Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Comprei um kit de ventoinhas argb ano passado da terabyte

Link do kit:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23457/kit-fan-com-3-unidades-gamer-ninja-fuuton-argb-120mm-black

Tentei utilizar na minha placa-mãe B450m Steel Legend que tem a saída 5v 3 pinos que o kit pede, eu também tenho um water cooler que consegue mudar a cor normalmente pelo programa que a ASRock oferece

Porém quando eu tento mudar o da ventoinha o programa mostra as cores que eu posso mudar porém a ventoinha continua da mesma cor

Eu já dei uma olhada nos pinos e não tem nada de errado o que poderia ser?

Já testei desinstalar e instalar o programa.

Configuração: B450m Steel Legend, GTX 1660 SUPER, 16gb memória RAM e Ryzen 5 4500.

OBS: eu uso o Windows 11 não sei esta é a melhor versão pro programa.

• J.Augusto F alterou o título para Como trocar cores das fans Gamer Ninja Fuuton na B450M Steel Legend?
  • Solução
Postado

Esse kit de fans é daquelas "baratezas Chinesas" (sinônimo de tranqueira), um dos fans é um "controlador de LED" para os outros fans, pode ser que tenha que

desligar este controlador para usar o controle pela placa-mãe (software). É solução para quem não tem controladora nem placa-mãe com suporte para LED.

Bom, veja se no botão LED do gabinete tem uma posição desligado, ou talvez deixando sem ligar na fonte, assim os fans recebem alimentação e sinal RGB da placa-mãe.

Comentário no vídeo linkado acima:

"eu conectei o botao de led do meu gabinete nas fans e segurei por 5 segundos. A partir dai foi possível controla-la pela placa-mãe."

Postado

@1lokos muito obrigado por me responder.

Não sabia que era uma fan ruim 😞 porém ficou bem claro em minha mente e provavelmente deve ser o cabo que está ruim, já que eu pesquisei um pouco mais a fundo e encontrei pessoas com o mesmo problema. No final eu consegui trocar a cor dando um curto com a chave de fenda no cabo para controlar leds pelo gabinete, infelizmente meu gabinete não tem controlador de led então eu deixei o cabo amarrado ao lado e estou conseguindo trocar as leds tranquilamente, é claro que com mais dificuldades porém já é algo muito bom.

Postado
9 horas atrás, Guilherme Soares659 disse:

No final eu consegui trocar a cor dando um curto com a chave de fenda no cabo para controlar leds pelo gabinete,

Se o gabinete não tem botão LED use o cabo (2 pinos, sem polaridade) do botão Reset e ligue nestes dois pinos do fan "controlador", assim fica mais pratico de trocar a s cores.

O botão Reset na prática não é necessário, pois o que ele faz - desligar e ligar o micro; pode fazer com o botão "power". Tem gabinete que já eliminou este botão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!