Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Boa noite.

Ganhei um notebook ''HP Laptop 17t-cn000'' do meu irmão que mora nos EUA e o mesmo se encontrava muito lento. No primeiro momento, formatei a maquina (já tenho experiência nisto) e fui depois configurar do 0. Instalei todos os drivers e atualizei todo o sistema Windows, porém, a lentidão em abrir programas, inicializar, desligar e até mesmo abrir pastas de documentos permanecia. Comprei em uma promoção um pack de memória RAM de 32gb e tambem um HD de 1TB e instalei no notebook. O problema persistiu. A unica coisa que notei que acontece de errado nele, é o uso do HD em 100% em alguns momentos mesmo sem ter nenhum tipo de programa sendo executado ou algo do tipo. Segue as expecificações da maquina: 

Processador    11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1165G7 @ 2.80GHz   2.80 GHz
RAM instalada    32,0 GB (utilizável: 31,7 GB)
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Edição    Windows 11 Home
Versão    24H2
Instalado em    ‎18/‎12/‎2024

Já tentei usar alguns programas de reparo ou de checagem de saude do HP e de outros componentes, mas não é exibido nada de errado. 

Minha pergunta é: o que posso fazer para diagnosticar esse problema melhor? Existe algum software especifico? E após isso, o que fazer para corrigir esse problema e melhorar a lentidão deste notebook? 

Obrigado desde já!

Postado

@VitorSilveira O problema é que desde o windows 10 lá em 2015 já era muito mal otimizado para rodar em HD, eu chamo windows 10 de BETA eterno, nunca acabou isso, compre um SSD e instale o sistema, tem como amenizar, mas ao abrir programas pesados HD vai sobrecarregar de novo

• Confuso 2
  • Membro VIP
Postado
Em 23/12/2024 às 17:55, VitorSilveira disse:

Olá! Boa noite.

Ganhei um notebook ''HP Laptop 17t-cn000'' do meu irmão que mora nos EUA e o mesmo se encontrava muito lento. No primeiro momento, formatei a maquina (já tenho experiência nisto) e fui depois configurar do 0. Instalei todos os drivers e atualizei todo o sistema Windows, porém, a lentidão em abrir programas, inicializar, desligar e até mesmo abrir pastas de documentos permanecia. Comprei em uma promoção um pack de memória RAM de 32gb e tambem um HD de 1TB e instalei no notebook. O problema persistiu. A unica coisa que notei que acontece de errado nele, é o uso do HD em 100% em alguns momentos mesmo sem ter nenhum tipo de programa sendo executado ou algo do tipo. Segue as expecificações da maquina: 

Processador    11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1165G7 @ 2.80GHz   2.80 GHz
RAM instalada    32,0 GB (utilizável: 31,7 GB)
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Edição    Windows 11 Home
Versão    24H2
Instalado em    ‎18/‎12/‎2024

Já tentei usar alguns programas de reparo ou de checagem de saude do HP e de outros componentes, mas não é exibido nada de errado. 

Minha pergunta é: o que posso fazer para diagnosticar esse problema melhor? Existe algum software especifico? E após isso, o que fazer para corrigir esse problema e melhorar a lentidão deste notebook? 

Obrigado desde já!

Bom dia. Feliz Natal pra você.

O notebook possui SSD + HD nesse momento, ou apenas o HD?

• Coordenador
Postado

Prezado usuário,

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (durante jogos, escaneamento de antivírus, boot do Windows, abertura de programas etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug, e para isso, recomendamos que você siga os procedimentos indicados nesse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

O uso de HD em computadores, especialmente em notebooks, é uma das principais razões para o baixo desempenho. Isso acontece porque os HDs possuem velocidades reduzidas, incapazes de acompanhar as demandas dos sistemas operacionais modernos, o que frequentemente leva ao problema do HD operando a 100%.

Até mesmo a Microsoft tem pressionado os fabricantes a cessarem a venda de computadores equipados com HD e Windows 11, devido ao impacto negativo no desempenho.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/windows-11-microsoft-deve-exigir-uso-de-ssds-para-rodar-o-sistema-ate-2023.ghtml

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

A melhor solução é substituir o HD por um SSD. Essa troca não só melhora significativamente a velocidade do sistema, como também reduz travamentos, melhora os tempos de inicialização e oferece uma experiência de uso muito mais fluida. Se você ainda usa um HD, considere realizar essa atualização para obter um desempenho superior e compatível com os padrões atuais.

Segue alguns vídeos que podem ajudá-lo a entender melhor este tema, e também a como fazer a troca da peça no seu aparelho:

SSD vs. HD: Desempenho na prática

Como substituir o HD do seu notebook por um SSD

• Curtir 3
Postado
Em 23/12/2024 às 19:02, Banunin disse:

@VitorSilveira O problema é que desde o windows 10 lá em 2015 já era muito mal otimizado para rodar em HD, eu chamo windows 10 de BETA eterno, nunca acabou isso, compre um SSD e instale o sistema, tem como amenizar, mas ao abrir programas pesados HD vai sobrecarregar de novo

21 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia. Feliz Natal pra você.

O notebook possui SSD + HD nesse momento, ou apenas o HD?

21 horas atrás, mick 07 disse:

Prezado usuário,

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (durante jogos, escaneamento de antivírus, boot do Windows, abertura de programas etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug, e para isso, recomendamos que você siga os procedimentos indicados nesse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

O uso de HD em computadores, especialmente em notebooks, é uma das principais razões para o baixo desempenho. Isso acontece porque os HDs possuem velocidades reduzidas, incapazes de acompanhar as demandas dos sistemas operacionais modernos, o que frequentemente leva ao problema do HD operando a 100%.

Até mesmo a Microsoft tem pressionado os fabricantes a cessarem a venda de computadores equipados com HD e Windows 11, devido ao impacto negativo no desempenho.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/windows-11-microsoft-deve-exigir-uso-de-ssds-para-rodar-o-sistema-ate-2023.ghtml

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n191181/microsoft-quer-matar-hds-windows-11-SSD.html

A melhor solução é substituir o HD por um SSD. Essa troca não só melhora significativamente a velocidade do sistema, como também reduz travamentos, melhora os tempos de inicialização e oferece uma experiência de uso muito mais fluida. Se você ainda usa um HD, considere realizar essa atualização para obter um desempenho superior e compatível com os padrões atuais.

Segue alguns vídeos que podem ajudá-lo a entender melhor este tema, e também a como fazer a troca da peça no seu aparelho:

SSD vs. HD: Desempenho na prática

Como substituir o HD do seu notebook por um SSD

Olá!

Cometi um erro: disse que este notebook estava com um HD, mas na verdade, é um SSD. Inclusive realizei a troca do SSD original para um SSD novo, de 1TB. Desculpe me pelo erro.

Em relação aos artigos: vou ler e fazer essas correções e retorno aqui para novidades. Obrigado!

Postado
5 horas atrás, mick 07 disse:

Marcas e modelos?

O novo SSD é o: SSD 960 GB Kingston A400, SATA, Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s - SA400S37/960G

E a memória RAM é: memória RAM para Notebook KABUM! TECH, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL22 - KTRMN320016PT

Postado
Em 26/12/2024 às 16:27, mick 07 disse:

Baixou o SSD Manager da Kingston?

Desculpe a demora. Mas sim, baixei. Aparentemente está tudo ok, olhe no anexo.

Porém, as outras abas de ''Firmware, Operations, Health, Security e Acronis'' está em branco quando clico nelas. A unica aba que é exibido algo é a aba de ''Events''.

Sem Kingston SSD.jpg

Postado
18 horas atrás, GabrielLV disse:

@VitorSilveira Se o gerenciador de SSD da própria Kingston não está identificando o SSD, é provável que ele seja falsificado. Por onde exatamente você comprou esse SSD?

Acredita que é foi na Kabum!? E agora? Existe algum meio de verificar se um SSD é falso ou não?

18 horas atrás, ArturTI disse:

@VitorSilveira esse SSD da Kingston é péssimo!

Puts... Não sabia... Como comprei pra uso no meu notebook de trabalho (que não precisa de um desempenho muito bom) e comprei na Kabum, nem desconfiei... Acredito que paguei em torno de R$ 250,00 na época (em agosto/setembro deste ano).

ATUALIZAÇÃO:

Estou usando o notebook e aparentemente, aquela lentidão inicial e o uso do SSD em 100% não esta acontecendo com tanta frequência mais.

Segui o tópico de ''27 soluções para HD em 100%'' sugerido aqui e aparentemente, deu uma melhorada. Irei continuar monitorando e retorno aqui.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
agora, VitorSilveira disse:

Acredita que é foi na Kabum!? E agora? Existe algum meio de verificar se um SSD é falso ou não?

Usando o software da Kingston hehe

Veja se você comprou o SSD que é vendido e entregue pela Kabum, ou se é vendido por outra loja (produto de marketplace)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...