Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uso dois pentes HyperX Fury DDR4 8GB, dual channel, um de 2400MHz e outro de 2666MHz. Como o sistema usa a frequência menor, ativei o XMP e setei 2666, sem mexer em timings e tensão porque sou leigo. 

O sistema sobe, mas após 10min da tela azul. 

O que tenho que fazer pra estabilizar? Como descubro o timing e tensão corretos pro bom funcionamento? Alguém mais experiente pode me passar uma colinha?

Postado

se a memória é 2400mhz vai usar 2400mhz, as 2 memórias vão trabalhar em 2400mhz, coloque  nessa frequência e não vai dar mais tela azul.

Postado
5 minutos atrás, Unknow0 disse:

De acordo com a fabricante, a velocidade máxima da memória RAM suportada pelo processador AMD Ryzen 5 2600 é de 2933 MHz.

Verdade, uso esse mesmo processador com o XMP ativado em 3000MHz, mas os meus dois pentes são de 3000MHz.

Postado

Confundi 2600 com 1600, perdão, o 1600 é 2666mhz e o 2600 é 2933mhz, mas sobre as memórias da instabilidade mesmo tem 2 diferentes e tentar fazer overclock.

Postado

Desisto. Ontem fiquei até 4 da manhã tentando fazer funcionar com o conhecimento superficial e limitado que tenho, sem exito. Hoje resolvi estudar melhor o assunto. Assisti dezenas de tutoriais, lí centenas de foruns, baixei dezenas de programas pra calcular e realizar testes, revisei tudo pra não deixar passar nada. Já reiniciei o PC e entrei e saí da BIOS milhões de vezes. Não aguento mais...

• Triste 1
  • Moderador
Postado
Em 07/01/2025 às 13:33, Unknow0 disse:

Uso dois pentes HyperX Fury DDR4 8GB, dual channel, um de 2400MHz e outro de 2666MHz. Como o sistema usa a frequência menor, ativei o XMP e setei 2666, sem mexer em timings e tensão porque sou leigo. 

De acordo com a especificação do fabricante, a memória de 2400MHz não possui esse perfil XMP, sendo que muito provavelmente isso está relacionado ao problema que você está tendo.

https://www.kingston.com/datasheets/hx424c15fb2_8.pdf

image.png

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV Cara, fazendo uma pesquisa no Google da pra ver que é possível fazer overclock em memórias com frequências diferentes, isso não interfere em nada.

• Membro VIP
Postado

@Unknow0 Tarde

Se eu fosse você venderia esses dois pentes de memória e já pegaria dois pentes de 8Gb 3200Mhz.

Da para fazer a memória 2400Mhz trabalharem a 2666Mhz só aumentar um pouco a tensão, teste como 1.25 volts, se não der certo até 1,35 volts é seguro e no máximo 1.4 volts.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...