Ir ao conteúdo

Combinando as saída de 2 sensores: vale a maior.


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de ajuda com o seguinte problema: 2 amplificadores (1 por canal), cada um tem um dissipador de calor e uma ventoinha soprando sobre esse dissipador. Cada dissipador tem também um LM35 fixado.

 

Gostaria de juntar as saídas dos dois sensores de forma que as duas ventoínhas rodassem de acordo com a temperatura do sensor que estiver mais quente.

 

Apesar das temperaturas de cada dissipador serem diferentes entre si, gostaria de que as duas ventoinhas rodassem na mesma velocidade... Para isso as saídas dos LM35 teriam que ser juntadas. E as ventoinhas de cada dissipador rodassem sempre na mesma velocidade, a velocidade determinada pelo LM35 que estiver mais quente.

 

No entanto a impedância de saída desses sensores é baixíssima...

 

O circuito que faz a ventoinha rodar de acordo com a temperatura do LM35 é esse:

Jdi0wfg.jpeg

 

Um diagrama do que seria essa juntada das saídas dos LM35.

VoR4L3J.jpeg

 

Um chute bem amador para um circuito de teste só do estágio seguidor de tensão, provavelmente não vai funcionar, da juntada das saídas de cada LM53...

nAmXGOe.jpeg

 

Ou pode ser que funcione? Será que estou no caminho certo para essa juntada de sensores?

Postado
4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Um chute bem amador para um circuito de teste só do estágio seguidor de tensão, provavelmente não vai funcionar, da juntada das saídas de cada LM53...

nAmXGOe.jpeg

 

Ou pode ser que funcione? Será que estou no caminho certo para essa juntada de sensores?

Assim, do jeito que desenhou não funciona. 

Precisa de diodos pra um LM358 não zoar o outro. 

Só que pra isso, o ganho não pode ser 1. Pois sabe que o diodo come 0,7V na saída. 

Vai precisar de um AO a mais, então cogite o uso de um LM324 ou então de um 741.

Mas se tiver muitos sobrando, não tem problema usar outro LM358. 

  • Curtir 1
Postado
14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O circuito que faz a ventoinha rodar de acordo com a temperatura do LM35 é esse:

Jdi0wfg.jpeg

Esse circuito é linear. A rotação da ventoinha varia com a temperatura.

O transistor pode queimar em algumas condições.

Você está querendo um circuito digital.

O transistor trabalharia frio e a ventoinha rodaria em sua velocidade nominal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O circuito que você deseja é o seguinte: (Pode e deve haver mais simples).

1 - Os LM35 produzem 10mV/ºC. Considerando uns 60º de temperatura no LM35, que pode ser maior nos transistores de potência do amplificador, os LM35 fornecerão 600mV, que é pouco. Vai precisar de um amplificador para cada um LM35.

2 - O estágio seguinte seria um comparador por histerese. Fiz diversos vídeos mostrando como calcular, e testar. Vide os meus vídeos.

https://studio.youtube.com/channel/UCJlOU-ix2oD-1hiYSVtf7ig/videos/upload?filter=[]&sort={"columnType"%3A"date"%2C"sortOrder"%3A"DESCENDING"}

4 - Na saída dos dois comparadores com histerese haveria um resistor limitador de corrente de base. Ambas conectadas à base do BCxxx NPN. O emissor ao terra e o coletor à ventoinha com o outro terminal à tensão de alimentação.

Em princípio, um CI LM324, com 4 operacionais serviria.

O primeiro estágio (o ganho) seria o mesmo que o segundo estágio do seu circuito. em o zener e R3.

 O segundo estágio seria o comparador por histerese.

Como eu já mencionei, certamente há circuitos mais simples, hehehehe!!!

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

saídas dos dois sensores de forma que as duas ventoínhas rodassem de acordo com a temperatura do sensor que estiver mais quente.

Permita-me...

Boa oportunidade (pra você ou algum amigo seguidor) para praticar um pouco de conhecimentos recém adquiridos com um mc:

-aplique cada entrada numa entrada analógica: de um modo geral 10mV/ºC lhe entrega duas unidades de ad /ºC com ad de 10bits ou seja 0.5º de resolução.

-uma simples comparação lhe mostra a maior

-use-a para controlar uma saída pwm que por um driver simples com 01 transistor bc... (apropriado) é entregue ao motor

 

 

  • Curtir 1
Postado

Grato pelas resposta... e vamos lá:

 

Que tal

xXO9wGs.jpeg

 

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Precisa de diodos pra um LM358 não zoar o outro. 

Só que pra isso, o ganho não pode ser 1.

 

Tirei o primeiro estágio, o de ganho 1... na verdade, só tinha colocado para seguir uma receita de bolo que encontrei pela Internet, algo relacionado com casamento de impedância.

 

No único estágio que sobrou, coloquei ganho 11, para dar uma compensada na queda da tensão pelos diodos. Como esses diodos, 1N60, prometem uma queda de uns 0,3v mas a ventoinha só começa a rodar depois de uns 3v, mais ou menos, acho que não vai prejudicar...

 

 

Para o transistor, tentei fazer um seguidor de tensão. Os BCs seriam melhores porque são TO92, menores. Mas se precisar, para evitar

11 horas atrás, MOR_AL disse:

O transistor pode queimar em algumas condições.

também dá para colocar um BD ou até um TIP... o máximo que as ventoinhas puxarão, se estiverem no limite (12v) vai ser 400mA.

 

Será que a Rb desse transistor está de bom tamanho? Talvez haja até 12v na base mas a corrente ali é mínima, dá uns 40mA...

 

 

Coloquei aquele zener ali para evitar que, mesmo que a tensão na saída dos comparadores passe de 12v, as ventoinhas não sofram sobretensão.

 

O resto parece mole: o diodo que o pessoal chama de "free wheel", só para proteger o transistor, mesmo...

 

Umas considerações:

 

A

11 horas atrás, MOR_AL disse:

histerese

está "embutida" no próprio sistema. Leva um tempo, tanto para que o dissipador transmita o calor ao LM35 quanto para que a temperatura ali diminua, mesmo sendo esse dissipador soprado de perto pela ventoínha...

 

(Ainda assim não me canso de agradecer e elogiar seus tutoriais, @MOR_AL, tenho dois verificadores de tensão na saída de baterias em duas bugigangas diferentes, e que funcionam perfeitamente já faz um tempão, com histerese calculada segundo esses tutos...)

 

Da mesma forma, a proporção entre a temperatura nos sensores e a tensão sobre as ventoinhas também está "embutida": na prática, na medida em que a ventoinha sopra, a tensão nas ventoinhas cai. E em caindo essa tensão, a temperatura no sensor volta a subir... o sistema acaba encontrando um ponto de equilíbrio bem satisfatório, ainda que a temperatura produzida pelos chips fixados nos dissipadores oscile o tempo todo. São chips amplificadores de música, que alterna silêncio e som o tempo todo, nas mais diversas amplitudes...

 

 

Quanto a substituir essa parafernália toda por um

9 horas atrás, .if disse:

mc

isso, sim, acrescentará ao eventual

9 horas atrás, .if disse:

amigo seguidor

um sistemas muito mais preciso e mais fácil, com muitas mais chances de sucesso do que no analógico. Além disso a velocidade da ventoinha podia ser controlada do jeito certo, por

10 horas atrás, .if disse:

uma saída pwm

Quem sabe, um dia tento? rs... ("rs" significa "preguicinha")...

 

 

Por fim, amigos, estou pensando em usar termopares metálicos no lugar dos LM35. Uma que, se for termopar igual àqueles que vem nos multímetros, um furinho quase imperceptível no dissipador substituiria o (relativamente) trambolho que é um LM35. Além disso, nosso amigo @Sérgio Lembo já nos alertou para o fato de que esses LM35 são bem limitados... Será que é muito difícil trabalha com termopares, nesse caso?

 

Por outro lado, se o sensor fosse mais preciso e rápido - se fosse termopar em vez desse LM35 - o sistemas perderia em histerese...

 

Além disso... será que não altera em nada a eficiência desses termopares ele estarem em contato com outro metal, no caso dos dissipadores, cobre (se eu conseguir um dinheirinho extra) ou alumínio? Não que os dissipadores não sejam isolados do chip amplificador, de não serem conectados a absolutamente nada. Os dissipadores serão apenas meros condutores de calor, mesmo. Mas será que o próprio metal daquela bolinha não sofre interferência do metal onde ela estaria incrustada?

Postado

Uma crítica: o desenho está correto, apenas discretas correções, mas a seleção do sensor de temperatura é discutível. Por mais que tente grudar o LM35 no dissipador, a temperatura por ele indicada tem mais a ver com a temperatura dos terminais (as perninhas) que a do invóluco plástico. A Texas deixa isso bem claro em seu datasheet. O LM35é uma excelente opção para temperatura ambiente. Para temperatura de peças (dissipador), termistor é mais adequado por refletir melhor a temperatura do invóluco do que dos terminais metálicos. Termistor é barato, um NTC de 10k (25ºC) sai por 1 real, o valor dele em 45ºC cai pela metade, o que te dá uma excelente sensibilidade. A ligação é simples: um simples divisor de tensão. 

 

Sem título.png

  • Curtir 1
Postado
6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que a Rb desse transistor está de bom tamanho?

Sendo seguidor de tensão, funciona até sem. 

Eu ia de 470R, só pra dar uma protegida no LM358. 

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Uma crítica: o desenho está correto, apenas discretas correções,

Pois é, pra mim o ganho 10 ou 11 é pouco. 

O LM35, a 50ºC vai entregar 0,5V portanto uns 5V na saída do LM358. 

A caída do diodo + transistor já dá 1V se funcionar com o 1N60. Fica 4V, a ventoinha gira mas não refrigera nada. 

Aliás eu não recomendo usar diodos de germanio nesse tipo de circuito, quem também tem uma queda de tensão baixa, mas suporta boa corrente são os diodos Schottky das fontes chaveadas. 

O UF4007 está presente em várias fontes chaveadas baratas, é uma boa pedida. 

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Para temperatura de peças (dissipador), termistor é mais adequado por refletir melhor a temperatura do invóluco do que dos terminais metálicos.

Concordo, é um componente bem pequeno. Assim ele pode responder a variação de temperatura muito mais rapidamente. 

Embora seu funcionamento não seja linear igual ao LM35, fica muito fácil adaptar ele nesses projetos com AO. 

16 horas atrás, .if disse:

controlar uma saída pwm que por um driver simples com 01 transistor bc... (apropriado) é entregue ao motor

Olha, seguindo pelo raciocínio do termistor não fica difícil fazer ele trabalhar com o 555 ou então com algum CI de lógica CMOS. 

PWM com Ampop é possível, mas fica com muitos componentes externos. 

  • Curtir 1
Postado

Eu costumo colocar o sensor de temperatura termicamente encostado na fonte de calor (transistor, mosfet, etc). Uma segunda opção é encostado na junção (mecânica) entre o dissipador e a fonte de calor. 

Em tempo:

Depois que eu fiz a minha Carga Eletrônica, concluí que é melhor ligar completamente a ventoinha, do que mantê-la com rotação proporcional ao calor produzido. 

A constante de tempo do sistema é grande. O resfriamento causado pela ventoinha demora um pouco até resfriar a junção do transistor.

Ao se ligar a ventoinha quando o sensor alcançar alguma temperatura, a fonte de calor pode (e vai) ainda aumentar, antes de começar a ter o efeito da ventoinha. É o "overshoot" de temperatura.

A fonte de calor (em áudio) não é constante. Uma ventoinha girando proporcionalmente ao calor, sentido no sensor, (e não na junção do transistor de potência, com uma temperatura bem mais alta) não reflete a realidade perdendo o propósito da proporcionalidade. 

Esta é a minha ("minha", como diz o nosso amigo if) opinião. Mas opinião é um pensamento que se deve conhecer, para poder fazer parte do conjunto de opiniões existentes e se poder decidir pela que melhor lhe convier.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pra evitar estas caídas ...

6 horas atrás, Renato.88 disse:

A caída do diodo + transistor já dá 1V se funcionar com o 1N60. Fica 4V, a ventoinha gira mas não refrigera nada. 

Aliás eu não recomendo usar diodos de germanio nesse tipo de circuito, quem também tem uma queda de tensão baixa, mas suporta boa corrente são os diodos Schottky das fontes chaveadas. 

O UF4007 está presente em várias fontes chaveadas baratas, é uma boa pedida. 

... eu ia sugerir pegar a amostra da saída não nos catodos...

Sem título.png

... mas no emissor - nos fios do motor.

 

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que é muito difícil trabalha com termopares

Sim se comparado à simples leitura do lm35. Termopar tem-se que fazer uma tal de compensação de temperatura que p q p além de não ser linear (na faixa toda dele)... algo como começa com 30uV/ºC até 50uV no final (preguiça de conferir na net) além de existir vários tipos de. Mas (sempre tem um mas) existe conversor digital I2C pra ele que literalmente faz todo o trabalho sujo. Destaques é pra um max31855 MCP9600 que já 'conversei' com ambos há algumas décadas. Obviamente envolve conhecimentos adicionais. Apesar dos pesares...

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Quem sabe, um dia tento? rs... ("rs" significa "preguicinha")...

... mantenha a fé.

 

Ah sim, o sistema digital acima é mais pra medições, monitoramento, displays e etc não está diretamente relacionado ao seu probleminha (sem ofensas, claro 😁) mas simplesmente vontade expandir os horizontes: algo não tradicionalmente totalmente inútil pra inquietações similares de eventuais errantes navegantes do futuro. 😜

  • Curtir 1
Postado

A sugestão abaixo usa 1 NTC de 100k e 1 oscilador 555. O resultado é um PWM, o que elimina o dissipador de um circuito linear. A comutação pode ser feita com transistor bipolar ou mosfet. Aqui uso fonte de 12V, caso use fonte de 15V um resistor de 15R em série com cada motor resolve. Os diodos tem que ser rápidos, a série 1N4000 é lenta.

 

Sem título.png

  • Curtir 1
Postado

@MOR_AL

Uso o simulador falstad, é online (Javascript), não é tão completo quanto os simuladores mais conhecidos, dispensa a instalação de programa, muito fácil de usar, fácil a implantação de gráficos em qualquer lugar da tela e a gama de recursos é muito interessante. O salvamento do circuito é um txt leve. Atende muito bem a maioria dos casos.  site falstad

Para salvar a imagem e postar aqui, embora ele dê recursos de salvamento de imagem, prefiro usar o PrtScr do teclado e cortar a imagem no Paint, fazendo o salvamento no formato PNG.

 

O diodo do NTC não está invertido?

 

Talvez.

 

 

  • Curtir 2
Postado
2 horas atrás, MOR_AL disse:

A fonte de calor (em áudio) não é constante. Uma ventoinha girando proporcionalmente ao calor, sentido no sensor, (e não na junção do transistor de potência, com uma temperatura bem mais alta) não reflete a realidade perdendo o propósito da proporcionalidade.

Isso, na prática, é uma grande verdade!

 

Apelando a algo que todo mundo conhece, em especial nosso amigo @aphawk (cadê ele, rs...), tome-se como exemplo a peça "The great gig in the air", do Pink Floyd. Depois de um quase silêncio, até 1m07s, explode uma "gritaria" que pode torrar instantaneamente os transistores de saída, se não bem arrefecidos... Em seguida, 2m25s, o quase silêncio, de novo...

 

O que eu gostaria de evitar, caro @MOR_AL, é que a ventoínha, nesses quase silêncios, fizessem barulho ao rodar no máximo.

 

Mas acelerar a ventoínha DEPOIS que o transistor torrou, não adianta nada, né? O sensor tem que responder rápido... E aqui entra a questão do @Sérgio Lembo:

 

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

...a seleção do sensor de temperatura é discutível. Por mais que tente grudar o LM35 no dissipador, a temperatura por ele indicada tem mais a ver com a temperatura dos terminais (as perninhas) que a do invóluco plástico.

 

O termopar, apesar de rápido, é como diz o @.if:

2 horas atrás, .if disse:

não está diretamente relacionado ao seu probleminha

(E sem ofensa nenhuma, @.if, pelo contrário, com gratidão)

 

 

Parece que a melhor pedida é mesmo usar

9 horas atrás, Renato.88 disse:

termistor

em conjunto com

9 horas atrás, Renato.88 disse:

trabalhar com o 555

em algo como

Sem título.png

Nem precisa se preocupar com torrar transistor que "draiva" motor, na região ativa...

 

Algumas dúvidas:

Será que dá para combinar as saídas de dois circuitos como esse

BRfCTI1.png

de forma que essa combinação cutuque o trigger do 555? É que se tiver que escolher (O NTC fica no dissipador do canal esquerdo ou no do direito?), vira uma escolha de Sofia... E se houver um quase silêncio no canal escolhido e uma gritaria no outro?

 

Pensei em colocar os dois termistores em paralelo no lugar do apenas 1, e compensar através de alterar o valor do resistor fixo, que aqui é de 10k... será que funciona?

 

Que mosfet poderia carregar as duas ventoínhas nas costas? Pensei no 2N7000, que é pequenino (TO-92) mas este só suporta 350mA contínuos entre dreno e source. Por outro lado, se a corrente não for contínua e sim pulsada, aí parece que ele vai bem até 1,4A, o que dá e sobra para os 400mA das duas ventoínhas juntas...

 

Não entendi porque 2 x 1N4148 para a proteção do mosfet contra eventuais cargas danosas geradas pelas ventoínhas. 1 não seria suficiente?

 

Também não entendi o NPN polarizado pela R=470... só o mosfet já não aciona bem as ventoínhas? Ou não é nada disso?

 

Postado
3 minutos atrás, MOR_AL disse:

@Sérgio Lembo

Achei o app bom para colocar pequenos circuitos aqui no fórum.

MOR_AL

Tem uma coisa que gosto muito nesse simulador que o Sérgio trouxe, MOR: dá para diminuir a velocidade dos elétrons no circuito, para ver, em câmara lenta, as corrente correndo... 🙂

  • Curtir 1
  • Solução
Postado

O NTC tem curva exponencial, em paralelo o efeito é o mais quente mandando no resultado. o que simplifica e muito o circuito. Estou usando o NTC de 100k, caso use o de 10k altere o resistor para 470R e o capacitor para 1uF. Nos circuitos anteriores o capacitor ficou muito elevado, vi o duty e esqueci do período.

Abaixando o valor do resistor paralelo aumenta o ganho e vice versa.

 

A resposta de temperatura vs duty é:

25 - 25 - 9%

25 - 40 - 29%

40 - 40 - 41%

40 - 60 - 81%

60 - 60 - 88%

60 - 75 - 95%

75 - 75 - 96%

25 - 75 - 95%  -> o mais quente é que manda

 

Sem título.png

  • Obrigado 1
Postado

Grato, @Sérgio Lembo!

 

Só não estou certo de ter entendido porque dois 1N4148 em paralelo com as ventoínhas... Se bem que, na prática, terá dois mesmo já que cada dissipador vai ficar num lado do gabinete. Em cada dissipador vai fixado o seu NTC, incrustado num pequeno furo de 3mm (o diâmetro do NTC), bem atrás de onde está fixado o chip amplificador, e a ventoínha vai ficar afixada no dissipador. Assim cada ventoínha terá seu próprio diodo "free wheel" soldado junto com ela.

 

De cada conjunto desses (dissipador + ventoínha + termistor) saem, então, 4 fios para a placa onde estará o 555:

- 2 do NTC

- 2 do motor / anodo de seu diodo

 

Outra coisa que não entendi é o transistor cuja base também é cutucada pela saída do 555 via aquela R=470...

Com meus parcos conhecimentos suponho que seja como alternativa: ou o mosfet ou esse bjt, não os dois. É isso mesmo?

 

De toda forma, grato!

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Outra coisa que não entendi é o transistor cuja base também é cutucada pela saída do 555 via aquela R=470...

Com meus parcos conhecimentos suponho que seja como alternativa: ou o mosfet ou esse bjt, não os dois. É isso mesmo?

Sim. Eu prefiro o mosfet. A seleção é simples: 

Vds =>20V

Rds < 1R

Com isso nem precisa de dissipador. A seleção do bipolar fica mais chata, são 400mA de carga, para uma boa comutação a relação Ic/Ib tem que ser =< 20. Tá cheio de mosfet de baixa tensão e barato que dá conta do recado.

 

Sobre os 2 diodos 1N4148 como freewhell do motor, com o uso de apenas 1 o diodo ficaria muito estressado. 1 diodo rápido => 400mA (UF4007) também resolve, mas são mais caros e mais chatos de achar. 1N4148 é mato e barato.

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

e a ventoínha vai ficar afixada no dissipador. Assim cada ventoínha terá seu próprio diodo "free wheel" soldado junto com ela.

Eu prefiro o diodo free wheel na placa, considero mais seguro. Qualquer acidente com esses diodos e o transistor (mosfet ou bipolar) entra em curto por pico de tensão

11 horas atrás, MOR_AL disse:

Eu costumo colocar o sensor de temperatura termicamente encostado na fonte de calor (transistor, mosfet, etc). Uma segunda opção é encostado na junção (mecânica) entre o dissipador e a fonte de calor. 

Esse detalhe é importante. Falar em ter uma boa tomada de temperatura é uma coisa, realizar nem sempre é tão fácil (se bem que uma boa ideia pode tornar fácil as coisas).

 @MOR_AL , se puder nos presentear com algumas fotos (ou vídeo) de sensor térmico grudado no transistor, agradeço.

Postado
55 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Eu prefiro o mosfet.

 

Usando o que já tenho aqui, bem... o 2N7000, que é TO92, pulsado tem Id de 1,4A, Vds de 60v mas Rds que pode chegar, segundo o manual, a 5Ω (se Vgs=10v e Id=500mA). Se essa R for mesmo impeditiva, vou de IRLZ44N ou mesmo IRFZ44N, bem mais confortável mas... TO220.

 

Já para os diodos, tem uns 1N5819, schottky aqui, para até 1A. São maiores que os 1N4148 mas não tão grandes assim, e talvez dê para ficar com 1 apenas... isso na proteção do mosfet. Lá na frente, no oscilador, iriam 2 desses. Será que para esse caso serviria?

 

E lembrei de um negócio que vi recentemente numa sucata: o chip amplificador não era parafusado no dissipador, era preso com um tipo de arco de metal... era bem preso, não foi fácil tirar, ainda mais porque o isolante, daqueles de silicone, estava grudado, formou uma espécie de cola seca com a pasta...

 

Um arco-grampo desse tipo seria bom para evitar furar o dissipador. Já vai ter um furo para incrustar o NTC... daqui a pouco fica todo furado, rs... "táuba de tiro ao álvaro"...

 

Alguém conhece / já viu desses arcos-grampo para vender?

Postado
2 horas atrás, MOR_AL disse:

@Sérgio Lembo

Somente agora é que percebi, que o circuito do NTC não está indo para o Vcc 😬.

MOR_AL

Ué, mas não deve mesmo. Do jeito que está, o capacitor se carrega ou não pelo pino 3.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Usando o que já tenho aqui, bem... o 2N7000, que é TO92, pulsado tem Id de 1,4A, Vds de 60v mas Rds que pode chegar, segundo o manual, a 5Ω (se Vgs=10v e Id=500mA). Se essa R for mesmo impeditiva, vou de IRLZ44N ou mesmo IRFZ44N, bem mais confortável mas... TO220.

A diferença de tamanho, já que não vai dissipador entre um TO92 e um TO220 é pouca. Nem faria as contas, já ia de TO220 direto. 

O mosfet 2N7000, eu vejo como pouca utilidade, ele praticamente faz o mesmo que um BC547 que é mais barato. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Alguém conhece / já viu desses arcos-grampo para vender?

Já vi em muitos aparelhos, mas nunca procurei para comprar. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

 @MOR_AL , se puder nos presentear com algumas fotos (ou vídeo) de sensor térmico grudado no transistor, agradeço.

CargaEletrnicaMoris_3_3.thumb.jpg.c8f0a9763490c55a22a84c556d99ad6e.jpg

 

Seguem os 4 vídeos sobre o "Projeto de uma Carga Eletrônica". 

Contém o cálculo de comparadores com histerese e detalhes da conexão mecânica do sensor LM35 e a fonte de calor, além dos testes realizados.

Vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=35ZxF-qPy5Q

Vídeo 2

https://youtu.be/J99nR1x6rdI

Vídeo 3

https://youtu.be/VcRPHlHKDNQ

Vídeo 4

https://www.youtube.com/watch?v=55J-R60qh9I

Em tempo:

Menciono que tive alguns problemas usando o AO TL07. Posteriormente, fiz um projeto que testa AOs e concluí que muitos AOs que possuía eram FAKES. Quase todos foram para o lixo. Alguns ainda podem ser usados em circuitos bem simples, para baixa frequência, e poucas variações na saída.

MOR_AL

  • Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!