Ir ao conteúdo

disco batendo 100% de uso com aplicativos comuns e jogos(SSD Husky Gaming 512gb)

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

meu SSD é da marca Husky Gaming, é um SSD de 512gb e é o modelo HGML022

de um tempo para ca alguns aplicativos do meu computador e serviços do próprio windows começaram a bater 100% de disco. no começo isso só acontecia quando eu precisava atualizar meu antivirus(malware bytes), mas agora acontece com quase todos aplicativos que eu abro. por exemplo, na steam qualquer atualização ou download de um jogo faz o aplicativo bater 100% e travar meu computador. até esse ponto eu consegui aguentar, porém hoje eu tentei jogar hell let loose e estava simplesmente impossível, só de abrir a epic o disco bateu 100% de uso e começou a travar, eu achei que fosse por conta de alguma atualização, mas quando o jogo abriu ele também bateu 100% de uso e só chegou na tela inicial depois de 10 minutos de tela preta. não consigo jogar mais nada no computador sem ele ficar totalmente travado. queria muito descobrir soluções para esse problema.

image.png.32a29556a91e50a4ae0de2dd76548ab7.png

Postado

@temmie Primeira coisa que eu faria era desinstalar esse Opera GX consome muita memória, melhor usar os mais conhecidos como Google Chrome, Firefox ou Edge.

Outro dia tinha um cara aqui no fórum falando que foi hackeado e estava usando esse navegador.

29 minutos atrás, temmie disse:

meu SSD é da marca Husky Gaming, é um SSD de 512gb e é o modelo HGML022

Esse SSD tem espaço livre, os SSDs perdem desempenho quando ficam com pouco espaço disponível

Qual é a sua configuração completa?

33 minutos atrás, temmie disse:

no começo isso só acontecia quando eu precisava atualizar meu antivirus(malware bytes),

Pode ser vírus também, não sei se você sabe mais nenhum antivírus protege 100%.

Postado

@temmie essa é a maldição do Windows 10 kkkkkk  

Você pode tentar limpar a pasta APPDATA pesquisa como fazer pelo YouTube e depois faz uma limpeza de disco e vai resolver isso ae 

pode desinstalar esse "antivírus" aí...

Windows defender é mais que suficiente 

Uso computador a mais de 15 anos nenhum deles nunca viram "antivirus" 

Pense bem todos eles podem  ser burlados kkk

Postado

se mesmo com tudo fechado você atinge 100 porcento de uso pode ser algum problema do sistema operacional. Sinceramente eu não acho que valha a pena usar esses antivírus free e se for pirata ai que não vale a pena mesmo. Utilizar o próprio windows defender faz o mesmo efeito (Quase nada) no sistema e além do mais esses antivirus acabam por deixar o sistema muito pesado. Nesses casos vale mais a pena utilizar um otimizador de sistemas como um Glary Utilities que é gratuito e que faz um serviço bacana. Entenda, você não vai limpar seu sistema, apenas se livrar de arquivos mortos ou caches fora de uso.

Na maioria dos casos quando acontece do disco estar a 100 porcento e o pc travar é o seu Windows que foi pro saco, reinstalar do 0 (Atenção, não é restaurar o Windows) 98% das vezes vai resolver o problema. 2% das vezes pode ser o próprio SSD com defeito seja por que você desfragmentava ele ou por defeito de flash nand.  

Use programas de monitoria como o CrystalDisk Info e também o Crystaldisk mark para verificar a saúde e a velocidade do seu SSD respectivamente e assim ter um parâmetro, mas de certo é o Windows.

Postado
15 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse SSD tem espaço livre, os SSDs perdem desempenho quando ficam com pouco espaço disponível

Qual é a sua configuração completa?

o meu SSD é novo, eu fiz um scan com o crystaldiskinfo e ele ainte tem 98% health status.

tenho 212gb livres de 476 no meu SSD

minha config é:
placa-mãe: Mancer A520M-DB
processador: Ryzen AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor 3.60 GHz

ram: 2x memória ADATA XPG Gammix D10 8GB (1x8) DDR4 3200MHz Preta, AX4U32008G16A-SB10 (16gb de ram)
placa de Vídeo: GTX 1050
armazenamento: SSD Husky Gaming 512gb HGML022

24 minutos atrás, Tiberio disse:

não acho que seja porque meu antivirus só bate 100% de disco quando ele precisa de atualização.

Postado
6 minutos atrás, temmie disse:

placa-mãe: Mancer A520M-DB

Vi um cara falando no YouTube que essas placas da Mancer dão muito problema.

Você já atualizou a BIOS dela?

Postado
42 minutos atrás, Tiberio disse:

Vi um cara falando no YouTube que essas placas da Mancer dão muito problema.

Você já atualizou a BIOS dela?

pior que eu não sei nem se instalei ela direito, ela veio com um disco pra fazer a instalação mas meu pc não tem entrada pra cd e no site não tinha nenhum programa pra fazer isso. essa placa da mancer realmente é terrível, não devia ter comprado

• Moderador
Postado

@temmie Faça um teste de benchmark do seu SSD usando alguma ferramenta como o CrystalDiskMark, no modo de segurança do Windows, como o amigo @Trudys sugeriu, para ver qual as velocidades que ele atinge. Você menciona que vários programas, do sistema e de terceiros, carregam lentamente e usam todo o disco. Isso é sinal de que o disco está lento.

12 horas atrás, Tiberio disse:

12 horas atrás, Falatu disse:

@Tiberio @Falatu Sim, nenhum antivírus é infalível, e nem por isso eles são desnecessários - pelo contrário, o usuário continua sendo o elo mais fraco da segurança digital. De nada adianta o usuário ter boa noção de segurança se ele for infectado através de uma vulnerabilidade de segurança em algum aplicativo que ele usa, sem sequer necessitar de sua ação - da mesma forma que nada adianta ter um bom antivírus mas péssimos hábitos de segurança.

12 horas atrás, Trudys disse:

Utilizar o próprio windows defender faz o mesmo efeito (Quase nada) no sistema e além do mais esses antivirus acabam por deixar o sistema muito pesado. Nesses casos vale mais a pena utilizar um otimizador de sistemas como um Glary Utilities que é gratuito e que faz um serviço bacana.

@Trudys Existem diversas soluções de segurança leves no mercado (e o próprio Microsoft Defender que sequer faz diferença no desempenho também). Pelo contrário, Glary Utilities e qualquer outro "otimizador" fica rodando em segundo plano realizando tarefas de limpeza que o próprio Windows já faz, e outras que são danosas (como ficar "jogando" aplicativos abertos para o arquivo de paginação com o intuito de liberar memória e deixar mais rápido, mas surtindo o efeito contrário, até apagar chaves de registro que ele considera "órfãs").

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Falatu disse:

@temmie essa é a maldição do Windows 10 kkkkkk  

Você pode tentar limpar a pasta APPDATA pesquisa como fazer pelo YouTube e depois faz uma limpeza de disco e vai resolver isso ae 

pode desinstalar esse "antivírus" aí...

Windows defender é mais que suficiente 

uso o windows 11 ;/, vou ver esse da appdata

Postado
17 horas atrás, Trudys disse:

se mesmo com tudo fechado você atinge 100 porcento de uso pode ser algum problema do sistema operacional. Sinceramente eu não acho que valha a pena usar esses antivírus free e se for pirata ai que não vale a pena mesmo. Utilizar o próprio windows defender faz o mesmo efeito (Quase nada) no sistema e além do mais esses antivirus acabam por deixar o sistema muito pesado. Nesses casos vale mais a pena utilizar um otimizador de sistemas como um Glary Utilities que é gratuito e que faz um serviço bacana. Entenda, você não vai limpar seu sistema, apenas se livrar de arquivos mortos ou caches fora de uso.

Na maioria dos casos quando acontece do disco estar a 100 porcento e o pc travar é o seu Windows que foi pro saco, reinstalar do 0 (Atenção, não é restaurar o Windows) 98% das vezes vai resolver o problema. 2% das vezes pode ser o próprio SSD com defeito seja por que você desfragmentava ele ou por defeito de flash nand.  

Use programas de monitoria como o CrystalDisk Info e também o Crystaldisk mark para verificar a saúde e a velocidade do seu SSD respectivamente e assim ter um parâmetro, mas de certo é o Windows.

o meu antivirus é pago. não sei se o problema é com o windows em si, tentei varios tutorias do youtube pra tentar resolver mas n tive sorte. o problema acontece quando eu inicio algum jogo ou faço download de alguma coisa. vou tentar reinstalar totalmente se nada der certo.

Postado
4 horas atrás, Rio McCloud disse:

Faça um teste de benchmark do seu SSD usando alguma ferramenta como o CrystalDiskMark, no modo de segurança do Windows, como o amigo @Trudys sugeriu, para ver qual as velocidades que ele atinge. Você menciona que vários programas, do sistema e de terceiros, carregam lentamente e usam todo o disco. Isso é sinal de que o disco está lento.

esse é o resultado do teste e uma screenshot do crystaldiskinfo.

image.png.3a61ef51cc0c6bb878f1ff9befe5e531.pngimage.png.40350fff3f38f5ccd7585aed114d76d1.png

queria mencionar tambem que o crystaldisk bateu 100% de disco. que deve estar certo eu acho, mas mesmo assim travou meu pc um pouco

image.png.f306a5548d23cc5760b6328e58831cc6.png

• Moderador
Postado

@temmie O status S.M.A.R.T. e a velocidade de leitura parecem decentes, mas a velocidade de escrita está realmente terrível. Por favor teste a velocidade do disco através de um sistema live, como o Hiren's BootCD PE (usando o CrystalDiskMark) ou uma distribuição Linux, como o Linux Mint (usando o GNOME Discos). Verifique se as taxas de leitura e escrita são similares.

Postado
3 horas atrás, Rio McCloud disse:

@temmie O status S.M.A.R.T. e a velocidade de leitura parecem decentes, mas a velocidade de escrita está realmente terrível. Por favor teste a velocidade do disco através de um sistema live, como o Hiren's BootCD PE (usando o CrystalDiskMark) ou uma distribuição Linux, como o Linux Mint (usando o GNOME Discos). Verifique se as taxas de leitura e escrita são similares.

sera que esse trabalho todo realmente compensa? ja estou pensando em comprar outro SSD. eu li um outro post de um cara nesse forum que tem o mesmo SSD que o meu e teve tambem o mesmo problema que eu, e ele não conseguiu resolver de jeito nenhum. um comentario disse que como a husky é uma white label ou algo do tipo eles não disponibilizam nem atualizações pro firmware ja que o que eles fazem é comprar  da china e colocar a estampa em cima. 😕

• Coordenador
  • Solução
Postado

@temmie é um SSD de 2,5"? Se sim, verificou se o cabo SATA não está com problemas?

Essa marca possui software de manutenção do SSD, pra atualizar firmware?

Essa marca também me parece ser aquelas white label, ou seja, um SSD chinês com peças genéricas, indicando controladora de má qualidade, o que ocasiona esse uso em 100%.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!