Ir ao conteúdo

Placa de vídeo Radeon RX 7600 XT 16GB por R$ 2.100,00 vale a pena?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Gostaria de saber se a placa de vídeo RX 7600 XT 16 GB da marca XFX por R$2.100,00 está um preço bacana ou se devo aguardar uma promoção melhor.

Segundo o que observei, esta placa perde um pouco para a RX 6750 XT que se encontra por volta de R$2.400,00 em lojas como Kabum e Pichau, porém ela possui maior VRAM e por ser uma placa mais moderna (2024 vs 2022) o driver deve dar suporte por mais tempo.

Aproveitando o tópico, qual a opinião de vocês sobre a placa RX 6650 XT? Ela é mais fraca que as duas outras mencionadas porém o preço é bem mais palatável, rodando por volta de R$1.700,00. Caso ajude, minha resolução é 1080p.

Desde já agradeço e fico à disposição para adicionar informações caso necessário.

Postado
11 horas atrás, KairanD disse:

Verifiquei na Kabum que a RX 7600 XT está custando R$ 2.060,00. É um excelente valor pela placa.

A RTX 4060 precisa estar um pouco mais barata que a RX 7600 XT para fazer sentido. A menos que você trabalhe com algo bem específico (como PyTorch), não vejo razão para pegar a RTX 4060, ainda mais pagando mais caro...

Levando em conta que uma RX 6750 XT, também da XFX, está por R$2.300,00, será que não vale a pena este do que a RX 7600 XT? Segundo minha pesquisa, tem ganhos de aproximadamente 15 a 20% em média em 1080p, chegando até 30% de FPS em jogos como God of War, por "apenas" 10% a mais no custo.

Edit: A RX 7600 (não XT) da Gigabyte está por R$1.800,00 e esta placa tende a perder apenas alguns FPS comparado com a versão XT e a Gigabyte tem garantia nacional, algo que a XFX não tem. Apesar de ser claramente a "pior" placa em termo de performance, ela não poderia ser considerada uma opção decente em termo de custo-benefício e segurança?

• Coordenador
  • Solução
Postado
8 horas atrás, AgeQuodAgis disse:

Levando em conta que uma RX 6750 XT, também da XFX, está por R$2.300,00, será que não vale a pena este do que a RX 7600 XT? Segundo minha pesquisa, tem ganhos de aproximadamente 15 a 20% em média em 1080p, chegando até 30% de FPS em jogos como God of War, por "apenas" 10% a mais no custo.

Sim, a RX 6750 XT de referência também é uma boa opção por R$ 2.300,00. Contudo, é necessário manter em mente o que eu disse anteriormente: não são raros os relatos de superaquecimento nesse modelo. Você precisa ter um gabinete bem refrigerado.

O modelo ideal de RX 6750 XT da XFX é o Speedster Qick319, que seria este, mas está indisponível no momento: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-qick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

De qualquer forma, a RX 7600 XT também está com ótimo valor por R$ 2.060,00. O desempenho dela é inferior ao da RX 6750 XT (o Tom's coloca a média em 11,3% em 1080p ultra, mas isso varia conforme a seleção de jogos), mas ela tem como vantagens:

1. 4GB de VRAM a mais (não necessariamente vantajosos em comparação com 12GB, ainda mais considerando que a GPU da RX 7600 XT é mais lenta, mas os jogos tem exigido cada vez mais VRAM);
  2. Suporte a AV1;
  3. Maior eficiência energética;
  4. Provavelmente terá suporte de drivers por mais tempo;
  5. Melhor suporte para tarefas de processamento de IA para trabalho (embora a Nvidia seja superior nesse quesito).

8 horas atrás, AgeQuodAgis disse:

A RX 7600 (não XT) da Gigabyte está por R$1.800,00 e esta placa tende a perder apenas alguns FPS comparado com a versão XT e a Gigabyte tem garantia nacional, algo que a XFX não tem. Apesar de ser claramente a "pior" placa em termo de performance, ela não poderia ser considerada uma opção decente em termo de custo-benefício e segurança?

De jeito nenhum. Primeiramente, porque a série Gaming OC da Gigabyte tem defeitos crônicos no circuito de alimentação e a chance de você ter que acionar a garantia é alta:

E, além disso, porque considero que essa seria uma péssima economia. Se a RX 7600 XT estivesse custando o absurdo preço "normal" (em torno de R$ 2.300,00 a R$ 2.400,00), eu diria que a RX 7600 por R$ 1.800,00 faria sentido. Contudo, na situação em que estamos agora, eu jamais economizaria pouco mais de duzentos Reais para pegar uma placa mais lenta e com 8GB de VRAM.

A diferença entre a RX 7600 e a RX 7600 XT depende da seleção de jogos. O mesmo vale para a diferença entre a RTX 4060 e a RX 7600 XT. Contudo, quanto mais pressão você colocar sobre a VRAM, maior essa diferença tende a ser.

No teste do Tom's, a RX 7600 XT foi 7,9% mais rápida que a RTX 4060 e 11,4% mais rápida que a RX 7600. Mas a questão principal nem seria essa, e sim o fato de que cada vez mais jogos já estão tendo problemas com 8GB de VRAM.

Em jogos como Indiana Jones (comentei anteriormente) e o último Halo, por exemplo, a pessoa que comprar uma RX 7600 XT ou uma RX 6750 XT vai conseguir confortavelmente jogar com as texturas no ultra. E isso faz toda a diferença na qualidade gráfica. Se fosse uma RX 7600 ou RTX 4060, no caso do Halo você veria texturas borradas e no caso do Indiana Jones você precisaria reduzir a qualidade para o médio ou baixo para ficar jogável.

Além disso, não adianta ficar dependendo de recursos como DLSS e FSR, já que eles também exigem VRAM. E em 1080p a qualidade gráfica fica notavelmente piorada, mesmo no caso do DLSS (que é superior ao FSR e permanece sendo uma vantagem da Nvidia).

Sobre a questão da garantia, toda placa tem garantia nacional, já que a responsabilidade solidária exige que a loja resolva o seu problema dentro da garantia contratual fornecida pelo fabricante. Ou seja, a história de ter que mandar para o exterior é o famoso "se colar, colou". Contudo, sim, ter a dita "garantia nacional" pode evitar dores de cabeça.

E não vamos esquecer o fator Intel: logo as novas ARC BXXX chegam ao mercado e podem ser opções melhores. Mas infelizmente a tendência é de subida dos preços de forma geral, então não sei se compensará esperar.

• Curtir 2
Postado

3 horas atrás, KairanD disse:

Sim, a RX 6750 XT de referência também é uma boa opção por R$ 2.300,00. Contudo, é necessário manter em mente o que eu disse anteriormente: não são raros os relatos de superaquecimento nesse modelo. Você precisa ter um gabinete bem refrigerado.

Prezado,

Agradeço a excelente e esclarecedora resposta.

Você me convenceu a pegar a RX 7600 XT aproveitando o preço da Kabum. O meu gabinete não tem a melhor refrigeração então o modelo RX 6750 XT não deve ser adequado ao meu caso. Um bônus é que o menor preço ajudará a bancar o upgrade da minha fonte (atualmente Corsair CX550, quero a XPG Core Reactor 650W).

Quanto aos modelos da Intel, as performances relatadas e o preço sugerido são bastante interessantes mas segundo uma pesquisa que fiz agora tem bastante relatos que as placas não combinam bem com o processador Ryzen 5600, que é o meu atual e recém atualizado CPU. Combinado com a incerteza do preço real, tanto por conta do custo Brasil quanto pela falta de oferta que afeta até os Americanos, acredito que escolher a AMD agora do que a Intel depois seja a opção mais segura.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, AgeQuodAgis disse:

Você me convenceu a pegar a RX 7600 XT aproveitando o preço da Kabum. O meu gabinete não tem a melhor refrigeração então o modelo RX 6750 XT não deve ser adequado ao meu caso. Um bônus é que o menor preço ajudará a bancar o upgrade da minha fonte (atualmente Corsair CX550, quero a XPG Core Reactor 650W).

Mesmo que o gabinete não tenha a melhor refrigeração, se tiver um mínimo já ajuda bastante. O problema é que muitos gabinetes hoje em dia têm a frente fechada por vidro, com aberturas mínimas para passagem de ar. Aí as ventoinhas frontais se tornam enfeites e o gabinete fica com pouquíssima circulação...

Fontes como a CX 550 (de rótulo cinza) suportam a RX 7600 XT com muita tranquilidade. E, se for para trocar, eu não recomendaria a XPG Core Reactor, tendo em vista que a marca XPG não é confiável (já manipulou produtos no passado) e recentemente apareceram casos dessa fonte parando de funcionar do nada. Se quiser fonte topo de linha, melhor ir logo na Corsair RMx.

Quanto aos modelos da Intel, as performances relatadas e o preço sugerido são bastante interessantes mas segundo uma pesquisa que fiz agora tem bastante relatos que as placas não combinam bem com o processador Ryzen 5600, que é o meu atual e recém atualizado CPU.

O problema é que essas placas B580 ainda nem foram liberadas para o público geral. Nos primeiros testes houve um overhead anormal dos drivers, o que deve ser corrigido posteriormente.

Inclusive, algo que poucas pessoas sabem é que o overhead dos drivers da Nvidia também é maior que o dos drivers da AMD. Não tanto quanto no caso da Intel (que é uma anomalia), mas são mais pesados. Em situações muito CPU bound, as placas da AMD podem entregar mais desempenho por conta disso.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

Mesmo que o gabinete não tenha a melhor refrigeração, se tiver um mínimo já ajuda bastante. O problema é que muitos gabinetes hoje em dia têm a frente fechada por vidro, com aberturas mínimas para passagem de ar. Aí as ventoinhas frontais se tornam enfeites e o gabinete fica com pouquíssima circulação...

Então, meu gabinete não é muito diferente destes que você mencionou. Para piorar meu gato adora dormir em cima dele, limitando mais ainda a circulação de ar em certos momentos. É algo para melhorar no futuro.

Fontes como a CX 550 (de rótulo cinza) suportam a RX 7600 XT com muita tranquilidade. E, se for para trocar, eu não recomendaria a XPG Core Reactor, tendo em vista que a marca XPG não é confiável (já manipulou produtos no passado) e recentemente apareceram casos dessa fonte parando de funcionar do nada. Se quiser fonte topo de linha, melhor ir logo na Corsair RMx.

Puxa, eu havia pesquisado sobre as fontes no ano passado e acabei chegando neste modelo por ter visto várias recomendações e aparecer no topo de tier lists como esta (não lembro se é a mesma que vi na época). Vou dar uma olhada na linha RM da Corsair também então, obrigado pela dica.

Edit: A RM650 está o mesmo preço da Core Reactor 650, vou ficar de olho nela para a próxima compra.

O problema é que essas placas B580 ainda nem foram liberadas para o público geral. Nos primeiros testes houve um overhead anormal dos drivers, o que deve ser corrigido posteriormente.

Inclusive, algo que poucas pessoas sabem é que o overhead dos drivers da Nvidia também é maior que o dos drivers da AMD. Não tanto quanto no caso da Intel (que é uma anomalia), mas são mais pesados. Em situações muito CPU bound, as placas da AMD podem entregar mais desempenho por conta disso.

A Intel menciona a linha Ryzen 5000 como o mínimo para rodar a placa então fico na dúvida o quanto realmente vai melhorar. Juntando com o problema do custo incerto que pode subir acima do que a placa vale em seus melhores momentos, achei melhor ir para opção segura e pegar a AMD mesmo. Quem sabe no próximo upgrade...

Postado

@AgeQuodAgisSó um feedback sobre a 6750, comprei uma 6750 XT modelo de referência tem uns 3-4 mêses e realmente esquenta muito, cheguei a ter 95º de hotspot e usava um gabinete TGT Paladin, após isso troquei para um Montech x3 mesh e só essa troca resultou numa queda de 10º no hotspot. Aqui onde moro a temperatura é tranquila então não foi meio que agravante para as temperaturas altas da placa, é da construção dela mesmo. Mas tirando isso não tive do que reclamar, em se tratando de FHD é uma ótima escolha, tudo que rodei até agora foi no ultra e sem precisar de FSR. Agora se for de 7600 acho que não deve ter problemas com essas temps, pois é um modelo bem mais ameno.

Aliás, se quiser conferir algumas reviews de gabinetes mais profissionais, tem algumas no TechPowerUP https://www.techpowerup.com/review/montech-x3-mesh/7.html, dependendo do gabinete que estiver procurando talvez eles tenham e é bom se quiser ter uma base, pois conteúdo sobre gabinetes é algo meio chato de achar.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Davi Labre disse:

@AgeQuodAgisSó um feedback sobre a 6750, comprei uma 6750 XT modelo de referência tem uns 3-4 mêses e realmente esquenta muito, cheguei a ter 95º de hotspot e usava um gabinete TGT Paladin, após isso troquei para um Montech x3 mesh e só essa troca resultou numa queda de 10º no hotspot. Aqui onde moro a temperatura é tranquila então não foi meio que agravante para as temperaturas altas da placa, é da construção dela mesmo. Mas tirando isso não tive do que reclamar, em se tratando de FHD é uma ótima escolha, tudo que rodei até agora foi no ultra e sem precisar de FSR. Agora se for de 7600 acho que não deve ter problemas com essas temps, pois é um modelo bem mais ameno.

Muito obrigado pela informação.

Onde eu moro as temperaturas são relativamente amenas porém o formato do gabinete realmente limita a ventilação, vai ser melhor pegar a 7600 mesmo. Acredito que não vou perder tanto, pretendo jogar em 1080p e não tenho planos de fazer upgrade para 1440p ou acima.

• Coordenador
Postado

Puxa, eu havia pesquisado sobre as fontes no ano passado e acabei chegando neste modelo por ter visto várias recomendações e aparecer no topo de tier lists como esta (não lembro se é a mesma que vi na época). Vou dar uma olhada na linha RM da Corsair também então, obrigado pela dica.

O tier list serve como um guia geral. Contudo, não confie nele cegamente. O ideal é sempre procurar testes, e a RMx é a fonte mais segura do segmento.

A Intel menciona a linha Ryzen 5000 como o mínimo para rodar a placa então fico na dúvida o quanto realmente vai melhorar.

Essa exigência tem relação com o recurso de Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.), que faz muita diferença no caso de placas de 128 bits em slots PCI-Express 3.0. Não tem relação com o desempenho ou a idade do processador.

Inclusive essas placas de vídeo vão funcionar em quase qualquer placa-mãe, assim como todas as outras. O que vai pesar é o ReBAR / S.A.M.

59 minutos atrás, AgeQuodAgis disse:

Onde eu moro as temperaturas são relativamente amenas porém o formato do gabinete realmente limita a ventilação, vai ser melhor pegar a 7600 mesmo. Acredito que não vou perder tanto, pretendo jogar em 1080p e não tenho planos de fazer upgrade para 1440p ou acima.

A diferença de consumo e temperatura entre a RX 7600 e a RX 7600 XT não é relevante. E o caso da RX 6750 XT é específico para o modelo de referência.

Não compre a RX 7600, ela não faz sentido pelo valor atual. Se não quiser a RX 6750 XT, então pegue a RX 7600 XT, que vale a pena pelos R$ 2.060,00. Os 8GB de VRAM vão ser uma barreira mesmo para 1080p em um futuro não tão distante.

No mais, temperaturas pouco acima de 90ºC no hot-spot são normais para as RX 6000 e RX 7000. Só precisa prestar atenção se passar disso.

Postado
16 minutos atrás, KairanD disse:

Não compre a RX 7600, ela não faz sentido pelo valor atual. Se não quiser a RX 6750 XT, então pegue a RX 7600 XT, que vale a pena pelos R$ 2.060,00. Os 8GB de VRAM vão ser uma barreira mesmo para 1080p em um futuro não tão distante.

No mais, temperaturas pouco acima de 90ºC no hot-spot são normais para as RX 6000 e RX 7000. Só precisa prestar atenção se passar disso.

Opa, peço desculpas pela confusão. Eu estava falando da RX 7600 XT mesmo, só deixei de mencionar o XT por lapso.

17 minutos atrás, KairanD disse:

O tier list serve como um guia geral. Contudo, não confie nele cegamente. O ideal é sempre procurar testes, e a RMx é a fonte mais segura do segmento.

A linha RMx parece um pouco excessiva para o meu caso, mas vou dar mais uma pesquisada. Achei a RMx normal na Kabum por aproximadamente R$700,00 e a versão Shift na Pichau na mesma faixa.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
8 minutos atrás, AgeQuodAgis disse:

A linha RMx parece um pouco excessiva para o meu caso, mas vou dar mais uma pesquisada. Achei a RMx normal na Kabum por aproximadamente R$700,00 e a versão Shift na Pichau na mesma faixa.

É excessiva para a maioria dos casos. Mas, se for para pegar fonte de alto nível, ela é show.

Como eu mencionei, se eu fosse você, nem trocaria a CX 550... Não tem qualquer necessidade.

P.S.: vi que você havia criado um tópico sobre esse assunto. Por estarmos entrando no seu caso em específico, movi os posts. 😉

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Placa de vídeo Radeon RX 7600 XT 16GB por R$ 2.100,00 vale a pena?
Postado
17 horas atrás, KairanD disse:

É excessiva para a maioria dos casos. Mas, se for para pegar fonte de alto nível, ela é show.

Como eu mencionei, se eu fosse você, nem trocaria a CX 550... Não tem qualquer necessidade.

Agradeço o esclarecimento. Vou deixar a fonte para outro momento e investir em ventilação. Teria alguma sugestão para ventoinhas para o gabinete em si?

17 horas atrás, KairanD disse:

P.S.: vi que você havia criado um tópico sobre esse assunto. Por estarmos entrando no seu caso em específico, movi os posts. 😉

Sim, eu havia criado este tópico porém encontrei uma discussão bem pontual e acabei me intrometendo. Obrigado pela organização.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Em termos de ventoinhas, você tem preferência por iluminação ou não? Eu prefiro evitar os LEDs RGB, então recomendaria ventoinhas como as Akasa Piranha (peguei o anúncio só para servir de exemplo, não pesquisei preços): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4178634074-ventilador-piranha-12cm-silencioso-anti-vibraco-pwm-akasa-_JM. Você pode deixá-las em rotação lenta, bem silenciosa, tendo em vista que são bem eficientes. E vale lembrar que não faz sentido lotar o gabinete de ventoinhas. Com duas ou três geralmente já é possível chegar perto de maximizar o fluxo de ar que um gabinete comporta.

Sobre a fonte, eu só trocaria se estivesse com defeito. Se a sua for a CX 550 de rótulo cinza, trata-se de uma fonte moderna com projeto DC-DC e componentes bons. Não é topo de linha, mas é muito boa.

Sobre o outro tópico, os nossos posts estavam dentro do assunto. Mas, a partir do momento em que entramos no seu caso mais especificamente, achei por bem mover. 🙂

Postado
32 minutos atrás, KairanD disse:

Em termos de ventoinhas, você tem preferência por iluminação ou não? Eu prefiro evitar os LEDs RGB, então recomendaria ventoinhas como as Akasa Piranha (peguei o anúncio só para servir de exemplo, não pesquisei preços): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4178634074-ventilador-piranha-12cm-silencioso-anti-vibraco-pwm-akasa-_JM. Você pode deixá-las em rotação lenta, bem silenciosa, tendo em vista que são bem eficientes. E vale lembrar que não faz sentido lotar o gabinete de ventoinhas. Com duas ou três geralmente já é possível chegar perto de maximizar o fluxo de ar que um gabinete comporta.

Sobre a fonte, eu só trocaria se estivesse com defeito. Se a sua for a CX 550 de rótulo cinza, trata-se de uma fonte moderna com projeto DC-DC e componentes bons. Não é topo de linha, mas é muito boa.

Sobre o outro tópico, os nossos posts estavam dentro do assunto. Mas, a partir do momento em que entramos no seu caso mais especificamente, achei por bem mover. 🙂

Ah sim, eu prefiro justamente sem LEDs mesmo então essa Akasa vai cair bem no meu setup. Muito obrigado pela recomendação!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Assim que receber a placa de vídeo, não esqueça de ativar o ReBAR / S.A.M. na BIOS da placa-mãe. Para essas placas 4.0 de 128 bits, isso faz diferença (se for realmente optar pela RX 7600 XT, a RX 6750 XT não sofre tanto impacto por ter 192 bits).

Postado
4 minutos atrás, KairanD disse:

Assim que receber a placa de vídeo, não esqueça de ativar o ReBAR / S.A.M. na BIOS da placa-mãe. Para essas placas 4.0 de 128 bits, isso faz diferença (se for realmente optar pela RX 7600 XT, a RX 6750 XT não sofre tanto impacto por ter 192 bits).

Não sabia que a RX 7600 XT precisava ativar ReBAR também, pensei que foisse coisa da Intel, obrigado pelo aviso.

Sim, eu optei pela RX 7600 XT mesmo, até já comprei e chega até segunda-feira. Comprei pelo Magazine Luiza, o preço era o mesmo da Kabum por ser "dona" mas o frete era mais rápido (a previsão da Kabum era para até sexta-feira).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Qualquer placa de vídeo que seja 4.0 x8 tende a ser limitada pela comunicação com a placa-mãe se o slot for 3.0. Isso afeta principalmente placas como RX 7600, RTX 4060, RX 7600 XT e RTX 4060 Ti.

O ReBAR / S.A.M. permite contornar isso. A RX 6750 XT usa o barramento inteiro (x16), além de ser 192 bits, e não é muito afetada.

Se sua placa-mãe não for limitada a 3.0, isso não é tão importante. Mas sempre é bom ativar.

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização: A placa chegou e instalei ontem. Ainda não testei em muitos jogos mas ele rodou Marvel Rivals no high sem problemas, chegando até 144 FPS. Estou bem contente.

Entretanto o CPU parece sofrer para conseguir acompanhar a placa... Eu estava observando temperaturas de até 96ºC! Coloquei um frame limiter de 60 FPS e a temperatura baixou para 70-80ºC. A placa em sí não estava chegando nem a 70 ºC no máximo. Minha próxima compra será soluções de resfriamento... 2 ou 3 case fans da Akasa como recomendado e 1 AK400 ou AG400 para o CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...