Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando meu primeiro pc, e ate então nem tinha pensado em montar com AM5.

Vale a pena montar AM4 ou vou para AM5? Ja tenho a placa de vídeo, uma RTX 3060 12gb, consegui por um preço legal, gabinete montech air 903 e duas memórias DDR4, mas posso devolver ainda, ainda tenho 4k, 4500 estourando o limite para todo o restante das peças.

Usaria para jogar e trabalhar com programação

Postado

AM5 é investimento a longo prazo, pensando em possíveis upgrades dentro da geração nos próximos anos sem precisar gastar muito. Se você fizer um investimento errado aqui no começo, não vai adiantar muita coisa. Mas a RTX 3060 é praticamente uma placa de entrada para os dias de hoje, não há necessidade de investir numa plataforma muito cara rodar games com ela. Por mais que você faça um upgrade considerável, pegando algo no nível de uma RTX 4070, por exemplo, um PC com AM4 ainda é suficiente pra acompanhar.

Pro seu caso eu recomendaria uma máquina com Ryzen 7 5700X3D, placa-mãe MSI B550M PRO-VDH WiFi e 2x16GB DDR4 3200MHz. Se você achar que 32GB é pouco para o seu tipo de trabalho, então poderia optar por 64GB, mas mantendo no máximo dois módulos de memória (2x32GB) para não comprometer a estabilidade do sistema. Se você fosse fazer um investimento em AM5 com 64GB de RAM DDR5, metade do seu orçamento iria só pra memória.

Postado

@GuilhermeGB Entendi, era mais ou menos essas peças que tinha em mente.

Quanto a placa-mãe, a MSI MPG B550 Gaming Plus esta uns 150 reais a mais que a PRO-VDH, acha que vale a pena pagar essa diferença?

E uma dúvida, a estabilidade que você falou quanto as memórias RAM, colocar 2 pentes é melhor que 4 ?

Postado

@Pedro Chaves_ Boa noite, como o amigo disse, AM5 e investimento a longo prazo.
Mesmo que você tenha uma placa de vídeo de entrada, eu acredito que vá ser um bom investimento, ainda mais com 4 mil para gastar.

Minha recomendação de peças: https://meupc.net/build/na3D5m

Devolvendo as memórias RAM DDR4 já vai ficar um valor abaixo de 4 mil, como você gostaria.
No futuro (daqui uns 2 anos) só trocar a placa de vídeo por uma melhor e você vai estar super bem.

Para comparação assim seria um pc com uma performance parecida na AM4: https://meupc.net/build/EN35ZM

Por uma diferença de R$ 450.00 vale a pena montar seu pc em uma plataforma morta?, eu acho que não, mais ai vai de você. 

Qualquer duvida só perguntar.

Postado

@Obama1617 Boa noite, entendo que a longo prazo AM5 certamente é a escolha certa.

Mas quando diz plataforma morta, essa configuração que você mandou para AM4, ainda rodaria tudo pelos próximos 4 anos ? 

Postado

@Pedro Chaves_ Com certeza. Se você realmente não pode passar dos 4 mil, AM4 e uma boa escolha.
Independentemente da plataforma que escolher, o gargalo vai ser na placa de vídeo.
o que eu quero dizer com plataforma morta para AM4, e que não serão lançados mais processadores para ela.

O pc que montei com AM4 vai rodar tudo muito bem, porém tenha em mente que sua 3060 será o gargalo nesse pc, então no futuro daqui 4 anos, provavelmente seu 7 5700x3d ainda sera capaz de rodar TUDO, então... talvez não seja uma má escolha.

benchmark na AM4 com 3060: 

Postado
14 horas atrás, Pedro Chaves_ disse:

Quanto a placa-mãe, a MSI MPG B550 Gaming Plus esta uns 150 reais a mais que a PRO-VDH, acha que vale a pena pagar essa diferença?

Depende, você vai usar de fato as conectividades a mais que ela oferece? Vai depender de você.

14 horas atrás, Pedro Chaves_ disse:

E uma dúvida, a estabilidade que você falou quanto as memórias RAM, colocar 2 pentes é melhor que 4 ?

Sim. PCs domésticos são feitos para funcionar em dual-channel, quando você usa 2 módulos você tem 1 módulo por canal, mas quando você coloca 4 módulos, você acaba com 2 módulos por canal, e isso atrapalha a estabilidade da controladora de RAM. Na prática significa que você pode não conseguir usar as memórias em frequências mais altas, tipo 3200MHz ou mais, o PC pode demorar mais tempo pra dar boot, coisas do tipo.

Postado

@Obama1617 Entendo, acontece que vou ter que comprar um monitor agora também, então não vou ter pra investir um tanto a mais pro AM5, vou ir com essa configuração de AM4 que montou, apenas pegar uma fonte mais barata. Mas muito obrigado por sanar minhas duvidas, consegui compreender um pouco mais agora, valeu.

Mais uma coisa, esse wc da rise mode presta ? nunca comprei nada deles, mas falam que a marca é mais ou menos.

@GuilhermeGB Não sei falar se vou usar de fato as conectividades, pode ser bobo, mas como meu gabinete é grande, air 903 max, acho que a placa ATX vai ficar mais bem colocada e bonita, pode ser loucura minha.

Saquei o motivo das RAM, obrigado por esclarecer minhas duvidas.

Postado

@Obama1617 Me surgiu mais uma curiosidade, sei que nem comprei todas as peças ainda, mas fiquei em duvida.

Vale a pena eu pegar um 5 5600 invés do 7 5700x3d, e guardar para comprar uma placa de Vídeo melhor, como uma 4060ti ou algo parecido, ou vou de 7 5700x3d mesmo, e futuramente troco a 3060 por talvez uma RTX da serie 50 la pelo meio do ano que vem ?

Postado
2 horas atrás, Pedro Chaves_ disse:

esse wc da rise mode presta

Pra ser sincero com você, recomendo que vá de AIR COOLER, por causa da manutenção, e se der qualquer erro no water cooler, JA ERA teu pc.
Te recomendo esse air cooler: Thermalright Assassin King (ou o AK400) não manjo muito de resfriamento, mais esse pelo o que vi vai resfriar de boa o 7 5700x3d.

1 hora atrás, Pedro Chaves_ disse:

guardar para comprar uma placa de Vídeo melhor, como uma 4060ti ou algo parecido, ou vou de 7 5700x3d mesmo, e futuramente troco a 3060 por talvez uma RTX da serie 50 la pelo meio do ano que vem ?

O 7 5700x3d e um processador MUITO forte, então ele vai empurrar muito bem essa 3060, como você pode ver no benchmark que mandei, ate cyberpunk com tudo no ULTRA esse pc empurra em 55+ fps.
Recomendo que vá com esse processador top mesmo, e no futuro faça o upgrade de placa de vídeo.
E também, não tenha essa visão da AMD, no geral eles tem as melhores placas de vídeo custo benéfico! E os drivers já estão no mesmo nível dos da nvidia, em alguns jogos ate mais otimizados! 
O software da AMD (adrenalin) alguns youtubers significantes (da gringa) já dizem ser ate ser melhor que o da nvidia...

Se você conseguir juntar 2 mil ate o meio dessa ano, vai com a RX 6750 XT Essa placa e esplendida! Roda tudo em 1440p no ULTRA e se for em 1080p pode garantir um raytracying também!
Mais pode voltar aqui pra bater um papo também no futuro quando for fazer o upgrade, que a gente te ajuda sem problemas 🙂

Espero ter esclarecido melhor, qualquer duvida ou perguntar só fazer!

REFIZ A BUILD, OTIMIZANDO AS PEÇAS E COM MAIS CALMA: https://meupc.net/build/wQMp39 
E uma pergunta, você já pensou em vender essa 3060 por R$ 1.200 reais e já pegar a RX 6750 XT? Seria incrível se você fizesse isso...
Ficaria R$ 4.384
Mais se quiser montar logo, vai com a build que mandei, só não compra RX 6750 XT, e vai dar 3.500, você economizou até mil reais abaixo da sua verba máxima, pra rodar tudo sem B.O.
E por curiosidade, você disse que tem 2 pentes de ram, seriam 2 de 8 ou 2 de 16?, caso sejam 2 de 8 (totalizando 16GB) recomendo FORTEMENTE que compre mais 2 de 8 do mesmo modelo, 32GB e necessário, ainda mais pra trabalho.

E para esclarecer mais, aqui vai o benchmark da rx 6750 XT + 7 5700x3d (lembrando que essa placa já e de 1440p então em 1080p tu nem se preocupa em rodar, só taca tudo no talo e vai)

ando

Postado
11 horas atrás, Obama1617 disse:

Te recomendo esse air cooler: Thermalright Assassin King (ou o AK400)

Estava vendo justamente esses air cooler na verdade, o AK400 estava o mesmo valor desse Assassin King, mas esgotou e estava pensando em ir com esse, recomendar justo ele reforçou a escolha.

O 7 5700x3d e um processador MUITO forte, então ele vai empurrar muito bem essa 3060, como você pode ver no benchmark que mandei, ate cyberpunk com tudo no ULTRA esse pc empurra em 55+ fps.
Recomendo que vá com esse processador top mesmo, e no futuro faça o upgrade de placa de vídeo.
E também, não tenha essa visão da AMD, no geral eles tem as melhores placas de vídeo custo benéfico! E os drivers já estão no mesmo nível dos da nvidia, em alguns jogos ate mais otimizados! 
O software da AMD (adrenalin) alguns youtubers significantes (da gringa) já dizem ser ate ser melhor que o da nvidia...

A principio eu ia montar uma rx 6600 com um Ryzen 5 5500, mas consegui juntar um pouco mais para investir, e a 3060 saiu barata, então ser AMD ou nvidia não me importa muito desde que entregue o que promete.

REFIZ A BUILD, OTIMIZANDO AS PEÇAS E COM MAIS CALMA: https://meupc.net/build/wQMp39 
E uma pergunta, você já pensou em vender essa 3060 por R$ 1.200 reais e já pegar a RX 6750 XT? Seria incrível se você fizesse isso...
Ficaria R$ 4.384
Mais se quiser montar logo, vai com a build que mandei, só não compra RX 6750 XT, e vai dar 3.500, você economizou até mil reais abaixo da sua verba máxima, pra rodar tudo sem B.O.
E por curiosidade, você disse que tem 2 pentes de ram, seriam 2 de 8 ou 2 de 16?, caso sejam 2 de 8 (totalizando 16GB) recomendo FORTEMENTE que compre mais 2 de 8 do mesmo modelo, 32GB e necessário, ainda mais pra trabalho.

No momento acho que não consigo ir com RX 6750 XT, porque terei que comprar um monitor, mas parece uma boa ideia vender a 3060 para inteirar na RX 6750 XT mais pra frente.

Quando a ram, são dois pentes de 16, ia comprar dois de 8 inicialmente para investir mais em outras partes, mas pelo que pesquisei 2 de 16 é uma melhoria muito significativa.

Gostei bastante da build que montou, tanto do valor quanto do desempenho dela parece muito bom, trocarei a 3060 pela RX 6750 XT assim que possível. Muito obrigado pelas dicas e pela conversa 👍

• Curtir 1
Postado

@Pedro Chaves_ De nada, fico feliz em ter ajudado🙂

No futuro quando for trocar a placa de vídeo passa aqui de novo pra a gente poder te indicar uma boa (cada 4 meses já da uma diferença significante no mercado)

Boa sorte!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...