Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, recentemente terminei meu sleeper no Xbox 360 (computador com case de Xbox), e decidi melhorar um pouco ele, tirei a GT 720 e coloquei uma rx550, e o desempenho piorou, teoricamente o Linux (no meu caso popOS 22.04), deveria vir com os drivers AMD, mas creio que a troca de GPUs tenha causado algumas incompatibilidades 

Quando tento abrir um jogo via próton, aparece um erro indicando o driver da gtx450 (o driver da gt720, ficou com esse nome por algum motivo)

A rx550 não tem drivers proprietários para, o que não era pra ser problema 

Obs: nunca tive problemas com drivers AMD no Linux, tanto que esse foi o motivo de ter pego uma rx550 ao invés de outra NVIDIA (cansei dos problemas com drivers NVIDIA no Linux)

Obs: é um computador para jogos, com 2TB de games da steam, epic e Gog baixados, então reinstalar o sistema é apenas em último caso 

Postado
17 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

Quando tento abrir um jogo via próton, aparece um erro indicando o driver da gtx450 (o driver da gt720, ficou com esse nome por algum motivo)

A rx550 não tem drivers proprietários para, o que não era pra ser problema 

O Linux como também no Windows não desinstala o driver antigo automaticamente, você deve excluir (purge) o driver antigo que era da nvidia e instalar o driver da placa AMD.

• Curtir 2
Postado

@Pedro Vinicius G. C. você precisará desabilitar / remover o driver da Nvidia primeiro. Faça isso nas configurações do Pop OS, na parte de hardware / hardware herdado. Vá no gestor de aplicações instaladas e veja se tem alguma aplicação relativa a Nvidia. Ai reinicie o sistema e deixe que o Pop OS reconheça a sua RX 550. Isso vai resolver.

Depois de sua GPU devidamente reconhecida, vá na sua loja de aplicações e veja se tem lá a aplicação Corectrl. Essa aplicação fará a mesma coisa que o Adrenalin e o MSI Afterburnner fazem. Assim poderá ver como está o funcionamento da 550 bem como fazer ajustes nela.

Agora tem um outro ponto que faria, se fosse eu, trocaria essa 550 por uma 580. No linux funciona perfeito. Jogo alguns jogos da Steam com gráficos no ultra e vai de boa.

• Amei 1
Postado

@lieggio sua dica funcionou, mas não encontrei nada nas configurações do pop, removi os arquivos m anualmente, agora só estou tendo problemas com o DX11, mas nada que atrapalhe muito (da pra usar o vulkan de qualquer forma), só que agora estou com um problema de áudio, qualquer vídeo/música ou som fica estralando como se a caixa de som estivesse estourada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!