Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema aqui. 

Tenho um SSD que estava instalado em um notebook Dell de meu uso pessoal. Este SSD está protegido por senha via BIOS, eu mesmo que fiz o processo a alguns anos e sei a senha. 

Porém a placa-mãe do notebook simplesmente fritou, saiu faíscas de dentro próximo as memórias. 

Agora estou com o SSD numa dock conectada via USB em outro notebook. Porém não tenho acesso aos arquivos e nem encontrei uma opção de entrar com a senha ou removê-la. Alguém pode me ajudar? 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@WilliamSR O seu SSD não foi bloqueado pelo BIOS, mas sim, pelo bitlocker, que é um sistema de criptografia que vem ativado nos computadores e notebooks de várias fabricantes, inclusive a Dell.

Quando você pegou o notebook pela primeira vez, ele certamente pediu para você inserir um e-mail @outlook para que você conseguisse prosseguir com a configuração. A chave de descriptografia do bitlocker fica vinculada a este e-mail que você inseriu.

https://aka.ms/myrecoverykey

Acesse o site acima (site da própria Microsoft), insira ali as suas credenciais de acesso (usando o mesmo e-mail que você colocou no seu notebook) e veja se a chave do bitlocker aparece ali. Se aparecer, basta usa-la para recuperar o acesso ao seu SSD.

Ao fazer isso, você deve tentar acessar esse SSD a partir de outro computador, seja usando-o como uma unidade secundária, ou usando uma versão do Linux no modo Live-CD (onde ele não instalará o Linux, apenas ficará na versão "demonstrativa"), e ali você deverá usar o software Dislocker para conseguir visualizar a unidade criptografada.

https://blog.desdelinux.net/pt/dislocker-uma-ferramenta-para-acessar-partições-criptografadas-por-bitlocker-do-linux/

Se nada aparecer ali, então infelizmente não teremos como desbloquear o SSD.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se nada aparecer ali, então infelizmente não teremos como desbloquear o SSD.

Se não tiver chave, só formatando SSD, só lembrando.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Como acessar um SSD protegido pelo bitlocker em outro dispositivo?
Postado

@Banunin Muito obrigado por ter se disponibilizado a me responder. 

Infelizmente a senha não foi configurada via BitLocker, e sim no acesso a BIOS do notebook em que o SSD estava. 

@Banunin A chave eu sei. Só não tenho mais onde colocá-la. 😔

@juhniu show meu amigo. Vou tentar essas soluções do vídeo. Se der certo eu volto aqui. 

@GabrielLV show!!! Muito obrigado pelas dicas. Vou tentar as soluções apresentadas pelo colega acima. Se não funcionar, vou tentar essas suas dicas também. Valeu mesmo fera! 

Postado

@juhniu olá amigo. Infelizmente as dicas do vídeo que me enviou o link, não funcionaram. O SSD foi bloqueado via BIOS e não pelo BitLocker do Windows. Ele aparece no gerenciador de discos como Disco 2 (desconhecido). Não inicializado. E não permite nem mesmo a formatação. 

Tento inicializar ele como MBR ou GPT (duas opções disponíveis) e da sempre o mesmo erro: Erro de dados. Verificação cíclica de redundância. 

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, WilliamSR disse:

Não inicializado. E não permite nem mesmo a formatação. 

Tento inicializar ele como MBR ou GPT (duas opções disponíveis) e da sempre o mesmo erro: Erro de dados. Verificação cíclica de redundância. 

Como exatamente você tem certeza de que isto está acontecendo devido ao bloqueio no BIOS? Pois parece que esse aviso está indicando um possível defeito físico na unidade, até mesmo por ele nem sequer estar sendo inicializado.

Postado

@GabrielLV olá amigo! Eu nunca usei o BitLocker do Windows, a senha do SSD eu havia colocado na BIOS do notebook que queimou. 

Realmente o Windows algumas vezes pedia para eu inserir um e-mail de recuperação de conta, mas eu nunca aceitei, sempre ignorei e deixava o Windows sem senha. Até porque já tinha sempre que digitar a senha do SSD na BIOS logo que ligava o notebook. Não via a necessidade de mais uma senha no Windows. 

Mesmo assim, tentei o acesso através do link que me enviou. E a mensagem que aparece quando digito a minha conta de e-mail do Hotmail, é:

Não há nenhuma chave de recuperação do BitLocker carregada em sua conta da Microsoft.

• Moderador
Postado
agora, WilliamSR disse:

@GabrielLV olá amigo! Eu nunca usei o BitLocker do Windows, a senha do SSD eu havia colocado na BIOS do notebook que queimou. 

Eu mencionei que poderia ser o bitlocker pois ele é habilitado nativamente em todos os computadores e notebooks dos principais fabricantes do mercado, incluindo ai a Dell. O usuário nem sequer sabe que ele é habilitado, mas as credenciais são salvas no e-mail que ele insere no e-mail após usar o notebook pela primeira vez.

1 minuto atrás, WilliamSR disse:

Realmente o Windows algumas vezes pedia para eu inserir um e-mail de recuperação de conta, mas eu nunca aceitei, sempre ignorei e deixava o Windows sem senha. Até porque já tinha sempre que digitar a senha do SSD na BIOS logo que ligava o notebook. Não via a necessidade de mais uma senha no Windows. 

Mesmo assim, tentei o acesso através do link que me enviou. E a mensagem que aparece quando digito a minha conta de e-mail do Hotmail, é:

Não há nenhuma chave de recuperação do BitLocker carregada em sua conta da Microsoft.

Entendi. Peço desculpas o engano, mas eu também desconheço qualquer forma de acessar um HD que tenha sido bloqueado dessa maneira. Vamos ver se algum outro usuário consegue ajudá-lo.

• GabrielLV alterou o título para Como acessar um SSD bloqueado via por senha BIOS em outro dispositivo?
Postado

@GabrielLV cheguei a pensar nisso também, na possibilidade do SSD ter danificado quando a placa-mãe do notebook fritou. Mas aparece todas as informações do disco quando instalado na dock conectada via USB no outro notebook. 

Tamanho. Modelo do disco. Que é um SSD. 

Em status do dispositivo aparece a mensagem: Este dispositivo está funcionando corretamente. 

Vou em drivers e também está tudo certo e atualizado. 

@GabrielLV tá bom então meu amigo. Muito obrigado mesmo pelo seu tempo. 

O importante é tentar ajudar né? 

Abração e continuo na expectativa de conseguir desbloquear esse SSD de alguma forma ainda. 

Até tentei colocar ele num notebook de um amigo que é Dell e igual o meu que queimou. Mas ele é igual só por fora. Descobri que a placa-mãe é diferente. Daí não deu. Ao acessar a BIOS aparece o meu SSD mas o campo de password fica desabilitado para entrar. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...