Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem com vocês? 

estou pesquisando peças e configurações para montar um pc para trabalhar (ilustrações relativamente pesadas em programas como photoshop, animação 2d e 3D, etc) mas também para jogar um pouco nas horas vagas. Nada competitivo, apenas jogos single player, algo como Red Dead 2, Elden Ring, por ai. Tenho uma faixa de R$5.500 para investir nisso por enquanto, e minhas pesquisas me levaram a seguinte configuração: 

placa-mãe ASUS PRIME B550M-A AC - R$800 

Processador Ryzen 7 5700X3D - R$1.460 (aqui, ainda em dúvida se não vale a pena pegar o Ryzen 7 5700X que ta saindo por volta de R$1100)

2x Memória DDR4 Geil Orion, 8GB (totalizando 16g de RAM) - R$130,00 Cada

SSD Sandisk Plus, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe - R$440

Placa de Vídeo RTX 4060 VENTUS 2x Black OC MSI - R$2.170

Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze - R$290

Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK400, 120mm - R$150

Total: R$5.570

É uma boa configuração? as peças são compatíveis entre si? faltou algo? sei que algumas peças estão mais caras que o normal, estou acompanhando os preços todos os dias na esperança que o preço caia um pouco, para ir comprando elas individualmente e tentar economizar. Mas o que vocês acham? se tiverem recomendações de outras peças que seriam melhores, estou aberto a recomendações e sugestões, afinal, sou muito novo nessa área e tô estudando e aprendendo sobre agora. Grato e um bom 2025 para todos nós! 

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de PC de até R$ 5.500,00 para jogos, animação e ilustração
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Caio Oliveira da Silva, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
Teu uso é similar ao que foquei para meu computador, na época fui com uma RX 6700 XT, pois não havia uma Nvidia que competia no valor, ela tendo quase o desempenho em jogos e renderização de uma 3070(menos CUDA, na qual fica mais parecida com a 3060) custando o valor de uma 3060. Hoje em dia, a 4060 é praticamente o mesmo desempenho para renderização não-cuda que a 6700/6750XT, porém você pode ver o melhor desempenho nesta análise quando se utilizam aplicações que tomam vantagem dos CUDA, chegando no nível da 7900XTX nesses casos. No geral a Nvidia vai ser melhor para trabalho.
Infelizmente esse modelo em específico é bem ruim, este valor é o que é por essa razão, recomendo pegar ao menos MSI Gaming X ou ASUS para Nvidia focando em confiabilidade.
Priorizando o trabalho, o Ryzen 7 5700X tem até melhor desempenho que o Ryzen 7 5700X3D, porém em alguns jogos modernos ele apanha, Cyberpunk por exemplo já vai ter uma queda de desempenho significativa entre um e outro. Mas para os jogos que você mencionou, não creio que deva impactar tanto. Sugiro realocar o orçamento no processador para uma placa de vídeo de melhor qualidade, e uma placa-mãe melhor também como uma ASUS TUF ou uma MSI Tomahawk se possível. Esse modelo de fonte sofreu downgrade, creio que hajam outros colegas aqui que podem recomendar uma fonte mais adequada, mas não é ruim. O cooler é de boa qualidade pelo seu preço. Recomendo colocar 2 módulos de RAM de 16GB em teu PC pelas aplicações de trabalho, ou ao menos estudar isso futuramente.
Para SSD, recomendo o Lexar NM620.

1 hora atrás, Caio Oliveira da Silva disse:

faltou algo?

Faltou gabinete, rs.
O @1lokos tem boas recomendações, sugiro pegar um com malha na frente.

• Curtir 2
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov  Muito obrigado pela atenção na resposta, me tirou varias dúvidas. Acabei esquecendo mesmo do gabinete na hora de fazer o post haha 

Sobre a placa de vídeo, foi onde tive mais dificuldade mesmo na hora de pesquisar pois a quantidade de modelos que tem, acaba ficando bem confuso pra quem não entende. Recomenda alguma especifica? antes tava de olho na 4060ti, mas não sei se compensa.

Sobre a fonte, vou pesquisar melhor, mas aceito recomendação dos colegas que estiverem lendo também, e a memória RAM, no final do orçamento vou ver se cabe 32gb de cara, mas com certeza ta nos meus planos ter duas ram de 16gm.

Grato demais pela ajuda, abraços! 

@Pedroou Boa, vou dar uma olhada, pelo o que pesquisei essa ta com o preço bem próxima da que pretendia pegar, valeu demais! 

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Caio Oliveira da Silva, de nada, uai!

Pela diferença de preço e pelo teu orçamento, creio que a 4060 seja a melhor opção mesmo, por permitir investir em componentes de maior qualidade, como a B550 PRO-VDH mencionada pelo colega acima, e uma 4060 ASUS. A ASUS Atlas Shark parece o melhor custo-benefício no momento em termos de qualidade, ainda que deveria custar menos. Ela parece usar a mesma placa de circuito impresso da ASUS ProArt, mas eu não encontrei análise detalhada dessa placa de circuito impresso específica ainda. E sobre confusão, hardware é assim mesmo, ainda mais com o tanto de informação de baixíssima qualidade que já havia na internet e que agora foram potencializadas por chats de IA. Há alguns lugares que ainda fazem análises boas, como a que enviei acima do Guru3D, também há o Gamer's Nexus, o Actually Hardcore Overclocking e o pessoal do Techpowerup como o W1zzard e o Gabriel Ferraz(para SSDs). Outras a gente não acha fácil e tem que ir por confiança ou instinto, rs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...