Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novo aqui, gostaria de esclarecer uma duvida minha aqui.

Estou querendo fazer um upgrade pra AM4 (Ryzen 7 5700x3D), mas tenho memórias Atermiter ECC DDR4 (4x16 = 64) Quad Channel.

É possível fazer esse upgrade com Gigabyte B550M Aorus Elite?

Pra ser exato esse aqui: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550m-aorus-elite-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550?gad_source=1

Postado

@Victor Jean

A placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite não oferece suporte à funcionalidade completa de memória ECC, ou seja, a capacidade de corrigir erros automaticamente. Apesar disso, ela pode ser compatível com módulos ECC, mas esses módulos funcionarão como memórias comuns, sem ativar a tecnologia de correção de erros. Isso acontece porque a maioria dos chipsets AMD voltados para consumidores, como o B550, não habilita o suporte total ao ECC, que é mais comum em sistemas de servidores ou estações de trabalho, como os que utilizam processadores Threadripper PRO ou EPYC. Se você deseja usar memória ECC funcional, é necessário verificar o processador e a placa-mãe, pois apenas alguns CPUs Ryzen suportam ECC e, mesmo assim, é preciso ter uma placa-mãe projetada para essa funcionalidade. No caso da Gigabyte B550M Aorus Elite, essa funcionalidade não estará habilitada, já que ela é voltada para desktops convencionais.

Postado
35 minutos atrás, ytl.mont disse:

@Victor Jean

A placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite não oferece suporte à funcionalidade completa de memória ECC, ou seja, a capacidade de corrigir erros automaticamente. Apesar disso, ela pode ser compatível com módulos ECC, mas esses módulos funcionarão como memórias comuns, sem ativar a tecnologia de correção de erros. Isso acontece porque a maioria dos chipsets AMD voltados para consumidores, como o B550, não habilita o suporte total ao ECC, que é mais comum em sistemas de servidores ou estações de trabalho, como os que utilizam processadores Threadripper PRO ou EPYC. Se você deseja usar memória ECC funcional, é necessário verificar o processador e a placa-mãe, pois apenas alguns CPUs Ryzen suportam ECC e, mesmo assim, é preciso ter uma placa-mãe projetada para essa funcionalidade. No caso da Gigabyte B550M Aorus Elite, essa funcionalidade não estará habilitada, já que ela é voltada para desktops convencionais.

Entendi, mas gostaria mesmo pra usar pra não comprar outra, pois ja tenho 64gb ram so que ela é ECC, é possível? (verifiquei processador e suporta)

Postado

@Victor Jean Sim, o PC vai ligar normalmente se você usar memória ECC na Gigabyte B550M Aorus Elite, desde que seja do tipo Un-buffered (UDIMM) e compatível com a placa. Agora, a correção de erros (ECC) só vai funcionar se o processador também suportar essa função. Mas mesmo que não funcione como ECC, a memória vai ser reconhecida e rodar como uma memória comum, sem problema.

Postado
2 horas atrás, ytl.mont disse:

@Victor Jean Sim, o PC vai ligar normalmente se você usar memória ECC na Gigabyte B550M Aorus Elite, desde que seja do tipo Un-buffered (UDIMM) e compatível com a placa. Agora, a correção de erros (ECC) só vai funcionar se o processador também suportar essa função. Mas mesmo que não funcione como ECC, a memória vai ser reconhecida e rodar como uma memória comum, sem problema.

image.png.6ef86a6d7643d303a97282aabe0b8333.png
As 4 são RDIMM pelo que CPU-Z deu, é possível ainda? independe de reconhecer ECC, so gostaria de usar as memórias, pois ja tenho elas...

• Solução
Postado

@Victor Jean Não, memórias do tipo RDIMM (Registered DIMM) não vão funcionar na Gigabyte B550M Aorus Elite, pois ela é compatível apenas com memórias do tipo UDIMM (Un-buffered DIMM). Se você colocar RDIMM, o PC não vai ligar. Uma pena meu guerreiro 😢

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, ytl.mont disse:

@Victor Jean Não, memórias do tipo RDIMM (Registered DIMM) não vão funcionar na Gigabyte B550M Aorus Elite, pois ela é compatível apenas com memórias do tipo UDIMM (Un-buffered DIMM). Se você colocar RDIMM, o PC não vai ligar. Uma pena meu guerreiro 😢

poxa vida, muito obrigado mesmo assim

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...