Ir ao conteúdo

Loopback ou IP local, qual é melhor para um server AD?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com uma pequena dúvida.

No passado, quando eu aprendia configuração AD, todos os professores ensinavam que o server AD deve apontar para ele mesmo caso esse também seja o servidor DNS do AD, mas olhando alguns outro vídeos do mesmo, há alguns que colocam o loopback e há outros que dizem que não pode, pois isso gera alguns conflitos e bugs, então colocam o próprio ip fixo atribuido ao servidor.

Alguém saberia me explicar que "bugs" são esses e se isso é verdade?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Estou longe longe de ser uber entendido de Active Directory DS, somente recentemente estou tendo maior contato com Azure no maximo, mas do pouco que entendi das ocorrências que vi sobre o assunto em uma pesquisa superficial na internet é que, o problema com o DNS apontando para a loopback se dá em ambientes "Multi Domain", compreensivelmente até uma vez que para chegar ao servidor DNS os clientes e outros controladores precisam do IP estático para encaminhar requisições, mas essa premissa não necessariamente se aplica no caso que você trouxe aqui, uma vez que tanto consultas via loopback ou para o IP estático chegaram normalmente à pilha de protocolos para serem processadas, os erros que eventualmente ocorrem não seria necessariamente por causa de algum bug neste cenário específico, mas sim de uma característica fundamental do sistema que é preparado para um cenário "fault-tolerant" com controladores de domínio e servidores dedicados.

• Curtir 1
Postado

De acordo com as melhores práticas, deve-se ter ao menos dois servidores DNS no Active Directory, as placas de rede devem apontar ao menos para um servidor DNS primário e um secundário, e deve-se utilizar como última entrada o endereço de loopback.

• Curtir 2
Postado
36 minutos atrás, Buga Laza disse:

De acordo com as melhores práticas, deve-se ter ao menos dois servidores DNS no Active Directory, as placas de rede devem apontar ao menos para um servidor DNS primário e um secundário, e deve-se utilizar como última entrada o endereço de loopback.

Exatamente isso, na doc da microsoft, diz que deve-se ter pelo menos 2 servidores AD, sendo o endereço de loopback "obrigatoriamente" a segunda opção.
Mas no youtube muitos falam para não usar o loopback e sim o endereço ip atribuido, por isso questionei, mas o sr. línio já explicou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!