei o nível máximo de proteção (por padrão ele vem com o nível médio):

image.png

image.png

image.png

Fora isso, são bem poucos os que abrem a interface do antivírus e usam a opção de "Verificação completa" de tempos em tempos, sem saber que isso também é extremamente importante para se manter protegido. É a mesma coisa que iniciar um tratamento para uma determinada doença, mas só tomar os remédios quando os sintomas estiverem graves, em vez de manter um uso contínuo.

image.png

• Curtir 4
Postado
Em 21/12/2024 às 12:52, mick 07 disse:

Você fala que já usou todo tipo de antivírus pago, ou seja, já teve experiência com mais de um. Também disse que a maioria das vezes que se infectou foi por uma ação voluntária sua -- confirmando que não existe essa de "o melhor antivírus é o usuário" --, e ainda está na dúvida se vale a pena continuar usando antivírus pago? 

Leia e tire suas conclusões:

Confira cinco motivos para usar antivírus

Saiba como escolher um antivírus

Os melhores antivírus de 2024 para os brasileiros

Ola @mick 07 - primeiramente obrigado pela ajuda.

A unica coisa é que talvez você não tenha entendido a questão - Não é NÃO USAR UM ANTI-VIRUS - é usar um anti-virus pago.

O qto eles sao REALMENTE mais eficientes que o proprio Windows Defender.

O Defender tem algumas vantagens obvias - é gerenciado pela propria Microsoft, q claro, quer proteger o sistema - e por não ser pago - não precisa ficar agindo como um adware - como norton e cia fazem.

quando citei a questão de "infeccoes por acoes minhas" é porque essas sao obviamente as mais faceis de se notar. Eu vou baixar um torrent suspeito - eu sei o risco q estou passando - como eu tenho um antivirus - sei que ele vai bloquear e proteger a maquina. Não é que fui infectado por fazer algo sem saber o q estava fazendo (o que nesse ponto corrobora com o que você falou do "melhor anti-virus sou eu")

E ai da mesma forma que "youtubers" dizem pra não usar - revistas sao pagas pra dizer pra usar. E ai vivemos nessa guerra de conceitos.

A ideia era debater a sua experiencia e não continuar nesse meio.

@GabrielLV obrigado tb pela ajuda!

O Kaspersky foi meu ultimo AV pago - mas pra minha decepcao ele tb começou a me perturbar diariamente pra comprar as outras solucoes da suite. Eu contrato um AV pra me livrar de adware e o mesmo começa a agir como um proprio adware? 

Isso não quer dizer q ele não proteja - é justamente essa a discussao... o qto ele (e outros pagos) realmente protegem mais do que o proprio defender - a ponto de valer "a pena" introduzir um adware na sua maquina - ou um software pesado consumindo recursos - se o defender resolve.

= e tb não estou dizendo que o defender é a melhor solucao (alias é a duvida) - porque eu tb nunca testei ele a fundo. sempre tive o AV pago. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

"Quando você não paga por algum produto ou serviço, chances são de que o produto é você"

-- autor desconhecido

"Não existe almoço grátis"

- autor + desconhecido ainda

Brincadeiras à parte, pagar para ter mais segurança tanto pode trazer mais segurança quanto, de fato, é o que ocorre, principalmente no caso da Microsoft (Defender)

Microsoft Defender for Endpoint | Microsoft Security

https://www.microsoft.com/en-us/security/business/endpoint-security/microsoft-defender-endpoint?msockid=36e96d4ef4b26a360a8e7861f5976b18

Precificação para usuários domésticos (not business)

https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/microsoft-defender-for-individuals-families

Não vai nessa não de que "não sei pra quê pagar pra ter mais segurança"... ainda mais baixando de fontes nada seguras. Se os usuários soubessem o quanto a internet é um lugar hostil, contratariam serviço de SOC-as-a-Service pra ontem!

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@DanielRodrigo Boa noite!

Em 21/12/2024 às 09:24, DanielRodrigo disse:

Tenho tomado uma certa birra DE TODOS os antivirus porque vejo q hoje eles estão sendo mais "VIRUS" do que "ANTI". 

O Norton por exemplo passou o ano inteiro de assinatura fazendo propaganda de outros programas da marca de forma insistente. Depois q não assinei - ele fica praticamente o dia todo me aterrorizando pra renovar.

Em 23/12/2024 às 23:29, DanielRodrigo disse:

O Kaspersky foi meu ultimo AV pago - mas pra minha decepcao ele tb começou a me perturbar diariamente pra comprar as outras solucoes da suite. Eu contrato um AV pra me livrar de adware e o mesmo começa a agir como um proprio adware? 

Pois é, tem muita solução de segurança por aí que enche o saco. O Avast e o AVG (que são da mesma empresa) é o maior exemplo disso: além de serem pesados e fracos contra malwares do cenário nacional (desde cavalos de troia bancários a adwares, que creio ser uma das categorias de malware mais prevalentes por aqui), instalam adicionalmente otimizador, atualizador de driver e navegador, todos iniciando junto com o sistema ao melhor estilo pop-up.

Hoje a Avast e a AVG são da Gen Digital, empresa guarda-chuva que também é dona do Avira e da Norton - apesar que, aparentemente, esses dois últimos funcionam separados da Avast/AVG, que possuem o mesmo motor de segurança por trás da "skin" diferente.

Sobre o Kaspersky: faz um tempo que não uso ele, mas por muito tempo usei a versão gratuita (Free, depois Security Cloud Free, e hoje Free de novo) e nunca tive problemas com notificações de renovação e propagandas - antigamente havia uma opção que vinha marcada por padrão para exibir notificações promocionais, e quando marcada ocasionalmente exibia um pop-up sugerindo assinatura de um plano pago (mas era BEM raro, não acontecia mais do que uma vez por mês).

Há alguns anos essa opção nem existe mais e eu nunca vi propaganda depois disso, mesmo na versão gratuita.

Em 21/12/2024 às 09:24, DanielRodrigo disse:

e acredito tambem que um decrescimo significativo de virus "aleatorios" - ou seja, infeccoes involuntarias. Muito porque os navegadores tb se tornaram mais seguros, e tb porque os criadores de virus mudaram de foco - hj o foco talvez esteja mais em hackear mobiles.

A grande maioria das infeccoes q tive ao longo dos ultimos anos foram de ações voluntarias q tomei - baixando um torrent, ou algo do tipo - e em alguns casos nem virus era. 

Pelo contrário: a percepção que tenho é que hoje em dia é muito mais fácil ser infectado de forma involuntária. Era comum antigamente pop-ups e páginas falsas com o clássico "você é o enésimo visitante e ganhou <insira nome de eletrônico aqui>!", além dos trocentos antivírus falsos, toolbars de navegador e coisas do tipo.

Nos dias atuais a maioria dos ataques são direcionados e fazem o menor alarde possível. Spyware (que coleta dados de login de redes sociais e bancos) e ransomware são os mais comuns, e o antigo setor de remoção de malware era abarrotado de tópicos disso. Esses são distribuídos silenciosamente através de engenharia social, preparados de acordo com a vítima (como programas e jogos falsos para criadores de conteúdo fazerem publicidade). Adware ainda é prevalente por aqui, mas não tanto como antigamente - hoje esse tipo de malware está concentrado em grande parte nos celulares, não canso de ver telefone repleto de propagandas e notificações abusivas.

Ao contrário do que se vê a rodo pela internet, o pior antivírus é o usuário. Sim, educação cibernética é hiper importante até porque nenhuma solução de segurança pode ser perfeita, mas o usuário segue sendo o elo mais fraco da corrente da segurança digital e a engenharia social é prova disso - em cenários elaborados é muito difícil sacar o caroço do angu e o que resta pra te salvar são as proteções de hardware e software.

---

Voltando a questão central do tópico: depende do usuário. Um usuário bem educado sobre segurança digital e familiarizado com as técnicas usadas nesse ambiente dificilmente vai ter problemas com um antivírus grátis, porém decente (como o próprio Microsoft Defender, Kaspersky Free, Bitdefender Antivirus Free e Panda Dome Free).

Já um usuário não tão ciente assim é melhor prevenir do que remediar. A maioria das soluções de segurança do mercado possuem recursos de segurança extras nas versões pagas, ao invés de apenas recursos bônus como gerenciadores de senha, VPN e afins. Exemplos:

• Kaspersky: possui nas edições pagas o módulo Controle de Aplicativos, que ajusta as permissões dos programas em execução de acordo com sua "reputação" usando dados da Kaspersky Security Network - KSN, a rede de conhecimento global de ameaças da empresa. É possível também definir manualmente restrições para aplicativos em que você desconfia antes de executá-los, minimizando vetores de infecção.
  • Bitdefender: possui nas edições pagas o módulo Remediação de Ransomware, que permite definir arquivos e pastas para serem "blindados" de modificações externas, assim impedindo que ransomware criptografe os arquivos que forem protegidos, mesmo se o Bitdefender não reconhecer a ameaça.
  • ESET: possui nas edições mais caras desde módulos de proteção para transações bancárias; outro com mesma função do Remediação de Ransomware da Bitdefender chamado ESET Folder Guard; e o ESET LiveGuard, uma camada de proteção adicional que envia arquivos suspeitos para os servidores da ESET, que lá o executam em um ambiente isolado e avaliam o grau de certeza de que ele é ou não uma ameaça, e caso afirmativo, é adicionado as definições de vírus e enviado para que todos os outros clientes possam detectar aquele malware imediatamente a partir de agora.

Em 21/12/2024 às 14:03, GabrielLV disse:

Fora isso, são bem poucos os que abrem a interface do antivírus e usam a opção de "Verificação completa" de tempos em tempos, sem saber que isso também é extremamente importante para se manter protegido. É a mesma coisa que iniciar um tratamento para uma determinada doença, mas só tomar os remédios quando os sintomas estiverem graves, em vez de manter um uso contínuo.

@GabrielLV Eu discordo disso, afinal se o antivírus protege em tempo real, que malware ele vai encontrar na verificação completa se ele está protegendo o computador a todo tempo? Tudo bem, as definições de vírus são atualizadas constantemente, podendo detectar um malware que possa ter passado antes - mas se isso acontecer, no momento que o malware se tornar ativo, o antivírus vai neutralizá-lo, visto que os módulos de proteção em tempo real são muito mais avançados do que a verificação de contexto comum.

No entanto, acho interessante analisar, de tempos em tempos, com verificadores de segunda opinião, de outras empresas.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
20 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@GabrielLV Eu discordo disso, afinal se o antivírus protege em tempo real, que malware ele vai encontrar na verificação completa se ele está protegendo o computador a todo tempo? Tudo bem, as definições de vírus são atualizadas constantemente, podendo detectar um malware que possa ter passado antes - mas se isso acontecer, no momento que o malware se tornar ativo, o antivírus vai neutralizá-lo, visto que os módulos de proteção em tempo real são muito mais avançados do que a verificação de contexto comum.

No entanto, acho interessante analisar, de tempos em tempos, com verificadores de segunda opinião, de outras empresas.

Como você mesmo disse, as definições de vírus são atualizadas constantemente, por isso a necessidade de verificar o computador com uma certa constância.

Com relação a verificação em tempo real, ela analisa em tempo real o conteúdo que está presente na memória RAM, e também o conteúdo que o usuário interage. A verificação manual é necessária pois dessa forma, todos os arquivos (desde arquivos do usuário a arquivos do sistema, cujo usuário não está interagindo) são verificados, e se estiverem infectados com malwares que não foram detectados da primeira vez (vai que o usuário instalou o antivírus depois da infecção?), eles provavelmente serão assim que uma nova verificação for executada.

Se o procedimento que ocorre durante a verificação manual fosse executado 100% do tempo pela verificação em tempo real, o computador praticamente ficaria inutilizável, já que o disco estaria sendo usado 100% do tempo.

Um exemplo disso é o que acontece constantemente no meu computador que possui o antivírus Kaspersky configurado no modo de proteção máxima. Eu tenho alguns arquivos .ISO na minha área de trabalho, e quando eu clico nelas ou interajo com elas de qualquer forma, o antivírus começa a verifica-las. A verificação ocorre somente com aquilo que o próprio usuário está interagindo.

Não é à toa que os próprios antivírus vem com a opção de análise em tempo real, e análise manual, pois cada uma tem um cenário específico de utilização e obviamente não são a mesma coisa.

https://support.kaspersky.com/kisa/mr23/pt-BR/71782.htm

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Uma boa discussão.

Eu acredito que o pior antivírus é o usuário. Isso vem de anos de experiência em suporte de TI e vendo a quantidade de besteiras que usuários comuns podem fazer.

Antivírus pagos valem a pena? Depende do uso que é feito do computador e em que sistema ele está inserido. Um usuário comum, que usa internet, joga alguns jogos e não usa cracks? Acredito que somente com o Defender e o sistema devidamente configurado seja o suficiente.

Uma empresa com servidor e 50 máquinas, trabalhando com dados relativamente sensíveis? Acho que uma solução paga, incluindo um bom firewall, seja algo desejável. 

• Curtir 2
Postado

A questão é - Antivirus gratuito é um fator em extinção. Defender é gratuito ? Não! A não ser que por livre arbítrio se instale um Windows Piratex.

Todo Antivirus gratuito é uma prévia, um Beta Tester da versão Paga.

Alguns nem tem versão gratuita, mas apenas um trial para teste por 30 dias.

* Então desencana, porque nessa encruzilhada tem os seguintes caminhos -> usar Antivirus Pago, usar Windows Sem Antivirus, usar Linux(que também tem falhas) ou usar máquina de escrever 🤨

• Confuso 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...