Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz um upgrade de CPU e GPU no meu computador, mas ele está com um desempenho muito abaixo do que era pra ser, CS2 por exemplo pega 150 fps com quedas de até 90, sendo que um PC como o meu era pra pegar na casa dos 300 fps (o fps é praticamente o mesmo, não importa se o gráfico tá no low ou no máximo) no cs o uso da CPU parece ser bastante instável também, permanecendo maior parte do tempo nos 50% de uso, mas as vezes vai pro 100%, a GPU também permanece próxima dos 100% ;

Também estou notando pequenos stutters em jogos mais dependentes de GPU, como Bodycam e Warzone, que são jogos pesados, mas que também deveriam rodar liso num hardware desse;

No GTA 5 também notei um desempenho estranho, conseguindo manter por grande parte do tempo na casa dos 70 fps, mas com diversas quedas de até 40 fps, um PC como o meu não era pra ter problemas em absolutamente nenhum jogo, mesmo com o gráfico no full.

Coisas que eu já fiz pra tentar solucionar: Já formatei o windows, baixei os drivers tudo certinho, baixei o AMD adrenalin e Ryzen Master, habilitei o SAM, fiz testes com e sem undervolt tanto na GPU quanto CPU, verifiquei se o XMP estava ligado na BIOS, e as temperaturas estão excelentes, com a GPU chegando no máximo a 75°C e a CPU não passando dos 69°C graças ao watercooler ; Quem puder ajudar agradeceria muito.

Specs:

Ryzen 5 5600X

RX 6650XT XFX

B550M AORUS ELITE

(2X8) RAM MACHINIST 2666MT/S

FONTE CV550 80 PLUS BRONZE

NVMe KINGSTON 1TB

Só pra ressaltar eu utilizei o termo "pequenos stutters" porque eles não chegam a atrapalhar a gameplay como um todo, mas são perceptíveis sim e incomodam.

Postado
20 minutos atrás, Tiberio disse:

Fonte de baixa qualidade, ripple elevado👇

Obgd pela resposta, eu já vi algumas pessoas comentando sobre essa minha fonte ser de entrada, mas meu medo é comprar uma nova e mesmo assim o problema persistir; de qualquer maneira, qual fonte você recomendaria?

Postado
3 minutos atrás, Tiberio disse:

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 550w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Eita, eu uso estabilizador kkkkk, nunca ouvi disso daí, porque não posso usar?

Postado
11 minutos atrás, McLovinOfLove disse:

Eita, eu uso estabilizador kkkkk, nunca ouvi disso daí, porque não posso usar?

Pelo amor de Deus, estabilizador é coisa do século passado, o tópico abaixo explica os motivos para não se usar estabilizador 👇

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Desempenho abaixo do esperado no Ryzen 5 5600X e RX 6650XT
Postado
6 minutos atrás, ToCoriza disse:

@Tiberio Filtro de linha pode?

Sim, um bom filtro de linha como os da marca Clamper pode e deve usar , mas verifique antes se sua fonte tem  a maldita chave seletora vermelha na parte de trás dela, caso tenha será preciso setar essa chave para a tensão aí da sua região, dessa forma você evita de queimar a fonte simplesmente por esquecer de mudar a chave para a tensão correta.

Postado

@Tiberio mas assim, sei que a eficácia da fonte influencia na estabilidade do sistema, mas influencia tanto assim a ponto de afetar o desempenho do computador? Porque assim, 550W são 550W, independente de ser uma fonte capada ou de qualidade; o máximo que eu achava que ocorreria ao usar uma fonte meia bomba seria a fonte pocar, mas nunca vi ninguém falando que fonte altera desempenho

Postado
5 minutos atrás, McLovinOfLove disse:

o máximo que eu achava que ocorreria ao usar uma fonte meia bomba seria a fonte pocar, mas nunca vi ninguém falando que fonte altera desempenho

Fonte meia bomba pode até estragar o hardware e diminuir o desempenho seria o menor dos problemas.

Postado
2 horas atrás, McLovinOfLove disse:

Recentemente fiz um upgrade de CPU e GPU no meu computador, mas ele está com um desempenho muito abaixo do que era pra ser, CS2 por exemplo pega 150 fps com quedas de até 90, sendo que um PC como o meu era pra pegar na casa dos 300 fps (o fps é praticamente o mesmo, não importa se o gráfico tá no low ou no máximo) no cs o uso da CPU parece ser bastante instável também, permanecendo maior parte do tempo nos 50% de uso, mas as vezes vai pro 100%, a GPU também permanece próxima dos 100% ;

Também estou notando pequenos stutters em jogos mais dependentes de GPU, como Bodycam e Warzone, que são jogos pesados, mas que também deveriam rodar liso num hardware desse;

No GTA 5 também notei um desempenho estranho, conseguindo manter por grande parte do tempo na casa dos 70 fps, mas com diversas quedas de até 40 fps, um PC como o meu não era pra ter problemas em absolutamente nenhum jogo, mesmo com o gráfico no full.

Coisas que eu já fiz pra tentar solucionar: Já formatei o windows, baixei os drivers tudo certinho, baixei o AMD adrenalin e Ryzen Master, habilitei o SAM, fiz testes com e sem undervolt tanto na GPU quanto CPU, verifiquei se o XMP estava ligado na BIOS, e as temperaturas estão excelentes, com a GPU chegando no máximo a 75°C e a CPU não passando dos 69°C graças ao watercooler ; Quem puder ajudar agradeceria muito.

Specs:

Ryzen 5 5600X

RX 6650XT XFX

B550M AORUS ELITE

(2X8) RAM MACHINIST 2666MT/S

FONTE CV550 80 PLUS BRONZE

NVMe KINGSTON 1TB

Só pra ressaltar eu utilizei o termo "pequenos stutters" porque eles não chegam a atrapalhar a gameplay como um todo, mas são perceptíveis sim e incomodam.

Bom, os problemas de fps podem variar.
Caso seja software, pode ser ou drivers, ou armazenamento cheio. Tentar formatar o pc e reinstalar todos os drivers pode ser uma boa.
Se for hardware provavelmente seria essas memórias que não são muito boas, ou mesmo a placa-mãe que de acordo com os testes do guiga, a aorus incrivelmente conseguiu afetar o FPS dos jogos.

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Fonte meia bomba pode até estragar o hardware e diminuir o desempenho seria o menor dos problemas.

Sim eu sei, mas eu estou perguntando se uma fonte tem essa capacidade drástica de diminuir o desempenho, porque pelo que você disse o único problema do meu Pc é a fonte, e isso resolveria o problema do fps, ou seja teoricamente essa fonte estaria diminuindo meu desempenho pela metade em alguns casos por causa da má qualidade dela, correto?

Postado
11 minutos atrás, McLovinOfLove disse:

e isso resolveria o problema do fps

Não dá pra saber se vai resolver, mas o principal de um PC gamer é ter uma fonte decente e de qualidade.

Já fez um teste sem o estabilizador?

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Não dá pra saber se vai resolver, mas o principal de um PC gamer é ter uma fonte decente e de qualidade.

Já fez um teste sem o estabilizador?

Vou fazer o teste, o único porém é que ele não vai conectar direto na tomada, e sim em um T, pois o roteador também fica em cima da mesa do PC, normalmente ficava o roteador e o estabilizador ligados no T, isso afeta algo ou não?

Postado
34 minutos atrás, McLovinOfLove disse:

Porque assim, 550W são 550W,

De quantos VA é esse seu estabilizador?

9 minutos atrás, McLovinOfLove disse:

normalmente ficava o roteador e o estabilizador ligados no T, isso afeta algo ou não?

Sim, não se deve usar nenhum tipo de benjamin.

Providencie logo um filtro de linha da Clamper

https://www.amazon.com.br/Filtro-Linha-Clamper-Energia-Preto-dp-B0D8V17JSG/dp/B0D8V17JSG/ref=dp_ob_title_ce?th=1

Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

De quantos VA é esse seu estabilizador?

Sim, não se deve usar nenhum tipo de benjamin.

Providencie logo um filtro de linha da Clamper

https://www.amazon.com.br/Filtro-Linha-Clamper-Energia-Preto-dp-B0D8V17JSG/dp/B0D8V17JSG/ref=dp_ob_title_ce?th=1

Opa mano, já queria agradecer de antemão pois isso parece ter solucionado parte do problema, consegui colocar o roteador em outro lugar e pluguei o cabo de força direto na tomada, e tive melhorias, no cs 2 por exemplo estou mantendo uma média de 200 fps, com máximas de 300, e minhas médias antigas são minhas mínimas atuais, só que parece que ele fica alternando, fica uns 5 minutos com essa média boa, e depois volta e fica 5 min na média antiga (130-150), acho que isso deixou mais explícito que é a fonte

Além disso os lag spikes que eu estava tendo não estão tendo mais, pelo menos no CS2, amanhã faço mais testes em outros jogos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!