Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fui fazer uma limpeza no meu pc e quando montei não estava pegando.

Ontem eu abri meu computador para fazer uma limpeza geral, eu nunca fui descuidado então não estava muito sujo, limpei tudo e reinstalei as peças, porém quando eu fui ligar, ele não reconheceu o HDMI da placa de vídeo, e as portas usb não estavam funcionando (tanto que nem a luz do teclado ligava) não sei o que fiz de errado, eu ja montei e desmontei varias vezes antes e nada errado aconteceu, mas dessa vez ele não quer reconhecer as portas HDMI/usb, desmontei tudo hoje e remontei, e o mesmo erro acontece.

O mais engraçado é que todas as ventoinhas estão girando, tanto do cooler do processador, tanto da GPU, e também as fans do gabinete.

As peças são: i3 10105f (cpu), ASUS H510M-E (placa-mãe), RX 6600 (gpu), SSD 480 GB, 2x pentes 8 GB DDR4, Corsair 650W (fonte)

Postado
1 hora atrás, Lucas9030 disse:

Fui fazer uma limpeza no meu pc e quando montei não estava pegando.

O que você fez nessa limpeza, passe mais detalhes de como foi feito essa limpeza e se passou alguma coisa nas peças, fez limpeza também na placa de vídeo?

Postado

@Tiberio Eu retirei as peças, com um pincel tirei a poeira de cima e com álcool isopropílico 99% eu passei para limpar, não retirei o cooler do processador (pois não era necessário) limpei tudo apenas com álcool isopropílico, nada mais

@Banunin eu retirei e tentei de novo, da na mesma, ja verifiquei se estava bem encaixado os cabos na placa-mãe, e parece bom, não parece ser isso...

Postado
19 minutos atrás, Lucas9030 disse:

Eu retirei as peças, com um pincel tirei a poeira de cima e com álcool isopropílico 99% eu passei para limpar,

Tem um vídeo no YouTube de um cara ensinando a limpar as peças, ele dá um banho na placa-mãe de álcool isopropílico, sinceramente eu não tenho coragem de dar um banho de álcool isopropílico nas peças, só passo mesmo um pincel e levemente.

Postado

@Tiberio Kkkkk eu entendo, tem parte que realmente não pode, mas eu não exagerei nisso, mas também não sei o que eu fiz de errado, talvez eu tenha danificado alguma peça pequena da placa-mãe, ja que o HDMI (pci express) e as portas usb vem dela, vou desmontar e dar uma olhada melhor amanhã, irei mandar uma foto aqui.

Postado

@Tiberio Não, não abri a placa de vídeo, ela estava bem limpa até, só passei um pincel por cima, mas agora que você falou isso, acho que vou desmontar tudo e deixar umas horas sem mexer, caso tenho sobrado algum resíduo 

agora, Lucas9030 disse:

@Tiberio Não, não abri a placa de vídeo, ela estava bem limpa até, só passei um pincel por cima, mas agora que você falou isso, acho que vou desmontar tudo e deixar umas horas sem mexer, caso tenho sobrado algum resíduo 

Não acho que deve ser isso, mas vou desmontar para ver

Postado

@Lucas9030 já que você tem álcool isopropílico, retire as memórias e, com um borrifador, aplique nos slots e deixe evaporar com o gabinete na vertical. Na maioria dos casos em que tive problema após limpeza foi por conta de poeira nos slots de memória. Aproveite e passe borracha escolar nos terminais das memórias também.

Postado
37 minutos atrás, Lucas9030 disse:

@Tiberio Nossa, comprei essa fonte a mais ou menos 2 anos e nunca me deu problema, mas ainda não sei se é isso, mas desde já agradeço pela informação

No teste do TecLab, a fonte foi "reprovada" apenas por causa do Ripple que eles consideraram alto, em torno de 90 sendo que o padrão ATX permite até 120. Isso por si só não vai colocar em risco o equipamento (eles deixam claro no Vídeo acima) e muito menos seria a causa da falha do boot.

Já tentou ligar com apenas 1 módulo de memória ( testa um e depois o outro) ?

Postado
7 minutos atrás, Azarack disse:

Isso por si só não vai colocar em risco o equipamento (eles deixam claro no Vídeo acima) e muito menos seria a causa da falha do boot.

A falha do boot já sabemos que foi devido a uma limpeza, mas só lembrando que ripple elevado reduz consideravelmente a vida útil das peças, foi por isso que eles também deixaram claro que não poderiam aprovar mesmo sendo uma Corsair.

O padrão ATX assim como o selo 80plus não vale absolutamente nada.

Postado

Antes de fazer a limpeza você removeu a pilha CR2032? 

Falo por experiência própria onde levei um baita prejuízo por não ter prestado atenção neste detalhe. É primordial garantir que o equipamento esteja totalmente desenergizado antes de realizar qualquer procedimento, especialmente uma limpeza física.

Caso não tenha realizado a remoção da pilha, existe uma possibilidade do álcool ter entrado em contato com algum circuito que estava recebendo estes 3V da pilha e ter ocasionado um curto.

Tem um multímetro? Se tiver, ligue a placa fora do gabinete e meça os pinos do PWRBTN pra ver se chega algum nível de tensão.

Postado

@Azarack Sim eu ja tentei com um módulo apenas, não parece ser isso

@Ítalo Bandeira Pode ser isso, eu não removi antes, mas eu não cheguei a passar álcool nela

Desmontei as peças e montei sem o gabinete, continua não dando sinal do HDMI e as portas USB

(Att: nessa foto o computador ta desligado, mas quando eu ligo todas as ventoinhas começaram a girar)

IMG_20250105_124750978.jpg

IMG_20250105_124831915.jpg

• Solução
Postado

Olá pessoal, Eu consegui arrumar o problema já, apenas fiz uma limpeza melhor na placa esfregando com álcool isopropílico, e removi a bateria por 15 minutos.

Obrigado a todos que me ajudaram! : )

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!