Ir ao conteúdo

Windows 11 mais leve liberado essa semana(12/012025) vale a pena para Pc fraco?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde povo. Essa semana (15/01/2025) a Microsoft voltou atrás liberando para o instalação um versão 'lite' a 24H2... Alguém tem informação de prós e contras? Da pra registrar? Alguém pra dar uma luz... Fico na dúvida se instalo ou não...

Grato amigos, abraço!!Screenshot_20250117-153709.thumb.png.cfd064a6a1872a071e72151265b98582.png

Postado

É um windows igual o outro, mas sem recursos que pedia antes 👍

acho que confundiu modificações que pessoas fazem no windows com modificações que a Microsoft faz, no caso é tirar recursos que pesam para deixar windows melhor, as que as pessoas fazem é diferente e ganha o nome de "lite" "otimizado".... 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, José Luís Pereira disse:

Boa tarde povo. Essa semana (15/01/2025) a Microsoft voltou atrás liberando para o instalação um versão 'lite' a 24H2... Alguém tem informação de prós e contras? Da pra registrar? Alguém pra dar uma luz... Fico na dúvida se instalo ou não...

Grato amigos, abraço!!Screenshot_20250117-153709.thumb.png.cfd064a6a1872a071e72151265b98582.png

Boa tarde a todos. José, seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Não sei se a instalação que fiz aqui era a versão "Lite" do Windows 11 24H2, porque não estava sabendo do lançamento dessa versão, mas, baixando do site da Microsoft, instalei anteontem o Windows 11 24H2, num Samsung Book 300E (Intel Core i3-6006U, Intel HD Graphics 520, 16GB RAM, 256GB SSD Sata).

Considerando que em nenhum momento a verificação ou o driver de TPM 2.0 (ou qualquer recurso de criptografia autônomo da Intel) foram instalados neste notebook, acredito que ele não tenha este recurso.

Foi a primeira vez em muito tempo que testei o Windows 11 em hardware mais antigo do que o recomendado para ele. Durante o primeiro dia de uso, eu fiz o que todo usuário experiente de Windows deve fazer depois da instalação limpa: se livrar de seus componentes e programas inúteis. A quantidade de anúncios que eu vi para diversos produtos Microsoft foi um negócio "inenarrável". Mas, no primeiro dia, tudo funcionou bem.

"Passou-se a tarde e a manhã, este foi o primeiro dia" (conforme a Bíblia em Gênesis). No segundo, começou... Windows Explorer travando, Painel de Controle ficando mais lento para abrir as opções, instabilidade no desempenho do processador e do vídeo integrado em tarefas mais pesadas (mas ainda no nível deles). Enfim. Vou reinstalar o Windows 10 e refazer minhas verificações com os mesmos testes. Por enquanto, Windows 10 ainda é melhor para hardware mais antigo (e eu só confirmei isso de novo).

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Acredito que você esteja confundindo as coisas. 

O Adrenaline não faz nenhuma referência a versão "lite". A Microsoft não disponibilizou nenhuma versão "lite", ela apenas voltou atrás e liberou que PCs que não tenham suporte nativo (TPM 2.0) instalem o Windows 11.

Qualquer versão que não seja a oficial (disponibilizada no site da Microsoft) é pirata. Qualquer versão de Windows lite é pirata.

• Curtir 3
Postado

@Pedroou @Gabriel U A expressão lite, eu mesmo criei, porque segundo eu entendi, tira recursos que somente versões pró tem, por isso chamei de lite. Mas segundo já me responderam antes, é furada instalar em máquinas mais antigas. É a velha Microsoft ferrando a nossa vida como sempre... Eu como muitos aqui, não tenho grana pra trocar de Pc agora, ou seja, os pobres que se ferrem... 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
2 horas atrás, José Luís Pereira disse:

A expressão lite, eu mesmo criei, porque segundo eu entendi, tira recursos que somente versões pró tem

Lite é usado para versão pirata faz tempo, a para usuários comuns é a versão home. A mesma que vem em qualquer notebook e vários PCs montados de lojas.

Verão PRO não é versão com ultra desempenho e cheia de personalizações mirabolantes. A versão PRO é para uso empresarial, os recursos a mais são para que a empresa tenha controle sobre o computador que os funcionários utilizam. 

Aliás, a versão PRO teoricamente tem menos desempenho em jogos, por possuir esse monte de ferramenta que não vai ser utilizada.

• J.Augusto F alterou o título para Windows 11 mais leve liberado essa semana(12/012025) vale a pena para Pc fraco?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...