Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, meu PC antigo está meio barulhento ultimamente. Quando montei ele uns 5 anos atrás, silêncio já não era um ponto forte dele, mas não era um problema para mim. Hoje o PC mudou de função e virou minha máquina de escritório. Como as ventoinhas e o water cooler envelheceram, o barulho está incomodando bastante. Depois de vários testes vi que as maiores fontes de ruído são as 3 ventoinhas de gabinete de 120mm ligadas direto na fonte funcionando a 100% e o water cooler que além do barulho da ventoinha antiga também produz um ruído agudo que deve vir da bomba. O barulho das ventoinhas do gabinete é relativamente fácil de resolver, o problema está no cooler da CPU.  Não pretendo gastar muito dinheiro com ele por ser um PC já antigo, mas gostaria que ficasse mais silencioso. Pensei em colocar um air cooler de 120mm. A minha questão é se um air cooler de 120mm aguenta um 9900k sem ficar em RPM alta o tempo todo. Um AK400 daria conta ou tenho que partir para um melhor tipo o AK620? 

Postado

Dependendo do uso do PC o i9 com o AK400 pode ficar com temperatura alta. O (sumido) AG400 é mais eficiente uns 2 graus.

Tente achar o Thermalright Perless Assassin PA 120, é mais barato que o AG620/AK620 e tão eficiente quanto.

Alternativa econômica:

Segotep Cambrian U6 ARGB - R$ 129,99 - informa baixo nível de ruído.

• Dual tower, dual fan
  • Ruído: 18 - 29,8 db

Não tem review de YT ou canal famoso, só achei um de canal Asiático com CPU de 65W - i5-13500, em que teve desempenho semelhante ao Scythe Fuma 3, mas é o caso em que "estava sobrando cooler", vide o resultado com o AK400.

Teste da Cambrian U6 com um i9-13900K, no Cinebench manteve abaixo do thermal throttling, coisa que pouco air cooler faz.  Como é teste do fabricante... é "pagar para ver".

Segotep-Cambrian-U6.jpg

• Curtir 1
Postado

@1lokosValeu, amigo. Gostei do Thermalright Perless Assassin PA 120 mas o preço tá maior que o AG620. Acho que vou testar esse Cambrian U6 que você falou, 130 tá um preço muito bom. 

Postado

Caso você queira algo silencioso, eu optaria realmente por um watercooler mesmo. O 9900K é um processador considerado quente, e caso você use com algum incremento de frequências (overclock), acaba ficando mais ainda.

O watercooler é mais preferível na questão do silêncio, devido a presença do líquido (fluído), que além de aumentar a área para a retenção e troca de calor, irá fazer com que esse calor seja transferido para o radiador que possui uma grande capacidade de arrefecimento. O segundo fluído, irá ser o próprio ar que vai fazer o trabalho para que todo esse calor que foi trocado com o primeiro fluído (líquido) diminua, e o radiador consiga manter sua eficácia.

O aircooler, apesar de diversos tamanhos, possui menos área para fazer a troca e captação do calor. Consequentemente, ele irá atingir o equilíbrio térmico com muito mais facilidade e por isso é necessário que a ventoinha exerça um trabalho maior para manter sua eficiência comparado ao watercooler.

O aircooler no seu caso, para manter seu 9900K numa temperatura considerada "fria", teria que ser um bem parrudo e de qualidade. 

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Prescott355 disse:

Acho que vou testar esse Cambrian U6 que você falou, 130 tá um preço muito bom. 

Teste do Cambrian U6 com um Ryzen 5700X de um canal de YT do BR, em jogos ficou na casa dos 60 graus. 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Não tive como responder antes, mas consegui assistir o vídeo antes de comprar. Pelo vídeo creio que o Cambrian não vai suportar o 9900k. Meu 9900k passa dos 120w e da mais de 90 graus com water cooler. Acho que vou ter que partir para o 620 ou Pearless.

@MauricioBMS Realmente o water cooler é muito bom. O que estou usando deixa as temperaturas na casa dos 80 em jogos pesados. A questão mesmo é o meu orçamento. Um water cooler 240mm de qualidade passa dos 500 reais, e não sei se é uma boa ideia arriscar com marcas menos conhecidas principalmente pelas consequências de um eventual vazamento. 

Postado

Tem o WC DeepCool LE 500 por R$ 325,00 (Cia do PC)  - o "frufru" é RGB Rainbow (fixo); tem 3 anos de garantia do fabricante.

Mas por ser modelo de entrada não tem review de gringo famoso. Tem do Pipoca Tech com um Ryzen 5800X.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...