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Postado

Olá! Boa noite.

 

Ganhei um notebook ''HP Laptop 17t-cn000'' do meu irmão que mora nos EUA e o mesmo se encontrava muito lento. No primeiro momento, formatei a maquina (já tenho experiência nisto) e fui depois configurar do 0. Instalei todos os drivers e atualizei todo o sistema Windows, porém, a lentidão em abrir programas, inicializar, desligar e até mesmo abrir pastas de documentos permanecia. Comprei em uma promoção um pack de memória RAM de 32gb e tambem um HD de 1TB e instalei no notebook. O problema persistiu. A unica coisa que notei que acontece de errado nele, é o uso do HD em 100% em alguns momentos mesmo sem ter nenhum tipo de programa sendo executado ou algo do tipo. Segue as expecificações da maquina: 


Processador    11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1165G7 @ 2.80GHz   2.80 GHz
RAM instalada    32,0 GB (utilizável: 31,7 GB)
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Edição    Windows 11 Home
Versão    24H2
Instalado em    ‎18/‎12/‎2024
 

Já tentei usar alguns programas de reparo ou de checagem de saude do HP e de outros componentes, mas não é exibido nada de errado. 

Minha pergunta é: o que posso fazer para diagnosticar esse problema melhor? Existe algum software especifico? E após isso, o que fazer para corrigir esse problema e melhorar a lentidão deste notebook? 

Obrigado desde já!

Postado

@VitorSilveira O problema é que desde o windows 10 lá em 2015 já era muito mal otimizado para rodar em HD, eu chamo windows 10 de BETA eterno, nunca acabou isso, compre um SSD e instale o sistema, tem como amenizar, mas ao abrir programas pesados HD vai sobrecarregar de novo

  • Confuso 2
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Em 23/12/2024 às 17:55, VitorSilveira disse:

Olá! Boa noite.

 

Ganhei um notebook ''HP Laptop 17t-cn000'' do meu irmão que mora nos EUA e o mesmo se encontrava muito lento. No primeiro momento, formatei a maquina (já tenho experiência nisto) e fui depois configurar do 0. Instalei todos os drivers e atualizei todo o sistema Windows, porém, a lentidão em abrir programas, inicializar, desligar e até mesmo abrir pastas de documentos permanecia. Comprei em uma promoção um pack de memória RAM de 32gb e tambem um HD de 1TB e instalei no notebook. O problema persistiu. A unica coisa que notei que acontece de errado nele, é o uso do HD em 100% em alguns momentos mesmo sem ter nenhum tipo de programa sendo executado ou algo do tipo. Segue as expecificações da maquina: 


Processador    11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1165G7 @ 2.80GHz   2.80 GHz
RAM instalada    32,0 GB (utilizável: 31,7 GB)
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Edição    Windows 11 Home
Versão    24H2
Instalado em    ‎18/‎12/‎2024
 

Já tentei usar alguns programas de reparo ou de checagem de saude do HP e de outros componentes, mas não é exibido nada de errado. 

Minha pergunta é: o que posso fazer para diagnosticar esse problema melhor? Existe algum software especifico? E após isso, o que fazer para corrigir esse problema e melhorar a lentidão deste notebook? 

Obrigado desde já!

Bom dia. Feliz Natal pra você.

O notebook possui SSD + HD nesse momento, ou apenas o HD?

  • Coordenador
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Prezado usuário,

 

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (durante jogos, escaneamento de antivírus, boot do Windows, abertura de programas etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug, e para isso, recomendamos que você siga os procedimentos indicados nesse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

O uso de HD em computadores, especialmente em notebooks, é uma das principais razões para o baixo desempenho. Isso acontece porque os HDs possuem velocidades reduzidas, incapazes de acompanhar as demandas dos sistemas operacionais modernos, o que frequentemente leva ao problema do HD operando a 100%.

 

Até mesmo a Microsoft tem pressionado os fabricantes a cessarem a venda de computadores equipados com HD e Windows 11, devido ao impacto negativo no desempenho.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/windows-11-microsoft-deve-exigir-uso-de-ssds-para-rodar-o-sistema-ate-2023.ghtml

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

 

A melhor solução é substituir o HD por um SSD. Essa troca não só melhora significativamente a velocidade do sistema, como também reduz travamentos, melhora os tempos de inicialização e oferece uma experiência de uso muito mais fluida. Se você ainda usa um HD, considere realizar essa atualização para obter um desempenho superior e compatível com os padrões atuais.

 

Segue alguns vídeos que podem ajudá-lo a entender melhor este tema, e também a como fazer a troca da peça no seu aparelho:

SSD vs. HD: Desempenho na prática

Como substituir o HD do seu notebook por um SSD

  • Curtir 3
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Em 23/12/2024 às 19:02, Banunin disse:

@VitorSilveira O problema é que desde o windows 10 lá em 2015 já era muito mal otimizado para rodar em HD, eu chamo windows 10 de BETA eterno, nunca acabou isso, compre um SSD e instale o sistema, tem como amenizar, mas ao abrir programas pesados HD vai sobrecarregar de novo

 

21 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia. Feliz Natal pra você.

O notebook possui SSD + HD nesse momento, ou apenas o HD?

 

21 horas atrás, mick 07 disse:

Prezado usuário,

 

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (durante jogos, escaneamento de antivírus, boot do Windows, abertura de programas etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug, e para isso, recomendamos que você siga os procedimentos indicados nesse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

O uso de HD em computadores, especialmente em notebooks, é uma das principais razões para o baixo desempenho. Isso acontece porque os HDs possuem velocidades reduzidas, incapazes de acompanhar as demandas dos sistemas operacionais modernos, o que frequentemente leva ao problema do HD operando a 100%.

 

Até mesmo a Microsoft tem pressionado os fabricantes a cessarem a venda de computadores equipados com HD e Windows 11, devido ao impacto negativo no desempenho.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/windows-11-microsoft-deve-exigir-uso-de-ssds-para-rodar-o-sistema-ate-2023.ghtml

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

 

A melhor solução é substituir o HD por um SSD. Essa troca não só melhora significativamente a velocidade do sistema, como também reduz travamentos, melhora os tempos de inicialização e oferece uma experiência de uso muito mais fluida. Se você ainda usa um HD, considere realizar essa atualização para obter um desempenho superior e compatível com os padrões atuais.

 

Segue alguns vídeos que podem ajudá-lo a entender melhor este tema, e também a como fazer a troca da peça no seu aparelho:

SSD vs. HD: Desempenho na prática

Como substituir o HD do seu notebook por um SSD

Olá!

 

Cometi um erro: disse que este notebook estava com um HD, mas na verdade, é um SSD. Inclusive realizei a troca do SSD original para um SSD novo, de 1TB. Desculpe me pelo erro.

 

Em relação aos artigos: vou ler e fazer essas correções e retorno aqui para novidades. Obrigado!

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5 horas atrás, mick 07 disse:

Marcas e modelos?

O novo SSD é o: SSD 960 GB Kingston A400, SATA, Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s - SA400S37/960G

 

E a memória RAM é: memória RAM para Notebook KABUM! TECH, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL22 - KTRMN320016PT

Postado
Em 26/12/2024 às 16:27, mick 07 disse:

Baixou o SSD Manager da Kingston?

Desculpe a demora. Mas sim, baixei. Aparentemente está tudo ok, olhe no anexo.

 

Porém, as outras abas de ''Firmware, Operations, Health, Security e Acronis'' está em branco quando clico nelas. A unica aba que é exibido algo é a aba de ''Events''.

 

Sem Kingston SSD.jpg

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18 horas atrás, GabrielLV disse:

@VitorSilveira Se o gerenciador de SSD da própria Kingston não está identificando o SSD, é provável que ele seja falsificado. Por onde exatamente você comprou esse SSD?

Acredita que é foi na Kabum!? E agora? Existe algum meio de verificar se um SSD é falso ou não?

 

18 horas atrás, ArturTI disse:

@VitorSilveira esse SSD da Kingston é péssimo!

Puts... Não sabia... Como comprei pra uso no meu notebook de trabalho (que não precisa de um desempenho muito bom) e comprei na Kabum, nem desconfiei... Acredito que paguei em torno de R$ 250,00 na época (em agosto/setembro deste ano).

 

 

ATUALIZAÇÃO:

Estou usando o notebook e aparentemente, aquela lentidão inicial e o uso do SSD em 100% não esta acontecendo com tanta frequência mais.

Segui o tópico de ''27 soluções para HD em 100%'' sugerido aqui e aparentemente, deu uma melhorada. Irei continuar monitorando e retorno aqui.

  • Curtir 1
  • Moderador
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agora, VitorSilveira disse:

Acredita que é foi na Kabum!? E agora? Existe algum meio de verificar se um SSD é falso ou não?

Usando o software da Kingston hehe

 

Veja se você comprou o SSD que é vendido e entregue pela Kabum, ou se é vendido por outra loja (produto de marketplace)

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